Pular para o conteúdo principal

Eu vim para que tenham vida e vida com abundância. João 10.10



"Eu vim para que tenham vida e vida com abundância."  João 10.10

Vamos falar um pouco mais sobre a abundância?

Deus derramou incontáveis bênçãos sobre cada cristão, isso inclui você, e uma delas é a abundância, porém, muitos têm tido alguma dificuldade em compreendê-la e manifestá-la em suas vidas, por isso vamos tratar deste importante assunto neste texto.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as palavras de Jesus são a mais absoluta verdade, e que a partir do momento em que foi registrado nas Escrituras Sagradas a frase do Mestre relatada em João 10.10: "Eu vim para que tenham vida e vida com abundância.", significa que todo cristão deve se esforçar e viver esta vida abundante porque já nos foi concedido.

Então tenho uma pergunta a fazer:

Por que muitas pessoas não estão vivendo de maneira abundante?

Eu tenho algumas teorias sobre as respostas para esta pergunta; mas creio que a maioria não está fazendo uso da abundância divina em suas vidas porque não sabe exatamente do que se trata. "O meu povo sofre por falta de conhecimento" Oséias 4.6

Creio que é exatamente isso, falta de conhecimento sobre o tema. Então vamos desfazer o primeiro mal-entendido que surge quando tocamos neste assunto. Abundância não é riqueza.

Riqueza é um estado caracterizado por muito mais do que o simples fato de um indivíduo possuir ou ganhar bastante dinheiro. Já a abundância é um estado que se caracteriza por padrões de pensamento, consumo e de organização orientados para a construção e a multiplicação do patrimônio.

Aqui cabe esclarecer que:

Uma pessoa pode ter pouco ou muito dinheiro e não ser próspera;
Uma pessoa pode ter pouco ou muito dinheiro e não ser abundante;

Por outro lado:

Uma pessoa pode ser próspera e abundante, sem necessariamente ter muitíssimo dinheiro, ou seja, não é preciso ser milionário para ser próspero e abundante. Conheço pessoas que não são financeiramente livres, mas vivem uma vida de abundância e prosperidade onde nada lhes falta e têm mais do que o suficiente para viver com qualidade, liberdade e tranquilidade, de modo que até lhes sobra recursos para poupar, investir, doar e ajudar a quem precisa, porque também está escrito: "...Neste tempo presente a vossa abundância supra a falta dos outros..." 2 Coríntios 8.14b.

Tenho certeza de que você já ouviu histórias e relatos de pessoas que ficaram milionárias ganhando na loteria, por exemplo, e que depois voltaram a ser pobres; ou relatos sobre jogadores de futebol ou estrelas de Hollywood que ganharam milhões e terminaram sem nada a não ser dívidas; se você não conhece nenhuma história destas procure na internet e comprove o que estou dizendo, pois há várias. Isso acontece porque tais pessoas ganharam muito dinheiro, mas nunca possuíram abundância nem prosperidade; e quando isso acontece, geralmente tais pessoas voltam ao seu estado original, ou seja, perdem tudo.

Eu presenciei a trajetória de uma pessoa muito próxima de minha família que ganhou sete casas de uma herança deixada pelo pai dela. Eu disse sete casas! Não foram duas nem três; foram sete! E, acreditem ou não, em menos de dez anos esta pessoa não tinha nem sequer uma única casa para ela própria e seus filhos morarem. Perdeu todas as casas. Infelizmente esta pessoa não conhece Jesus e a maravilhosa benção da vida com abundância, muito embora tenha visitado diversas igrejas durante algum tempo. Foi justamente o fato que aconteceu com esta pessoa que me despertou para o entendimento de que a abundância precisa ser aprendida.

Abundância, assim como a prosperidade, é um dom divino, porém, o fato de uma pessoa possuir este dom não significa necessariamente que o manifestará em sua vida. É preciso que haja compreensão, desenvolvimento e prática destas dádivas pela fé.

E como isso acontece? Em duas etapas.

Primeiro: A pessoa planta este dom em sua própria vida. Ninguém consegue abundância se não a plantar, ainda que a possua como dom; e este é um dos erros que muitos cometem, por saberem que a abundância é um dom divino ficam a vida toda esperando que ele se manifeste por si mesmo, algo que não acontece. Vou lhe dar um conselho que eu gostaria que alguém tivesse dado a mim: Plante tudo aquilo que você possui e também tudo o que você deseja.
Plantar o dom da abundância em sua vida é desenvolver uma crença de fé abundante firmada na Palavra Sagrada, ou seja, é passar a acreditar que Deus supre todas as suas necessidades a ponto de você poder suprir a necessidade de outros; é acreditar que por Cristo há mais abundância ao seu redor do que escassez, é crer que Jesus multiplica tudo o que você possui (não só suas finanças, mas também sua saúde, confiança, sua visão, tranquilidade, oportunidades e etc...); em resumo, é pensar como o salmista que disse: "O SENHOR é meu pastor; nada me faltará..." Salmos 23.1 Entendeu; Nada faltará! Isso é que é uma crença de fé abundante.

Segundo: A pessoa desenvolve seu dom praticando os 7 hábitos da abundância descritos a seguir:

1: Cuide da sua saúde. Mais saúde significa mais tempo de vida para ajudar outras pessoas.
2: Separe um tempo de qualidade para passar com sua família e com aqueles que você ama.
3: Dê mais valor à qualidade de vida e menos valor às vaidades, status, opulência, consumismo e ostentações.
4: Trabalhe para edificar seu patrimônio, e não para gastar tudo o que ganha com supérfluos ou fazer dívidas repetidamente.
5: Aprenda e desenvolva o sentido de multiplicação (Poupança e investimento).
6: Compreenda que simplicidade não é um defeito, mas sim uma poderosa virtude.
7: Seja generoso e caridoso. Pratique o hábito da doação.

A partir de hoje comece a edificar sua fé na abundância divina que Jesus Cristo já providenciou para sua vida. Obviamente esse texto é apenas superficial sobre o tema, mas este entendimento mudou completamente a minha visão e minha vida.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Cícero!
      Seja bem-vindo ao blog.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que a Luz de Cristo ilumine você e todas as pessoas que fazem parte da sua vida.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  2. Site limpo! Belo!. Conteúdo riquíssimo! Grata por ajudar-me. na pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Salomé! Tudo bem?
      Obrigado por sua visita e comentário.
      Fico contente em saber que o conteúdo do texto foi útil para a sua pesquisa.
      Que o Altíssimo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Felicidades pra ti.😃💖

      Excluir
  3. estudo muito edificante confesso que nem eu ainda tinha parado para estudar esta palavra tão a fundo, DEUS todo PODEROSO continue te abençoando poderosamente em CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Egildo.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que o nosso Deus todo PODEROSO inunde você com paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.😊💖👍

      Excluir
  4. Amei as orientações e direcionamentos, Luís Carlos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosy! 😊
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que a luz de Cristo gere consciência, clareza e lucidez de pensamento e de fé em você.
      Grande abraço.💖👍

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1 Imagine por um instante que você está parado junto à margem de um grande e caudaloso rio, no qual, as águas passam por você ininterruptamente em grande volume. Agora imagine que em sua mão há uma cesta de pães de onde você retira alguns deles e gradativamente lança sobre as águas, um após outro. O que acontecerá com todos os pães que você jogar no rio? Exatamente isso que você imaginou. Todos são rapidamente levados para longe de você pela correnteza. E qual é a chance de você encontra-los novamente? Praticamente nenhuma. Mas porque criei toda essa visualização mental afinal de contas?  Para que você compreenda com mais facilidade a analogia utilizada por Salomão em Eclesiastes 11.1. O fato é que toda aquela visão mental que acabei de descrever é a forma como os cristãos compreendem a "mecânica" das boas obras. Como assim? A vida é como um grande rio e a corre