Pular para o conteúdo principal

“Enganosa é a beleza e vã a formosura.” Provérbios 31.30

 


“Enganosa é a beleza e vã a formosura.” Provérbios 31.30

Toda a natureza está igualmente, e inteiramente, satisfeita com a beleza com a qual foi criada por Deus. Por que então os humanos são os únicos que não têm essa satisfação e sentem tanta dificuldade de se conectar à real beleza com a qual foram criados?

Porque com a queda da raça humana por causa do Pecado Original, o conceito de beleza que a humanidade persegue não é mais a beleza real, verdadeira, com a qual Deus presenteou todas as criaturas cada qual segundo sua espécie, mas sim uma anomalia social, artificial e vazia, que está devorando a mente, as forças e a vida das pessoas sem que percebam.

O que isso significa?  

Jamais em toda a história da humanidade, a beleza física foi tão venerada quanto nos dias atuais, nunca houve tantas pessoas tão exageradamente preocupadas com a própria aparência e em como os outros os enxergam. Não é preciso fazer muito esforço para perceber que a sociedade moderna potencializou violentamente, freneticamente, esse culto à beleza física de mulheres e homens, criando uma geração inteira que está de "joelhos" perante as doutrinas da "tirania do espelho", tais indivíduos são adoradores da própria aparência, pessoas cuja mente foi contaminada pelos pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, ações e sonhos narcisistas do Ego (da carne) deles. Por mais surreal que possa parecer, há bilhões de indivíduos inconscientes cujos Egos inflados em si mesmos e sutilmente influenciados pelo espírito do mundo, todos os dias, várias vezes ao dia, dizem, como naquele conto infantil: "Espelho, espelho meu; há alguém mais bonita(o) do que eu?". Tais pessoas não se cansam de admirar o próprio reflexo, seja diante de um espelho ou em uma tela de algum dispositivo digital, eles(as) gastam muito tempo fazendo várias fotos e vídeos de si mesmos para que possam venerar e compartilhar na esperança de que seus amigos, conhecidos, e até desconhecidos, possam participar dessa veneração que também serve como validação para suas próprias inseguranças e insatisfações pessoais.

O espírito do mundo, perniciosamente tem manipulado a sociedade, utilizando todas as vozes, mídias e forças de que dispõe para produzir na mente e na consciência coletiva das multidões (senso comum) alguns ideais de beleza masculina e feminina que os indivíduos têm feito absolutamente de tudo para alcançar e se enquadrar; o problema é que esses ideais de beleza são totalmente baseados e sustentados apenas por vaidades e paixões (que a Escritura Sagrada também chama de concupiscências) aliás, tais concupiscências são exatamente o que a carne (o Ego) usa para se reafirmar e continuar vivo, controlando e iludindo as pessoas a partir da própria mente delas; por esse motivo todos os conceitos e ideais extravagantes de beleza da sociedade são, em si mesmos, extremamente enganosos e capazes de induzir mulheres e homens a cometer todo tipo de erros e agressões contra a própria saúde física e mental durante a vida. Quantas mulheres já foram mutiladas ou morreram após terem feito algum procedimento estético que não precisavam? Quantos homens já ficaram terrivelmente doentes e até incapacitados definitivamente porque se utilizaram de produtos químicos durante longos períodos para tentar esculpir os próprios músculos?

Dê uma boa olhada nas fotos e vídeos postados nas redes sociais das pessoas e você perceberá como muita gente está se esforçando sobremaneira para se comportar como se fossem modelos profissionais; o problema é que esse pessoal está desempenhando dois papéis ao mesmo tempo e ambos são muito ruins; sem perceber eles estão se comportando como se fossem fãs e ídolos de si mesmos; perdidamente apaixonados pela própria imagem e ao mesmo tempo profundamente insatisfeitos com ela; parece loucura? Pois é exatamente isso.

E é claro que como praticamente tudo o que há na sociedade, essa mentalidade distorcida, ilógica, e esse comportamento vicioso também penetrou e está sendo multiplicado dentro das mais diversas congregações; infelizmente há uma multidão de membros e líderes inconscientemente narcisistas, que estão sempre se gabando, dissimuladamente, do fato de estarem seguindo e se enquadrando nos padrões de beleza física da sociedade, como se isso lhes fosse uma espécie de troféu, sem perceber que estão, na verdade, comungando com uma mentalidade tóxica confeccionada pelo espírito do mundo.

E por que tudo isso é assim tão enganoso?

Porque todas essas pessoas que resolveram participar da adoração inconsciente à beleza social têm de fazer muito esforço, e principalmente sacrifícios diversos, para se enquadrar no modelo ideal da sociedade, e mesmo assim a maioria não consegue; infelizmente eles não percebem que estão correndo atrás de uma espécie de miragem social; assim sendo, na ânsia de possuir essa aparência ideal plantada na mente deles pelo espírito do mundo, incentivada pela sociedade e freneticamente desejada pelo Ego que possuem, acabam criando para si mesmos, assim como se apegando e se identificando com uma quantidade massiva de sofrimentos (Aflições de espírito), que vão contaminar, enfraquecer e "demolir" as estruturas mentais; emocionais, sentimentais e até espirituais de tais pessoas.

Mas que tipo de sofrimentos são esses?

Todo tipo de sofrimentos que nascem de pensamentos deficientes como os que citarei a seguir, assim como também, são nutridos pelas emoções e sentimentos que acompanham tais pensamentos. Eis alguns exemplos simples de serem percebidos:

* Eu queria ser mais alto(a) ou mais baixo(a);

* Eu sou muito alto(a) ou baixo(a);

* Eu sou muito magro(a);

* Eu queria que meu nariz, ou orelha, ou lábios, fossem diferentes;

* Eu queria ser mais magro(a);

* Eu queria ter olhos de outra cor;

* Eu preciso ter mais músculos;

* Preciso colocar próteses de silicone;

* Meu corpo ainda não está do jeito que eu quero;

* Meu rosto ainda não está bom o bastante;

* Preciso fazer uma (ou outra) cirurgia estética;

* Preciso tomar ou injetar algo que melhore meu corpo;

* Ainda não estou bonita(o) o suficiente...

E assim por diante. 

O grande problema, porém, que tais pessoas ignoram, é que essa constante insatisfação com a própria aparência física nunca os abandonará, pois ela é o principal efeito colateral causado nos indivíduos pela adoração à beleza social; é uma distorção mental que tende a se aprofundar com o passar do tempo, conforme a pessoa continua tentando se enquadrar naquilo que a sociedade diz que a beleza física é; a ponto até de gerar alterações neurológicas sérias no cérebro humano. Todo cristão genuíno compreende que precisa cuidar bem de sua aparência física, mas não a ponto de que isso se torne um vício, e como tal, uma prisão, pois é assim que uma quantidade cada vez maior de pessoas está vivendo nos dias atuais.  

Mas isso não é tudo. Pois há um outro grupo, gigantesco, de mulheres e homens que desde o início da vida foram sumariamente impedidos de pertencer à multidão dos que "podem" alcançar a chamada "beleza ideal"; desde cedo o espírito do mundo, usando a sociedade, começou a falar as suas mentiras dizendo que tais indivíduos não nasceram com as características biológicas e físicas necessárias para serem vistos(as) como pessoas belas. Infelizmente por falta de entendimento, tais pessoas também acreditam nas vozes do mundo e, a exemplo dos que participam da veneração a beleza, acabam desenvolvendo diversos tipos de sofrimentos que os acompanham por toda a vida, na maioria dos casos. 

E quais são os sofrimentos desse outro grupo de pessoas?

A insegurança; a timidez, a vergonha de quem são, o complexo de inferioridade, o medo de falar em público, a frustração, e tantos outros semelhantes que vão se desdobrando em efeitos colaterais cada vez mais incapacitantes. Lembro-me de certa vez em que fiz parte de uma equipe que precisava fazer uma apresentação para várias pessoas, porém uma das integrantes dessa equipe simplesmente teve enorme dificuldade de concluir sua parte da apresentação, todos na sala puderam perceber o alto grau de nervosismo nela. Após o acontecido, conversando com aquela jovem eu descobri que ela era extremamente insegura porque considerava-se magra demais; ela revelou que tinha pânico de ficar na frente de estranhos ou de falar para muitas pessoas. Na época não me dei conta, mas depois percebi que aquela reação era causada pelo sofrimento mental que ela impunha a si mesma apenas porque acreditou na mentira do espírito do mundo dizendo que ela não era uma jovem bela por ser "muito magra"; ela criou na própria mente a ideia equivocada de que algo na aparência dela estava terrivelmente errado e que todas as pessoas a julgariam por causa disso. O fato é que há uma multidão quase incontável de pessoas sofrendo exatamente dessa maneira e desenvolvendo cada vez mais efeitos colaterais, mais profundos e mais violentos, por causa desse sofrimento.

Tanto aquelas pessoas que estão tentando se enquadrar no padrão de beleza da sociedade quanto aqueles que foram rejeitados por tal padrão, vão criar para si mesmos uma quantidade gigantesca de sofrimentos apenas porque não perceberam que esse conceito de beleza venerado pela sociedade não passa de uma grande fantasia (conjunto de ilusões baseadas em opiniões); e crer nas aparências é algo completamente vazio de significado; por esse motivo é que Provérbios 31.30 diz: "Enganosa e a beleza e vã a formosura.". O problema é que enquanto essas pessoas não despertarem, ou seja, enquanto o Ego (a carne) estiver no controle da mente dessas pessoas, elas permanecerão presas às fantasias relacionadas ao conceito distorcido de beleza da sociedade, de modo que não serão capazes de ver a verdadeira beleza tanto em si mesmos quanto nas pessoas ao redor.

Mas que beleza verdadeira é essa?

É a beleza real que todos possuem, embora não se dêem conta disso porque estão sendo sempre ludibriados, influenciados ou presos ao culto à beleza social, mas a beleza real está além da ilusão das aparências; é a beleza imaculada e pura com a qual Deus, o Criador, fez todas as coisas; como Eclesiastes 3.11a  afirma quando diz: "Tudo fez formoso em seu tempo..."; uma beleza não artificial, não padronizada nem contaminada pela sociedade, e que não depende de características ou traços físicos específicos. Cristãos genuínos sabem que a verdadeira beleza pertence a todos os seres, inclusive a nós, a humanidade. Enquanto andávamos ao sabor das nossas vaidades e paixões eramos cegos para essa beleza, mas através da nossa conversão nossos olhos são abertos para que possamos despertar e enxergar toda a formosura nata da criação de Deus, tanto a que está na natureza, como a que está em nós e também a que está em todas as pessoas que nos rodeiam.

Olhai os lírios do campo e você verá neles uma beleza verdadeira sem qualquer influência da sociedade (o mesmo ocorre com todas as flores); semelhantemente, olhe para uma figueira e você verá nela uma beleza que lhe é peculiar (o mesmo acontece com todas as árvores); a beleza da figueira não é melhor nem pior do que a beleza dos lírios nem estão competindo para tentar ser, na verdade estão perfeitamente confortáveis cada qual com a sua beleza "pessoal". Se olharmos para as montanhas, os vulcões, as florestas, os prados verdejantes, os bosques, as cachoeiras, os rios, os mares, os vales, os desertos, as geleiras, o sol, a lua, as estrelas, as nuvens, a chuva, o arco-íris, o relâmpago, a aurora boreal, o fogo, as aves, os peixes, todos os os animais e todas as obras da criação de Deus, poderemos ver que cada um deles possui uma beleza magnifica, real, satisfeita, que não tem nada a ver com os condicionamentos mentais como a moda, os padrões, e as imposições e competições sociais; assim sendo, diferentemente da tal beleza física das aparências que a humanidade está perseguindo freneticamente, a beleza real é leve e libertadora em si mesma; pois é um traço da beleza do próprio Criador, e está presente em todas as pessoas também, o problema é que a maioria de nós vive sempre fazendo um grande esforço para ignorá-la.

A nossa carne, que costumo chamar de Ego, está sempre apaixonada pela beleza social, assim como por todas as ilusões e fantasias que têm ligação com essa beleza pré-fabricada pelas mãos humanas, pois dessa maneira consegue manter as pessoas presas em todo tipo de mentalidades vazias. O Ego quer inchar a si mesmo, e usa toda essa mentalidade em relação a "beleza" artificial do mundo para ser adorado e venerado; ele faz de tudo para negar a existência da beleza real, porque quando qualquer pessoa começa a perceber que não precisa se vincular ao culto e à veneração da beleza social para encontrar verdadeira beleza em si e em seu próximo, isso significa que tal pessoa está acordando do sono causado pelas ilusões do mundo nesse assunto, e tal "despertar" invariavelmente significa que o Ego está morrendo, ou sendo crucificado; de fato, esse é o caminho que todo cristão genuíno percorre no processo de se desvencilhar de todas as artimanhas e influências do espírito do mundo; por isso também é que Gálatas 5.24 diz: "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.". Mas o Ego luta, grita, barganha, se contorce, dissimula, e faz tudo ao seu alcance para enganar as pessoas porque não quer morrer. O grande dilema é que enquanto o Ego(carne) não morrer de verdade nenhuma pessoa consegue viver de verdade.

Uma vez que despertamos para a existência da beleza real com a qual Deus nos criou, e que cada pessoa possui apenas por ser quem é, pois o próprio Deus disse sobre nossa aparência: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." Gênesis 1.26;  encontramos uma porta aberta pelo Altíssimo para nos desvencilharmos completamente da loucura que é a busca pela beleza social, cheia de exigências e extravagâncias, que há no mundo; e percebemos que todas as pessoas são belas como são, não importa se têm cabelos longos ou curtos, se estão acima ou abaixo do peso, se possuem a pele clara ou escura, se os olhos são puxados, ou verdes, ou azuis, ou castanhos; se são baixos ou altos, se o nariz é grande ou pequeno e etc... Cada indivíduo possui a imagem do Criador, assim sendo, cada um de nós têm sua própria beleza única e extremamente valiosa, diferente da dos demais, mas ao contrário do que a sociedade quer que acreditemos, não há uma competição, tal como na natureza, entre os lírios e as figueiras também não há; e o fato de a sociedade usar desculpas enganosas e sem sentido para menosprezar tal beleza real de cada pessoa não a torna menos bela, mas apenas desvia a mente delas da verdade para que passem a acreditar em conceitos fúteis e superficiais. As pessoas só precisam aprender a não ouvir as vozes da sociedade e perceberão a verdade além do engano das ilusões da beleza social. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista