Pular para o conteúdo principal

"...Quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: Somos servos inúteis..." Lucas 17.10



"Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." Lucas 17.10

Eu gostaria de começar esse texto fazendo uma reflexão com você. Responda para si mesmo a seguinte pergunta: 

Em sua vida você tem sido uma pessoa normal ou extraordinária?

Cristãos são, por definição, pessoas extraordinárias; porque todo cristão é alguém parecido com Cristo, e, nunca houve e jamais haverá uma pessoa tão extraordinária quanto Jesus em quem todos nós, cristãos, nos espelhamos diariamente segundo o ensinamento que Ele mesmo nos deu: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vos também." João 13.15.

Não existe cristão que não seja uma pessoa extraordinária em todo o seu procedimento, porque, em tudo, segue os exemplos deixados pelo Mestre. Quando faço esta afirmação, estou querendo dizer que toda pessoa cristã pratica cotidianamente tudo aquilo que foi ensinado na Palavra de maneira que seu senso de moral, justiça, honra, lealdade, generosidade, caridade, benignidade, bondade e muitas outras virtudes e valores são, acima da média da sociedade atual.

Mas para que possamos nos aprofundar melhor neste tema tão interessante e necessário para nossa vida faço uma segunda pergunta:

Você sabe o que é ser extraordinário?

Existe uma frase dita por um de meus autores cristãos favoritos; C.S Lewis; autor de livros como "Cristianismo Puro e Simples" e "As Crônicas de Nárnia" em que ele diz o seguinte: "Nada será extraordinário até que você descubra o que é ordinário." Então a primeira coisa que você deve compreender para elevar sua vida de maneira absoluta até o nível extraordinário é descobrir o que é ser ordinário.

Ordinário é, segundo o dicionário, algo ou alguém que faz as coisas como de maneira habitual, usual, comum; logo, podemos concluir que esta definição apresentada engloba a grande maioria da humanidade; e podemos também assumir que pessoas ordinárias são:

Aquelas que fazem as coisas por fazer;
Aquelas que fazem apenas o necessário;
Aquelas que produzem apenas o que delas é esperado.

E isso nos leva ao magnífico versículo de abertura deste texto que diz: "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." Lucas 17.10

Se você faz apenas o que é sua obrigação, se faz somente o que esperam de você; se nunca vai além, seja no que for; então você é uma pessoa ordinária; e este entendimento serve para absolutamente todas as áreas de nossa vida.

Agora vamos falar do oposto; que é o extraordinário.

A palavra extraordinário é a junção de duas palavras distintas, a saber: Extra + Ordinário. O significado verdadeiro da palavra Extra é: Qualidade daquilo que é superior, acima do comum ou que vai além da média habitual; logo, fica fácil compreender que uma pessoa extraordinária é aquela que faz mais do que dela é esperado, dá sempre mais do que é necessário; e que vai além de suas obrigações, ou seja, é aquela pessoa que caminha a segunda milha.

Jesus disse: "quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: Somos servos inúteis (servos ordinários), porque fizemos somente o que devíamos fazer." Lucas 17.10; porém se fizermos sempre mais do que é esperado, mais do que nos pagam para fazer, mais do que nossa simples obrigação; dessa forma nos enquadraremos na natureza de servos cristãos, que, repito, são extraordinários por definição. Seremos servos úteis; tanto ao nosso Poderoso Deus quanto ao nosso próximo e a nossos irmãos.

E como aplicar esta visão do extraordinário na nossa vidas de forma prática?

Incorporando 3 novos hábitos simples ao nosso cotidiano; são eles:

1: Passe a fazer sempre mais do que lhe pagam para fazer;
2: Comece a entregar mais do que lhe pedem;
3: Produza mais do que esperam de você.

Pratique estes três hábitos em todas as áreas da sua vida; comece com pequenos passos e vá aumentando gradativamente, e sua evolução espiritual, pessoal, profissional, intelectual, sentimental e etc; será tão visível que levará sua vida para um nível acima; o nível onde os cristãos verdadeiramente vivem, o nível das pessoas extraordinárias. Jesus disse, certa vez, uma frase bem conhecida que resume muito bem todo o sentido do servir nos cristãos extraordinários; Ele disse: "...Se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas." Mateus 5.14; ou seja, faça mais do que esperarem de você, mesmo quando o estiverem obrigando.

Esta simples mudança de mentalidade vai produzir frutos que certamente transformarão você, sua vida e tudo ao seu redor. Você será uma pessoa rara, valiosa, ou seja, extraordinária; que certamente se destacará em qualquer meio ou lugar em que estiver, pois nos dias atuais as pessoas comuns são a maioria absoluta; mas você não é mais uma pessoa comum. Você é extraordinário(a) em Cristo.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Alaíde!
      É com grande satisfação que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a extraordinária luz de Cristo brilhe através de você e ilumine a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1 Imagine por um instante que você está parado junto à margem de um grande e caudaloso rio, no qual, as águas passam por você ininterruptamente em grande volume. Agora imagine que em sua mão há uma cesta de pães de onde você retira alguns deles e gradativamente lança sobre as águas, um após outro. O que acontecerá com todos os pães que você jogar no rio? Exatamente isso que você imaginou. Todos são rapidamente levados para longe de você pela correnteza. E qual é a chance de você encontra-los novamente? Praticamente nenhuma. Mas porque criei toda essa visualização mental afinal de contas?  Para que você compreenda com mais facilidade a analogia utilizada por Salomão em Eclesiastes 11.1. O fato é que toda aquela visão mental que acabei de descrever é a forma como os cristãos compreendem a "mecânica" das boas obras. Como assim? A vida é como um grande rio e a corre