Pular para o conteúdo principal

“...Não temos que lutar contra carne e sangue..." Efésios 6.12



“...Não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Efésios 6.12

Já faz algum tempo que uma mentalidade criada pelo espírito do mundo se infiltrou em diversas congregações e tem contaminado membros e líderes com uma série de pensamentos e influências distorcidas que visam unicamente transtornar a vida das pessoas sem que muitas destas saibam o que está ocorrendo realmente, muito embora, algumas indivíduos, tanto lideranças e sacerdotes quanto membros, tenham tal conhecimento, mas por já possuírem seu coração cauterizado propositalmente e conscientemente, uma vez que todos eles buscam mais os seus próprios interesses do que os interesses de Deus, como já foi dito: "...todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus." Filipenses 2.21, propagam as mensagens e a influências dadas a eles pelo próprio mundo, mesmo congregando com os irmão ou estando sobre os altares louvando e pregando nos púlpitos por toda parte.

Obviamente, para fazer com que os ouvintes recebam a venenosa influência mundana que carregam no coração, tais adeptos dessa mentalidade a estão disfarçando de modo que fique com a aparência de verdade, mas na prática, produzindo apenas frutos contrários ao que a verdade é capaz de gerar; de fato, essa é exatamente a mesma mentalidade que, desde o passado, criou e alimentou diversas guerras e todo tipo de lutas, confrontos e batalhas ao redor do planeta; e isso ainda é basicamente o que eles desejam fazer hoje em dia.

E do que exatamente estamos falando?

Estou me referindo à pregação de um falso evangelho que visa inflamar membros de congregações para que se tornem exércitos particulares de alguém, seja de um líder, de uma denominação ou de uma congregação, mas em última análise eles estão se tornando soldados e militantes do próprio espírito do mundo.

Aqui no blog, no texto em que falo sobre a passagem bíblica que trata dos falsos Cristos, menciono sete falsos evangelhos que estão sendo pregados livremente em toda parte, arrebanhando seguidores, desencadeando todo tipo de escândalos e causando muitos danos, assim como gerando diversos estragos de várias maneira dissimuladas. Mas agora, neste texto que você está lendo, vou abordar especificamente um desses falsos evangelhos, que é: “O evangelho do confronto”.

E o que é o evangelho do confronto?

É um discurso que se diz cristão, baseado na bíblia para que tenha aparência de cristianismo, mas sem ser; repleto de distorções e deturpações cujo intuito é incutir nos ouvintes, membros das congregações, o desejo de confrontar tudo e todos usando para tal as armas, formas, estratégias e as mais diversas bandeiras do mundo como se elas fossem capazes de produzir algum fruto de justiça. Algo que todo cristão verdadeiro sabe bem que não é verdade.

Tais adeptos e seguidores do evangelho do confronto defendem a visão de que servos de cristos devem lutar contra os mundanos no mesmo nível de inconsciência e ignorância deles, obviamente nunca dizem isso de forma aberta, mas procuram camuflar suas reais intenções e transtornar a pregação e a vivência do cristianismo para gerar todo tipo de confrontos e contendas, ou seja, na visão do evangelho do confronto, se os mundanos fazem passeatas, marchas e manifestações, os membros das congregações também devem fazer, ou, se os mundanos se empenham em todo tipo de disputas e debates acalorados e até odiosos sobre praticamente qualquer tema, diga-se de passagem, sem qualquer racionalidade; os membros de congregações também devem fazer o mesmo para enfrenta-los, marcar posição e lutar pelo controle da sociedade; se os mundanos nos atacam usando mídias sociais então os membros de congregação devem contra-atacar massivamente, em resumo, os adeptos do evangelho do confronto acreditam que entrar nesse jogo carnal seja parte da experiência de vida cristã. Mas eles estão completamente enganados, "Porque as armas da nossa milícia não são carnais..." 2 Coríntios 10.4A.

Todo cristão verdadeiro sabe que nossa luta não é contra os mundanos, nem devemos usar as armas, estratégias e bandeiras deles, por mais que nos ataquem, provoquem, machuquem ou persigam, pois está escrito: "Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne." 2 Coríntios 10.3. Independentemente das circunstâncias ou da pressão e opressão que seja feita sobre os verdadeiros cristãos, eles nunca entram no jogo carnal do confronto do social que há no mundo. 

Mas os seguidores do evangelho do confronto não desejam apenas enfrentar e fazer guerra contra os mundanos, eles também desejam confrontar tudo e todos, portanto, envolvem-se em contendas contra outras religiões, outras denominações, outras congregações de sua própria denominação e até contra irmãos da mesma congregação, e fazem isso por qualquer motivo que julguem válidos, eles dividem-se em facções repletas de vaidades, arrogância, soberba e muitas vezes confrontam-se uns aos outros com toda força e fúria que possuem; como se fazer tais coisas fosse agradável a Deus. Mas não é. E eu direi o porquê.

Cristãos verdadeiros, seguidores do verdadeiro e puro evangelho de Cristo, sabem que todo tipo de peleja internas e externas são obras da carne, como dito em: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas..." Gálatas 5.19-20; portanto, aos servos de Cristo não convém contender, como também está escrito: "E ao servo do SENHOR não convém contender." 2 Timóteo 2.24; nem desafiar, confrontar ou lutar fisicamente contra quem quer que seja "Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne." 2 Coríntios 10.3.

Seja sóbrio, não permita que ninguém recrute você para seus exércitos particulares, como Paulo, apóstolo disse certa vez: "Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade..." Colossenses 2.18; seja pastor, seja líder, mestre, profeta, apóstolo, evangelista, membro, ou quem quer que seja, pois se o discurso deles for de confronto, tanto contra outros irmãos quanto contra os mundanos, eles não são seguidores do Verdadeiro Cristo, porque servos de Jesus não são guerrilheiros, mas sim pacificadores, como o próprio Cristo disse em: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." Mateus 5.9.

E o que é ser um pacificador?

É não cair na armadilha mundana de se envolver em conflitos, contendas, batalhas e guerras carnais de qualquer espécie, mas sim lutar o verdadeiro combate espiritual da fé "...contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade..." Efésios 6.12

E como fazer isso de forma prática?

Jesus, o Verdadeiro Cristo, ensinou bem claramente quando disse: "...Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus..." Mateus 5.44-45a. Praticando tais coisas você e eu seremos pacificadores; simples assim.

Fuja da influência dos seguidores, pregadores e adeptos do evangelho do confronto, se for possível fuja até mesmo da presença deles, pois embora estejam dentro de congregações, não são pacificadores, logo, não são filhos de Deus.

Nos dias atuais o espírito do mundo está moldando a sociedade de modo que ela está se tornando cada vez mais belicosa, raivosa, agressiva e extremamente instável e volátil, apenas esperando por pequenas fagulhas para gerar todo tipo de confrontos e combates violentos, seja fisicamente, intelectualmente, politicamente, religiosamente e, ou, judicialmente; da mesma forma, os seguidores do evangelho do confronto estão dispostos a incendiar, de forma dissimulada, tudo o que estiver a seu alcance para criar tais guerras que eles denominam como "santas", como se estivessem defendendo os interesses de Deus, mas na verdade, sem ter nada de santidade e buscando apenas os próprios interesses carnais. Mas, "...o fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas." Filipenses 3.19

Cristãos verdadeiros se mantém alheios e distantes de todo esse caos de confusões e lutas internas e externas nas congregações e evitam o confronto a todo custo; na verdade, Cristãos lutam em outro nível de consciência e entendimento, usando outras armas "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas." 2 Coríntios 10.4

E que armas são essas?

O bom exemplo em todas as coisas, o bom nome, as boas obras, as orações, a fé; e mesmo quando atacados, agredidos, desafiados, feridos, injuriados e martirizados. Cristãos nunca abrem mão dessa forma pacífica e superior de combate, pois este é o verdadeiro e bom combate do qual o apóstolo Paulo fala quando disse: "Combati o bom combate..." 2 Timóteo 4.7. Este mesmo combate também nos está proposto e por meio dele novas almas, inclusive daqueles que nos perseguem, são acrescentadas ao rebanho do Verdadeiro e Vivo Cristo; Como foi registrado em: "...Combatendo sempre por vós em oração..." Colossenses 4.12b.

Esta é a luta dos verdadeiros cristãos. Essa é a nossa verdadeira luta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista