Pular para o conteúdo principal

Nunca diga: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Eclesiastes 7.10


"Nunca diga: Por que foram os dias passados melhores do que estes?..." Eclesiastes 7.10

O passado está além do nosso controle! Por mais óbvio que esta afirmação pareça; acredite, para muitos, deixar o passado no passado não é tão simples assim.

Nenhum de nós, por mais que desejemos, e às vezes desejamos muito; será capaz de mudar qualquer coisa daquilo que já aconteceu. Algumas vezes seremos capazes apenas de reparar certas consequências do que fizemos, mas nunca teremos o poder de mudar o passado. O que fizemos está feito e o que dissemos está dito; o que aconteceu, aconteceu; sejam sucessos ou falhas. Quanto antes compreendermos isso, mas clareza teremos para olhar para o nosso passado com olhos de aprendizado que nos permitirão tirar valiosas lições de tudo o que já vivemos, quer tenham sido experiências ruins ou boas.

A vida não é tão lógica quanto gostaríamos que fosse e por esse motivo os acertos, os sucessos e as vitórias de ontem não garantem os mesmos resultados hoje; da mesma forma que os erros, as derrotas e as falhas passadas não são uma sentença de repetição no agora ou no futuro, contanto que tenhamos aprendido suas lições; e isso é ótimo! Desde que consigamos compreender como a coisa toda funciona. Nossas falhas devem nos ensinar e nossos acertos devem nos deixar vigilantes.

Infelizmente algumas pessoas têm sido enganadas por padrões de pensamentos perniciosos cujo propósito único é roubar toda a alegria de suas vidas.

E que padrões são esses?

Sem perceber as pessoas estão passando a tentar morar em seus próprios passados. Sempre que podem, a mente destas pessoas tenta escapar do presente e voltam a se concentrar em coisas que fizeram, ou que aconteceram com elas; e ao fazer isso, essa mentalidade gera comportamentos que obscurecem nosso momento presente e embaçam nossa visão do futuro.

Então você pergunta: Como isso pode ser possível?

Muitos tem procurado voluntariamente e constantemente manter seu coração no passado, e quando digo que estão mantendo seus corações no passado, desejo que você considere que coração é igual a soma de pensamento, sentimentos e emoções. Falarei mais sobre isso no texto apropriado. Mas, por hora, basta falar que manter o coração no passado é gastar muito mais tempo e energia pensando nas coisas que já aconteceram do que no presente, seja para se punir por algo que não saiu como o planejado, ou seja por medo de enfrentar o dia de hoje, porque como o próprio Jesus disse: "Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6.34b; viver o presente às vezes é tão trabalhoso que muitos preferem se "esconder" no passado ou até mesmo fugir para um futuro imaginário, mas nenhuma dessas atitudes é boa. O excesso de futuro imaginário no seu momento presente gera ansiedade e estresse, assim como o excesso de passado no seu momento presente gera nostalgia, angústia e até depressão.

Quando qualquer um de nós viver pensando em dias ou fatos que já aconteceram, quer sejam bons ou ruins, é como se tentássemos andar para frente, porém, de costas; perderemos os referenciais corretos e a visão do que está por vir, que, segundo a Palavra de Deus, é muito melhor do que aquilo que já passou. Está escrito que: "As coisas que o olho não viu, e que o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam". 1 Corintios 2.9

Se você ama a Deus, significa que você tem as melhores coisas ainda por acontecer em sua vida, não importa o quão alto você acha que já chegou ou quão baixo acredite estar, (mas lembre-se, porém, que as melhores coisas para Deus não são necessariamente as melhores coisas para o mundo). O melhor do SENHOR está sempre à nossa frente. Isso nos leva a uma afirmação que precisa ser compreendida, principalmente nos dias em que vivemos; que é: Nostalgia não combina com cristianismo. Aliás, a palavra nostalgia vem da união de duas palavras do grego, a saber: "Nóstos", que significa reencontro; e "Algos", que significa sofrimento.

Cristãos vivem plenamente o dia de hoje, o agora, e caminham com sua visão voltada para um futuro que sem dúvidas é melhor do que tudo o que já experimentaram. Assim como está escrito: "...Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim..." Filipenses 3.13. É extremamente importante que eu e você consigamos construir (edificar) uma crença sólida baseada nesta fé de que o futuro sempre é melhor do que o presente e o passado, do contrário, perderemos nossa alegria e seremos presas fáceis para sentimentos de tristeza, angústia, nostalgia e depressão. Crer que "As coisas que o olho não viu, e que o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam" modificará e melhorará drasticamente sua mentalidade e aprofundará poderosamente sua alegria.

Mas aqui nós temos um pequeno problema; muitas pessoas não acreditam que as melhores coisas estão à frente, e embora elas caminhem em direção ao futuro como toda a humanidade, esse futuro parece ficar cada dia mais nebuloso ou sombrio; sem visão de fé, sem crenças fortalecedoras, sem perspectivas, referências e percepção das oportunidades que estão ao redor; tudo isso acontece porque o coração de tais pessoas funciona como uma âncora que as mantém presas ao passado, seja ele bom ou ruim. Imagine um lugar aonde exista uma multidão incontável de ancoras prendendo cada qual uma pessoa diferente; este é mais ou menos o panorama do mundo em que vivemos atualmente. Não importa o quão ensolarado, convidativo e repleto de bênçãos e oportunidades o dia de hoje esteja, tais pessoas já não conseguem mais enxergar nada disso; vão se tornando cada vez mais frias.

Felizmente os cristãos não são desta forma, pois conhecem e aplicam o ensinamento destacado no título deste texto:  "Nunca diga: Por que foram os dias passados melhores do que estes?..." Eclesiastes 7.10. Não é apenas uma questão de dizer algo de forma vazia, mas se trata de externar uma crença sólida construída sobre a fé; como está escrito: "...cri; por isso, falei." 2 Coríntios 4.3; nossas crenças geralmente são transformadas em palavras e as pessoas que dizem que os dias do passado foram melhores do que estes são pessoas que acreditam que o futuro não lhes reserva experiências melhores e que desta forma não alcançarão coisas maiores. Porém, o contrário também é verdadeiro; dizer que o futuro será sempre melhor, não importando as circunstâncias, também pode refletir uma crença edificante de fé, desde que, antes, se construa tal convicção.

Mas por que alguém manteria seu coração no passado? 

Basicamente por dois motivos.

Ou porque a  pessoa considera que seu passado foi muito bom e, portanto, ela acha que o futuro não será tão bom quanto aquilo que já foi ou fez, (dizem no mundo que quando você chega ao topo, o único caminho possível é descer), mas esta é uma grande mentira mundana que engana bilhões de pessoas. É por este motivos que vemos atletas, e todo tipo de celebridades entrando em estados profundos de ansiedade, angústia e depressão chegando a se entregar às drogas e todo tipo de comportamento autodestrutivo; muitas dessas pessoas até perdendo suas preciosas vidas em decorrência disso. Ao alcançar o que elas julgam ser o topo de suas carreiras ou de suas vidas, começam a pensar que seu futuro será pior do que aquele momento em que estão; e este simples pensamento é o suficiente para trazer grande melancolia sobre suas vidas.

O outro motivo pelo qual as pessoas mantem seus corações no passado é porque ele pode não ter sido tão bom quanto elas desejavam, ou até muito ruim, de fato, mesmo que apenas na visão delas, e estas pessoas permanecem constantemente se punindo pelas falhas, fraquezas e erros cometidos, mesmo aqueles erros que, na verdade, foram irrelevantes; mas por terem cometido tais erros e falhas, tais pessoas acham que podem voltar a cometê-los no futuro ou que não são dignos de futuros melhores por causa de seus equívocos antigos. Acredite, eu sei exatamente como é isso. Já lutei contra este tipo de pensamento durante vários anos da minha vida até que finalmente o conhecimento da Palavra Divina que estou transmitindo aqui me libertou.

Não quero que você pense que estou dizendo que é errado visitar seu passado, mas é preciso saber fazer isso de uma maneira que seja produtiva e construtiva (edificante). Cristãos visitam seu passado apenas para aprender com o que não foi bom; cada erro traz um aprendizado e uma semente de acertos multiplicáveis; cristãos também visitam seu passado para navegar por momentos alegres de modo a extrair inspiração para as batalhas do cotidiano e para ser gratos ao próximo, e principalmente a Deus, pela infinidade de bênçãos que Ele já derramou em suas vidas.

Se você conseguir modificar sua forma de enxergar o passado e a relação que você tem com ele deste modo, a força que será gerada na sua vida vai ser algo que o levará em pouco tempo a vivenciar aquelas coisas "pequenas", "médias" e "grandes" que O SENHOR tem preparado para a sua vida e que neste momento estão além de sua visão e conhecimento. Pode não ser fácil, a princípio, fazer esta mudança, mas é possível e vale muito o esforço.

Comentários

  1. Amei.
    Estou passando por isso nesse momento e lembrei desse texto. Também de Mateus 6:34 (se não me engano) onde diz que "basta a cada dia seu próprio mal".
    É difícil olhar mais madura para o passado e ver que algumas coisas poderiam ser diferentes. Mas infelizmente não foi e nada mais pode ser feito. Só olhar para o futuro.
    E quando se pensa nas pessoas que amamos e perdemos pelo caminho? Que podia ter se dado um abraço a mais? Difícil.
    E quando percebemos que queríamos tanto ter 18, mas que como qualquer idade, passa, e já temos 20 e tantos... Difícil também.
    Acho que quando somos crianças, jovens, vivemos um dia de cada vez e de forma intensa. Já na fase adulta que caímos nisso de nos apegar ao passado, porque percebemos que passou...
    Não achei a data de postagem, nem sei se o meu comentário será lido.
    Mas obrigada!

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia! Que a PAZ seja convosco.
      Muito obrigado por sua visita ao blog, por sua leitura e por seu comentário; pois são bençãos para mim.
      Fico muito satisfeito em saber que o texto, de alguma maneira, foi útil a você.
      Persevere nesse entendimento, construa a certeza de que o seu futuro sempre será melhor do que seu presente e passado, porque certamente Deus honrará sua fé; essa é a vontade DELE.

      Que O SENHOR, nosso Deus, lhe abençoe muitíssimo e lhe dê muita saúde, paz, sabedoria e sucesso.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Texto esclarecedor, de fácil entendimento, Deus seja glorificado através de tais explicações sobre o passado. Amei . 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que nosso Poderoso Deus te dê abundância de paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  3. Gostei muito do texto amigo! Tem uma página de instagram onde compartilha suas idéias!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      No momento não tenho página no Instagram, pois resolvi deixar as redes sociais de lado por um tempo.
      Obrigado por seu comentário aqui.
      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Penso muito sobre isso. Penso que no momento em que estou sofrendo pensando que o passado foi muito melhor e que não acontecerá novamente, penso simultaneamente que estou deixando de aproveitar cada momento com, por exemplo, minha família e amigos. Realmente, concordo com o comentário que diz que quando somos crianças acabamos por aproveitar cada dia ao máximo, não pensando nem no ontem e nem no amanhã da mesma forma que fazemos quando viramos adultos. Preciso muito aprender a lidar com essa questão de ficar preso ao passado pois tem dias que nem de levantar da cama eu sinto vontade, já que esse pensamento de que nada será como antes prevalece fortemente em mim.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Obrigado por comentar aqui.
    Eu sei bem como pode ser complicado se desvencilhar do passado, pois já tive bastante dificuldade de fazer isso também.
    O importante é que você, pouco a pouco, vá tentando trazer sua mente e seus pensamentos sempre para o momento presente, mas saiba que, principalmente no começo, sua mente sempre vai tentar fugir para o passado, pois está condicionada a fazer isso, exatamente como acontece com milhões de pessoas pelo mundo.
    Não seja duro consigo mesmo, nem espere resultados imediatos, seja constante e gentil com a sua própria mente, pois com um pouco de tempo você vai perceber que pouco a pouco sua mente vai começar a se acostumar a viver no presente.
    Sempre que você perceber que a sua mente está fugindo para momentos no passado, quer sejam bons ou ruins, não lute contra isso, apenas traga-a gentilmente para o presente.
    Leva tempo e necessita de um pouco de esforço, mas vale a pena.
    Espero ter ajudado de alguma maneira.
    Deus abençoe você.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista