Pular para o conteúdo principal

“Seja a vossa equidade notória a todos os homens...” Filipenses 4.5A



“Seja a vossa equidade notória a todos os homens...” Filipenses 4.5A

Como uma pessoa pode manifestar a equidade em sua vida de forma que seja notória a todos os homens?

Aquela recomendação bíblica registrada em Filipenses 4.5A se faz cada vez mais necessária para que exista uma diferença visível e verdadeira entre quem realmente conhece e serve a Deus e quem vive sob a influência do espírito do mundo. Portanto, para que qualquer um de nós possa manifestar a equidade, precisamos, primeiramente, compreender minimamente o que ela é, tal como já fizemos com a piedade.

E o que é a equidade?

Para explicar de modo bem simples e resumido, a equidade é um conjunto composto por 3 comportamentos básicos; são eles:

*Senso de justiça
*Retidão
*Imparcialidade

A verdade é que existem outros comportamentos que também podem ser agrupados no conjunto que forma a equidade, mas praticando os três citados acima, qualquer um que deseja viver o cristianismo plenamente será bem sucedido em se desenvolver nessa virtude; porém, é de suma importância que tal pessoa deve esforçar o coração para se aprofundar em praticar estes comportamentos, porque somente desta forma estará manifestando equidade diante de Deus e dos homens de maneira simples e intencional.

E como fazer isso?

Ao entender a divisão básica da equidade em suas três partes principais, podemos facilmente fazer um exame interior em nós mesmos para verificarmos se estamos praticando tais comportamentos satisfatoriamente, e caso não estejamos, saberemos exatamente onde precisaremos melhorar.
Todo cristão tem a equidade como uma das muitas virtudes básicas de sua vida e para que possam estar sempre em evolução, desenvolvem constantemente cada uma das partes que a compõe.

* Senso de justiça: Está escrito: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos." Mateus 5.6.

O que a bíblia chama de fome e sede de justiça é o mesmo que nós chamamos de senso de justiça; ou seja, as pessoas que possuem essa fome e sede são guiadas pela justiça, e a justiça é o que dá sentido na maneira como agem com Deus, com eles mesmos, com o seu próximo e com a sociedade. Todos os seus atos são baseados na justiça e por este motivo ela os acompanha durante toda a vida em todas as suas demandas e necessidades; é também por esse motivo que Jesus disse: "...eles serão fartos." Porque todo aquele que planta a justiça em seus pensamentos, palavras e ações sempre acabam sendo beneficiados por ela, ainda que muitas injustiças surjam durante a caminhada.

A justiça é a base da equidade, e neste ponto estou falando sobre justiça natural mesmo, ou seja, aquela que devemos nos esforçar para praticar como indivíduos e em sociedade. Proceder de forma justa para com todas as pessoas, mesmo com aquelas que nos tratam sempre com injustiças, é o princípio fundamental de uma vida em equidade; e principalmente, precisamos compreender que vingança não é o mesmo que justiça. 

* Retidão: Está escrito: "Pondera a vereda dos teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal." Provérbios 4.26-27

Embora os três aspecto base da equidade estejam intimamente conectados, cada um deles possui também uma forma individual de serem praticados, e com a retidão não é diferente. Viver de forma reta é muito mais simples do que pode parecer e para que isso ocorra na vida de qualquer um é necessário que este manifeste e pratique cotidianamente algumas atitudes, que o afastem do mal, sem as quais ninguém pode dizer que possui um espírito reto. São elas: Não se envolver com falcatruas de nenhum tipo; zelar por sua honestidade, não querer levar vantagem sobre os outros; não negociar seus valores, talentos e dons em troca de favores ilícitos ou mesmo em troca de favores lícitos, mas imorais; não se aproveitar da boa fé ou da ingenuidade das pessoas; não usar, enganar nem manipular seu próximo de nenhuma maneira; não se deixar influenciar por toda maré social ou mesmo religiosa que surge de tempos em tempos e são opostas a fé genuína; não fazer do cristianismo apenas uma fonte de lucro pessoal e ganhos materiais, não compactuar com o mal que cada vez mais se fantasia de bem para ludibriar o maior número de pessoas possível, abominar toda forma de mentira e engano; não se assentar na roda dos escarnecedores e se afastar de toda a aparência do mal. Estas são as atitudes que mantém nosso caminho bem ordenados dia após dia e revelam um verdadeiro espírito reto diante de Deus, de modo que qualquer um que praticar tais coisas, sem dúvida, também servirá como exemplo de boas obras diante dos homens.

* Imparcialidade: Está escrito: "O que confia no seu próprio coração é insensato..." Provérbios 28.26A 

Se observarmos com cautela os diversos segmentos e grupos que compõem a sociedade poderemos perceber que muitas pessoas possuem algum "senso de justiça", porém não conseguem ser imparciais a ponto de perceber que a justiça que desejam praticar está completamente ligada ao seu modo particular de compreender as coisas, e voltada apenas para seu próprio benefício e favorecimento.

A imparcialidade nasce quando nossas decisões, opiniões e ações são materializadas deixando de lado tudo aquilo que o nosso coração absorve do ambiente exterior e diz para levarmos em consideração. Todo pensamento, todo sentimento, toda emoção, toda suposição, toda dúvida, toda pressão de terceiros e todo impulso precipitado de fazer justiça; ou seja, quando sufocamos os anseios de nossas vontades, desejos, sonhos, opiniões etc... E, nos posicionamos de maneira plenamente racional tomando como base e considerando apenas a verdade; só assim conseguiremos manifestar verdadeiramente a imparcialidade que quando praticada, por sua vez, gera justiça e manifesta sabedoria. Ou seja, ser imparcial é agir, falar e pensar sem ser influenciado pelas paixões que habitam no coração, nosso ou dos outros ao nosso redor. Um bom exemplo em que podemos ver todo esse processo acontecendo é naquela maravilhosa passagem descrita em João 8.1-11 na qual os escribas e fariseus queriam apedrejar uma mulher apanhada em adultério de modo que a levaram à presença de Jesus e ao apresenta-lá diante do Mestre citaram a lei de moisés para que Jesus decretasse o juízo de acordo com a lei e também de acordo com a vontade dos homens que queriam simplesmente matá-la por causa daquela transgressão; mas também desejavam, os escribas e fariseus, colocar a palavra de Cristo contra Ele mesmo, porque Jesus pregava dizendo: "...Eu sou o caminho a verdade e a vida..." João 14.6A, portanto, se decretasse juízo de morte contra alguém estaria negando a si próprio, pois como aquele que veio para dar vida poderia decretar a morte?

Mas Cristo é sábio, na verdade, Ele é a própria sabedoria. E está escrito: "Mas a sabedoria que vem do alto é, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." Tiago 3.17  

Se jesus seguisse a pressão dos que estavam em volta, se Ele seguisse estritamente o que dizia a lei de moisés, se Ele se baseasse no que aqueles homens diziam ou no fato de que aquela mulher realmente havia sido pega em adultério, se Ele se precipitasse para fazer justiça, ou se Ele deixasse qualquer outra coisa penetrar em Seu coração naquele momento para influenciar Sua decisão, aquela mulher teria sido apedrejada até a morte diante de todos; mas Cristo em sua sabedoria firmou-se apenas na verdade, que é a Palavra de Deus, e que diz: "Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o SENHOR JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus maus caminhos e viva? Ezequiel 18.23. Jesus afastou tudo o que estava ao redor, e assim declarou com total imparcialidade uma sentença que resolveu a questão de forma magistral; registrada em João 8.7: "...Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.".

Usei esta passagem bíblica para exemplificar a manifestação da imparcialidade porque conosco as coisas acontecem de forma muito semelhante, ou seja, comumente somos tentados a sermos parciais; por amigos, colegas, irmãos, congregação, parentes etc... Eles trazem-nos "fatos", argumentos, opiniões, sermões, informações, imagens, vídeos e toda gama de supostas provas, além daquelas que já possuímos em nosso próprio coração enganoso, para que tomemos uma posição ou uma decisão, tanto por palavras quanto por atos, que verdadeiramente não fará justiça, mas sim, e unicamente, aplacará os ânimos e desejos internos nossos mesmos ou dos outros que vem até nós tentando nos envolver em suas demandas, batalhas e contendas sem sentido.

Nestes momentos todo cristão verdadeiro fará exatamente como Cristo demonstrou naquela passagem da mulher; onde o Mestre, quando se pronunciou, de forma imparcial, firmado  sobre a verdade, acabou demonstrando sabedoria, gerando justiça para a vida dela e manifestando a equidade Dele diante de todos os escribas, fariseus e de tantos quantos estavam presentes.

Não devemos confiar nem mesmo em nós mesmos, pois como vimos: "O que confia no seu próprio coração é insensato..." Ou seja, os homens por si sós não são capazes de ser imparciais e tampouco de fazerem justiça por si mesmos, mas devemos extrair tal imparcialidade da Verdade e uni-lá à retidão de nossa vida e também à fome e sede de justiça que dá sentido a nossas ações para com todos. Dessa forma manifestaremos notoriamente diante de todos a virtude da equidade que beneficiará não só a nossa própria vida, mas principalmente a de todos aqueles cujas vidas cruzarem conosco.

Comentários

  1. Uai!amei ...💝👌😄nunca tinha visto uma leitura tão explicada,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou. Obrigado por seu comentário.
      Deus lhe abençoe com abundância de paz, saúde e sucesso.

      Excluir
    2. A paz de Cristo !
      Glórias a Deus por essas palavras tão abençoadas e explicadas dentro da palavra de Deus ,Deus te abençoe meu irmão ,como eu precisava ler essas palavras nesta manhã
      A paz

      Excluir
    3. Olá!
      Que a Paz de Cristo seja com você.
      Obrigado por seu comentário.
      Fico contente em saber que este texto foi útil.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois, e te abençoe como tem falado ao seu coração.

      Excluir
  2. Meu amado, que deus continue usando sua mente seus pensamentos sua boca sua literatura tudo a Deus seja toda a Glória...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que a Paz de Cristo seja com você.
      Obrigado por seu comentário carinhoso.
      Que Deus derrame sobre você muita saúde e sucesso.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá! Obrigado por sua visita e comentário.
      Que Jesus ilumine você e multiplique as bênçãos sobre sua vida.

      Excluir
    2. Que nosso Deus te abençoe sempre dando muita saúde paz e sabedoria para concluir todos os seus objetivos .

      Excluir
    3. Amém. Que Ele abençoe a todos nós dessa maneira.

      Excluir
  4. Que esclarecimento abençoador recebi nessa manhã sobre equidade Cristã!
    Glória a Deus pelo seu ministério continue nos abençoando cumprindo esse chamado e que o Senhor lhe recompense abundantemente em Cristo Jesus suprindo todas as suas necessidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigado.
      Sua visita e comentário alegram o meu coração e são bênção de Deus para mim.
      Que nosso SENHOR Jesus Cristo multiplique sobre você a paz, a saúde, a sabedoria e o sucesso.

      Excluir
    2. Que o Senhor continue te abençoando, e dando sabedoria.

      Excluir
    3. Amém. Que Ele abençoe a você desta mesma maneira.

      Excluir
  5. Obrigada pelo comentário,foi esclarecedor,que o Senhor continue te dando sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja sempre bem vinda a este blog.
      Que Deus lhe dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  6. A empresa Everest hotéis que trabalhei e que eu teria completado 13 anos no dia 13/06 acabou de fechar as portas devido a essa pandemia.....foram todos os funcionários embora......qnd eu cheguei em casa pedi pra DEUS falar comigo e peguei na caixinha de surpresas com vários versículo bíblico a passagem em filipense 4. 5A......DEUS é tremendo, fiel, justo e verdadeiro....eu chorei qnd comecei a ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Lima!
      Deus "...é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos..." Efésios 3.20.
      Obrigado por compartilhar o seu comentário aqui.
      Que o SENHOR te aumente mil vezes mais do que sois e te abençoe como tem falado a você.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Olá!
      É sempre uma grande satisfação saber que alguém gostou desse texto.
      Que Deus dê a você muita paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  8. Que palavra poderosa! Deus trouxe parte desse texto de Fil 4:5 a minha mente e na busca pelo texto encontrei essa preciosidade. Ensinamento de Deus pra mim hj. Glória a Deus! Deus é bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto; agradeço a Deus por isso.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Jesus se manifeste através de você, em cada palavra e em cada ato, para iluminar não só a sua vida, mas também a de todos ao seu redor.

      Excluir
  9. Encantada com as palavras e sabedoria!
    Que Jesus te abençoe e ilumine sempre!🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que esse texto foi útil a você.
      Obrigado pelo seu comentário gentil.
      Que a luz da sabedoria de Cristo brilhe intensamente através de você e ilumine todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  10. Graça e Paz irmão!

    Excelente texto! Que Deus continue te abençoeando e que vc continue desenvolvendo o dom que lhe foi atribuido. Ensinamentos profundos da parte de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Graça e Paz.
      É com satisfação que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a sabedoria de Cristo guie você em todos os seus pensamentos, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  11. Muito obrigada pela explicação
    Gostei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Alegro-me em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que a Luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você, a ponto de alcançar a todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz😊✨

      Excluir
    2. Olá!
      Boa noite.
      Deus abençoe você.😃💖

      Excluir
  12. Que perfeito essa explicação, Glória a Deus eternamente por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ester!
      Seja muito bem-vinda ao blog Pergaminhos Eventuais.
      Louvo a Deus por você ter gostado do texto. Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que o Pai celestial dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista