Pular para o conteúdo principal

“...Melhor é o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade”. Provérbios 16.32



“...Melhor é o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade”. Provérbios 16.32

Quero começar este texto com uma frase que ajuda a ilustrar bem a essência que o versículo destacado na abertura transmite para nós. E é a seguinte:

“Quem vence seu próprio espírito vence, ao mesmo tempo, todos os inimigos e adversários."

Nenhum indivíduo é derrotado pelos inimigos externos contra os quais luta, nem pelas adversidades que enfrenta, tampouco pelas circunstâncias contrárias que surgem, nem pelos fortes ventos oscilantes que sopram; na verdade, a anatomia da derrota de qualquer pessoa é muito simples de ser entendida, e é a seguinte: Todo indivíduo que já foi derrotado alguma vez na vida ou ainda será; vai ser derrotado por um único oponente. E o mesmo ocorre com aquelas pessoas que constantemente e recorrentemente estão sendo derrotadas seja em uma ou em várias áreas de sua vida; pois mesmo quando as circunstâncias mudam, eles são derrotados, sempre, pelo mesmo adversário.

E que adversário é esse?

Nosso próprio espírito.

Todos nós sabemos que o ser humano é, na verdade, um espírito que possui uma alma e habita um corpo, logo, se o maior inimigo do ser humano é o próprio espírito humano, podemos compreender o motivo de haver tantas mazelas causadas pelos próprios homens, porque eles não sabem como vencer a si mesmos. Infelizmente, grande parte da humanidade simplesmente ignora a existência real do espírito humano, embora muitos destes afirmem que reconhecem, mas sem compreender verdadeiramente o que é o espírito, e como ele tem sido, desde a infância, cotidianamente influenciado de várias maneiras pelo espírito do mundo, tais pessoas não conseguem se livrar das armadilhas e astutas artimanhas plantadas pelo mundo dentro do espírito humano e, por consequência, dentro das pessoas que por sua vez passam pela vida sem saber como governar, e com isso vencer, seu próprio espírito, sendo derrotados recorrentemente por ele, mas sempre atribuindo a culpa das derrotas para tudo e todos que os rodeiam, os quais julgam ser inimigos, tanto fracos como fortes; e sem enxergar o real adversário. 

Note que ninguém consegue vencer um inimigo ou adversário que não reconhece como tal. E como demonstrado claramente em Provérbios 16.32, a vontade de Deus para todos é que cada um seja capaz, não só de compreender e reconhecer que o espírito humano (decaído) é o grande adversário a ser vencido, como também ter condições plenas de governá-lo, porque esta é a única forma de experimentarmos a verdadeira força e liberdade de estarmos totalmente no controle de nossa própria vida.

Mas como fazer para governar seu próprio espírito?

Primeiro tenha em mente que você só governa aquilo, ou quem, você vence. No passado reinos e reis entravam em batalhas contra outros reinos e reis, venciam, e aí sim, passavam a governar sobre os derrotados; e há uma celebre passagem bíblica relatada em 2 Pedro 2.19b que mostra o quão verdadeira é essa dinâmica; está escrito: "Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo."; essa dinâmica é real e aplicável a absolutamente tudo em nossa vida, ou seja, quando alguém é vencido pelo pecado, se torna servo (escravo) do pecado; e todos os pecados nascem a partir de tentações plantadas pelo espírito do mundo dentro do espírito humano, tentações estas que estão sempre de acordo com as vontades corruptas e pervertidas que o espírito do homem já possui dentro de si; como também é descrito no livro do apóstolo Tiago, capítulo 1, verso 14, que diz: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.". Perceba que está mais do que claro que o motivo do pecado nascer na vida das pessoas e vencê-los, são as vontades desenfreadas de seus próprios espíritos, portanto, embora tenhamos, sim, que aprender a confrontar o espírito do mundo para pô-lo em retirada, o maior problema que deve ser resolvido para encerar com os ciclos intermináveis de derrota que muitos têm vivido são as concupiscências (vontades desenfreadas, cobiças de bens materiais e desejos ardentes por prazeres carnais, entre outras coisas semelhantes), e todas estas coisas estão dentro, e fazem parte, do espírito do ser humano desde a queda de Adão.

Todo aquele que deseja governar seu próprio espírito deve, primeiro, enxergá-lo claramente, e isso é feito através de uma compreensão muito simples; que é a seguinte: No contexto de Provérbios 16.32. Seu espírito é a unidade entre sua Mente e seu Coração. Se você desejar se aprofundar mais em saber sobre o seu coração, há um texto aqui no link que você pode ler para lhe ajudar, mas por agora basta dizer que seu Coração é a parte do seu Ser que reúne seus pensamentos, sentimentos, emoções e intenções (ou inclinações). Já a sua Mente é a parte do seu Ser que reúne seu inconsciente ou subconsciente, seu consciente, sua memória, sua lógica e sua razão; tudo isso, ou seja todas estas partes do seu Ser trabalham em unidade absoluta de modo a compor o seu espírito e para governar sobre ele você precisa aprender a vencer cada uma destas partes, tanto da Mente quanto do Coração, porque como já foi dito aqui, a grande maioria das pessoas é facilmente vencida, governada, oprimida, violentada, escravizada e abatida por seus próprios pensamentos, sentimentos, emoções; da mesma forma que se tornam completamente dependentes das suas memórias, lógica e razão que por sua vez estão, todos, corrompidos e submissos ao espírito do mundo de modo que não conseguem ver a verdade;  como está escrito em: "...O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho..." 2 Coríntios 4.4.

Estas são as pessoas que não possuem o controle da própria vida, não governam seu espírito, são passionais, fazem tudo o que sua mente ordena, atendem a todos os desejos e vaidades do seu coração, criam contendas e se intrometem em batalhas das quais vencem a fim de conquistar tudo aquilo em que colocam os olhos, não importando o quão pequeno ou quão grande seja, travam lutas titânicas contra todos que julgam ser seus inimigos e adversários porque acreditam que estes são unicamente externos; conquistam territórios inteiros sejam cidades, países ou continentes e ainda assim sentem uma terrível frustração que nunca os abandona, da mesma forma que também experimentam um vazio existencial que cresce na mesma medida de suas conquistas, arrastando-os para a depressão da qual tentam se livrar com cada vez mais batalhas épicas e novas conquistas maiores, e maiores, ou se entregando aos hábitos viciantes e destrutivos. E o pior é que várias pessoas que estão dentro de congregações também têm vivido exatamente desta maneira.

Cristãos sabem que um indivíduo, mulher ou homem, não é medido por suas conquistas, títulos, cargos ou posses, mesmo as maiores, mas raras, e socialmente desejadas e admiradas pela maioria; vitórias exteriores só terão verdadeiro valor se, e somente se, antes delas houverem triunfos interiores legítimos baseados na excelência de aprendizados superiores realmente espirituais recebidos de Cristo Jesus; veja o que Paulo, o apóstolo, falou certa vez: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus..." Filipenses 3.7-8; ou seja, de nada adiantará uma pessoa vencer um exército, ganhar várias batalhas e tomar uma cidade se estiver sendo interiormente vencida e escravizada pelo seu próprio espírito que por sua vez é influenciado pelo espírito do mundo. Muito melhor é usar a excelência de Cristo para vencer a si mesmo, para que, então, possa realmente vencer os desafios ao redor da forma correta.

E por que é tão ruim ser escravo do próprio espírito?

Porque o espírito humano é o território onde o espírito do mundo vai concentrar todos o poder de fogo que possui para influenciar e doutrinar de acordo com a mentalidade mundana, e a partir disso governar a vida das pessoas com suas sugestões, padrões, tendências, hábitos, vícios, muitos deles com aparência de normalidade, razoabilidade e lógica, mas que no fim levarão multidões ao sofrimento mental, físico, espiritual, e, à perdição; como está escrito em: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o final dele são os caminhos da morte." Provérbios 14.12. Seguir o próprio espírito parece algo natural, parece algo direito, parece algo racional, parece algo razoável, parece algo lógico; mas fazer isso sem que exista um controle de como o espírito humano age, criará grandes problemas para a vida de qualquer um que o fizer. Analise a sociedade humana atual e não precisará fazer esforço para constatar isso por si mesmo.

Cristãos não permitem; na verdade, cristãos nunca permitem que sua mente tenha liberdade  suficiente para ditar completamente a forma como vivem, do mesmo modo como jamais se permitem basear totalmente nas direções do coração, pois como está escrito em Provérbios 28.26: "O que confia no próprio coração é insensato.". Cristão sabem que o espírito do mundo usa tudo o que pode para plantar suas sementes malignas de perversão e corrupção dentro de cada um de nós. Todos aqueles que são parecidos com Cristo passam a viver da única maneira que pode mantê-los completamente livres das influências do espírito do mundo, que é rejeitando todos os "conselhos" mundanos, e ensinando, doutrinando, disciplinando, aprisionando, protegendo e governando tanto sua mente quanto seu coração, e por consequência seu espírito, mantendo-o em obediência, de acordo com a sabedoria, o conhecimento e o entendimento que Jesus transfere a nós pela sua Palavra Sagrada; como está escrito em: "Destruindo todo conselho e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à Cristo..." 2 Coríntios 10.5.

E como fazer isso?

As Escrituras Sagradas nos ensinam, e sempre ensinarão, com a ajuda do Espírito Santo quais são os pensamentos que devemos ter, quais sentimentos devemos nutrir, quais emoções devemos vivenciar; da mesma forma que também nos ensina como mantermos nossos padrões mentais e inclinações morais sempre em um patamar elevado de excelência, afastados da corrupção e da perversão de quaisquer natureza, da mesma forma que nos ensina a manter nossa consciência sempre pura para servirmos a Deus usando a lógica, não do mundo, mas do amor de Cristo; a fim de que nossa vida não seja uma sucessão de batalhas e vitórias sem qualquer sentido verdadeiro, mas sim um perpétuo culto racional ao SENHOR Todo-Poderoso.

Se você quer realmente governar seu espírito, a partir de agora, deixe de dar ouvidos ao seu coração e sua mente, não viva como as pessoas do mundo vivem, não pense como elas pensam, não fale como elas falam, não sinta como elas sentem; tenha consciência de quem você é, assim como de suas falhas, não tente encobri-las e não as considere normal porque todos no mundo também as têm; procure pela excelência a cada dia e em tudo, inclusive interiormente em seus pensamentos e mentalidades. Desta forma você vencerá e governará seu próprio espírito submetendo-o ao Espírito de Deus e por isso terá uma visão clara de quais batalhas são realmente importantes travar, assim como, terá força espiritual, e por consequência, mental e física, para vencê-las.

Ao governar seu próprio espírito você vai parar de desperdiçar tempo e força, física, mental e espiritual e conseguirá encontrar o verdadeiro sentido e propósitos que Jesus tem para a sua vida, que pode não necessariamente ser "tomar uma cidade", mas certamente é algo que fará grande diferença na sua existência e na das pessoas ao seu redor.

Comentários

  1. Que palavra maravilhosa!!! Palavras que vieram do coração de Deus pra mim nesta noite. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Que palavra maravilhosa!!! Palavras que vieram do coração de Deus pra mim nesta noite. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico satisfeito em saber que este texto foi útil a você. Agradeço a Deus por isso.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Jesus dê a você cada vez mais clareza, consciência e lucidez espiritual para que você possa governar seu espírito com a devida sabedoria.

      Excluir
  3. Obrigado por compartilhar.
    Fui muito abençoado com essas instruções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex!
      Seja sempre muito bem-vindo aqui no blog.
      Fico contente em saber que o texto foi de alguma ajuda a você.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Que Cristo te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.😊👍

      Excluir
  4. Obrigado por deixar DEUS TE USAR A ESCREVER ESSAS PALAVRAS DE PURA SABEDORIA DIRETAMENTE DO SENHOR TODO PODEROSO JESUS CRISTO😀😀😀😀😀😀😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por receber o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a Luz de Cristo produza clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, em você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista