Pular para o conteúdo principal

Eu vim para que tenham vida e vida com abundância. João 10.10



"Eu vim para que tenham vida e vida com abundância."  João 10.10

Vamos falar um pouco mais sobre a abundância?

Deus derramou incontáveis bênçãos sobre cada cristão, isso inclui você, e uma delas é a abundância, porém, muitos têm tido alguma dificuldade em compreendê-la e manifestá-la em suas vidas, por isso vamos tratar deste importante assunto neste texto.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as palavras de Jesus são a mais absoluta verdade, e que a partir do momento em que foi registrado nas Escrituras Sagradas a frase do Mestre relatada em João 10.10: "Eu vim para que tenham vida e vida com abundância.", significa que todo cristão deve se esforçar e viver esta vida abundante porque já nos foi concedido.

Então tenho uma pergunta a fazer:

Por que muitas pessoas não estão vivendo de maneira abundante?

Eu tenho algumas teorias sobre as respostas para esta pergunta; mas creio que a maioria não está fazendo uso da abundância divina em suas vidas porque não sabe exatamente do que se trata. "O meu povo sofre por falta de conhecimento" Oséias 4.6

Creio que é exatamente isso, falta de conhecimento sobre o tema. Então vamos desfazer o primeiro mal-entendido que surge quando tocamos neste assunto. Abundância não é riqueza.

Riqueza é um estado caracterizado por muito mais do que o simples fato de um indivíduo possuir ou ganhar bastante dinheiro. Já a abundância é um estado que se caracteriza por padrões de pensamento, consumo e de organização orientados para a construção e a multiplicação do patrimônio.

Aqui cabe esclarecer que:

Uma pessoa pode ter pouco ou muito dinheiro e não ser próspera;
Uma pessoa pode ter pouco ou muito dinheiro e não ser abundante;

Por outro lado:

Uma pessoa pode ser próspera e abundante, sem necessariamente ter muitíssimo dinheiro, ou seja, não é preciso ser milionário para ser próspero e abundante. Conheço pessoas que não são financeiramente livres, mas vivem uma vida de abundância e prosperidade onde nada lhes falta e têm mais do que o suficiente para viver com qualidade, liberdade e tranquilidade, de modo que até lhes sobra recursos para poupar, investir, doar e ajudar a quem precisa, porque também está escrito: "...Neste tempo presente a vossa abundância supra a falta dos outros..." 2 Coríntios 8.14b.

Tenho certeza de que você já ouviu histórias e relatos de pessoas que ficaram milionárias ganhando na loteria, por exemplo, e que depois voltaram a ser pobres; ou relatos sobre jogadores de futebol ou estrelas de Hollywood que ganharam milhões e terminaram sem nada a não ser dívidas; se você não conhece nenhuma história destas procure na internet e comprove o que estou dizendo, pois há várias. Isso acontece porque tais pessoas ganharam muito dinheiro, mas nunca possuíram abundância nem prosperidade; e quando isso acontece, geralmente tais pessoas voltam ao seu estado original, ou seja, perdem tudo.

Eu presenciei a trajetória de uma pessoa muito próxima de minha família que ganhou sete casas de uma herança deixada pelo pai dela. Eu disse sete casas! Não foram duas nem três; foram sete! E, acreditem ou não, em menos de dez anos esta pessoa não tinha nem sequer uma única casa para ela própria e seus filhos morarem. Perdeu todas as casas. Infelizmente esta pessoa não conhece Jesus e a maravilhosa benção da vida com abundância, muito embora tenha visitado diversas igrejas durante algum tempo. Foi justamente o fato que aconteceu com esta pessoa que me despertou para o entendimento de que a abundância precisa ser aprendida.

Abundância, assim como a prosperidade, é um dom divino, porém, o fato de uma pessoa possuir este dom não significa necessariamente que o manifestará em sua vida. É preciso que haja compreensão, desenvolvimento e prática destas dádivas pela fé.

E como isso acontece? Em duas etapas.

Primeiro: A pessoa planta este dom em sua própria vida. Ninguém consegue abundância se não a plantar, ainda que a possua como dom; e este é um dos erros que muitos cometem, por saberem que a abundância é um dom divino ficam a vida toda esperando que ele se manifeste por si mesmo, algo que não acontece. Vou lhe dar um conselho que eu gostaria que alguém tivesse dado a mim: Plante tudo aquilo que você possui e também tudo o que você deseja.
Plantar o dom da abundância em sua vida é desenvolver uma crença de fé abundante firmada na Palavra Sagrada, ou seja, é passar a acreditar que Deus supre todas as suas necessidades a ponto de você poder suprir a necessidade de outros; é acreditar que por Cristo há mais abundância ao seu redor do que escassez, é crer que Jesus multiplica tudo o que você possui (não só suas finanças, mas também sua saúde, confiança, sua visão, tranquilidade, oportunidades e etc...); em resumo, é pensar como o salmista que disse: "O SENHOR é meu pastor; nada me faltará..." Salmos 23.1 Entendeu; Nada faltará! Isso é que é uma crença de fé abundante.

Segundo: A pessoa desenvolve seu dom praticando os 7 hábitos da abundância descritos a seguir:

1: Cuide da sua saúde. Mais saúde significa mais tempo de vida para ajudar outras pessoas.
2: Separe um tempo de qualidade para passar com sua família e com aqueles que você ama.
3: Dê mais valor à qualidade de vida e menos valor às vaidades, status, opulência, consumismo e ostentações.
4: Trabalhe para edificar seu patrimônio, e não para gastar tudo o que ganha com supérfluos ou fazer dívidas repetidamente.
5: Aprenda e desenvolva o sentido de multiplicação (Poupança e investimento).
6: Compreenda que simplicidade não é um defeito, mas sim uma poderosa virtude.
7: Seja generoso e caridoso. Pratique o hábito da doação.

A partir de hoje comece a edificar sua fé na abundância divina que Jesus Cristo já providenciou para sua vida. Obviamente esse texto é apenas superficial sobre o tema, mas este entendimento mudou completamente a minha visão e minha vida.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Cícero!
      Seja bem-vindo ao blog.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que a Luz de Cristo ilumine você e todas as pessoas que fazem parte da sua vida.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  2. Site limpo! Belo!. Conteúdo riquíssimo! Grata por ajudar-me. na pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Salomé! Tudo bem?
      Obrigado por sua visita e comentário.
      Fico contente em saber que o conteúdo do texto foi útil para a sua pesquisa.
      Que o Altíssimo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Felicidades pra ti.😃💖

      Excluir
  3. estudo muito edificante confesso que nem eu ainda tinha parado para estudar esta palavra tão a fundo, DEUS todo PODEROSO continue te abençoando poderosamente em CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Egildo.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que o nosso Deus todo PODEROSO inunde você com paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.😊💖👍

      Excluir
  4. Amei as orientações e direcionamentos, Luís Carlos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosy! 😊
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que a luz de Cristo gere consciência, clareza e lucidez de pensamento e de fé em você.
      Grande abraço.💖👍

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista