Pular para o conteúdo principal

"...Quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: Somos servos inúteis..." Lucas 17.10



"Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." Lucas 17.10

Eu gostaria de começar esse texto fazendo uma reflexão com você. Responda para si mesmo a seguinte pergunta: 

Em sua vida você tem sido uma pessoa normal ou extraordinária?

Cristãos são, por definição, pessoas extraordinárias; porque todo cristão é alguém parecido com Cristo, e, nunca houve e jamais haverá uma pessoa tão extraordinária quanto Jesus em quem todos nós, cristãos, nos espelhamos diariamente segundo o ensinamento que Ele mesmo nos deu: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vos também." João 13.15.

Não existe cristão que não seja uma pessoa extraordinária em todo o seu procedimento, porque, em tudo, segue os exemplos deixados pelo Mestre. Quando faço esta afirmação, estou querendo dizer que toda pessoa cristã pratica cotidianamente tudo aquilo que foi ensinado na Palavra de maneira que seu senso de moral, justiça, honra, lealdade, generosidade, caridade, benignidade, bondade e muitas outras virtudes e valores são, acima da média da sociedade atual.

Mas para que possamos nos aprofundar melhor neste tema tão interessante e necessário para nossa vida faço uma segunda pergunta:

Você sabe o que é ser extraordinário?

Existe uma frase dita por um de meus autores cristãos favoritos; C.S Lewis; autor de livros como "Cristianismo Puro e Simples" e "As Crônicas de Nárnia" em que ele diz o seguinte: "Nada será extraordinário até que você descubra o que é ordinário." Então a primeira coisa que você deve compreender para elevar sua vida de maneira absoluta até o nível extraordinário é descobrir o que é ser ordinário.

Ordinário é, segundo o dicionário, algo ou alguém que faz as coisas como de maneira habitual, usual, comum; logo, podemos concluir que esta definição apresentada engloba a grande maioria da humanidade; e podemos também assumir que pessoas ordinárias são:

Aquelas que fazem as coisas por fazer;
Aquelas que fazem apenas o necessário;
Aquelas que produzem apenas o que delas é esperado.

E isso nos leva ao magnífico versículo de abertura deste texto que diz: "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." Lucas 17.10

Se você faz apenas o que é sua obrigação, se faz somente o que esperam de você; se nunca vai além, seja no que for; então você é uma pessoa ordinária; e este entendimento serve para absolutamente todas as áreas de nossa vida.

Agora vamos falar do oposto; que é o extraordinário.

A palavra extraordinário é a junção de duas palavras distintas, a saber: Extra + Ordinário. O significado verdadeiro da palavra Extra é: Qualidade daquilo que é superior, acima do comum ou que vai além da média habitual; logo, fica fácil compreender que uma pessoa extraordinária é aquela que faz mais do que dela é esperado, dá sempre mais do que é necessário; e que vai além de suas obrigações, ou seja, é aquela pessoa que caminha a segunda milha.

Jesus disse: "quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: Somos servos inúteis (servos ordinários), porque fizemos somente o que devíamos fazer." Lucas 17.10; porém se fizermos sempre mais do que é esperado, mais do que nos pagam para fazer, mais do que nossa simples obrigação; dessa forma nos enquadraremos na natureza de servos cristãos, que, repito, são extraordinários por definição. Seremos servos úteis; tanto ao nosso Poderoso Deus quanto ao nosso próximo e a nossos irmãos.

E como aplicar esta visão do extraordinário na nossa vidas de forma prática?

Incorporando 3 novos hábitos simples ao nosso cotidiano; são eles:

1: Passe a fazer sempre mais do que lhe pagam para fazer;
2: Comece a entregar mais do que lhe pedem;
3: Produza mais do que esperam de você.

Pratique estes três hábitos em todas as áreas da sua vida; comece com pequenos passos e vá aumentando gradativamente, e sua evolução espiritual, pessoal, profissional, intelectual, sentimental e etc; será tão visível que levará sua vida para um nível acima; o nível onde os cristãos verdadeiramente vivem, o nível das pessoas extraordinárias. Jesus disse, certa vez, uma frase bem conhecida que resume muito bem todo o sentido do servir nos cristãos extraordinários; Ele disse: "...Se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas." Mateus 5.14; ou seja, faça mais do que esperarem de você, mesmo quando o estiverem obrigando.

Esta simples mudança de mentalidade vai produzir frutos que certamente transformarão você, sua vida e tudo ao seu redor. Você será uma pessoa rara, valiosa, ou seja, extraordinária; que certamente se destacará em qualquer meio ou lugar em que estiver, pois nos dias atuais as pessoas comuns são a maioria absoluta; mas você não é mais uma pessoa comum. Você é extraordinário(a) em Cristo.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Alaíde!
      É com grande satisfação que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a extraordinária luz de Cristo brilhe através de você e ilumine a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista