Pular para o conteúdo principal

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. Salmos 37.5



“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.” Salmos 37.5

O que é, e como fazer para entregar verdadeiramente o seu caminho ao SENHOR?

Se você sente que as coisas na sua vida não estão exatamente da maneira como deveriam. Compreender e praticar o entendimento contido no versículo acima fará toda a diferença de modo a colocar sua vida no rumo certo.

Este é sem dúvida um dos versículos bíblicos que eu mais tive dificuldade de praticar plenamente, porque passei anos fingindo para mim mesmo como se eu tivesse entregue toda minha vida para Deus, mas na verdade ainda era eu quem continuava "dando as cartas" e determinando todas as direções do meu viver, e, obviamente, os resultados que alcancei agindo desse modo foram muito abaixo do que eu sabia que deveriam ser, na verdade, foram longe de serem considerados como resultados ruins, porém, a verdade é que eu sabia que aqueles não eram os resultados que Deus tinha reservado para mim.

Neste texto vou falar um pouco de como você pode, e deve, verdadeiramente entregar toda a sua vida ao SENHOR e confiar nele, porque para nós cristãos, essa é a única forma de alcançarmos uma vida plena; então vamos começar com a seguinte pergunta:

O que é entregar o caminho ao Senhor?

Entregar o caminho a Deus significa permitir, sem restrições nem objeções, que Deus dê a direção para nossa vida, a curto, médio e longo prazo, e mais; é seguir à risca a direção dada por Ele. Na teoria, fazer isso é muito simples e fácil, mas na prática, ainda continua sendo simples, porém não é tão fácil quanto parece, e vou dizer o motivo.

Com a queda da humanidade através do pecado original, todos nós, seres humanos, acabamos herdando vários traços de corrupção, um deles é um "coração enganoso"; como está escrito: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas..." Jeremias 17.9a; ou seja, o coração humano possui por natureza a capacidade de fingir, manipular e dissimular com o único intuito de nos ludibriar e nos levar a cometer diversos erros; e isso ocorre com absolutamente todas as pessoas que caminham sobre a face da terra, inclusive com os cristãos, mas os cristãos não se deixam enganar porque sabem que este é justamente o motivo pelo qual somos ensinados pela Palavra Divina a constantemente fazermos uma autoanálise de nosso interior, como está escrito: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." 1 Coríntios 11.28a; e a vigiar nosso coração diariamente, mais do que as outras coisas, "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração..." Provérbios 4.23.

Cristãos não confiam em seu próprio coração porque sabem que "O que confia no seu próprio coração é insensato..." Provérbios 28.26; cristãos mantém seu coração sobre forte e constante vigilância, cuidando atentamente de tudo o que deixam entrar em seu interior e principalmente das coisas que deixam sair de lá, de modo que no seu coração habite apenas aquilo que Deus deseja que exista. É nesse ponto que o nosso coração e nosso caminho se encontram, porque se você não mantiver seu coração sob vigilância diária ele vai, mais cedo ou mais tarde, enganar você, vai fazer você pensar que entregou o comando de sua vida a Deus, mas na verdade disfarçadamente, será você mesmo quem estará governando sua própria vida. Acredite; isso acontece com milhares de pessoas e eu já fui uma delas.

A verdade é que se você não for muito sincero consigo mesmo e não entregar 100% do seu coração para Cristo, nunca conseguirá entregar seu caminho 100% ao Senhor.

Então, como entregar o coração a Deus?

Justamente alimentando, vigiando e protegendo seus pensamentos, sentimentos e emoções através da Palavra de Deus. Fazendo isso você terá um coração puro, controlado, influenciado e inspirado pelo próprio Deus, através do Divino Espírito Santo; a partir deste coração você poderá tomar decisões direcionadas pelo Senhor, como está escrito: "O coração do homem considera seu caminho, mas o senhor lhe dirige os passos." Provérbios 16.9. Deus só dirige os passos daqueles que entregaram seu caminho a Ele, e nós só entregamos o caminho verdadeiramente ao Senhor se primeiramente entregarmos nosso coração.

Se você sente, como eu sentia, que algo em sua vida não está exatamente da forma como deveria, se possui aquela sensação de que as coisas estão ligeiramente fora do lugar; quero convidá-lo a fazer uma análise sincera e minuciosa de seu interior para averiguar se seu coração não está lhe enganando, fazendo você pensar que Deus está no comando de sua vida quando na verdade é você mesmo quem está; e se for esse o caso, como foi comigo, assim que você verdadeiramente consertar isso e entregar seu coração, e por consequência, seu caminho ao Senhor, vai perceber que essa sensação de que algo não está como deveria vai simplesmente desaparecer e você desenvolverá a confiança real em Deus e estará apto para trilhar o caminho certo, pois muitos vão trilhar um caminho repleto de lutas, adversidades, vitórias e sucesso, mas só no fim serão confrontados com o fato de que trilharam um caminho que não era deles.

Você, por outro lado, estará trilhando o caminho que Cristo lhe direcionou, o seu caminho único, sob medida; e por este motivo Ele mesmo fará tudo em seu favor, como está escrito: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.” Salmos 37.5

Comentários

  1. Elucidativo, essencial, muito bom. parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus fortaleça você e ilumine o seu caminho.

      Excluir
  2. É tudo q eu preciso acreditar mas em Cristo e deixar minhas fraquezas de lado pois Deus so entra em nosdos vidas qdo acreditamos e depositamos confiança nele pq ele sabe de todas as coisas .Obgada Jesus
    Ml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irmã!
      Que o SENHOR vos aumente, como sois, ainda mil vezes mais e te abençoe, como tem falado com você.
      Obrigado por seu comentário.

      Excluir
  3. Louvado seja Deus muito forte conclusão linda e verdadeira Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico satisfeito em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a divina luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.

      Excluir
  4. Paz de Cristo amigo era tudo que eu precisava ouvir bela conclusao desse versículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      Fico contente em saber que esse texto foi útil a você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus dê a você Paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  5. Palavra Maravilhosa nessa manhã fui muito instruído e edificado muito obrigado que Deus continue te capacitando dando a vc esses ensinos poderosos gloria a DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com satisfação que leio o seu comentário. Muito obrigado por deixá-lo aqui. Fico contente em saber que esse texto foi útil a você de alguma maneira.
      Que a divina sabedoria de Cristo guie você em todos os seus pensamentos palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Consertar é com S...
    Concerto com C se refere a concerto de música.
    E CONSERTO COM S SE REFERE A CONSERTAR COISAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius!
      Seja bem-vindo ao blog.
      Obrigado pela correção.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😁

      Excluir
    2. Temos a mania de corrigir a linguagem, como se a formal fosse a única maneira de se comunicar. Se entendemos a mensagem , é o que importa. Esse texto foi tão inspirado no Espírito Santo que eu duvido se Deus está preocupado com a perfeição gráfica da palavra. Eu, pelo menos, me liguei tanto na mensagem que nem percebi "erro", se não tivesse lido os comentários passaria despercebido. Obrigada pela instrução, pela sabedoria em interpretar a palavra de Deus.

      Excluir
    3. Olá! Vanusia!
      Eu sempre agradeço a Deus por todas as pessoas que me corrigem. Isso é uma bênção para mim. E outra bênção pela qual sempre agradeço ao Pai celestial são os comentários que recebo no blog. Aliás, obrigado por deixar o seu aqui, isso foi uma grande gentileza da sua parte.
      Que a luz do Altíssimo sempre brilhe intensamente através de você.
      Grande abraço.
      Felicidades para ti.😊💖

      Excluir
  7. Senti o meu pai celestial falando comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a poderosa luz do Pai celestial brilhe cada vez mais intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  8. Bom dia meus irmãos e amigos, eu naõ que sou perfeito, mais sim eu sou pecador.
    Mais espero que Deus transforma a minha vida, para que eu não ande mais no caminho errado.
    e preciso de ajuda de vocês meus irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar e abrir o seu coração aqui.
      Persevere no Amor e na Graça do Altíssimo, e Ele transformará a sua vida no tempo oportuno.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir
  9. Boa noite pois é o que mais tenho feito entregando meu caminho ao senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você está entregando o seu caminho ao Senhor.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que a Graça e o Amor de Deus, que há em Cristo Jesus, guie você sempre.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  10. Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus pelo seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que o Altíssimo te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.
      Seja sempre feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista