Pular para o conteúdo principal

“...Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos com as humildes...” Romanos 12.16




“...Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos com as humildes...” Romanos 12.16

Pare de confundir sucesso com excesso!

Não sei se você já percebeu a “mutação” que está acontecendo com as pessoas do mundo. Cada vez mais a sociedade está se mostrando mais ávida e voraz em absolutamente todas as coisas. As pessoas foram infectadas desde a infância com uma mentalidade megalomaníaca que prega que todo indivíduo deve desejar sempre o máximo que puder para que em todas as áreas da vida possa viver no extremo.

Provavelmente alguém já lhe disse em algum momento para você sonhar alto, pensar grande, querer mais, ter mais ambições e pedir muito; se olharmos a sociedade que nos cerca veremos claramente que para as pessoas que a compõem, “ter” já não é o bastante, nos dias atuais, segundo eles, é preciso “ter tudo ao extremo”, ou seja; ter dinheiro não é suficiente, eles desejam ter dinheiro ao extremo; ter posses não basta, eles desejam ter posses ao extremo; ter fama já não os satisfaz, pois eles querem ter fama ao extremo; ter sonhos é para os conformados e medíocres, eles ambicionam sonhos extremos; ter o bastante é para os fracassados ou derrotados, eles almejam ter tudo ao extremo. Estas pessoas reproduzem o mesmo pensamento quando se trata de status, poder, autoridade, prazer e tantas outras coisas que o espírito do mundo diz serem imprescindíveis para a vida em nossos dias.

Em Romanos 12.16, as magnificas palavras de Paulo foram colocadas lá para nos mostrar um nível de pensamento completamente oposto e mais elevado do que essa mentalidade mundana, perniciosa. Tal versículo bíblico nos revela a verdadeira maneira com a qual Deus quer que seus filhos e servos se relacionem com todas as coisas que os cercam, quando diz: “...Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos com as humildes...”. Ou seja, cristãos sabem que não precisam e não devem viver, ou procurar viver, no extremo de seus desejos, sonhos e ambições como os mundanos e religiosos fazem e tentam fazer todo tempo, pois viver no extremo de seus desejos, sonhos e ambições sejam financeiras, profissionais, físicas, mentais ou outras, vai destruir o equilíbrio que toda vida sadia deve ter para frutificar com excelência, além disso, vai matar toda visão do que realmente é importante para o cultivo da plenitude material e espiritual, da mesma forma que vai roubar a liberdade espiritual, física e mental (emocional e racional) que Cristo conquistou para todos aqueles que o reconhecem como único e verdadeiro SENHOR. 

Note que eu usei as palavras matar, roubar e destruir, porque estes são os únicos objetivos do espírito do mundo na vida de todas as pessoas, como está escrito: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." João 10.10. Perceba que ter uma vida abundante não é o mesmo que viver no extremo do acúmulo das posses, do dinheiro, dos bens de consumo, da fama, do status, da autoridade etc... Uma vida abundante é aquela onde há equilíbrio e liberdade de modo que as coisas que temos, assim como nossos sonhos, não nos sejam pesados, não nos aprisionem, nem nos consumam. Ou seja, nossos sonhos não precisam ser sonhos extremamente grandes, na verdade, nossos sonhos, metas e desejos precisam ser nossos, em primeiro lugar, porque o fato é que a maioria absoluta das pessoas está sonhando sonhos, assim como, ambicionando, traçando metas e objetivos que não são realmente deles, mas foram plantados e implantados dentro deles, desde cedo, tão profundamente que parecem que foram genuinamente gerados em seu interior, mas não foram.

O espírito do mundo é um ilusionista megalomaníaco que gera sonhos, desejos e ambições viciantes e gigantescas, em uma velocidade alucinante, e faz com que as pessoas os assumam e acreditem que tais coisas são provenientes delas mesmas, ou pior, faz com que acreditem que é a vontade de Deus. Lembre-se da passagem bíblica em que Jesus foi tentado pelo diabo; está escrito: "Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares..." Mateus 4.8-9. Se analisarmos estes dois versículos segundo a ótica do que estamos estudando aqui, poderemos ver claramente que o espírito do mundo (diabo) estava agindo exatamente do mesmo jeito com Cristo, ou seja, o inimigo queria induzir Jesus a pensar absurdamente grande, a sonhar extravagantemente alto, segundo os padrões terrenos, em ter o poder e a glória de todos os reinos mundanos; exatamente como tem feito, com sucesso, na vida de multidões nos dias de hoje, fora e dentro de congregações, fazendo-os sonhar alto e pensar grande segundo a visão das glórias sociais.

A diferença óbvia é que o Mestre, Jesus, sabia muito bem que a grandeza de um sonho, objetivo ou pensamento não é medida pela quantidade de dinheiro, poder, status, fama, posses, bens ou afirmação social que ele é capaz de gerar (essa é a visão mundana); a visão cristã, que foi aquela demonstrada e ensinada tanto por Cristo quanto pelos apóstolos, mostra que a grandeza de um sonho, pensamento, objetivo etc... está no fato deles serem genuinamente gerados dentro de nós pelo próprio Deus, e não plantados; independentemente de se as pessoas ou a sociedade vão achar grande ou pequeno. A grandeza de nossos sonhos, objetivos e metas reside em como eles podem nos transformar, a cada dia, em pessoas melhores, mais humildes, mais pacíficas, mais amorosas, assim como ajudar a transformar aqueles que estiverem ao nosso redor, mesmo que, segundo os olhos do mundo (sociedade), isso não nos gere qualquer dinheiro, posses, bens, status, poder etc... Sonhos grandes não engrandecem o homem; são os sonhos nobres que fazem isso.

Voltando a Romanos 12.16, está escrito: "...mas acomodai-vos com as (coisas) humildes...”. Lembre-se que ser humildade é ter um coração disposto e inclinado a servir os outros; como foi dito em Lucas 22.26: "O maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.". A humildade enobrece. Exatamente como Jesus e os apóstolos demonstraram em suas trajetórias registradas nas Escrituras Sagradas, portanto, nos acomodarmos com as coisas humildes é, simplesmente, não ter essa visão megalomaníaca do mundo (sociedade), mas sim os sonhos, desejos e objetivos que condizem com nossa estatura e chamado espiritual, assim como, voltados para servir e ajudar ao próximo, mesmo que eles estejam contra nós.

Tal como Cristo, Paulo e os outros apóstolos; os desejos dos cristãos têm mais a ver com construir uma vida simples, abundante, justa, moderada e sadia em todos os aspectos do que em viver sob os holofotes no extremo das glórias sociais.

Comentários

  1. Lindo esse texto escrito com excelência Deus seja louvado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por sua visita e comentário.
      Que Jesus Cristo abençoe você com paz, saúde, sucesso, sabedoria e toda a plenitude do Espírito Santo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
    2. Eu conprimento este nobre amigo na Paz de cristo Jesus , costei de sua materia muito bom ,pena que desde o principio foi assim quando Adao e Eva estavan no paraiso eles tinham tudo mais ainda pela anbicao da Eva tudo foi perdido , veio o sofrimento e a morte .

      Excluir
    3. Olá amigo!
      Que a maravilhosa paz de Cristo seja com você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a abundância das bênçãos de Deus se multipliquem sobre a sua vida.

      Excluir
  3. Oh, Glória ! - Que mensagem maravilhosa, firme, atualizada e estruturada na "Santa Palavra de DEUS" !
    "O SENHOR te Abençoe" !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por sua visita e comentário aqui.
      Me alegra saber que você gostou do texto.
      Que Nosso SENHOR lhe conceda paz, saúde, sabedoria e sucesso abundantemente.

      Excluir
  4. Que maravilha vc tem canal no YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom você gostou.
      Eu tenho o canal Pergaminhos Eventuais no youtube, lá estão alguns vídeos sobre o conteúdo do blog, mas logo logo haverá novidades.
      Que Jesus lhe dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá! Que a maravilhosa paz de Cristo seja com você.
      Obrigado pela sua visita e comentário.

      Excluir
  6. Realmente achei este texto maravilhoso !esclarecedor !
    Precisamos viver isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou do texto. Agradeço a Deus por isso.
      Agradeço também a você por deixar este comentário aqui.
      Que Jesus ilumine maravilhosamente a sua vida.

      Excluir
  7. O senhor Deus nos deixou esse mandamento através de seu servo para que não amemos o mundo nem o que no mundo há!
    Pois bem diz a palavra que quem ama o mundo o amor do pai não está nele!
    E também para que não haja necessitado em nosso meio e tenhamos comunidade de bens como os primeiros servos do Senhor!
    Pois onde estiver o nosso tesouro ali estará o nosso coação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Deus abençoe você com abundância e iluminação.

      Excluir
  8. Infelizmente,é o que mais vemos atualmente, irmãos insentivando outros a pensar "grande", porque o nosso Deus é grande!Essa é a desculpa dos ambiciosos! Megalomaníacos! Triste realidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Achei muito interessante gostoso de se ler lição difícil de aprender e viver na prática isso é muito difícil pois para fazer essas coisas relacionada a servir o próximo requer até mesmo recurso financeiro e mudar o foco dos nossos sonhos é ter prejuízo na certa é ir na contramão mas que Deus nos encha de graça e de sabedoria para lidar com qualquer situação de necessidade do nosso próximo e não levar em conta prejuízos e atrasos de nossos sonhos pessoais para servir o nosso próximo e vou dar uma dica de um filme muito bom chama-se o quarto sábio assista e você vai ver o que é isso na prática

      Excluir
    3. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      O filme "O Quarto Sábio" é um dos meus filmes favoritos, é um filme emocionante; excelente dica.
      Que a sabedoria de Cristo guie você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
  9. Texto maravilhoso, esclarecedor e cheio de sabedoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dercio!
      Seja sempre bem-vindo aqui. Obrigado por deixar seu comentário.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que Deus dê clareza, consciência e lucidez de pensamento a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  10. Excelente ,tem bases na palavra de Deus e clara edificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus pela sua visita aqui.
      Obrigado por comentar.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais através de você a ponto de alcançar a todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.✨😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista