Pular para o conteúdo principal

“Há...Tempo de calar...” Eclesiastes 3.7b

 


“Há...Tempo de calar e tempo de falar...” Eclesiastes 3.7b

Há uma verdadeira multidão de pessoas, bilhões, pelo mundo, e mesmo dentro de congregações, que têm tido enorme dificuldade de controlar a própria língua, e por esse motivo estão sempre vivendo de maneira confusa, conturbada; sempre falando demais e em momentos inoportunos; assim, ficam expostos e vulneráveis às artimanhas do próprio Ego, do espírito do mundo e da sociedade, pois esses três usam as palavras dos indivíduos contra eles mesmos para lhes causar todo tipo de sofrimento. Parte dessas pessoas até sabe que deviam falar menos, pois como está escrito em Provérbios 13.3: "O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação."; o problema é que eles não conseguem guardar a própria boca porque não percebem que ela é apenas um reflexo da mente deles que também está constantemente "falando" sem parar. Uma vez que aprendam a "calar" a própria mente perceberão que a boca também será silenciada de maneira espontânea.

Calar significa ficar em silêncio; mas por que isso seria importante para nós?

Porque toda a cacofonia ensurdecedora da sociedade está deixando a mente das pessoas cada vez mais doente e a vida deles extremamente debilitada, sem que percebam. Muitos indivíduos, sem ter a devida consciência, estão permitindo que sua mente "fale" tanto, e faça tanto estardalhaço, que já estão necessitando de ajuda psicológica e tratamentos à base de medicamentos para conseguir algum alívio mínimo; outros, na tentativa desesperada de anestesiar a própria mente faladora e barulhenta, para tentar ter algum sossego interno, acabam caindo em vícios como o álcool, a automedicação e o uso de outras drogas entorpecentes. 

E por que isso está acontecendo?

Porque uma das maiores dificuldades do indivíduo moderno, seja ele homem, mulher; adulto ou criança; nesse novo século, é a dificuldade de cultivar o silêncio como parte do cotidiano. Vivemos submersos em uma sociedade cada vez mais ruidosa na qual o silêncio, não só tem sido deixado completamente de lado como também está sendo completamente “marginalizado” como se fosse uma fraqueza pessoal ou uma anomalia da natureza; e toda essa violência sonora que nos rodeia está afetando o funcionamento da mente humana como nunca antes, na verdade, é bem pior do que isso, pois está afetando o funcionamento do próprio cérebro das pessoas.

Atualmente todos querem falar, todos querem opinar, todos querem discutir, todos querem protestar, todos querem gritar, todos querem fazer o máximo de barulho que conseguirem, e quase ninguém, mesmo dentro de congregações, quer permanecer em silêncio; mas veja o que o texto de Provérbios 17.27 ensina a qualquer um que deseje aprender: "Retém as suas palavras o que possui o conhecimento, e o homem de entendimento é de precioso espírito."; em outras palavras, o que esse versículo está revelando é que os sábios cultivam um espírito silencioso; ou seja, um espírito no qual não há nenhum tipo de ruído ou falação.

Por outro lado, muitos possuem o espírito completamente afetado pela fúria sonora e frenética da sociedade e do próprio Ego, de modo que mesmo quando estão orando, não param de falar nem um minuto sequer, eles despejam "toneladas" e mais "toneladas" de palavras aleatórias no ar e são incapazes de ficar um único momento em silêncio com um espírito pacífico e a mente contemplativa, apreciativa e "meditativa", apenas ponderando no coração sobre as revelações que Deus tem dado a eles. Ao contrário, tudo o que eles querem é que Deus os ouça indefinidamente em suas tagarelices frenéticas e infantis, mas se recusam a fazer silêncio para ouvir o que o Altíssimo tem a dizer para eles; mas veja o que foi ensinado em Eclesiastes 5.1-2; que diz: "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma...". Infelizmente a maioria das pessoas ainda não conseguiu captar a profundidade desse versículo. 

No livro Silêncio: O poder da quietude em um mundo barulhento; o autor Thich Nhat Hanh (que foi indicado pelo reverendo Martin Luther King ao prêmio Nobel da Paz), escreveu algo interessante a esse respeito; ele diz: "O silêncio é essencial. Nós precisamos dele assim como precisamos de ar e da mesma maneira como as plantas precisam de luz. Se a nossa mente está sempre repleta de palavras e pensamentos, não há espaço para nós.

Cristãos legítimos sabem que uma oração saudável consiste em uma via de mão dupla, na qual nós falamos, clamamos, suplicamos, agradecemos, louvamos, mas também revezamos esses momentos com momentos de silêncio nos quais nosso espírito permanece atento e quieto, assim como a nossa mente e coração permanecem plenamente abertos para receber os "insights" (entendimentos) que costumo chamar de "Teofanias", ou seja, as inspirações provenientes do Espírito de Deus e que testificam diretamente com o nosso espírito. Se só nós falarmos todo o tempo, se não colocarmos momentos estratégicos de silêncio em nossa prática espiritual, estaremos bloqueando uma parte importantíssima da oração, eis um dos motivos de tantas pessoas orarem constantemente e continuarem sempre perdidas, confusas e (segundo elas mesmas dizem) "sem resposta".

Os sábios compreendem que o silêncio é uma das melhores "ferramentas" que possuem para cultivarem uma mente saudável, mais clara, lúcida, assim como, um coração com emoções adequadamente controladas e um espírito em plena sintonia com o SENHOR; eles sabem que o silêncio é fortalecedor e revigorante para a mente na medida em que os permite contemplar, ouvir e refletir, com calma e profundamente, tanto sobre a vontade e os ensinamentos de Deus para nossa vida como também sobre tudo o que nos rodeia.

E por que as pessoas não conseguem cultivar o silêncio?

Porque por estarem tanto tempo envolvidos com os padrões da sociedade, tiveram a mente alterada sem perceber.

Alterada como?

A humanidade ficou viciada em todo o ruído frenético produzido pela sociedade de modo que isso contaminou a mente das pessoas e a está tornando neurótica; isso significa que eles estão perdendo a capacidade de silenciar a própria mente quando necessário, a mente se apoderou deles e ela está sempre repleta de vozes falando, gritando, desejando, pedindo, chorando, ambicionando, temendo, ofendendo, murmurando, discutindo, duvidando e etc...; tais vozes surgem na forma de pensamentos turbulentos e descontrolados que nunca cessam; pelo contrário, vão acelerando cada vez mais, pois estão sendo alimentados por toda a cacofonia alucinada da sociedade ao nosso redor e por sutis impulsos do espírito do mundo.

Como todos os pensamentos dessas pessoas se resumem a uma grande falação vertiginosa de vozes e sons desencontrados, tais indivíduos estão ficando cada vez mais fracos mentalmente, sua força de vontade está perdendo a consistência e sua motivação se desfaz muito rapidamente porque sem o silêncio mental não há espaço para que o cérebro possa realmente usufruir de um repouso revigorante e fortalecedor.

Esse é o perfil de grande parte das pessoas atualmente; eles são atormentados (e até assombrados) pelo barulho estrondoso e ensurdecedor dos próprios pensamentos, dia e noite; dentro da mente deles há uma grande confusão de vozes todas gritando ao mesmo tempo sem parar, lá estão o medo, o sucesso, o fracasso, o desespero, o desejo, a angústia, a tristeza, a alegria, o entusiasmo, a ambição, a paixão, a vaidade e muitíssimas outras, discutindo entre si e tornando o interior das pessoas em um verdadeiro caos, exatamente como o espírito do mundo espera que aconteça. Se tal individuo não aprender a cultivar o silêncio, na mente e na vida, de forma estratégica, jamais terá paz verdadeira, e sem paz não terá condições de ser realmente pleno e feliz.

A sociedade está induzindo as multidões a estarem cada vez mais ativas, cada vez mais aceleradas, cada vez mais produtivas, cada vez mais "multitarefa", assim sendo, naturalmente a humanidade está produzindo cada vez mais ruído externo e interno; isso leva o cérebro das pessoas a uma superexposição a todo tipo de estímulos e isso está fazendo com que o cérebro viva sempre no limite (e às vezes, até, além do limite) sem que consiga repousar adequadamente, o problema é que uma das características mais marcantes do nosso cérebro é a capacidade que ele tem de se adaptar, a chamada neuroplasticidade, logo, ele se adapta a essa superexposição a informações e estímulos diversos (bons e ruins) e esse nível extremo de operação cerebral se torna o padrão, ou seja, o extremo se torna o "novo normal"; é claro que isso não é saudável e vai produzir vários efeitos colaterais, desvios, distorções e doenças; eis um dos motivos pelo quais muitos estão sentindo os efeitos de uma mente apressada, pressionada, compulsiva, hiperativa, distraída, insone, preocupada, com problemas de memória, disfuncional, irritada, emocionalmente instável, e muito mais. Como tais indivíduos não cultivam momentos para "calar a mente", ou seja, momentos de silêncio mental, é como se o cérebro deles estivesse sempre ligado na "voltagem máxima" 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois mesmo quando dormem, seu sono é turbulento, seus sonhos são agitados e não há o descanso restaurador e revigorante que deveria haver. Esse é o momento em que o corpo começa a sofrer as consequências, às vezes drásticas, de uma mente que não sabe quando se calar.

A sabedoria nos ensina que há momentos de falar e momentos de permanecer em silêncio (calar), como está registrado em Eclesiastes 3.7b, e esse entendimento deve ser aplicado não apenas no que diz respeito a nossas palavras, mas também, e principalmente, aos nossos pensamentos; ou seja, há momentos em que devemos pensar de forma vigorosa, lúcida e assertiva, mas há momentos em que devemos guardar um silêncio mental profundo, são nesses momentos em que estaremos em contemplação, e apreciação plena e absoluta, momentos nos quais estaremos acima dos nossos pensamentos, totalmente no controle deles e não o oposto como é muito mais comum atualmente.

Para que a vida moderna não nos devore completamente precisamos aprender a valorizar devidamente, e cultivar, momentos de verdadeiro descanso mental com alguma regularidade (se possível diariamente), e nesses momentos o silêncio funciona como um bálsamo revigorante e refrescante para as estruturas neurais do nosso cérebro; estes são os momentos nos quais nos desconectamos e desvencilhamos da cacofonia social fora e dentro de nós, de modo a deixarmos nosso cérebro livre para "respirar" em paz e se recuperar de todas as pressões que sofremos todos os dias.

Sem os momentos de silêncio não há descanso mental verdadeiro, e sem esse descanso as pessoas perdem a capacidade de apreciar a beleza da vida, e a grandeza da criação; perdem o contentamento, perdem o humor, perdem a sensibilidade, perdem o equilíbrio, perdem a tranquilidade, perdem a conexão com Deus, embora muitas vezes nem percebam. Uma mente cansada não consegue identificar oportunidades, não é capaz de tomar boas decisões, torna-se muito mais suscetível às ilusões e manipulações da sociedade, confunde a si mesma com o seu Ego, e não consegue repousar na fé, no Amor e na Graça de Deus; porque sem o silêncio mental tudo que resta é a turbulência sonora provocada pelo movimento incessante dos pensamentos acelerados. A fé não floresce de maneira plena em uma mente turbulenta, é por isso que o espírito do mundo tem tanto interesse em usar a sociedade para produzir tão grande quantidade de ruído mental nas pessoas, pois assim ele consegue sufocar a fé debaixo de toneladas de vozes (pensamentos) desencontradas, conflitantes e alucinadas. 

De fato, todo esse ruído ensurdecedor é composto pela inquietação dos sentidos por causa de questões pessoais, profissionais, familiares, sentimentais, financeiras, econômicas, políticas, religiosas, comerciais, consumistas e muitas outras cujo principal objetivo é estilhaçar a mente humana e fazer com que se distraiam tanto a ponto de não perceber que a própria vida está passando diante deles, aqui e agora, sem que a aproveitem devidamente; por isso também foi escrito em Jó 14.1 o seguinte: "O homem. nascido de mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação.". Ou seja, tais pessoas estão vivas, mas não vivem; nem percebem que aquela sensação de que os dias, semanas e anos estão passando rápido demais é provocada pela quantidade absurda de barulho mental, gerada pela inquietação, que tem se acumulado dentro deles.

Os sábios aprendem a usar os momentos de silêncio como uma maneira simples, mas extremamente eficaz, e poderosa, de educar e acalmar a própria mente, eles aprendem a dizer aos próprios pensamentos o seguinte: "Ok. Agora eu preciso de vocês, tenho de resolver isso ou aquilo.", mas em outras ocasiões eles conseguem colocar seus pensamentos de lado, extinguir todo o fluxo de ruído mental, e descansar; é como se dissessem aos próprios pensamentos: "Agora eu não preciso de vocês, calem-se e aquietem-se.". É assim que a mente deve ser adestrada para servir à pessoa, e não o contrário como temos visto por toda parte.

O indivíduo, mulher ou homem, que sabe os momentos de calar a própria mente, ou seja, que cultiva com alguma regularidade a prática de estar mentalmente em silêncio terá sempre a sua disposição uma mente obediente, descansada, renovada, bem disposta, imaginativa, saudável, inabalável, e produtiva nos momentos certos; além disso, conseguirá manter-se imune aos efeitos colaterais tóxicos de toda a cacofonia ensurdecedora da sociedade, ou seja, não sofrerá com estresse e outras síndromes modernas; controlará e manejará a própria língua com maestria nos momentos oportunos; manterá seu espírito sempre em harmonia íntima com Deus, e sua vida se desenrolará em perfeita paz mesmo se estiver passando por grandes dificuldades.

Comentários

  1. Muito obrigada, Deus continue lhe dando sabedoria e força.
    Estou me edificando em cada mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane!
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Agradeço a Deus por você estar gostando dos textos aqui do blog.
      Que a sua mente seja cada vez mais fortalecida pela maravilhosa Graça e pelo poderoso Amor de Deus que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista