Pular para o conteúdo principal

"Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4.18

 


"Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4.18

Como absolutamente todos os versículos registrados na Escritura Sagrada, esse texto colocado em Provérbios 4.18 também pode nos ensinar de várias maneiras diferentes, de acordo com a perspectiva com a qual olhamos para ele; de fato, dependendo da maneira como abordamos um único versículo, ele pode iluminar as mais variadas áreas da nossa existência. E é justamente sobre iluminação que vamos falar neste texto que você está lendo agora.

Segundo o que está escrito: "...A vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.".

Mas o que isso nos diz sobre a iluminação pessoal?

Vamos começar dando uma olhada na essência do texto de Provérbios 4.18, que é: A vida de todo aquele(a) que busca aprender e praticar a justiça é como o amanhecer, que vai clareando gradativamente até estar totalmente iluminado.

Se você já contemplou o nascer do sol alguma vez na vida, então creio que compreende perfeitamente a analogia que está sendo feita aqui. Mas, se porventura você não contemplou o nascer do sol nenhuma vez na vida; recomendo que você o faça ao menos uma vez durante a sua existência. Pois, embora tal seja um fenômeno extremamente subestimado pela grande maioria da humanidade; ele é, na verdade, um acontecimento glorioso com o qual os poderes celestiais do Criador presenteiam a humanidade todo santo dia. Eis um dos motivos de o Salmo 19.1 dizer que: "Os céus manifestam a glória de Deus...".

E o que isso tem a ver com iluminação pessoal?

A vida de todo cristão(ã) verdadeiro(a) sempre está seguindo na direção da iluminação pessoal definitiva, embora, nos dias atuais, grande parte das pessoas dentro das mais diversas congregações não tenham nenhuma consciência disso. Na verdade, existe uma multidão de indivíduos dentro de congregações fazendo todo tipo de esforços desnecessários, e até sacrifícios, diversos para que suas vidas sigam sempre apenas na direção das recompensas sociais tão desejadas e perseguidas por boa parte da humanidade; tais indivíduos estão sempre com a mente e o coração condicionados e orientados, em algum grau, e de alguma maneira, para buscar os sonhos sociais modernos, ou seja, fortuna, bens de consumo, posses, alguma tipo de autoridade, poder político, influência, status, glamour, fama e uma grande quantidade de coisas semelhantes, sem perceber que, embora nenhuma dessas coisas sejam em si mesmas, essencialmente boas ou ruins, a busca frenética e quase animalesca que o espírito do mundo, através das mais diversas vozes sociais, os convenceu a empreender, colocou a vida deles em uma rota que os levará sempre na direção da ruína e da escuridão interior, seja tal escuridão sentimental, emocional, existencial, ou, em alguns casos até espiritual. Por isso também foi escrito em Provérbios 14.12 o texto que diz: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.".

E por que isso acontece?

Porque ao nos convencermos a buscar todas as coisas que a sociedade tem a oferecer, da forma como ela exige que devemos fazer, acabamos, inconscientemente, mas voluntariamente, cometendo todo tipo de injustiças nesse processo; de fato, passamos a cometer injustiças contra nós mesmos, assim como com aqueles que estão ao nosso redor, sejam eles conhecidos ou desconhecidos, e por incrível que pareça, cometemos injustiça até mesmo com Deus.

A verdade é que o estilo de vida moderna, não exatamente as coisas que fazem parte dessa vida, mas o modo como as pessoas estão escolhendo viver e se relacionar com todas as coisas, os está afastando cada vez mais da iluminação, de maneira que muitos acabarão passando pela existência como cegos, não fisicamente, mas pior, mentalmente e espiritualmente; e isso fará com que mesmo sendo bem-sucedidos segundo os padrões da sociedade, continuarão sempre sofrendo e tendo de lidar com os efeitos da escuridão que escolheram cultivar; efeitos esses que já são bem conhecidos, como a inquietação do espírito, a ansiedade da mente, a aceleração dos pensamentos, o medo, o desespero, as angústias, as pressões interiores, os vícios, a sensação de vazio existencial e tantas outras. Porém, a nossa vida não precisa ser assim, na verdade, a vida de ninguém precisa ser assim; nós podemos escolher caminhar intencionalmente em direção à nossa iluminação.

Mas afinal de contas, o que é essa tal iluminação?

Certa vez Jesus disse o que está registrado em Lucas 4.18-19, que é: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.".

Preste atenção nas partes que sublinhei nesse versículo maravilhoso. Agora note algo interessante e importante.

Quando Jesus diz que foi ungido para apregoar liberdade aos cativos, ele não estava apenas falando de pessoas fisicamente encarceradas em celas ou presas por barras, algemas e grilhões, mas também, e principalmente, ele falava das pessoas presas dentro de si mesmas, da própria mente, aprisionadas por toda espécie de cadeias invisíveis ou douradas; que são as ilusões, fantasias e sonhos que todo ser humano carrega dentro de si.

Semelhantemente, quando Cristo disse que veio para dar vista aos cegos, ele não estava apenas se referindo às pessoas com problemas, ou falta de visão física; mas também, e principalmente, falava de todos os que não têm a devida clareza e lucidez de pensamento, e de fé, para "ver" a realidade ao redor de forma correta, como ela realmente é.

Assim como, quando o Mestre afirmou que sua missão era pôr em liberdade os oprimidos, ele não estava somente falando de indivíduos sob o jugo de outras pessoas, como os homens e mulheres que estavam sendo oprimidos pelos romanos naquela época, mas sim, e principalmente, estava falando daqueles que estão sendo oprimidos por forças interiores; pessoas que estão sob o jugo tirânico do Ego (carne) que há neles, e que mesmo tendo uma vida de aparente tranquilidade, estão sempre sendo chantageados, sabotados, atacados e feridos por pensamentos negativos, sentimentos ruins e emoções sem controle.

Em resumo, o que Jesus estava dizendo naquele trecho da Sua fala era que Ele veio trazer iluminação à humanidade. Não por acaso, a Escritura relata em João 8.12 que certa vez Cristo disse: "...Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.". Ou seja, novamente Ele estava falando sobre a iluminação que Deus providenciou para todos quantos o receberam.

E o que essa iluminação faz conosco?

Ela nos liberta dos apegos e aversões; nos faz ver todas as coisas além das ilusões, sonhos, fantasias, delírios e histerias sociais; nos mostra quem realmente somos além do Ego que há em nós; nos torna completamente conscientes de tudo o que está dentro e fora de nós; nos desperta do sono hipnótico da sociedade; nos mostra que a felicidade já está dentro de nós e só precisa ser reconhecida e desenterrada, pois sem saber a colocamos debaixo de todas as tralhas psicossociais que acumulamos durante toda a nossa vida dentro do nosso ser. E muito mais.

A iluminação produzida em nós pela Luz de Cristo, que é o próprio Cristo, assim como a luz do sol é o próprio sol; chega aos cantos mais profundos da nossa mente e renova todo o nosso entendimento por completo, transformando-nos em pessoas muito menos vulneráveis, e até imunes, às cada vez mais sofisticadas estratégias, jogos e artimanhas sociais do espírito do mundo, assim como aos sofrimentos que elas geram nas multidões. Por isso também é que foi escrito em Romanos 12.2 o texto que diz: "...Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...". É justamente essa iluminação que nos transforma.

E quais são os sinais dessa iluminação? Como ela se parece? Como alguém a experimenta? Será que é através de um êxtase? Ou um transe? Será que a pessoa tem visões? Será que é arrebatada? O que é que acontece?

Nada disso. A iluminação espiritual, a iluminação produzida pela luz de Cristo, que é a luz da Graça, da Verdade e do Amor, não tem nada a ver com uma experiência mística, sobrenatural ou transcendental; ao contrário, todo cristão(ã) verdadeiro(a) que foi iluminado(a) pela Graça, pela Verdade e pelo Amor, notou um aumento expressivo, porém suave, em sua consciência, assim como um crescimento significativo em suas capacidades como a razão, a clareza e a lucidez; de modo que isso os permite pensar, sentir, falar e agir de forma muito mais efetiva, objetiva e assertiva em qualquer situação e sob quaisquer circunstâncias, sem serem afetados ou seduzidos pelas ações do Ego nem ludibriados ou "enfeitiçados" pelas vozes sociais que cantam como sereias ao redor de todos nós constantemente. 

A iluminação retira todas as vendas e rasga todos os véus psicossociais que foram colocados na nossa mente, ela revela o que precisa ser percebido e compreendido em nós mesmos para nos livrarmos definitivamente das garras do Ego, eliminando-o da nossa vida, que é o que a Escritura chama de crucificação da carne, como está escrito em Gálatas 5.24, que diz: "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.". Em outras palavras, a essência desse versículo é: Aqueles que são iluminados por Cristo tornam-se livres de todas as influências e inclinações da mente natural (Ego).

E o que acontece quando nos livramos das influências e inclinações da mente natural (Ego/carne)?

Nossa vida, chamada em Provérbios 4.18 de: "nossa vereda", milagrosamente se torna perfeita, mesmo repleta de imperfeições, mesmo em meio as maiores adversidades e batalhas; de fato, a realidade ao nosso redor pode não se alterar em nada, mas nós teremos sido completamente transformados e isso muda tudo. Todos os sofrimentos e dramas internos cessam; toda a resistência interior que oferecemos à vida acaba; nossa mente fica sob nosso controle, e não mais o oposto como é comum à maioria das pessoas; assim, o nosso espírito finalmente encontra espaço dentro de nós para abrir as asas e nos guiar segundo as direções do Espírito de Deus, em todas as questões do nosso viver.

Quer dizer que quando nos tornamos conscientes da iluminação de Cristo em nós, todos os nossos problemas acabam? Os desafios que a vida nos apresenta finalmente param?

Definitivamente não. Enquanto estivermos vivos sempre haverá algum tipo de desafio ou adversidade para enfrentarmos, por isso também foi escrito o texto registrado em João 16.33, que diz: "...No mundo tereis aflições...". Porém, a boa notícia é que para todos os cristãos verdadeiros, que adquiriram consciência de que foram iluminados pela luz de Cristo, todas as adversidades e desafios sempre ficam do lado de fora do seu Ser, enquanto o interior deles permanece em perfeita paz, unidade, harmonia, felicidade e serenidade, pois Jesus também disse em João 16.33: "...Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.". Isso significa que a luz dentro deles, a luz com que foram, e são, iluminados, a partir do interior; essa luz que é o próprio Cristo venceu todas as adversidades, desafios e todos os tipos possíveis de aflições que a sociedade e o espírito do mundo possam lançar sobre nós, assim sendo, nós não temos mais que temê-las ou ser perturbados por tais coisas. Bem ao contrário do que ocorre com os indivíduos na própria sociedade assim como com aqueles que estão dentro de congregações, mas ainda não compreenderam nem se tornaram conscientemente participantes da iluminação.

Entenda; quando a luz de Cristo for um com você, as adversidades, desafios e toda sorte de aflições continuaram surgindo na sua frente nas mais diversas formas, porém, tudo o que havia dentro de você que se relacionava com essas coisas de maneira distorcida, tudo o que tornava a tarefa de lidar com tais aflições em uma batalha dramática, titânica e perturbadora; o medo, a insegurança, a ignorância, a imaturidade, e muito mais, terá sido completamente retirado de dentro da sua mente. De fato, sua mente se tornará em um vasto espaço de luz, ou seja, de quietude, liberdade, consciência, fé, sabedoria, amor, entre outras virtudes; exatamente como já aconteceu com tantos cristãos genuínos através da história humana.

Agora você sabe como o próprio Cristo enfrentou o martírio e a cruz com tanta nobreza e paz de espírito; da mesma maneira que Estevão, Paulo e tantos homens e mulheres, servos do Altíssimo, mártires da luz, que passaram tão graciosamente por tantas tempestades sem perder a sanidade, a fé, a santidade, a bondade, a justiça e o amor.

Então, como alcançar essa iluminação?

Exatamente como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Em outras palavras; nossa iluminação deve ser construída, edificada, gradativamente conforme, intencionalmente, retiramos, pouco a pouco, a nossa consciência dos domínios obscuros da mente natural e superficial com seus pensamentos, sentimentos e emoções distorcidos, assim como com suas ilusões, fantasias e sonhos verossímeis, e elevamos nossa consciência para um nível acima da mente, o nível do nosso espírito, concentrando-nos na prática deliberada das virtudes do fruto do Espírito no nosso cotidiano.

Com o tempo começamos a perceber que nós não somos a nossa mente, compreendemos que o Ego (carne) que estava em nós era um impostor se passando por nós; assim, todo o medo finalmente acaba, toda a tristeza se desfaz, toda aflição desaparece, todo vício termina, toda infelicidade deixa de existir, e tudo o que achávamos que fazia parte do nosso verdadeiro Eu, mas não faz, é eliminado ou "transmutado" também em luz.

E então o que resta?

O que resta é somente você, essencialmente consciente, pleno(a), cheio do Espírito, de fé, e repleto de luz e de amor. É nesse ponto que você se torna a pessoa para quem Jesus dirigiu as palavras registradas no texto de Mateus 5.14, que diz: "Vós sois a luz do mundo...".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista