Pular para o conteúdo principal

“...Pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7.20



“...Pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7.20

Atualmente uma quantidade cada vez maior de pessoas está se autodenominando cristão; são indivíduos que, sob a pele de ovelha, têm utilizado as congregações para promover ideias deturpadas, evangelho psicológico, religiosidade, materialismo, mundanismo, capitalismo do evangelho e em algumas ocasiões até anti-cristianismo. Sei que dizer isso é algo um tanto pesado, mas infelizmente é verdade, basta olhar com um pouco mais de atenção e tais práticas podem ser vistas com certa facilidade. 

Deus deseja que sejamos prudentes e sábios para que possamos nos defender de tudo isso e não sermos manipulados e corrompidos por falsos profetas no meio e à frente de certas congregações; estas pessoas têm tentado a todo custo desvirtuar e complicar o cristianismo puro e simples através de seus escândalos e polêmicas que parecem não ter fim; eles ignoram a Santa Palavra que diz: "...É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem." Lucas 17.1. De fato, parecem amar todo tipo de contendas, polêmicas, escândalos, competições, rachas e divisões, gastam tempo se emaranhando e arrastando congregações inteiras com eles para batalhas sem nenhum propósito cristão verdadeiro. São pessoas cujas palavras, argumentos e discursos estão baseados nas neuro-ciências, psicologia, filosofia, biologia, história, teologia, política, na religiosidade e em várias outras áreas do conhecimento humano, como se tais campos de estudo pudessem dar mais peso ou atribuir maior veracidade, ou valor, às palavras e relatos da Santa Bíblia. Além disso, falam no intuito de inflamar as ovelhas de suas congregações, seja abertamente, seja de forma dissimulada, de modo a criar facções evangélicas e religiosas facilmente manipuláveis. 

O foco das pessoas que agem da maneira descrita acima não está unicamente em cumprir a maravilhosa missão que o próprio Cristo delegou aos seus discípulos e a todos nós, mas sim, e também, principalmente em exercer controle absoluto sobre as multidões de ovelhas, elevar seu status pessoal diante da sociedade, alimentar o próprio Ego, adquirir poder sobre seus semelhantes, criar facções dentro das congregações, liderar exércitos evangélicos e gerar conflitos constantes tanto dentro quanto fora do ambiente congregacional, e, com isso, devorar a verdadeira fé das ovelhas assim como a liberdade, a simplicidade e a ingenuidade de rebanhos inteiros.

E quem são estas pessoas?

Veja o que a bíblia diz para nos prevenir a respeito de pessoas assim: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mateus 7.15.

Estes são os falsos profetas da atualidade, mas deixem-me tentar explicar um pouco melhor o que estou tentando dizer. Na época bíblica os profetas geralmente eram pessoas que possuíam certo status diferenciado dentro do contexto social no qual estavam inseridos, ou seja, o povo, as autoridades e até os reis costumavam respeitar os profetas, por vezes até, os profetas exerciam certa liderança, e influência, tanto sobre o povo quanto sobre o rei e a nação; geralmente tudo corria bem quando os profetas eram realmente dirigidos por Deus, O Altíssimo, mas por outro lado, tudo ia muito mal quando tais profetas eram falsos e estavam mais interessados em satisfazer suas vontades pessoais do que a vontade do SENHOR; como o próprio Deus deixa claro no texto de Jeremias 23.25-26, ao dizer: "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizendo mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei! Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizem mentiras e que são só profetas do engano do seu coração.". Estou dizendo isso para que você, leitor (a) compreenda que os falsos profetas de hoje ocupam posições totalmente semelhantes ao que era antigamente, ou seja, são pessoas que possuem certo grau de destaque dentro das congregações, exercem liderança, influência, e, por vezes até, são respeitados e considerados pelas autoridades não-cristãs.

Quando a bíblia diz: "Acautelai-vos dos falsos profetas..." o entendimento contido nesta palavra é: "Cuidado com falsos líderes", não importando qual posição ministerial possuam; porque eles são aqueles dos quais é mais difícil desconfiar, estão muito bem disfarçados, transfigurados em apóstolos da Luz, como está escrito: "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo." 2 Coríntios 11.13; demonstram grande conhecimento das coisas de Deus e também dos homens, possuem carisma elevado, dom da palavra, poder de influência, afiado senso de manipulação, grande capacidade de mobilização e domínio das massas (multidões). A bíblia diz que eles vêm sob pele de ovelhas porque fazem de tudo para assumir uma aparência semelhante, pois semelhança gera confiança e a confiança é uma porta enorme para que possam exercer domínio sobre os membros das congregações, eles transfiguram-se em ovelhas, mas o verdadeiro intuito deles é enganá-las, governá-las, satisfazer apenas os próprios desejos e se tornar expoentes religiosos na sociedade. O próprio Senhor Jesus nos alerta novamente a este respeito quando diz: "E surgirão muitos falsos profetas (líderes) e enganarão a muitos." Mateus 24.11

Obviamente nem todas as pessoas que possuem e exercem as características citadas acima são falsos líderes/profetas, mas certamente todos os falsos profetas/líderes as têm muito bem desenvolvidas e sabem exatamente como utilizá-las em prol de realizar seus objetivos pessoais. Muitas vezes, por desconhecimento, costumamos imaginar que falsos líderes sejam indivíduos a quem ninguém ou somente poucos ouvem e seguem, mas não é verdade, de fato, falsos líderes possuem enorme facilidade em arrebanhar seguidores e arregimentar militantes e soldados, principalmente nos dias atuais nos quais a maioria absoluta dos habitantes da terra caminha sem um norte na vida e desejam, inconscientemente, seguir alguém importante para com isso se sentirem importantes também ou para encontrar um significado que dê sentido as suas vidas. Falsos líderes/profetas oferecem isso, são mestres em ocultar seus verdadeiros propósitos e dessa maneira doutrinam e manipulam as congregações para seguirem direções diferentes daquelas demonstradas claramente na Escrituras Sagradas, determinadas para a igreja por Cristo e seguidas fielmente pelos apóstolos e verdadeiros cristãos de todas as gerações seguintes.

E como identificar estes falsos líderes/profetas?

Está escrito: "...Pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7.20 

Falsos líderes/profetas costumam doutrinar seus seguidores para olhar sempre para os dons que manifestam, e, de certa forma, procuram diminuir a importância dos frutos, por um motivo muito simples, os dons demonstrados por eles os enaltecem (são exímios palestrantes, possuem conhecimento elevado, desempenham liderança de forma nata, multidões são curadas em suas orações e realizam todo tipo de sinais e prodígios miraculosos, entre outras coisas); como está escrito: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Mateus 24.24. Por outro lado, seus frutos os reprovam (são litigiosos, gostam de contendas de palavras e polêmicas, acham que as congregações devem lançar mão de mecanismos mundanos para "combater o mal", são materialistas, consumistas, ambiciosos, inquietos e cobiçosos entre muitas outras coisas semelhantes).

Tenho certeza de que você já ouviu alguém dizer que não são os dons que demonstram quem é cristão, mas sim os frutos; esta afirmação está correta, mas por vezes parece ser completamente ignorada; por este motivo precisamos nos manter sempre vigilantes, observando e ponderando tudo o que nos é dito e ensinado, não importa quem esteja falando; como está escrito: "Examinai tudo. Redende o bem." 1 Tessalonicenses 5.21. Não podemos ter medo de colocar lado a lado e comparar as palavras e as ações daqueles que desejam nos liderar, com as ações e palavras de Jesus, nosso modelo perfeito de cristianismo, para ver se estão em sintonia; como o apóstolo Paulo ensinou em: "Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo" 1 Coríntios 11.1. Todos nós devemos ser imitadores de Jesus, tanto líderes quanto liderados, tanto pastores quanto ovelhas, tanto profetas quanto apóstolos, obreiros, evangelistas ou membros, absolutamente ninguém pode fugir dessa regra se deseja ser verdadeiramente cristão, e é aqui que os falsos líderes/ profetas podem ser identificados mais claramente, porque eles acham que não precisam ser totalmente imitadores, ou parecidos com o Senhor, ou seja, por exemplo:

1: Falsos líderes/profetas acham que podem ter e dar vasão à sua própria personalidade e temperamento, mas é manifesto que verdadeiros líderes cristãos dominam sua própria personalidade e temperamento reproduzindo a personalidade, o temperamento e a mente de Cristo. "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo..." Lucas 9.23

2: Falsos líderes/profetas acham que os fins justificam os meios e que para Deus vale fazer qualquer coisa menos pecar, mas verdadeiros líderes cristãos sabem muito bem que nunca vale tudo, e que para Deus só valem as coisas baseadas no amor a Deus e ao próximo. "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm..." 1 Coríntios 6.12. Há coisas que não são pecado, mas não convém fazer.

3: Falsos líderes/profetas acham que podem agredir as pessoas que se declaram inimigos da fé do mesmo modo como elas tentam nos agredir, mas verdadeiros líderes cristãos sabem que mesmo que os inimigos do cristianismo nos agridam o quanto quiserem com toda a força que têm, nós jamais levantaremos a mão ou ergueremos nossa voz para agredi-los, como foi dito, daremos a outra face quantas vezes for preciso e suportaremos a dor, por amor a eles, se necessário for. "Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra..." Lucas 6.29

4: Falsos líderes/profetas pensam que mecanismos mundanos podem e devem ser usados para fazer a "Obra de Deus", mas líderes cristãos verdadeiros sabem que somente a fé e o amor podem ser usados para tal finalidade. "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." 2 Timóteo 2.4

5: Falsos líderes/profetas acham que podem vencer o espírito do mundo jogando o jogo dele, ou batalhando dentro do território do inimigo, mas líderes cristãos verdadeiros sabem muito bem que a única forma de vencer o espírito do mundo é trazendo-o para o nosso território sagrado e fazendo com que ele jogue o nosso jogo, que é o jogo da fé. "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." 1 João 5.4

Estas foram apenas algumas formas simples de identificar falsos líderes/profetas que estão entre as ovelhas tentando corrompê-las. Distinguir os falsos líderes fará toda a diferença para que você possa se defender e se afastar da influência manipuladora e perniciosa deles, além de ajudar a encontrar e seguir os verdadeiros líderes cristãos.

E quem são os verdadeiros líderes cristãos?

São aqueles que manifestam literalmente os mesmos frutos demonstrados por Jesus, começando pelo fruto do Espírito; ou seja, amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Além disso, outro fruto demonstrado por verdadeiros líderes cristãos é a mentalidade de Jesus que a bíblia chama de "mente de Cristo", ou seja, é sentir, pensar, falar e agir exatamente como Cristo mostra nos evangelhos, para qualquer situação que vivermos atualmente. Para um líder cristão os milagres são uma parte importante do cristianismo, mas não são o centro. E Verdadeiros líderes cristãos não se envolvem em polêmicas, contendas de palavras, escândalos ou em negócio mundano de qualquer natureza, pois o foco dos verdadeiros líderes está apenas em ajudar e ensinar as ovelhas para que elas se fortaleçam a ponto de suportar o peso que o mundo colocará sobre elas, assim como libertá-las de todas as mentalidades deturpadas e corrompidas que há ao redor, de maneira que consigam tomar decisões baseadas sempre na verdade, na justiça e no amor a Deus e ao próximo.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Não fique triste. O propósito deste texo é apenas lembrar que há pessoas dentro de congregação com segundas intenções; e uma vez que sabemos disso e aprendemos como identificá-las poderemos encontrar os verdadeiros cristãos que desejam realmente que todos sejam livres e salvos.
      Obrigado por seu comentário.
      Deus abençoe você.
      Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent