Pular para o conteúdo principal

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono...” Romanos 13.11

 


“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono...” Romanos 13.11

Qual é esse sono ao qual o apóstolo Paulo está se referindo no versículo?

O “sono” é essa condição mental totalmente natural na qual a maioria absoluta da humanidade está mergulhada; é essa maneira de viver completamente inconsciente que tem mantido os sentidos, físicos, mentais e espirituais, das pessoas, anestesiados desde o momento em que nascem até o dia em que passam desse nível de existência para o próximo. O “sono” é essa dormência interior que tem impedido que as virtudes, dons e talentos dos indivíduos acordem, floreçam por inteiro e produzam frutos em seu potencial máximo para benefícios de todos. É a falta de lucidez e de clareza que está contaminando os pensamentos, sentimentos, emoções, intenções, palavras e ações de quase 100% das pessoas na sociedade, assim como também, de uma quantidade semelhante entre os que estão dentro de congregações, membros e líderes.

Em Romanos 13.11, Paulo está destacando para os verdadeiros cristãos a importância vital de reconhecerem a existência desse estado de "entorpecimento coletivo", uma espécie de sonambulismo social, no qual a humanidade tem vivido por milênios, pois só assim poderemos nos desvencilhar desse tipo de hibernação da mente natural, despertando para a verdadeira vida que há além dos limites do grande "sono" da humanidade nos dias em que estamos vivendo. O "sono" produz mentes alienadas que são aquelas mentes completamente divididas nelas mesmas, ou seja, distraídas; e como tal, ficam incapazes de se defender das artimanhas do espírito do mundo.

Mas o que é esse despertar que Paulo menciona em Romanos 13.11?

É o ato de acordar desse "sono" hipnótico que as pessoas na sociedade têm compartilhado como um estilo de vida coletivo, ou seja; despertar é tomar plena consciência, e se desvencilhar, dos padrões de pensamentos e dos modelos mentais, naturais, que regem a sociedade atualmente; é não praticar na nossa vida a forma como as pessoas têm pensado, falado e agido alucinadamente, insensatamente, exageradamente, violentamente. Despertar é usar a mente de Cristo, em nós, para gerar consciência plena que vai renovar e transformar toda a nossa concepção e percepção a respeito de nós mesmos, da realidade, das outras pessoas, das circunstâncias e situações, da própria sociedade e do mundo. Por isso também Paulo escrevendo ao Romanos disse: "E não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...". Romanos 12.2

Mas por que nós devemos despertar?

Porque todo cristão verdadeiro, como Paulo, sabe que se permanecermos vivendo imersos no "sono" hipnótico da sociedade jamais conseguiremos ver a verdade e encontrar o caminho que nos conecta plena e profundamente com Deus, Todo-Poderoso, e sem essa conexão mais profunda e completa com o Criador, passaremos todos os nossos dias na terra à mercê das maiores armadilhas que o sono social da humanidade tem a oferecer. Os SONHOS.

Mas isso é ruim?

Sim. Porque todos os nossos sonhos sociais têm uma enorme capacidade de nos cativar, iludir e até de nos corromper completamente; uma vez que tais sonhos sociais também se enquadram no que a Escritura Sagrada chama de concupiscências. E é exatamente isso, também, o que o apóstolo Tiago está falando em Tiago 1.14-15, que diz: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera morte.". Em outras palavras, segundo o entendimento que estamos abordando aqui, a essência dessa afirmação do apóstolo é a seguinte: "Cada pessoa é tentada quando atraída e enganada por seus próprios sonhos sociais. Depois, havendo tais sonhos sociais se estabelecido na mente da pessoa, geram o pecado; e o pecado quando praticado produz corrupção.".   

E que sonhos sociais são esses?

Normalmente sempre que alguém dorme à noite, o sono comum torna essa pessoa vulnerável a qualquer tipo de sonho que a mente dela produza, inconscientemente, por meio das mais diversas influências que já tenha recebido; tais sonhos podem ser bons ou, inclusive, pesadelos; e ambos arrastam a pessoa (o sonhador) como um mero espectador para qualquer lugar ou direção onírica aleatória sem que tenhamos qualquer poder ou liberdade para tomar o controle do sonho ou do pesadelo (sonho mau) e decidir se queremos ou não "viver" tal experiência mental surreal; pois a única maneira de termos alguma condição de interromper qualquer sonho ou pesadelo é se "saltarmos" para fora dele, ou seja, se acordarmos.

Então, da mesma forma como nosso sono natural, o qual desfrutamos todas as noites produz sonhos, bons ou maus, que, de certa forma nos dominam durante o período em que estamos dormindo; assim também, o "sono social" produz sonhos sociais que nos aprisionam por todo o tempo em que permanecermos imersos nessa condição sonífera hipnótica da sociedade. De modo que, respondendo a pergunta acima, os sonhos produzidos pelo "sono social" são as ilusões (fantasias, paixões e delírios) que estão seduzindo e flagelando as multidões com tanta violência que estão destruindo a saúde física, mental, espiritual, profissional, familiar, financeira e existencial de indivíduos, comunidades, congregações, instituições e até nações.

Mas que ilusões são essas?

Alguns exemplos muito claros e fáceis de serem percebidos na sociedade atual são: A ilusão das riquezas, a ilusão da pobreza, a ilusão do tempo, a ilusão dos sentimentos e emoções, a ilusão da beleza, a ilusão das vaidades, a ilusão dos desejos, a ilusão da fama, do status, do poder, da autoridade, a ilusão dos sofrimentos, a ilusão dos sacrifícios, a ilusão do sucesso e do fracasso, a ilusão das aparências, a ilusão do materialismo e do consumismo, a ilusão da própria sabedoria, a ilusão da religiosidade, a ilusão do Ego, e, a ilusão da fé; mas essas não são as únicas; pois toda a realidade social que nos cerca é construída e apoiada sobre uma verdadeira miríade de ilusões, umas mais aparentes e outras mais sutis; umas mais simples e outras extremamente complexas.

Quando uma pessoa está vivendo imersa no nível do "sono" hipnótico da sociedade, todos os elementos internos e externos que fazem parte da sua vida são sonhos dentro de outros sonhos, ou seja, ilusões dentro de outras ilusões; e por mais que essa pessoa se esforce, lute e se sacrifique para tentar dominar e controlar esses sonhos (ilusões) não conseguirá, pois essas ilusões (sonhos) estão em constante metamorfose, de modo que sempre que alguém acha que conseguiu dominar algum desses sonhos ele altera a sua forma e reassume o controle da pessoa sem que ela perceba, esse é um dos maiores motivos de, atualmente, haver tantos indivíduos frustrados, insatisfeitos, fadigados, que continuarão sendo sempre carregados de um lado para outro. A menos que despertem.

Quando Paulo afirma que, pelo tempo, já é hora de despertarmos do sono, ele está enfatizando o fato de que já vivemos muitos anos como se não tivéssemos vida verdadeira, imersos nesse estado de inconsciência  pessoal, social e espiritual; além disso ele está ressaltando o perigo de passarmos toda a nossa existência sob a influência aleatória dos sonhos sociais; ele está nos inspirando a "abrir os olhos", mentalmente e espiritualmente, pois só acordando alcançaremos a iluminação que nos permitira realmente viver (ver e vencer as ilusões), assim como, nos tornará imunes ao sono social. Por isso também foi escrito em Efésios 5.14: "...Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.". Esclarecer significa justamente conceder clareza, e clareza é a condição de algo ou alguém que recebeu luz; ou seja, iluminação.

E o que essa iluminação faz na nossa vida?

Ela afasta e dissipa o "sono" hipnótico; mostra e desfaz as ilusões, revela a verdade sobre todas as coisas dentro e fora de nós, torna visível a realidade que é invisível para a maioria dos indivíduos; como está escrito em Efésios 5.13: "Mas todas essas coisas se manifestam sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.". A iluminação nos capacita para despertar outras pessoas para que também possam finalmente se conectar com Deus, encontrar e usufruir da verdadeira vida na luz, fora do sono social. Por isso também foi escrito em Mateus 5.16: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai, que está nos céus.".

Se realmente desejamos que a maravilhosa luz de Cristo brilhe intensamente através de nós para beneficiar a todos ao nosso redor, para que também se cumpra conosco o que foi escrito em Mateus 5.14, que diz: "Vós sois a luz do mundo...", precisamos necessariamente desenvolver e cultivar essa consciência a respeito do "sono social", e de como ele afeta a nossa vida tanto nas pequenas coisas quanto nas mais relevantes, pois, assim como um sonho natural se desfaz ao percebermos que estamos sonhando, e acordamos; a mesma mecânica acontece com os sonhos sociais. Quanto mais nos conscientizarmos de quais são eles, e de como estão nos afetando, interna e externamente, menos seremos cativados, enganados, arrastados, aprisionados, controlados e feridos por essas ilusões, até que finalmente teremos consciência plena e estaremos despertos por inteiro. E é justamente essa iluminação dos verdadeiros cristãos que Provérbios 4.18 ressalta quando diz: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.".  

Comentários

  1. Que texto maravilhoso...e esclarecedor ...Deus abençoe grandemente o autor ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui, pois ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que o Amor do Altíssimo aqueça o seu coração de tal forma que alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  2. Verdadeiramente este texto era tudo o que está noite buscava na parte de Deus... E dentro de uma frase que criei, fui conduzida a está verdade que pura luz... Amei o texto. A minha frase é: Deus despertará os despertaveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja bem-vinda ao blog.
      Fico contente em saber que você gostou do texto. Agradeço a Deus por trazer você aqui.
      Sua frase resume muito bem essa verdade. Parabéns.
      Que a luz divina do Altíssimo brilhe cada vez mais intensamente através de você de modo que contribua para o despertar dos que estiverem ao seu redor.
      Grande abraço.✨😊

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que a maravilhosa Luz de Cristo produza em você, clareza, consciência e lucidez de pensamento e de fé.
      Grande abraço.😊✨

      Excluir
  4. Gratidão imensa! Estou nesta busca e sinto como missão espiritual o Despertar e auxiliar neste despertar.
    Hoje , por sintonia encontrei este seu maravilhoso texto .Trazendo com mais firmeza meu propósito! Vc escreve com uma clareza e leveza ,ameei e sou muito grata por você compartilhar com tanta amorosidade sua sabedoria! Estava em busca desta clareza! Fiz varios downloads! GRATIDÃO!

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!
      Seja sempre muito bem-vinda aqui no blog.
      Agradeço a Deus por esse texto ter sido útil a você de alguma maneira.
      Obrigado por deixar seu comentário tão gentil aqui.
      Que a maravilhosa luz de Cristo ilumine a sua mente, produzindo consciência, clareza e lucidez de pensamento e de fé, de tal modo que você fique totalmente desperta para a verdade além das ilusões do espírito do mundo, e consiga ajudar outras pessoas a também despertar do sono hipnótico da sociedade em que vivemos.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊🙏✨

      Excluir
  5. Agradeço muito por esse estudo. Clareou minha mente para a realidade do nosso dia a dia e que não percebemos devido ao nosso sono hipnótico. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por este texto ter sido útil a você de alguma maneira.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que através de você a Luz de Cristo toque a vida de todos ao seu redor para ajudá-los a despertar do sono também.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista