Pular para o conteúdo principal

“Há uma geração que é pura aos seus olhos e que nunca foi lavada de sua imundícia.” Provérbios 30.12

 


“Há uma geração que é pura aos seus olhos e que nunca foi lavada de sua imundícia.” Provérbios 30.12

O que exatamente o versículo acima quer dizer para nós nos dias atuais?

A essência desse versículo significa o seguinte: "Há muitas pessoas, multidões inteiras, milhares, milhões, talvez bilhões de indivíduos bem mais preocupados em parecer cristãos do que em efetivamente ser. E o pior é que boa parte deles nem mesmo têm consciência de que estão vivendo assim; porque a primeira coisa que o espírito do mundo faz com as pessoas que estão vivendo segundo as mecânicas e mentalidades dele é obscurecer a consciência delas; isso é também o que o texto de 2 Coríntios 4.4 quer dizer quando afirma: "...O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos...".

Infelizmente essa é a geração atual. É bem verdade que já houve muitas gerações corruptas antes da nossa, mas, de maneira geral, assim como a geração atual é a mais abençoada que já pisou sobre a face da terra, ela é também, sem sombra de dúvida, a mais corrupta; certamente não no que diz respeito às grandes corrupções humanas, mas certamente, quando se trata das “pequenas” corrupções do cotidiano essa geração é imbatível. Nossa geração é mestra em criar vantagenzinhas, justificativas, argumentos, e procurar brechas para favorecimento próprio em praticamente todas as questões da vida em sociedade. Infelizmente isso foi transferido também para o comportamento de muitos dentro de congregações; pessoas que usam a Escritura Sagrada, e os dons do Espírito, apenas para benefício próprio em busca de fortuna, influência, controle, status e poder pessoal, religioso ou político; explorando impiedosamente a fé, a ingenuidade e a boa vontade de indivíduos, mental e espiritualmente fracos, indefesos ou desesperados por causa das adversidades pelas quais estão passando.

Antes de prosseguir, deixe-me esclarecer que esse não é um texto pessimista, mas apenas um lembrete para permanecermos alertas de modo a não sermos ludibriados por indivíduos astutos e inescrupulosos que ostentam a própria "santidade", "sabedoria", "fé", "bondade", "religiosidade" e "prosperidade espiritual", quase como se fossem semideuses(as) modernos e cujo único objetivo é saciar as próprias vaidades, ambições, sonhos, paixões e megalomanias, aproveitando-se de qualquer um que possam explorar dissimuladamente. Tais indivíduos também são aqueles aos quais a Escritura se refere em Mateus 7.21 quando diz: "Nem todo que diz Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus...". E em Mateus 15.8 quando revela: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim."

Se ignorarmos a existência de pessoas como essas ao nosso redor, tanto em meio a sociedade como dentro do ambiente congregacional, nos tornaremos em alvos fáceis para as artimanhas deles e isso colocará toda a nossa vida e até a nossa salvação em sério perigo, uma vez que passaremos a ser usados apenas como massa de manobra, militante, de homens e mulheres sem escrúpulos, líderes ou membros, ávidos por satisfazer os impulsos do próprio Ego (carne) que os governa.

Nunca houve tantos pseudocristãos como há atualmente, pessoas que dizem servir a Cristo, mas que na verdade, servem aos desejos e tendências sociais, sonhos de consumo e a uma vasta gama de inclinações aos excessos do insaciável Ego humano, como o texto de Filipenses 3.19 pontua muito bem ao dizer que: "...O deus deles é o ventre...". Tais pessoas possuem como maiores preocupações a ânsia por aparentar uma vida espiritual extraordinária enquanto dissimuladamente desejam atingir fortuna custe o que custar, e algum tipo de influência, fama, poder, status ou qualquer um dos tesouros e troféus da sociedade, ainda que por caminhos tortuosos. São uma geração que vive misturada, camuflada, dentro das mais diversas congregações e que são extremamente agressivos, competitivos, consumistas, materialistas, intolerantes, hipócritas, facciosos, escandalosos e muito mais.

Tais indivíduos estão sempre pensando em visibilidade pessoal, por isso gostam de ser vistos orando em locais públicos, praças, parques, ruas; para que estrategicamente permaneçam no foco da atenção da sociedade como uma força que deve ser considerada, respeitada, e talvez até, temida; mas veja o que o próprio Cristo ensinou aos verdadeiros cristãos em Mateus 6.5, que diz: "...Não seja como os hipócritas, pois se comprazem em orar de pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.".

Essa geração, pura aos próprios olhos, gosta de transformar os dons espirituais e qualquer manifestação do poder de Deus em um espetáculo quase circense cheio de pirotecnias e extravagâncias para impressionar e enganar o máximo possível de pessoas, enquanto engrandecem a si mesmos diante dos olhos iludidos de seus espectadores; mas veja o que Jesus disse a respeito dessa geração. Esta escrito em Mateus 7.22-23: "Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade?".

Uma geração completamente viciada em milagres e em pseudomilagres, mas que não têm olhos puros para ver os verdadeiros milagres que Deus faz todos os dias ao redor deles, uma geração de adoradores do fogo e abominadores da luz; uma geração que quase não fala sobre amor, e que destila ódio, divisão e indiferença sempre que possível; uma geração que se diz unida, mas que está constantemente contendendo contra si mesma (congregação contra congregação, líder contra líder, liderados contra liderados); uma geração desviada, mas que continua dentro das mais diversas congregações tentando desviar outros. Tais indivíduos são mais fiéis ao si mesmos do que a Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista