Pular para o conteúdo principal

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8



"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia." 2 Pedro 3.8

Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus.

Em um texto anterior falei sobre o tempo das coisas, mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus.
Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase: Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele.

Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente.". Em outras palavras o que Einstein estava falando é que o tempo é uma espécie de ilusão. 

Muitas vezes queremos que Deus faça algo por nós, nos dê algo ou nos eleve a determinado patamar, mas, no fundo, não queremos compreender ou cumprir as etapas, respeitar os períodos e, ou, obedecer as direções divinas que nos levarão ao resultado desejado; isso ocorre tanto espiritualmente quanto fisicamente; outras vezes não queremos plantar aquilo que vai gerar o fruto que desejamos colher; é por este motivo que muitas pessoas estacionam suas vidas no patamar em que estão, mas como não têm a sinceridade ou a lucidez de admitir para si mesmas que sua falta de entendimento de que "tudo tem seu tempo determinado" está impedindo que evoluam, estas pessoas trilham o caminho mais fácil, ou seja, transferem toda a responsabilidade de sua estagnação, frustrações, desilusões, falhas e outras coisas, para o próprio Deus. Elas costumam se esconder por trás de uma frase muito conhecida e recitada, com aparência de sabedoria espiritual, porém, não totalmente verdadeira. Elas costumam dizer:

_Não é o tempo de Deus.

Mas a grande verdade aqui é que não existe o tempo de Deus. E tenho certeza de que neste momento você deve estar se perguntando como posso escrever uma coisa dessas, não é? Pois então veja o que o Apóstolo Pedro fala:

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia." 2 Pedro 3.8.

Curioso, não é? O que Pedro queria dizer com tal afirmação?

O que o apóstolo está dizendo neste versículo é simplesmente que para Deus não há tempo, ou seja, para o Altíssimo o tempo não é importante, não é relevante, não é determinante, e não é crucial. Tanto faz um dia como mil anos, e vice e versa. Deus é um Ser que vive acima do tempo; Ele é o único Ser eterno, não há outro, nem mesmo os anjos são eternos, pois que em algum momento foram criados; eternidade significa ausência de tempo; na eternidade não há começo nem fim, e estas são as duas principais características de tudo o que é temporal. Portanto, sendo Deus, eterno, todos os seus atributos, palavras e ações também são; ou seja, Ele não age baseado no tempo como nós humanos e mortais, pelo contrário, Ele age baseado em sua vontade e desígnios. Milésimos, centésimos, décimos, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios não são nada para alguém que vive fora destes padrões temporais como Ele vive. O tempo só afeta a nós mortais.

Reconheço que isso é muito difícil de ser compreendido em nossa mente num primeiro momento, porque para nós o tempo é algo extremamente importante, na verdade, para nós o tempo é vital; nós vivemos presos ao tempo, toda a nossa noção de vida está construída e se sustenta sobre um único pilar, o tempo; tudo o que está vivo na natureza, está vivo por um período que pode ser maior ou menor, inclusive o próprio homem. E como alguém já disse: "Cada segundo desperdiçado jamais pode ser recuperado. Jamais!" Para nós o tempo é precioso, mas para Deus é apenas mais um aspecto da sua criação. O tempo não é absoluto, na verdade ele é apenas mais uma das grandezas físicas que compõem e agem no universo, assim como a gravidade e a luz, só para citar alguns exemplos. O tempo é relativamente finito, e, assim sendo, não pode ser uma característica de Deus, porque todas as características do Criador são infinitas; como, por exemplo, as Suas misericórdias; por isso foi escrito: "...As suas misericórdias não têm fim." Lamentações 3.22b

Portanto, se o tempo é relativamente finito, ele se torna uma limitação, mas Deus é ilimitado.

O SENHOR é O Ser Supremo, O Criador do tempo, do espaço, da luz, da gravidade e de tudo o que há. O que nós precisamos compreender aqui é que Ele determinou períodos e ciclos para todas as coisas que estão abaixo Dele, dentro da criação, portanto, são as coisas que possuem tempo; Deus não. Apenas a criação e as criaturas, mas não o Criador.

Então por que certas coisas não acontecem no momento em que achamos que "deveriam" acontecer?

Se há algo em sua vida que você julga que está demorando para ocorrer ou algum propósito que parece estar no "tempo errado", ou até mesmo alguma promessa divina que você pensa que está tardando a se cumprir; antes de sair por aí, como os religiosos fazem, repetindo o "mantra" de que "Não é o tempo de Deus", faça uma análise realmente espiritual, criteriosa, e sincera tanto internamente quanto externamente. Internamente: Examine-se com cuidado e veja se não é você mesmo quem, de alguma forma, não está fazendo com que tal situação se prolongue mais do que deveria ou impedindo que as coisas aconteçam; verifique se você está realmente tomando as ações condizentes com aquilo que espera que ocorra, tente perceber se verdadeiramente você está vivendo da forma apropriada para gerar os frutos e resultados que você deseja e, principalmente, verifique se você está, de fato, cumprindo a vontade e a direção do Criador em sua vida ou se está apenas dissimulando e cumprindo a sua própria vontade de maneira disfarçada. Eis aqui uma dica que fará toda a diferença nesse processo: Seja o mais consciente possível e muito sincero(a) com você mesmo e com Deus, não tente "fechar os olhos" ou se justificar se estiver fazendo ou deixando de fazer algo para conseguir que aquilo que você espera se manifeste no momento presente ou no período mais adequado. O coração humano é mestre em se fingir de vítima das circunstâncias e em transferir as nossas responsabilidades para Deus. Doutrine-se para deixar de fazer isso, pois da parte de Deus, no momento em que nossos pensamentos, palavra, ou ações entrarem em sintonia com a promessa que Ele fez para nós, as coisas acontecerão, porque está escrito claramente no texto de 2 Pedro 3.9: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia...".

Muitas vezes achamos que as coisas estão demorando muito para acontecer ou que o tempo em que estão acontecendo está diferente das expectativas que nós e a sociedade ao nosso redor criamos antecipadamente, mas bem lá no fundo sabemos que ainda não é o momento certo, sabemos em nosso coração que o ciclo não se completou; porém, nossa inquietação, ansiedade, impaciência e expectativas exageradas costumam controlar nosso coração e por consequência, nossa vida; porque para nós; cada segundo perdido é um segundo desperdiçado para sempre. Grande parte das coisas que acontecem, ou não acontecem, em nossas vidas são por nossa própria culpa e responsabilidade, porém, nem todos têm a lucidez de encarar este fato de frente e com a devida humildade e sabedoria para usá-lo de modo favorável. 

Se você realmente fizer uma análise interior profunda e sincera, mas chegar à conclusão de que não é você mesmo quem está fazendo ou deixando de fazer, de alguma forma, com que as coisas não aconteçam no tempo que você julga que devem acontecer, ou de acordo com suas expectativas; então, é preciso partir para a segunda etapa da análise, que diz respeito as circunstâncias externas.

Está escrito:

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3.1

Note que o clássico versículo diz claramente que existe tempo para todas as coisas, ou seja, tudo tem seu tempo determinado, logo podemos concluir que são apenas as coisas que possuem tempo; mas que coisas são essas? Todas. Ou seja, os homens, os animais, as plantas, a vida, o clima, o planeta, o sol, a lua, o universo, o próprio tempo e toda a criação. Para absolutamente tudo isso Deus determinou previamente um período de existência e de funcionamento, maior para uns e menor para outros, mas todos o têm. Cabe aos sábios compreender o tempo de cada coisa e usar este entendimento de modo favorável e produtivo; por exemplo: Não adianta uma pessoa plantar uma semente hoje e já querer que amanhã ela dê fruto, porque isso simplesmente não vai acontecer. Deus determinou um tempo (que é variável) para que a semente cresça e frutifique, portanto cabe a nós compreendermos esse tempo se queremos ser bem-sucedidos em nossa colheita. Este princípio se aplica não apenas na agricultura, mas a tudo na vida.

Jesus disse certa vez: "Ainda não é chegado o meu tempo" João 7.6

Alguns podem argumentar que esta passagem de João 7.6 é a prova definitiva de que existe um "tempo de Deus", visto que Jesus é Deus, e Ele usa a expressão "...Meu tempo.", mas quem defende tal teoria se esquece de um detalhe muito importante, que é: Naqueles dias Jesus estava na terra apenas como um homem e não como Deus, Ele, embora seja o Eterno Criador em pessoa, havia se esvaziado de TODA a sua Glória, Poder, Majestade e todas as prerrogativas da Divindade Altíssima e absoluta de tal forma que não havia nEle nenhuma Divindade ou resquício de Onipotência, Onipresença ou Onisciência. O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, chega a dizer que Jesus aniquilou-se a si mesmo para se fazer humano tal qual cada um de nós, como mencionado na carta aos Filipense 2.7, que diz: "Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;...". Aniquilar significa reduzir a nada; ou seja, Cristo reduziu-se até se tornar completamente humano; e como homem Ele também estava limitado pelo tempo, como homem Cristo havia deixado temporariamente o "lugar de Criador" e corajosamente entrou no "universo e na dimensão da criação", e, desse modo precisava usar de sabedoria para compreender e utilizar o tempo das coisas a seu favor, e foi o que Ele sempre fez, na verdade, Ele já estava pronto, mas o mundo e as pessoas ao seu redor ainda não estavam, por isso ele aguardou. Portanto não devemos confundir aquela declaração de Jesus dizendo que ainda não era o seu tempo, como um atestado de que exista um tempo de Deus, mas sim como um ensinamento de que nós, humanos, (como Jesus estava naquele momento) devemos compreender e pacientemente usar o tempo das coisas a nosso favor da melhor forma possível, compreendendo as circunstâncias que nos rodeiam e sabendo que nossas ações desencadeiam toda uma sequência de desdobramentos nas mais diversas direções.

Quando Cristo disse: "Ainda não é chegado o meu tempo", é mais ou menos como uma mulher que achando-se grávida de dois meses, é questionada por alguém que julga que o bebê já deveria ter nascido, ora, nós bem sabemos que uma gestação leva nove meses, logo,  tal grávida poderia muito bem dizer: "Ainda não chegou o meu tempo de dar à luz.". O tempo foi determinado por Deus, mas é da gestação e não do Criador. 

Afirmar que há um tempo de Deus é uma pequena falta de conhecimento de quem Ele realmente é, pois nos dá uma visão limitada do SENHOR, visto que o tempo é um fator limitador, como já vimos acima, portanto, se queremos conhecer ainda mais e experimentar maravilhas cada vez maiores em nossa vida, devemos fazer como Pedro e enxergar o Criador como um ser literalmente atemporal, como foi escrito: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia." 2 Pedro 3.8. Isso significa que Ele age quando achar que deve agir, segundo o Seu propósito independente de tempo, e nós devemos ter fé, acreditar, aguardar, confiar e fazer a nossa parte; porque enquanto isso Deus estará movendo tudo ao nosso redor para criar, com perfeição, a situação que tanto desejamos, se o nosso desejo e o Dele forem um só; pois "...sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que chão chamados segundo o seu propósito." Romanos 8.28.

No episódio da ressurreição de Lázaro, Cristo demonstra claramente que Deus age quando age, segundo Seus próprios propósitos, independente de tempo, pois Lázaro havia morrido, ou seja, o tempo dele já tinha se encerrado e para todos os efeitos não havia mais nada a ser feito, entretanto, O Criador "simplesmente" lhe acrescentou mais tempo. Jesus podia muito bem ter ido visitar o amigo, a quem Ele amava, enquanto ainda estava vivo para curá-lo como costumava fazer com todos quanto o procuravam, mas não o fez; (leia João 11). Uma das muitas lições contidas naquela passagem bíblica é que Deus está sempre pronto para agir, mesmo que o nosso tempo tenha se esgotado ou que não compreendamos o momento, mas o SENHOR age quando age e para Ele esse momento é sempre o agora, embora para nós possa não parecer; como está escrito: "...Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui e agora o tempo aceitável, eis aqui e agora o dia da salvação." 2 Coríntios 6.2.

Se formos sinceros, tivermos fé verdadeira, plena, viva, e a usarmos com inteligência e conhecimento do tempo das coisas; Deus agirá de acordo com Seus propósitos e vontade boa, perfeita e agradável. Mas se nossa fé for falsa, inconstante ou morta e ignorarmos o tempo das coisas, vamos nos arrastar durante anos e anos esperando que Deus aja, quando, na verdade, é Ele quem estará esperando que nossa fé desperte e nossos olhos se abram sob essa verdade para que Seu poder nos abençoe.

Muitos de nós estão esperando que o "Tempo de Deus" se cumpra nas suas vidas para determinado propósito, mas não conseguem perceber que é Ele quem está esperando que façamos a vontade Dele para que as coisas aconteçam, como está escrito: "O SENHOR não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenham por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." 2 Pedro 3.9

* Às vezes queremos que algo aconteça em determinado tempo, mas não queremos nos arrepender. 
* Às vezes queremos receber algo em determinado tempo, mas não queremos ouvir a voz de Deus.
* Às vezes queremos alcançar alguma bênção em determinado tempo, mas não queremos abrir mão de nossas mentalidades equivocadas.
* Às vezes somos pressionados, pela sociedade, amigos, família, igreja; para fazermos algo no tempo deles quando devíamos ficar atentos ao tempo em que as coisas realmente acontecem. Pois cada vida é uma vida diferente.
* Às vezes julgamos que as promessas estão demorando simplesmente porque damos ouvido a ansiedade e a falsa urgência social; e, não queremos esperar que os períodos apropriados se cumpram.
* Às vezes não queremos esperar simplesmente porque ainda não confiamos plenamente em Deus de todo coração.

Todas estas e tantas outras coisas semelhantes nos fazem prolongar o tempo de espera sofrendo fisicamente, emocionalmente e espiritualmente durante todo o período; e fazem com que Deus permaneça aguardando até que compreendamos o que realmente deve ser feito. Se formos completamente sinceros, conosco e com Ele, o tempo não será mais um problema, pelo contrário, se converterá em um grande aliado e nós dominaremos o tempo de todas as coisas como Jesus demonstrou diversas vezes; Deus agirá em nossa vida como agiu na do próprio Cristo e dos apóstolos. Certamente esta é a vontade Dele; não se deixe guiar nem pela multidão de mundanos, nem pela de religiosos, porque eles não sabem discernir nem usar o conhecimento do tempo; como Jesus falou a eles certa vez: "Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis, então, discernir este tempo?" Lucas 12.56

Cristãos sabem discernir o tempo de todas as coisas e sabem também que não há um tempo de Deus, pois o tempo é algo que só existe abaixo do céu; "há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3.1, mas o SENHOR Deus está assentado sobre o céu, "O céu é o meu trono..." Atos 7.49a; ou seja, Ele vive, literalmente, acima do tempo.

Deus está sempre pronto para agir; como dito: "eis aqui e agora o tempo aceitável, eis aqui e agora o dia da salvação." 2 Coríntios 6.2, mas nós e o mundo ao nosso redor nem sempre estamos prontos para a ação Dele; como o texto de João 16.12 mostra Jesus dizendo: "Ainda tenho muito o que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.". Deus está sempre pronto, mas o problema é que nós geralmente não temos consciência de que não estamos prontos; por este motivo ele organiza tudo em nosso favor e espera que nos tornemos realmente prontos, e conscientes, para Sua intervenção.

Sei que todo esse entendimento não é tão fácil de assimilar, mas o potencial de transformação que ele é capaz de gerar na vida de quem o compreender é virtualmente ilimitado.

Comentários

  1. Uau! Incrível demais! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que Deus derrame sobre você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Perfeita mensagem, falou muito ao meu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camilla!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você para iluminar a todos ao seu resdor.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Muito Obrigado Pela Explicação Me Foi Muio Eficiente Irmão Shalom Um Abraço Abençoado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com satisfação que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a infinita sabedoria de Cristo guie você em todos os seus pensamentos, palavras e ações.
      Grande abraço.
      Shalom.

      Excluir
  4. Top, acredito que em 6 dias fez e em 6 mil anos destruirá a criação.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui; seu entendimento é interessante.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Parabéns por trazer esse ensinamento foi maravilhoso confesso que não sabia Deus abençoe grandemente Abç Sorocaba SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a sublime luz de Cristo brilhe intensamente sobre você e abençoe também a todos em Sorocaba.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Amém Deus abençoe você toda sua família Abç Luiz Cézar

      Excluir
  7. Nossa achei maravilhosa mensagem,
    Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto. Obgrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que o seu coração e mente sejam cada vez mais fortalecidos nas poderosas virtudes de Cristo.
      Grande abraço.

      Excluir
  8. Excelente explicação!!! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio!
      Obrigado por comentar aqui.
      Que a magnífica sabedoria de Cristo guie todos os seus pensamentos, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  9. Muito boa esta explicação sobre o tempo. Abriu os olhos do meu coração. Pude entender um pouco mais de Eclesiastes. Realmente, nós é que retardamos muitas coisas em nossas vidas. És abençoado. Não podemos nos esquecer de :Efésios 1.3. Jesus é lindo . Grde abraço. (Três Lagoas M.S)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que a Luz do Espírito Santo te dê clareza, consciência e lucidez de pensamento.
      Grande abraço a você e a todos os irmão em Cristo de Três Lagoas.😊

      Excluir

  10. Muito boa a sua reflexão! Eu gosto de meditar sobre essa questão do tempo e Deus.

    Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Salmos 90.4

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Glaucia!
    Seja sempre muito bem-vinda ao blog. Obrigado por deixar seu comentário aqui.
    Fico contente em saber que você gostou do texto.
    Que Cristo dê clareza, consciência e lucidez de pensamento a você.
    Grande abraço.😊

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Foi muito edificante, era o que eu procurava, pois não entendia quando falavam a respeito do tempo de Deus. Muito bom estudo. Que Deus continue abençoado e enriquecendo sua vida de conhecimento e abençoando outras pessoas assim como me abençoou-me!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!
      Seja bem-vindo ao blog.
      É com alegria que leio seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Alegro-me em saber que o texto foi útil a você.
      Que a divina Sabedoria de Cristo repouse dentro de você e produza abundância de frutos.
      Forte abraço.👍😊

      Excluir
  13. Bela explicação, porém uma dúvida. O que acontece com as pessoas deficientes visuais, físicos que estão a espera de um milagre? Nesse caso não tem como elas fazerem nada a não ser aguardar pelo tempo de Deus para realizar o milagre. Elas não estão estacionadas, nem procrastinando algo,apenas não tem o que fazerem a não ser aguardar o tempo de Deus. Estou errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Obrigado por comentar.
      Quanto a sua dúvida devo dizer que é bem complicada de responder, pois é muito genérica, mas vou tentar. Vamos observar um caso concreto.
      O evangelista cristão Nick Vujicic nasceu sem os braços e sem as pernas; durante muito tempo ele foi infeliz, pois orava para que Deus o "curasse", mas nada acontecia, muitos poderiam dizer que ainda não era o tempo de Deus curá-lo, porém ele continuou buscando tal "cura", mas ela nunca acontecia. Até que ele finalmente se permitiu ouviu a voz do Criador e percebeu que Deus não mudaria a sua condição, pois o havia comissionado para pregar às nações e levar o alívio do evangelho para pessoas de todo o mundo usando a si mesmo como exemplo de que mesmo os indivíduos que a sociedade diz serem deficientes, podem se ouvirem a voz de Deus, ter uma vida extraordinaria, feliz, serena, e completa.
      O que eu compartilho no texto acima é apenas uma tentativa de fazer as pessoas desvincularem a Pessoa de Deus, do tempo. É claro que Deus pode curar qualquer deficiente visual, mas ele não fará isso em uma questão de tempo, mas sim em uma questão de entendimento; quando tais pessoas compreenderem a Palavra de tal forma que ela gere a fé, o milagre ocorrerá; e caso o milagre "não ocorra" como tais pessoas esperam, talvez elas precisem considerar o fato de que Deus os chamou para ser o milagre de outras pessoas, de alguma maneira, como o próprio Nick diz a respeito de sua experiência pessoal nessa questão.
      Espero ter ajudado. Sei que esse é um tema um tanto sensível e ligeiramente confuso.
      Que a Luz divina de Cristo sirva como nutriente para o desenvolvimento pleno da sabedoria em você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
    2. Resposta sensacional, outro exemplo é Clayton Queiroz que mesmo nascendo cego e tendo que retirar os olhos faz a obra de Deus, segundo o testemunho dele o Senhor o visitava e o ensinava a tocar instrumentos, ele faz a obra de Deus desde criança mesmo sabendo que Deus poderia curá lo se quisesse mas talvez se curado a adoração dele poderia deixar de ser tão grande, com tanto amor, o Senhor escolheu cada um de nós para uma missão aqui na terra, nosso tempo aqui é curto, mas lá em cima, ao lado dele viveremos eternamente, vale a pena passar por dificuldades aqui na terra para que possamos ter o nosso lugar no céu, ao lado do Pai, acima das nuvens, além do tempo.

      Excluir
    3. Fiz uma pesquisa e entrei no endereço certo, muito linda toda essa explicação, cheia de base bíblica, o Senhor realmente está além do tempo, ninguém nunca saberá tudo sobre Ele mas Ele nos conhece desde antes de nascermos... que benção

      Excluir
    4. Olá, Moisés IAB.
      Obrigado por sua visita ao blog e por deixar os seus comentários aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria, felicidade e sucesso a você e a todos ao seu redor.
      Grande abraço. 💖😊👍

      Excluir
  14. Falou muito comigo, porém, um texto que precisa ser lido e relido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendel!
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você de alguma maneira.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que o Altíssimo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço😊

      Excluir
  15. Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que você se fortaleça cada vez mais na maravilhosa Graça e no Amor de Deus.
      Grande abraço.
      Seja Feliz😊

      Excluir
  16. Texto muito bem colocado e explicado, gostei muito da colocação "PROPÓSITO ",mas gostaria de entender o texto diz pedi pedi e dar se vos a... em fim o que entendi e que as coisas não acontecem as vezes por não estar mos preparados?e como fazemos para entrar no PROPÓSITO ou compreender a vontade do Criador de forma que possamos ter o tempo a nosso favor? Desde já agradeço que Deus continue abençoando grandemente sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Uma parte considerável das dificuldades que enfrentamos na vida se dão simplesmente porque não compreendemos o tempo das coisas adequadamente. Há muita inquietação, muita ansiedade, muito ruído dentro das pessoas e isso as deixa sempre confusas. Compreender a vontade do Criador significa também compreendermos o tempo em que essa vontade se manifestará, seja em um dia ou daqui a dez anos. E para que isso fique claro para nós será preciso conscientemente eliminarmos as "urgências" que a sociedade, assim como o Ego que há em nós, estão sempre nos impondo. Cada caso é um caso diferente e específico, mas uma vez que tenhamos um relacionamento realmente íntimo com Deus, o tempo de todas as coisas ficam claros para nos de modo que nos tornamos capazes de usá-lo sabiamente a nosso favor.
      Espero ter ajudado ao menos um pouco.

      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  17. Obrigado por esse ensino muito sábio, me serviu por demais maravilhoso recheado da sabedoria do Espírito Santo! Um abraçO Luiz Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por esse texto ter sido útil a você de alguma maneira.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a sua vida seja cada vez mais fortalecida pela Graça e pelo Amor de Deus em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir
  18. Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que o texto edificou você. Louvo a Deus por isso.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que Cristo derrame paz, saúde, sabedoria e sucesso sobre a sua vida.
      Grande abraço. 😊👍💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista