Pular para o conteúdo principal

“É impossível que não venham escândalos...” Lucas 17.1



“É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem.” Lucas 17.1

ESCÂNDALO. Se existe uma palavra que parece estar na moda atualmente é esta; as pessoas têm sido rodeadas por todos os tipos de escândalos em praticamente todas as áreas do viver social. Diariamente, escândalos cada vez maiores e mais ofensivos têm sido anunciados nas mais diversas mídias; escândalos na política, nos esportes, na saúde, na segurança, na educação, na religião, nas empresas, nas famílias, e, infelizmente, até mesmo nas congregações.

Coisas absurdas, verdadeiras abominações, estão se infiltrando e contaminando o interior das pessoas de todas as idades e classes sociais, fazendo com que estes se tornem consumidores e, também, potenciais focos de escândalos capazes de atingir uma quantidade enorme de outras pessoas, gerando assim uma reação em cadeia que mais se parece com a explosão de uma grande bomba. A sociedade parece ter perdido completamente a capacidade de viver sem ter de se “alimentar” quase que diariamente de algum tipo de escândalo, mas isso não é de se estranhar, na medida em que os escândalos são gerados no mundo pelo próprio espírito que há no mundo, dessa forma, eles falam a mesma língua, comunicam-se entre si e sentem-se confortáveis uns com os outros, ou seja, os mundanos, os escândalos e o espírito do mundo. A verdade aqui é que eles sempre foram e sempre serão assim; por isso cada qual colherá os frutos de sua péssima plantação; e este é o motivo de estar escrito: “Mas ai daqueles por quem (os escândalos) vierem.” Lucas 17.1b.

E o que os cristãos têm com tudo isso?

Não é preciso fazer esforço para perceber que cada vez mais as congregações tem se assemelhado aos mundanos neste aspecto, e digo isso com tristeza, mas vez ou outra podemos ver ou ouvir escândalos espocando no ambiente congregacional, que sacodem a opinião de todos, sejam mundanos ou não. Escândalos “pequenos”, “médios” ou “grandes”, mas todos com enorme potencial de destruição; porém, tratados sempre com a mais absoluta e natural negligência, como se os escândalos dentro de congregações fossem e devessem ser tratados de maneira tão comum e corriqueira quanto é pelos mundanos.

Um escândalo é uma arma de guerra das mais poderosas no arsenal particular do espírito do mundo, muito usada para destruição em massa, ela atinge, feri, destrói, debilita, separa, inutiliza e consome violentamente; a paz, a ordem, a união, os relacionamentos, a unidade, a alegria e todos os atributos que são característica das pessoas de bem; e como se tudo isso não bastasse, o escândalo ainda contamina todos os que tem contato com ele, de modo que tais pessoas passam a ser portadores da “radiação” maldosa que emana dele, e passam também a contaminar todos os que estiverem ao redor e até, eventualmente, se tornam geradores de suas próprias explosões (novos escândalos); pois um escândalo chama outro, assim como “Um abismo chama outro abismo...” Salmos 42.7a; para que assim as sucessivas quedas nunca tenham fim.

Está escrito: "...Sejais sinceros e sem escândalo algum até ao dia de Cristo." Filipenses 1.10b.

Cristãos sabem que é inevitável que os escândalos ocorram; como foi dito: “É impossível que não venham escândalos...” Lucas 17.1, mas não usam essa afirmação de Cristo para se permitir ser os geradores ou portadores dos escândalos, tampouco se permitem participar de escândalos alheios, tanto no mundo quanto nas congregações. Cristãos sabem que há, principalmente nos dias atuais, uma perniciosa cultura voltada para escandalizar o máximo possível de pessoas, ou seja, criando escândalos que afetem a maior quantidade de indivíduos, pois o objetivo do mundo é fazer com que ninguém fique imune a sua vil “radiação de destruição”. Por este motivo, os cristãos mantém forte vigilância sobre seus próprios atos, palavras e estilo de vida de forma geral; sempre seguindo à risca a orientação dada por Paulo, o apóstolo que disse: “Portai-vos de modo que não dês escândalo nem  aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” 1 Coríntios 10.32; ou seja, cristãos vivem de modo que não criam nem são parte de escândalos, nem para os religiosos representados no versículo como judeus, nem para os mundanos representados como gregos, nem para outros cristãos representados como a igreja de Deus.

Este é um ponto de honra na mentalidade de todo cristão, ou seja, cristãos vivem de modo que todas as suas palavras e ações sejam sempre orientadas apenas para ajudar, curar, contribuir, apaziguar, construir, restaurar, conservar e proteger tudo e todos os que estão ao redor, porquê: “Toda árvore boa produz bons frutos...” Mateus 7.17a. Cristãos não causam, não se envolvem e nem se “alimentam” de escândalos, mas da mesma forma, não apontam o dedo para atacar, julgar ou condenar qualquer um que tenha sido atingido ou esteja tomando parte dos escândalos do mundo; cristãos apenas se mantem separados das pessoas que vivem segundo as regras do mundo, ainda que estejam dentro das congregações; porque mundanos cuidam dos assuntos do mundo e do espírito que no mundo está, enquanto que cristãos cuidam dos assuntos de Cristo e do Reino de Deus. Simples assim.

Obviamente, sempre que é possível os cristãos procuram ajudar, com sabedoria, as pessoas que estão vivendo segundo as regras e o estilo de vida do mundo, mas o fato é que a principal forma como os cristãos fazem isso é sendo em tudo bom exemplo de retidão, honestidade, dignidade, honradez, lealdade, fidelidade, liberalidade, generosidade, caridade, voluntariado, fé, sinceridade, humildade, simplicidade e tantas outras virtudes cristãs como estas, porque está escrito: “Em tudo, te dá por exemplo de boas obras...” Tito 2.7. E a forma de ser exemplo de boas obras em tudo é aquela citada em 1 Coríntios 10.32, que diz: “Portai-vos de modo que não dês escândalo nem  aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.”.

Este é o caminho mais seguro para eliminar os escândalos do meio das congregações, assim como a melhor maneira de inspirar até mesmo aqueles mundanos que estejam vagando dispersos à procura de luz e direção para suas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista