Pular para o conteúdo principal

“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.” Provérbios 2.6



“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.” Provérbios 2.6

A bíblia nos ensina a buscar conhecimento, mas por que ela faz isso? Que vantagem podemos extrair dessa prática?

O Conhecimento nas mãos de tolos só serve para elevar e inchar o Ego deles, mas nas mãos dos sábios produz algo poderoso e transformador que é justamente o que Deus deseja nos dar através do conhecimento.

E o que seria isso?

Os "insights".

O que isso significa?

O termo "insight" é uma palavra da língua inglêsa que gosto de usar porque ela é a união de duas outras palavras, a saber: "In" que significa interno(a); e "Sight" que significa visão, logo, esse termo significa visão interna; ou seja, sempre que falamos sobre "insights" estamos falando sobre uma compreensão mais elevada, um entendimento mais profundo, uma percepção mais clara e uma capacidade mais ampla de descobrir sutilezas a respeito de qualquer coisa ou assunto da vida. São como pequenas "iluminações" que nossa mente recebe ao refletirmos mais diligentemente acerca de nós mesmos e de tudo o que nos rodeia. 

"Insights" são como pequenas teofanias, ou seja, pequenas revelações divinas com aplicação prática para nossa existência, elas ocorrem quando o conhecimento que adquirimos se aprofunda em nosso ser e toca a nossa essência, nosso espírito, em outras palavras, quando o conhecimento deixa de estar apenas "flutuando" na superfície da nossa mente e é levado para o interior em um ponto no qual o Ego que há em nós não é mais capaz de manuseá-lo ou corrompê-lo a seu bel-prazer, de fato, quando isso acontece, os insights gerados em nós são puros e luminosos, ou seja, livres de vaidades, paixões, ambições ou qualquer tipo de corrupção; eles transformam, parcial ou totalmente, a nossa perspectiva sobre algo em nós ou em nossa vida. Essa é uma maneira segura na qual transformações pessoais sólidas perenes e significativas são geradas no interior e no exterior dos verdadeiros sábios; e é sobre isso que a Escritura Sagrada está falando em Romanos 12.2, quando diz: "...Transformai-vos pela renovação da vossa mente..." (NVI), e em Efésios 4.23, que diz: "E vos renoveis no espírito da vossa mente." (Versão Almeida Corrigida Fiel).

Devemos, entretanto, ter consciência de que diferentemente do que ocorria no passado, atualmente o conhecimento não é mais adquirido através de informação, pois a verdade é que há muito mais informação disponível para nós do que conseguimos lidar de forma saudável; infelizmente, a quantidade de infomação que nos rodeia diariamente produz muito mais desinformação e confusão do que conhecimento; e essa também é uma das artimanhas do espírito do mundo, saturar os indivíduos com tantas informações desencontradas, superficiais e irrelevantes, acerca de tudo, que fique cada vez mais dificil distinguir o que realmente tem valor e utilidade real.

Então onde encontrar o conhecimento adequado?

Somente através de informações selecionadas diligentemente é que conseguiremos garimpar pepitas de conhecimento realmente válido que, devidamente trabalhadas e lapidadas pela fé, proporcionem em nós os insights espirituais puros e transformadores que tanto necessitamos. Nós temos mais ferramentas a nossa disposição do que qualquer outra geração passada jamais sonhou possuir mesmo em seus sonhos mais fabulosos, porém nossa geração parece estar tendo tremenda dificuldade em manejar tais ferramentas adequadamente para facilitar a vida cotidiana que lhes foi concedida, ao contrário, temos muito conhecimento teórico sobre tudo e ainda assim não sabemos quase nada. 

Como sociedade nosso conhecimento sobre quase tudo está apenas no nível conceitual, intelectual, e apenas poucas pessoas, dentre os quais os cristãos genuínos, conseguem ir além do conhecimento baseado unicamente em conceitos e intelecto para alcançar o nível do conhecimento baseado em essência; eis um exemplo um tanto triste, porém real, e relativamente comum: Quantas pessoas têm vasto conhecimento bíblico e mesmo assim quase nenhum entendimento espiritual sobre a essência das Escrituras? Quantos ostentam grande conhecimento teológico, mas pouquíssima compreensão sobre a grandiosidade e a profundidade do Amor de Deus Todo-Poderoso? 

Nunca houve tantos teólogos quanto temos nos dias atuais, mas ainda assim, não aprofundamos significativamente nosso conhecimento sobre o Amor de Deus; porque muitos destes conhecem o Senhor apenas conceitualmente, em nível intelectual, ou seja, didático, pedagógico, filosófico e acadêmico, mas não em um nível realmente espiritual, fundamental, e esse tipo de conhecimento conceitual não nos serve de muita coisa e tem até mesmo levado muitos a se afastar da verdadeira fé, como foi registrado em parte dos texto de 2 Timóteo 4.3-4, que diz: "...Tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade..."; por isso também foi escrito em 2 Coríntios 3.6 o texto que diz: "...A letra mata, e o Espírito vivifica.", em outras palavras o que esse versículo quer dizer é que se ficarmos presos ao nível de conhecimento conceitual, intelectual, a cerca de Deus, jamais O conheceremos de verdade, logo toda a "sabedoria" extraída desse conhecimento meramente superficial sobre o Criador nos será vã, sem nenhuma aplicação espiritual verdadeira, logo, não nos renderá nenhum benefício duradouro. Diferentemente da verdadeira sabedoria extraída dos entendimentos profundos, os "insights" produzidos pelo conhecimento lapidado pela fé além do alcance do nosso Ego.

Grande parte da sabedoria do cristianismo está em conhecer a Deus além do conceito que a sociedade tem Dele, além do conceito que as religiões e tradições tem Dele, além dos conceitos que a filosofia, psicologia e outras ciências têm Dele, além dos conceitos que nós mesmos temos Dele. Como cristãos precisamos conhecê-Lo em Sua essência, em um nível tão profundo que tenha deixado toda matéria para traz, o nível fundamental, o nível da criação, o nível do Espírito. E para nos motivar nessa caminhada é que também foi escrito em Oséias 6.3 a parte do texto que diz: "Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR". Uma vez que nos conectamos com esse nível de conhecimento de tal profundidade, passamos também a estar unidos com a Fonte primordial e fundamental de toda a sabedoria da criação, como está escrito em 1 Coríntios 6.17, que diz: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele..." (NVI). Assim toda a sabedoria que tem o Senhor como fonte fluirá para nós, e através de nós, automaticamente, de modo que poderemos nos utilizar dela, não só para cultivar nossa própria vida de maneira adequada e plena, mas também para que possamos ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista