Pular para o conteúdo principal

“...Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei...” Mateus 25.21



“...Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei...” Mateus 25.21

Neste texto vamos abordar esse maravilhoso versículo que ensina como multiplicarmos nossos talentos adequadamente sempre visando atender a vontade e os interesses do nosso SENHOR; porém, o faremos sob uma perspectiva ligeiramente diferente do que geralmente é feito, mas sem nos afastarmos da essência que há nele. 

Bilhões de pessoas, entre mundanos e aquelas que estão dentro de congregações, gostariam de estar vivendo muito melhor do que estão atualmente; elas gostariam de estar experimentando uma vida com muita liberdade, muita alegria, muita felicidade, muita suficiência, muita paz, muita saúde, muito dinheiro, muita tranquilidade, muita inteligência, muita sabedoria, muita fé, muitas realizações, muito conforto, muita qualidade de vida, entre tantas outras coisas como estas, porém, por mais que, no coração destas pessoas, eles desejem tudo isso ardentemente, e na mente deles, achem que estão fazendo todo o possível para viver de tal maneira, nunca conseguem realmente avançar para o "próximo nível" e alcançar o patamar de vida que tanto procuram ou que sabem que Deus tem preparado para eles, e, isso os faz ter sérios conflitos internos, conflitos pessoais, conflitos sentimentais, profissionais, de identidade, existenciais, de fé, religiosos e muitos outros que os confundem cada vez mais e os levam a sentirem-se cada vez mais perdidos dentro de sua própria existência.

E por que isso acontece?

De forma bem simples, o versículo destacado acima, Mateus 25.21, nos mostra que isso ocorre por falta da prática de uma virtude poderosíssima, que é a fidelidade. Na verdade, a fidelidade é o grande multiplicador de talentos que um cristão genuíno possui, de modo a permitir que sejam capazes de produzir as condições ideais, internas e externas, para uma vida que realmente agrade ao SENHOR, como foi mostrado em: "...Entra no gozo do teu senhor." Mateus 25.21 (Parte final). Mas para que você compreenda melhor o que estou falando aqui, preciso esclarecer alguns pontos importantes no decorrer do texto.

A maioria das mesmas pessoas que desejam uma vida muito melhor do que a que estão tendo agora, já acreditam que são fiéis, seja essa fidelidade direcionada a seus cônjuges e família, ou a seus empregos, sua congregação, seus sonhos, seus ideais tanto políticos quanto sociais e religiosos, seus líderes e etc... De fato, embora tudo isso, de certa forma, seja importante para a vida de qualquer um, e seja bem provável que tais pessoas realmente estejam praticando essa fidelidade; o ponto aqui é que esse tipo de fidelidade, por si só, não é capaz de criar as condições para a multiplicação plena dos talentos que possuem, por um motivo muito simples; os talentos que cada um de nós possuímos não foram colocados em nossa vida por nosso cônjuge, ou por nosso chefe, ou por nosso pastor, nem por qualquer pessoa ou instituição. 

Cada talento ou talentos que possuímos dentro de nós foram dados benevolentemente por Deus segundo nossa capacidade específica, como foi colocado no versículo que diz: "E a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade..." Mateus 25.15, de modo que mesmo que a pessoa seja fiel a tudo e a todos ao seu redor, mas se esqueça de um "pequeno", mas transformador, detalhe, não será capaz de multiplicar seus talentos com excelência. E foi justamente este "pequeno" detalhe que o espírito do mundo fez questão de encobrir da visão de quase toda a população da terra, inclusive de muitos daqueles que frequentam congregações, para que não entendam e não creiam no que, em verdade, lhes falta, para que sejam capazes de melhorar grandemente suas vidas; como está escrito: "...O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Coríntios 4.4.

Essa cegueira espiritual está afetando indiscriminadamente tanto a mundanos quanto pessoas de congregações, mas não os cristãos verdadeiros, que por terem realmente despertado em Cristo, como foi dito: "...Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." Efésios 5.14; são capazes de ver, compreender e praticar o que é preciso para multiplicarem seus talentos adequadamente cada qual segundo suas capacidades sempre visando um fim proveitoso para servir a Deus, para edificar eles mesmos e para amar ao próximo.

Mas que "pequeno" detalhe seria esse?

O entendimento de que a fidelidade que uma pessoa realmente precisa desenvolver para multiplicar seus talentos da forma correta não é a fidelidade social, praticada com amigos, colegas irmãos de congregação; nem a fidelidade sentimental, praticada para com família e parentes; tampouco se trata da fidelidade institucional, praticada para com o emprego, e as demais instituições, sejam políticas ou religiosas. A fidelidade que verdadeiramente pode alterar sua vida, aproximar você de Deus, melhorar suas finanças, impactar o meio ambiente em que você vive e multiplicar todos os seus talentos é a fidelidade diretamente alinhada, intimamente, entre o SENHOR e você; porque a grande verdade é que uma pessoa pode ser fiel a tudo o que a cerca, família, amigos, emprego, igreja, ideologias, sonhos, sociedade etc... e ainda assim não ser nem fiel a Deus, nem fiel a ela mesma. E por mais estranho que pareça, este é exatamente o problema que tem ocorrido com bilhões de pessoas pelo mundo e os afastado da maior multiplicação dos seus talentos.

Essa fidelidade intima alinhada entre Deus e nós diz respeito a aprender, praticar e respeitar, em primeiro lugar, e acima de tudo, os conceitos, preceitos, estatutos, vontade e interesses Dele para nossa vida; e também, como consequência disso, aplicarmos nosso coração em adquirir alto-conhecimento para que possamos fazer todas as coisas (pensamentos, palavras e ações) com plena consciência e lucidez, discernindo exatamente o que deve ser feito, como deve ser feito, e, o motivo pelo qual algo deve ser feito; tanto nas questões espirituais quanto nas materiais; como foi escrito em: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." 1 Coríntios 11.28. Esta fidelidade perfeitamente direcionada e alinhada a Deus nos faz compreender quem nós realmente somos em Cristo e nos impede de passar a vida tentando ser uma pessoa diferente de quem Jesus nos criou e chamou para ser. Essa é a causa da verdadeira multiplicação de nossos talentos, porque é ela que dissipa dúvidas e lança fora o medo de fazer o que precisa ser feito, para que os verdadeiros cristãos, que são genuínos servos de Deus, possam agradar ao SENHOR em todos os aspectos de seu serviço a Ele; exatamente como foi mostrado em: "E o seu Senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel..." Mateus 25.21A. 

Tenha sempre em mente que: Você só vai conseguir multiplicar os seus talentos se for fiel a quem você realmente é, além daquilo que o Ego que há em você (ou a própria sociedade) diz que você é; concentrando-se em viver a sua própria vida de acordo com o que Deus espera que você faça (e não naquilo que o Ego ou a sociedade esperam de você); desta forma mantemos intacta a nossa integridade, que nada mais é do que a nossa fidelidade à nossa fé, às nossas convicções, aos nossos valores, às nossas virtudes, aos nossos princípios e às nossas crenças. Por outro lado, se por qualquer motivo, você tentar sempre viver sendo uma pessoa diferente de quem você realmente é, sendo apenas uma versão meramente social de si mesmos(a), seus talentos serão enterrados porque a sua integridade será violada, ou seja, você não se manterá fiel ao seu verdadeiro eu, que é o seu espírito, nem, tampouco, à sua fé, às suas convicções, aos seus valores e etc...

Mas como praticar essa fidelidade alinhada entre Deus e nós?

Para conseguirmos ser verdadeiramente fiéis a Deus, e não mais termos nossa visão e entendimento diminuído e obscurecido pelo espírito do mundo e pela sociedade, precisamos desenvolver o hábito de investigar todas as coisas e provar os espíritos para vermos se realmente são de Deus, como foi ensinado: "Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1 João 4.1. Além disso, muitas das vezes, também será necessário abrir mão de nossa fidelidade para com "nossos" sonhos, ideais, conceitos, opiniões, assim como para com as pessoas que equivocadamente consideramos amigos, líderes e profetas, e também com algumas instituições; a verdade é que cada pessoa deve se examinar para descobrir o que deve ser alterado em sua vida de modo que possa alinhar sua fidelidade primariamente a Deus e a Sua Justiça, porque esse é o caminho para realmente melhorar a vida que possuímos, como está escrito: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6.33. E sim, esta declaração de Mateus também significa dizer que todos os seus talentos serão devidamente multiplicados. Mas para que isso ocorra precisamos ser fiéis a Deus e a quem Ele nos criou para ser.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos se enganam que Deus deu muitos talentos iguais à todos e a Palavra de Deus explica isso: somos feitos a imagem e semelhança de Deus e tbm somos dotados de Talentos à medida que usá-los
      Assim como os dedos das mãos não tem as digitais iguais, assim tbm ocorre com os nossos talentos

      Excluir
    2. Olá, Maria Alice!
      Obrigado por comentar aqui.
      Que a Luz de Cristo sempre brilhe através de você e abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço. 😊💖👍

      Excluir
  2. Excelente Texto! Deus Continue Abençoando,Iluminando,Usando o autor e a todos os seus! 🙌🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoela!
      Fico contente em saber que você gostou deste texto.
      Obrigado por seu comentário.
      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você.

      Excluir
    2. Era o que estava procurando... as pessoas cristãs querem muito de Deus e pouco se dão.

      Excluir
    3. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Débora!
      É com grande satisfação que respondo ao seu comentário.
      Você pode ter certeza de que está agradando ao Pai quando pensa por si mesma, quando não deixa que os outros governem a sua vida de acordo com as ambições deles, quando vive em conformidade com os valores, princípios e virtudes da Escritura Sagrada (amor, fé, justiça, bondade, alegria, etc...); e, é claro, quando caminha na direção de ser quem Deus criou você para ser.

      Espero ter ajudado ao menos um pouquinho.
      Que a divina luz de Cristo brilhe cada vez mais através de você.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. MUITO ESCLARECEDOR O COMENTÁRIO, AJUDOU-ME MUITO. OBRIGADO, DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeremias!
      Seja muito bem-vindo ao blog e obrigado por deixar seu comentário, pois já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que o Altíssimo te dê clareza, consciência e lucidez de pensamento para que você possa se desvencilhar de todas as ilusões da sociedade.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  5. Obrigado este texto abriu minha mente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que Deus ilumine você.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista