Pular para o conteúdo principal

“...Não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” Romanos 13.14



“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” Romanos 13.14

Quando se fala de concupiscências o mais comum é que as pessoas pensem em coisas como vícios, prostituições, desonestidade e outros comportamentos semelhantes. Obviamente, pensar assim está correto, mas neste texto eu desejo ir um pouco além dos comportamentos mais aparentes no tema das concupiscência e falar sobre algumas que não são tão evidentes quanto as citadas acima, mas que são tão ou mais aceitas, praticadas e cultivadas normalmente e naturalmente pelas multidões tanto no mundo como dentro das mais diversas congregações.

Porém, antes de falar sobre elas deixe-me clarear nosso entendimento dando uma definição simples, básica e específica do que são as concupiscências.

E o que elas são?

Concupiscências são toda e qualquer coisa dentro de nós, em nossa mente e coração, que esteja sem controle.

Portanto, absolutamente todos os desejos, vontades, expectativas, interesses, ambições, vaidades, objetivos, metas e sonhos que estejam dentro de nós sem que tenhamos domínio sobre eles constituem-se como concupiscências, e como tal, serão vastamente usadas pelo espírito do mundo como fonte de tentações que nos enganarão, influenciarão e produzirão pensamentos, mentalidades, crenças, palavras e ações completamente equivocadas, ainda que pareçam corretas para nós, mas que nos desviarão da direção que Deus traçou para nossa vida, nos afastando de criar e solidificar um relacionamento puro, íntimo e firme com o SENHOR; por isso está escrito: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado..." Tiago 1.14-15A; ou seja, nossos desejos, vontades, expectativas, interesses, ambições, vaidades, objetivos, metas e sonhos, excessivos e sem controle, vão certamente nos atrair, seduzir, cegar e cativar, ou escravizar, de uma forma tal que passaremos a ocupar toda a nossa atenção e intenção para criar um estilo de vida de exageros e descontroles segundo a imagem e semelhança de nossas concupiscências, sempre cuidando em tentar satisfazê-las a todo custo.

Estes cuidados sem sentido, aleatórios, baseados nas nossas concupiscências vão nos ferir intensamente, diversas vezes, tanto na mente quanto no coração; como espinhos que crescerão cada vez mais, sufocando nossa fé e nos impedindo de frutificar adequadamente, como Deus deseja que façamos; exatamente como foi escrito: "E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera." Mateus 13.22.

E como é que nós podemos agir para não perdermos o controle e sermos influenciados, dominados e dirigidos por nossos próprios desejos, vontades, expectativas, interesses, ambições, vaidades, objetivos, metas e sonhos?

Devemos fazer o que está escrito na primeira parte de Romanos 13.14, que diz: "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...".

E como fazer isso?

Conscientemente retomando e assumindo total controle de nossa vida, não deixando que nossos próprios desejos, vontades, expectativas, interesses, ambições, vaidades, objetivos, metas e sonhos se sobreponham àquilo que sabemos que é a vontade e os interesses de Deus para nós. Devemos fazer uma análise interna, profunda e detalhada, para, com clareza, determinarmos limites razoáveis e prudentes para absolutamente tudo o que está dentro de nós; limites esses os quais jamais nos permitiremos ultrapassar, por mais que o espírito do mundo através da sociedade, ou mesmo das congregações, afirme que devemos fazê-lo, ou tente nos convencer. Devemos limitar tudo o que está dentro de nós, mesmo sendo coisas lícitas, pois assim elas jamais terão controle sobre nós; como o apóstolo Paulo fazia e ensinou certa vez quando disse: "...Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 1 Coríntios 6.12B. Este é o pensamento de uma pessoa que não tem cuidado da carne em suas concupiscências; este é o pensamento de alguém livre; este é o pensamento de um legítimo cristão(a).

Esses limites internos, conscientemente estabelecidos por nós, tendo os conceitos, princípios, valores, virtudes e exemplos de Jesus Cristo como padrão e modelo, são o que nos manterão afastados dos cuidados mundanos, que são justamente aquelas paixões internas sem controle citadas anteriormente que chamamos de concupiscências. Limitar a ação delas em nosso interior é o que vai evitar que exista excesso de desejos, excesso de vontades, excesso de expectativas, excesso de interesses, excesso de ambições, excesso de vaidades, excesso de objetivos, excesso de metas, excesso de sonhos, etc...; e, sem estes excessos nós teremos a capacidade, e condições, de cada vez mais, simplificar nossas expectativas e interesses, equilibrar nossos desejos e vontades genuínas; descobrir nossos verdadeiros sonhos, que são aqueles gerados pelo Altíssimo em nós e não aqueles criados ou inseridos em nosso interior pela sociedade ou pelas congregações; reduzir e eliminar vaidades e ambições; e alinhar definitivamente nossas metas e objetivos com aquelas que Deus traçou para nós; ou seja, estaremos neutralizando todas as nossas inclinações mundanas e entrando em plena harmonia com a direção que o Criador determinou para nós. Este é, também, o processo que a bíblia chama de crucificar a própria carne, como foi dito em: "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." Gálatas 5.24.

Permitir que existam desejos, vontades, expectativas, interesses, ambições, vaidades, objetivos, metas e sonhos descontrolados dentro de nós pode até fazer com que consigamos vitórias que a sociedade mundana julga importantes e invejáveis, mas ao mesmo tempo gera uma quantidade massiva e absurda de instabilidades, insatisfações, frustrações, peso e uma gama gigantesca de todo tipo de dores e angústias internas e externas, totalmente desnecessárias para qualquer indivíduo.

Por outro lado, manter os cuidados mundanos de nossas concupiscências sob controle, com intensa e constante vigilância disciplinada, levando-os completamente cativos à obediência de Cristo, permitirá que sejamos verdadeiramente inspirados pelo Espírito de Deus, e isso nos dará maior poder e domínio sobre todas as paixões da nossa própria carne (mente e coração); e, consequentemente nos fará produzir pensamentos, sentimentos, emoções, mentalidades, crenças, palavras e ações de equilíbrio, retidão e justiça, totalmente alinhadas com nossa verdadeira vocação e natureza, em Cristo, e, plenamente dirigidas pela boa, perfeita e agradável Vontade do Criador. Esta forma de agir é extremamente empoderadora, e também é o que Gálatas 5.16 se refere quando diz: "...Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne."

Comentários

  1. Glória a Deus, estava lendo esse versículo e tive dúvidas sobre o cuidado da carne. Essa explicação aprofundada abriu a minha mente para o conhecimento do Altíssimo. Muito obrigado, deixa Deus te usar 😃❤️🙏✝️🎯🔥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ton C. Alves!
      Alegro-me em saber que este texto foi útil a você.
      Obrigado por seu comentário.
      Que a paz, a saúde, a sabedoria e o sucesso de Cristo sejam sempre sobre você.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá IVA PASSOS!
      É com satisfação que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a divina, e infinita, sabedoria do Altíssimo guie você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Apdsj meu irmão! Eu estou vivendo um momento de muitos conflitos espirituais, e essa palavra maravilhosa clareou a minha mente e o meu coração.
    Que o Senhor continue abençoando a sua vida, te concedendo discernimento e revelação da palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja sempre muito bem-vinda aqui no blog.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você de alguma maneira.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui, pois ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que Cristo te dê clareza, consciência e lucidez de pensamento em todas as coisas para que você possa compreender, passar e vencer tal momento de conflito espiritual com a serenidade dos sábios.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  4. Apdsj meu irmão! Parabéns pelo blog, já estou seguindo, amei a forma clara e objetiva que vc escreve, e muito mais pela riqueza das palavras que sei que é fruto das revelações do Espírito Santo. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Meu caro, obrigado pelo texto. Estou preparando uma pregação e me inspirou muito. God bless

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emille e SÍbel!
      Agradeço a Deus por esse texto ter servido a você de alguma forma.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que, através de você, a Luz e o Amor do Altíssimo toque a vida de todas as pessoas ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  6. Queria muito saber estudar a bíblia e ter esse entendimento. Obrigado muito claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!
      Não pressione a si mesmo; apenas leia a bíblia com regularidade e a mente aberta, assim, pouco a pouco, cada versículo vai começar a fazer mais e mais sentido para você de uma forma totalmente espontânea.
      Tenho certeza que há muita sabedoria em você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a Luz de Cristo produza clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, em você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista