Pular para o conteúdo principal

“A bênção do SENHOR é que enriquece e ele não acrescenta dores.” Provérbios 10.22




“A bênção do SENHOR é que enriquece e ele não acrescenta dores.” Provérbios 10.22

Este versículo destacado acima é sem dúvidas um dos mais repetidos nos dias atuais, por motivos óbvios, pois fala sobre enriquecer, que é o principal desejo do coração de muitos e até o motivo maior pelo qual algumas pessoas procuram fazer parte de alguma congregação. Eu acredito que Deus quer que todo cristão seja rico, mas quando digo rico estou falando do significado mais completo que essa palavra possui e não apenas financeiramente.

Não é preciso fazer esforço para percebermos que a maioria absoluta dos mundanos, assim como uma parte dos que frequentam as mais diversas congregações, entendem que ser rico é apenas ter dinheiro, e muitos deles, para alcançar tal patamar, acabam abrindo mão de valores essenciais como integridade, honestidade e simplicidade; negociando virtudes como generosidade e caridade; ou, rejeitando princípios como verdade e justiça. Porém, cristãos verdadeiros sabem bem que a verdadeira riqueza não se resume a dinheiro. Na verdade, creio firmemente que o dinheiro é um dos frutos da verdadeira riqueza, mas não é o fruto que a define, e é para esse entendimento que o clássico texto de Provérbios 10.22 direciona nossa visão.

Mas como assim?

O versículo diz que a bênção do SENHOR é que enriquece e ele não acrescenta dores. Então eu pergunto: 

Que bênção exatamente é essa? 

Para encontrar essa resposta precisamos direcionar nosso coração para outra pergunta que é: 

O que é que, quanto mais nós temos, menos dores sentimos? 

Eu sei que isso pode parecer uma espécie de charada, mas não é, de fato, se pensarmos um pouco vamos ver que a resposta é extremamente simples e tratasse da Saúde.

A saúde é a bênção Divina que quando recebemos, todas as nossas dores são eliminadas, e mesmo recebendo de Deus cada vez mais, ela não nos acrescenta nenhuma dor, nenhuma carga, nenhum peso, de modo que, quanto mais saúde plena (espiritual, mental, física, familiar, profissional e financeira) temos, menos vulneráveis ficamos a sentir dores de quaisquer espécie; e quando falo sobre dores de "qualquer espécie", quero dizer que a saúde nos torna imunes tanto aos males físicos como doenças diversas, quanto aos males mentais e, ou, espirituais, mas também aos males emocionais, sentimentais, profissionais, familiares e toda sorte de males sociais. Eu poderia citar vários exemplos de dores físicas, mentais, espirituais e sociais que estão assolando a humanidade como nunca antes, mas tenho certeza de que você também conhece muitos exemplos.

O importante aqui é saber que a bênção de Deus, que enriquece sem acrescentar dores, é exatamente a saúde divina que contempla tanto nosso físico, que se divide em mente e corpo, quanto nosso espírito, pois uma pessoa fisicamente saudável tem plenas condições de trabalhar e fazer o que é preciso para ganhar o dinheiro que o mundo chama de riqueza, mas se o espírito desta pessoa não estiver saudável ela se tornará prisioneira das mentalidades mundanas destrutivas baseadas nas vaidades, na cobiça, no egoísmo, na desonestidade, na avareza, nas mentiras, no orgulho, na arrogância, na opulência, no consumismo, na desumanidade e em muitos outros males semelhantes, de modo que acabarão tanto sendo feridos e recebendo as dores do mundo sobre sua vida, quanto traspassando a si mesmos com diversas dores como ansiedades, angustias, frustrações, medo, depressão, insatisfação, tristezas, agonia, desespero e outras; como está escrito em: "Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laços, e em muitas concupiscências loucas e nocivas que submergem os homens na perdição e na ruína." 1 Timóteo 6.9; porém, infelizmente isso também está acontecendo com pessoas dentro das mais variadas congregações, pois elas também estão se deixando enganar pela visão distorcida de que o dinheiro é o que enriquece, logo, tornam-se cativas dele e ele se torna para elas a fonte de todos aqueles males, exatamente como acontece com os que estão no mundo; tal como foi dito em: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e traspassaram a si mesmos com muitas dores." 1 Timóteo 6.10.

Note que o versículo alerta que alguns se desviaram da fé por não possuírem nem buscarem a Plena Saúde Divina que gera verdadeira riqueza sem acrescentar dores, e por este motivo se comportam exatamente como os mundanos que desejam unicamente o dinheiro e, com ele, recebem e tomam sobre si perturbações, porém, note também que o versículo não diz que estas pessoas se desviaram das congregações, ou seja, tais pessoas deixaram a fé de lado, mas continuam congregando e influenciando outros a pensar e agir como eles. Isso também acontece ainda hoje e precisamos estar muito atentos para não sermos enganados; devemos manter vigilância e ter cuidado com tudo o que ouvimos e aprendemos, pois estas pessoas tentarão, a todo custo, fazer com que nós abracemos a mesma visão e mentalidade distorcida que eles possuem.

Por outro lado, aqueles que buscam e recebem a bênção da Saúde plena e Divina do SENHOR, no espírito, na mente, e no corpo, estes têm plenas condições físicas, mentais e espirituais de trabalhar de forma integra, honesta, inteligente e diligente para construir com solidez (edificar) um estilo de vida de abundância, multiplicação e riqueza verdadeira, ou seja, com paz, tranquilidade, liberdade, felicidade, contentamento, moderação, bens materiais, dinheiro, simplicidade, contribuição e muitos outros frutos, mas tudo na medida certa, sem ter de sofrer com as dores (pressões, perturbações e megalomanias) com as quais os mundanos tanto sofrem diariamente.

Ao recebermos a Saúde divina que não nos traz nenhum sofrimento, recebemos saúde financeira, saúde psicológica, saúde emocional e saúde biológica; por isso manifestaremos pensamentos, sentimentos, palavras, atos e todo um estilo de vida saudável em todos os aspectos, que nos permitirá construir a verdadeira riqueza de modo simples tanto para nós  mesmos, quanto para nossa família, para o ambiente ao nosso redor e para ajudarmos nossos semelhantes.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em receber seu comentário aqui. Obrigado.
      Que em Cristo você encontre paz, saúde, sabedoria, felicidade e sucesso.
      Grande abraço.😊

      Excluir
    2. Obrigada por esse esclarecimento nessa palavra foi muito proveito esclarecedora Deus te abençoe

      Excluir
    3. Olá!
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui, pois isso já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que a Luz do Altíssimo ilumine você e todas as pessoas que estão ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  2. Perfeita sua reflexão!
    Foi uma resposta de Deus pra mim hoje, em março de 2022
    Deus te abençoe abundantemente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui, pois isso já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que você compreenda e receba, cada vez mais, a Divina Saúde Plena na sua mente, no seu espírito, no seu corpo, e na sua vida.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  3. Ninguém, nunca esclareceu este veículo tão bem como você. Obrigada por ter me alcançado. Que DEUS continue falando ao teu coração 🙏🙏.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você. Agradeço a Deus por isso.
      Que você seja fortalecida cada vez mais pela maravilhosa Graça e pelo poderoso Amor de Deus que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖🙏

      Excluir
  4. Boa tarde gostei muito deste esclarecimento da palavra do senhor nesse versículo Deus continue lhe abençoando lhe dando sabedoria e entendimento cada vez mais fiquei satisfeita com a mensagem 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja bem-vinda ao blog.
      Louvo a Deus por poder falar com você.
      Fico contente em saber que o texto foi útil para o seu entendimento.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui, pois isso já é uma grande bênção para mim.
      Que a Luz de Cristo brilhe intensamente através de você e ilumine a todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Esteja sempre feliz.🙏😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista