Pular para o conteúdo principal

“...O homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” 1 Samuel 16.7 (parte final)

 


“...O homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” 1Samuel 16.7 (parte final)

Na maioria das vezes em que estamos distraídos, quando vemos uma rosa, olhamos apenas para a beleza dela, sentimos o seu perfume doce, somos seduzidos pela perfeição natural que ela possui, e por causa de tudo isso, somado a nossa distração, não conseguimos enxergar adequadamente os seus espinhos; dessa forma, sem nos darmos conta, ficamos vulneráveis e muito mais propensos a nos machucar ao tentar tocar na rosa ou manuseá-la. Agora. Levando em consideração que o estilo de vida moderno foi concebido para distrair os indivíduos das mais variadas maneiras, substitua a imagem da rosa pela imagem de uma pessoa, situação, sonho, expectativa, oportunidade, ambição, paixão, desejo ou pela própria sociedade, e você perceberá claramente a fórmula com a qual o espírito do mundo tem ferido e inutilizado bilhões de seres humanos, física, mental e espiritualmente; assim como tem feito com que as sementes da nossa fé sejam sufocadas completamente pelas belas ilusões pontiagudas que estão sempre diante dos nossos olhos, mas não fazemos nenhuma questão de ver; tal como foi escrito em Mateus 13.22 que diz: "E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera..."

Se mergulharmos um pouco mais fundo nessa parte final do texto de 1 Samuel 16.7, o que podemos aprender? Como podemos expandir o entendimento que o versículo nos ensina para aplicá-lo em absolutamente tudo na nossa vida?

Em Provérbios 31.30a, (versão Almeida Corrigida Fiel) o sábio rei Salomão disse o seguinte: "Enganosa é a beleza e vã a formosura...", em outras palavras ele queria dizer que as aparências enganam e a imagem que temos das pessoas e das coisas não correspondem ao que elas realmente são.

E o que isso significa?

Tudo que está ao nosso redor; pessoas, coisas e situações, assim como os elementos dentro de nós: Pensamentos, sentimentos, sonhos, emoções, ambições, desejos, paixões e etc... se apresentam a nós através de imagens aparentes, quer sejam imagens concretas (físicas) ex: Alguém chorando, pessoas abraçadas, uma rosa, nossos amigos, uma pessoa alegre; ou imagens mais abstratas (mentais), ex: O seu grande sonho, uma lembrança do passado, uma esperança para o futuro, as cenas de um romance que você leu.

Mas para que servem essas imagens?

Espiritualmente falando, elas servem apenas para nos distrair de tudo o que é realmente importante; a verdadeira visão, a essência dos indivíduos, das coisas, das circunstâncias, da sociedade e da própria realidade. 

As pessoas normalmente olham apenas a imagem das coisas, mas Deus vê o âmago, a essência, por trás delas. Devemos, portanto, aprender a nos desapegar das imagens superficiais que estão, por toda parte, diante de nós, e passarmos a enxergar com clareza o que está escondido nas camadas mais profundas, seja no comportamento e nas palavras das outras pessoas, nas coisas que nos rodeiam, ou nas situações nas quais estivermos envolvidos.

Naturalmente, o nosso cérebro funciona através do uso de imagens mentais para praticamente tudo o que está relacionado à nossa vida, tal como também, foi desenvolvido para compreender o mundo que nos cerca através da aparência (conjunto de imagens) que o ambiente e a sociedade nos mostra por meio dos nossos cinco sentidos; porém, na época na qual vivemos atualmente essa característica mental que possuímos é uma das mais exploradas pelo espírito do mundo, por meio da sociedade, para produzir todo tipo de ilusões e fazer os indivíduos mergulharem em fantasias pessoais, profissionais, emocionais, sentimentais, espirituais e muitas outras; principalmente se levarmos em conta a nossa exposição massiva e constante às redes sociais, nas quais as pessoas colocam toneladas de imagens da própria vida para criar uma aparência, geralmente fictícia, que impressione os outros; assim como, semelhantemente, as empresas usam essas mesmas ferramentas, e gastam bilhões de dólares para criar estratégias de marketing de aparência que faça seus produtos e serviços adquirirem alguma imagem predeterminada na mente dos indivíduos; disparando "gatilhos neurais" em nós, de modo que vemos um produto e logo nos vem à cabeça uma imagem de sofisticação, vemos outro produto e a imagem que nos surge é de exclusividade; adquirimos um serviço tentando comprar a imagem de status que ele possa nos oferecer. Os profissionais da propaganda e do marketing chamam isso de "posicionamento de marca", e é uma das premissas fundamentais no negócio de qualquer grande empresa nos dias de hoje.

Por padrão fomos condicionados pela sociedade a ver apenas o que é colocado diante dos nossos olhos, dessa forma ficamos completamente inclinados a cometer todo tipo de erros de percepção, e julgamento desvirtuados; ou seja:

* Vemos um comercial e pensamos que determinado produto ou serviço vai transformar nossa vida ou aumentar nosso valor pessoal;
* Vemos um casal sorridente e logo concluímos que são felizes;
* Vemos pessoas ostentando bens materiais diversos e achamos que são ricos;
* Vemos indivíduos em cargos de comando e presumimos que são bem-sucedidos;
* Ouvimos alguém que fala muito bem e o consideramos um sábio;
* Vemos líderes religiosos e supomos que são pessoas espirituais;
* Ouvimos promessas e acreditamos que serão honradas;
* Vemos qualquer um que seja considerado socialmente como um ícone de beleza, status, influência, riqueza, poder, etc... e instantaneamente consideramos que tais pessoas sejam realizadas, satisfeitas e que estejam vivendo em plenitude.

Da mesma forma, também somos enganados de maneira oposta; ou seja:

* Vemos pessoas dedicando-se a uma vida simples e pensamos que são pobres;
* Vemos alguém calmo(a) e achamos que é fraco(a);
* Ouvimos alguém que modera suas palavras e o consideramos um tolo;
* Vemos um indivíduo satisfeito com a própria vida e concluímos que é acomodado(a);
* Encontramos com alguém prudente e o rotulamos como medroso;
* Vemos alguém que pensa por si mesmo e dizemos que é um rebelde;
* Consideramos toda situação aparentemente favorável, como boa; e toda situação aparentemente desfavorável, como ruim;
* Imaginamos que nossos sonhos são sempre o melhor para nós;
* Nos deparamos com pessoas que pensam diferente de nós e assumimos que eles estão todos errados e, ou, são nossos inimigos.

Infelizmente em boa parte das vezes, essas deduções que fazemos estão parcialmente, ou completamente, erradas, simplesmente porque são baseadas apenas nas aparências, e como você já deve ter ouvido, as aparências enganam. A própria Escritura Sagrada deixa isso muito claro quando em Provérbios 13.7 diz: "Há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre, tendo grande riqueza.". Ou seja, alguns parecem ricos, mas são pobres; enquanto outros parecem pobres, mas são ricos.

Nós vemos as aparências que as pessoas e as situações nos mostram e engolimos as histórias, muitas vezes falsas, fantasiosas, embora verossímeis, que as imagens deles nos contam; mas isso é um erro extremamente infantil da nossa parte que geralmente nos leva a julgamentos totalmente equivocados e a tomada de decisões prejudiciais que acabam direcionando a nossa vida para uma espiral decadente de comparações com a vida dos outros, frustrações, insatisfações e todo tipo de sofrimento interno. O problema é que para todos os exemplos citados acima, assim como para vários outros semelhantes, o conjunto de imagens que tais pessoas projetam na sociedade não necessariamente corresponde à verdade que se esconde por detrás daquilo que eles, deliberadamente ou não, desejam esconder de nós, ou até deles mesmos; pois muitas vezes as pessoas só nos permitem ver pequenas partes de sua existência, ou seja, as simulações que eles fazem da própria vida, encenadas para nos induzir a vê-los de determinada maneira ou para nos fazer pensar e agir de um modo específico. 

De fato, muitos indivíduos (mais do que imaginamos) que projetam uma imagem social de sucesso, fama, poder, prestígio, status, realização, espiritualidade e felicidade, estão, na verdade, se debatendo profundamente contra uma legião de "fantasmas" interiores que os atormentam sem descanso. Tais "fantasmas" são a inquietação, a frustração, a insatisfação, a melancolia, a ansiedade, o medo, a depressão, a nostalgia, a ganância, a ambição, a megalomania, o fracasso, as expectativas exageradas, as fraquezas morais e muitas outras coisas semelhantes que permanecem sempre rondando e ferindo a mente e a vida de uma quantidade quase incontável de indivíduos, homens, mulheres; idosos, e até crianças, ao redor do planeta nos dias atuais. Isso sem falar que muitos deles também têm tido de lidar com todo tipo de vícios que mantém devidamente escondidos sob as aparências de uma vida pessoal, familiar, profissional ou espiritual quase perfeita.

Nós também, dentro da nossa mente, criamos muitas imagens e aparências para o mundo e para as outras pessoas; imagens essas que são baseadas em estilhaços e retalhos de informações, ou desinformação, assim como em nosso próprio egoísmo, vaidades, preconceito, paixões e uma infinidade de outros fatores que não nos permitem ver que as imagens que construímos interiormente são tão ilusórias quanto as que a própria sociedade projeta ao nosso redor. A imagem de tudo está sempre pregando peças em nós, sempre nos enganando, pois, a distração se tornou o nosso "modus operandi", ou seja, o padrão mental da vida cotidiana; mas se queremos elevar nossa "estatura espiritual" e adquirir alguma sabedoria verdadeira na vida precisamos nos desvencilhar da grande armadilha que são as imagens das coisas, das pessoas e das circunstâncias. É importante, portanto, atentarmos para a sabedoria contida em Mateus 24.4, que diz: "...Acautelai-vos para que ninguém vos engane."; para não enganarmos a nós mesmos criando e projetando imagens e aparências distorcidas, nossas e de tudo o que nos rodeia, pois se fizermos isso acabaremos perdidos em meio a essas imagens difusas e confusas, acreditaremos nelas, e poderemos até perder a nossa noção de identidade própria, pessoal, profissional e, ou, espiritual.

Perceba como a armadilha das imagens pode criar grandes conflitos interiores e afetar nossa vida. Certa vez assisti ao trecho de uma entrevista do ex-jogador de futebol Kaká onde ele dizia, resumidamente, mais ou menos o seguinte:

"Eu havia sido o melhor jogador de futebol do mundo e tinha sido contratado pelo Real Madrid, o maior clube de futebol do mundo, porém lá, todas as coisas que eu projetei deram errado, nada aconteceu como o planejado e em certo momento eu fiquei profundamente confuso sem saber quem eu realmente era, sem saber ao certo se eu era aquele jogador que tinha sido premiado como o melhor do mundo ou o jogador que não estava conseguindo me firmar..."

Naquela época Kaká não sabia, mas ele não era nenhum dos dois; jamais foi, aquelas duas imagens que o mundo do futebol tinham dele, e ele tinha de si mesmo (autoimagem), eram ilusões, ambas batalhando para tomar o controle completo da mente e da vida dele. Se ele acreditasse que ainda era o melhor jogador do mundo entraria em sofrimento porque os seus resultados no Real Madrid o contradiriam, e se ele acreditasse que não era mais um jogador de alto nível como já foi um dia, sofreria também, pois a imagem de ser um fracasso profissional não é uma imagem que ninguém deseja para si mesmo. Aqui está uma das faces da armadilha das aparências, ela nos coloca em labirintos mentais, sem saída, que sempre nos levam para o mesmo lugar. O sofrimento.

Na verdade, Kaká era essencialmente a mesma pessoa que sempre foi, um atleta exemplar e um profissional dedicado; todo o resto (ser o melhor jogador do mundo ou um jogador que não conseguia dar o resultado esperado) eram apenas imagens projetadas pela sociedade sobre ele. Felizmente ele compreendeu isso e se reconectou com a sua essência, mas muitas pessoas perdem completamente a noção da própria identidade, inclusive espiritual, quando passam por um processo semelhante onde são pressionados e bombardeados pelo mundo com inúmeras imagens internas e externas, diferentes, de si mesmos, de suas vidas, de seus sonhos, da realidade, de Deus, etc... e não conseguem se desvencilhar das aparências, boas ou ruins, que essas imagens constroem. E quanto mais apegados às aparências maior o sofrimento que elas certamente vão causar.

Lembro-me que certa vez assisti a uma entrevista na qual o apresentador Jô Soares estava conversando com um teólogo, e a primeira pergunta feita foi: "Por que Deus, no antigo testamento, é tão raivoso e vingativo? Depois disso, me deparei com esse questionamento diversas vezes, sendo feito de maneiras ligeiramente variadas e por muitas pessoas diferentes. Naquela época eu não compreendia bem a natureza dessa pergunta porque, para mim, Deus jamais pareceu ser dessa maneira como as pessoas acham que Ele é retratado no antigo testamento. O ponto aqui é que geralmente a imagem mental que as pessoas, que estão distraídas com a sociedade, e mesmo muitas dentro das mais diversas congregações, têm de Deus, foi distorcida a tal ponto de chegarem à conclusão de que o Senhor seja alguém raivoso, vingativo e até maldoso. Mas essa distorção é fruto de imagens equivocadas, semeadas pelo espírito do mundo na sociedade, nas religiões e nas congregações, com o único propósito de aprisionar os indivíduos na armadilha subliminar que os levará, inconscientemente, a muitos sofrimentos. De fato, sempre que acreditarmos nas aparências distorcidas que a sociedade, ou o Ego em nós, colocarem diante dos nossos olhos. Sofreremos. Eis alguns exemplos: 

* Muitos jogadores de futebol, e outros atletas, com grande potencial acreditaram nas aparências e imagens (de sucesso ou fracasso) que a sociedade colocou diante deles e tiveram suas carreiras seriamente afetadas, alguns até colocaram tudo a perder;
* Muitos astros da música e do cinema mundial se apegaram à imagem que a mídia tinha deles e experimentaram um verdadeiro caos em suas vidas;
* Muitos empreendedores não foram capazes de se desvencilhar da imagem que seus sonhos sociais exercem sobre eles e acabaram enfrentando turbulências econômicas, trabalhistas, e até falências;
* Quantas pessoas acreditam nas imagens que o medo mostra para elas de que não são capazes de realizar algo e passam a vida sem nunca tentar aquilo que sabem que lhes fará bem;
* Quantas pessoas enxergam a si mesmos(as) como fracos(as), fracassados(as), feios(as), inadequados(as); mas nada disso é verdade, todas essas coisas são apenas imagens e aparências mentais que algo, ou alguém, colocou diante de tais indivíduos, e elas, por falta de entendimento, não são capazes de olhar além das imagens para encontrar a essência das coisas e delas mesmas.   

E por que saber isso é importante para nós?

Porque ao compreendermos que grande parte, a maioria absoluta, das coisas que estão diante dos nossos "olhos" não correspondem a verdade, inclusive aquelas que muitas vezes nós concebemos sobre nós mesmos; mas são apenas uma aparente realidade distorcida, uma ilusão que os indivíduos criam para sua própria autopromoção ou para seu auto-sofrimento; despertamos uma consciência com mais clareza sobre o que é real e o que não é, tanto na nossa própria vida quanto na das pessoas que estão ao nosso redor; é como se estivéssemos acordando de um sono profundo, hipnótico, no qual estivemos durante toda a nossa vida. Também por esse motivo foi escrito em Efésios 5.14: "...Desperta o tu que dormes... e Cristo te esclarecerá.".

Ao começarmos a cultivar essa iluminação(clareza) mental/espiritual, passamos a não basear nem apoiar mais nossos pensamentos, sentimentos, emoções, intenções, percepções, palavras, ações, e, principalmente nossa , na aparência das pessoas, das coisas ou das circunstâncias; dessa forma desarmamos a armadilha das aparências e nossa mente, nosso coração e nossa fé se tornam livres, independentes, de qualquer imagem interna ou externa a nós; esse é o momento em que começamos a experimentar um pouco da maneira como o próprio Deus enxerga todas as pessoas e coisas, pois paramos de ver com a visão e começamos a olhar com o nosso espírito; assim sendo, nossos olhos passam a ver claramente apenas a essência, (o coração), de tudo o que nos cerca, sejam pessoas, imagens sociais, situações, adversidades e até mesmo da nossa própria existência na terra. 

Há uma ilustração que sempre me vem à cabeça quando falo sobre esse assunto e que gosto de usar para exemplificar, mais ou menos, como acontece quando despertamos e paramos de nos apoiar na imagem e nas aparências de tudo para começar a ver o coração, a essência, das coisas, das pessoas, das circunstâncias e da própria realidade. No filme Matrix de 1999 há uma cena na qual o protagonista, Neo, interpretado por Keanu Reeves, é perseguido e emboscado por três inimigos, em um corredor de um prédio antigo; ele recebe um ferimento mortal, mas um milagre acontece, ele não morre, ao invés disso desperta completamente e começa a enxergar além das imagens da simulação que é a falsa realidade chamada de Matrix; ao despertar, ele começa a ver o código binário, a essência, por trás de tudo, do lugar onde está, daqueles que o perseguem, e até dele mesmo. Aquele é o momento em que ele percebe realmente ser o escolhido e começa finalmente a agir como tal.

Embora esse filme seja apenas uma obra de ficção, podemos fazer um paralelo com o que ocorre na nossa vida, pois como cristãos precisamos assumir nossa condição como escolhidos, visto que o próprio Jesus diz em João 15.16 "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós...", e para que isso ocorra em plenitude precisamos despertar e nos desvencilhar das imagens e aparências das pessoas, das coisas, das circunstâncias, da sociedade e de toda essa falsa realidade que o espírito do mundo desenvolveu e inseriu a humanidade para manter total controle sobre ela.

E o que isso significa na prática?

Significa que quando nos desvencilhamos das aparências de tudo ao nosso redor e em nós, (paramos de ser guiados, controlados e oprimidos por elas), passamos a entender, por exemplo que: Sorrisos não significam necessariamente alegria e lágrimas não significam necessariamente tristeza; falhas não significam necessariamente derrotas, mas sim aprendizado; vitórias não significam necessariamente triunfos; dor não significa necessariamente sofrimento. Semelhantemente, fama não significa necessariamente sucesso; sucesso não significa necessariamente dinheiro; dinheiro não significa necessariamente satisfação. Assim como também; felicidade não significa ostentação; ostentação não significa realização; realização não significa abundância; abundância não significa exagero; exagero não significa fé. Em resumo: As aparências não significam a verdade e os nossos pensamentos, sentimentos e emoções gerados por essas aparências não correspondem à realidade. Ver a essência, e não as aparências, é ter a mente livre.

Assim percebemos também que nossos pensamentos não somos nós, mas sim apenas uma parte menor de nós, de modo que com esse entendimento nos damos conta de que podemos nos erguer acima de nossos próprios pensamentos e deixamos de ser atormentados, ludibriados, controlados ou incomodados por eles. Deixamos de adotar e usar os rótulos visuais (sociais) que eles nos sugerem.  

Jamais conseguiremos ser cristãos verdadeiros se olharmos a nós mesmo, as outras pessoas, todas as coisas que estão ao nosso redor, e até mesmo Deus, através da ótica distorcida da sociedade. Para nos conectarmos com, e sermos capazes de desempenhar, nosso verdadeiro potencial como cristãos(ãs) precisaremos olhar a nós mesmos, as outras pessoas, a realidade e todas as coisas que nos rodeiam na sociedade, pela ótica de Deus; abandonamos então as aparências e as imagens de tudo para nos concentrarmos na essência.

Comentários

  1. Muito lindo tudo isso que li mim ajudou sim ,estava precisando exatamente dessas palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que esse texto ajudou você de alguma maneira.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que nosso poderoso Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista