Pular para o conteúdo principal

"...Tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4.8


“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4.8

Dizem por aí que "a vida não é só flores"; essa é uma das meias-verdades preferidas do espírito do mundo e das pessoas que estão sem rumo na sociedade; porém, ninguém fala que nós podemos organizar nossos pensamentos para que sejam um belo jardim que produza a beleza da plenitude, transmita a essência da tranquilidade e exale o aroma da fé em qualquer situação. Eu estou me adiantando, deixe-me começar do princípio.

A mente humana foi originalmente criada por Deus para funcionar de forma plena e equilibrada. Produzindo e cultivando todo tipo de bons pensamentos capazes de serem utilizados como ferramentas para fazer nossa vida progredir por completo e sempre orientando nossas palavras e ações para nos manter em um estado de felicidade permanente; entretanto, com a decadência da humanidade do seu estado original por causa da queda de Adão e Eva, a mente da espécie humana foi invadida, contaminada e modificada pelo espírito do mundo.

E o que isso significa?

Significa que a mente humana foi "reprogramada" e desviada de seu propósito original idealizado pelo Criador, assim sendo, por padrão, a natureza da mente humana se tornou obscura, ruidosa e caótica, produzindo e cultivando todo tipo de pensamentos negativos, nocivos e debilitantes, pois os parâmetros da mente foram "reconfigurados" para que os indivíduos passassem a dar mais valor e atenção às coisas corrompidas e ruins; dessa forma, as pessoas passaram a pensar naturalmente em tudo o que é mal, tudo o que é mentiroso, tudo o que é desonesto, tudo o que é injusto, tudo o que é profano, tudo o que é corrupto, tudo o que é infame, tudo o que é vicioso, tudo o que é negativo, tudo o que é destrutivo, e assim por diante; como está declarado em Mateus 15.19, que diz: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, falsos testemunhos e blasfêmias.".

Tais maus pensamentos tornaram-se extremamente atrativos aos seres humanos, como se houvesse uma necessidade biológica na nossa natureza tentando excessivamente satisfazer a si mesma através de estímulos mentais externos, e constantes, que gerem ainda mais pensamentos sem qualquer virtude. Eis o motivo pelo qual, em qualquer mídia nos dias atuais, todo tipo de notícias ruins, polêmicas, violências, escândalos, tragédias, maldades e tantas outras coisas de natureza vil têm sempre muito mais audiência e engajamento por parte da sociedade.

A verdade é que a natureza mental decaída que recebemos como herança do pecado original está constantemente gerando nas pessoas pensamentos corrompidos de alguma maneira, pensamentos baseados em impulsos mentais de natureza negativa que estão sempre induzindo os indivíduos a se alimentar cada vez mais com todo tipo de estímulos de essência semelhantemente ruim.

Então você pode perguntar: Mas o que exatamente você quer dizer quando se refere a pensamentos corrompidos?

Todo e qualquer pensamento negativo que nós, como humanos, somo capazes de gerar. Provavelmente você já tenha percebido que tais pensamentos inundaram a sociedade e são transmitidos pelas pessoas através de suas palavras, e ações cotidianas; talvez, se você for muito sincero(a) consigo mesmo(a), até consiga perceber muitos desses pensamentos gravitando na sua própria mente e influenciando a sua visão da realidade, suas ações do dia a dia, suas palavras e, talvez até, a sua fé.

Pensamentos tais como: 

* Individualismo, 

* Pessimismo,

* Raiva, ira, ódio

* Autodepreciação,

*Ansiedade,

* Vitimismo,

* Orgulho,

* Vaidade,

* Indiferença,

* Egoísmo,

* Antipatia,

* Violências,

* Medo,

* Amargura,

* Ganância,

* Inimizade,

* Cobiça,

*Avareza, 

* Frustração,

* Fracasso,

* Opulência...; 

Há muitos outros, a lista é praticamente sem fim.

E para manter a humanidade operando sempre nesse nível baixo de pensamentos, o espírito do mundo montou diversas mecânicas, estratégias e ilusões, para que a sociedade funcione de maneira automaticamente caótica, causando todo tipo de atritos entre as pessoas, umas com as outras, quando expressam seus pensamentos negativos na forma de opiniões ofensivas; assim como também causando atritos das pessoas contra elas mesmas, quando se debatem de forma frenética, violenta, aleatória, alucinada, apressada, quase insana, contra seus próprios pensamentos negativos de modo que acabam se cansando, sobrecarregando, sabotando, ferindo e sendo derrotados pelos próprios pensamentos.

Tais pensamentos negativos funcionam como fardos pesados que vão se acumulando pela vida, pesando cada vez mais, conforme a pessoa continua pensando dessa maneira equivocada, pois quanto mais desses fardos uma pessoa acumula e carrega em sua mente, mais impactos e reflexos negativos serão produzidos em sua saúde física, mental, espiritual e em toda a sua qualidade de vida e de relacionamento tanto consigo mesmo(a), com as outras pessoas ao redor e até com o próprio Deus. De fato, durante toda a história da raça humana sobre a face da terra, bilhões de pessoas das mais diversas classes sociais tiveram a vida completamente arruinada apenas porque se acostumaram a pensar de forma negativa e viciosa.

Certa vez li uma frase atribuída ao imperador filósofo romano Marco Aurélio que me ajudou a compreender o ensinamento passado aos cristãos em filipenses 4.8; eis aqui a frase: "As coisas nas quais você pensa determinam a qualidade da sua mente e a sua alma toma sobre si as mesmas cores dos seus pensamentos.". Em uma de suas contemplações pessoais na busca pela sabedoria, Marco Aurélio percebeu que se uma pessoa se dedicar profundamente a cultivar pensamentos de natureza nobre e benéfica, automaticamente, no devido tempo, a alma, e por consequência, o corpo e a vida de tal pessoa colherá frutos nobres e benéficos; então porque desperdiçar a vida com pensamentos que não possuem virtude alguma?

Esse é justamente o ponto levantado por Paulo ao escrever o texto de filipenses 4.8, “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”, em outras palavras, Paulo está nos ensinando que o foco da mente cristã está em nutrir pensamentos virtuosos, pois são eles que nos fortalecem e nos colocam no caminho daqueles que alcançaram uma mente serena, uma fé inabalável e uma vida tranquila, a despeito de todas as circunstâncias adversas às quais, muitas vezes, são expostos na sociedade.

É impossível a qualquer pessoa construir uma vida realmente plena, produtiva, serena e inabalável se a qualidade de seus pensamentos for baixa, se sua mente estiver operando sempre no viés da negatividade, da violência, da maldade, do vitimismo, da polêmica, e repleta de todo tipo de lixo mental, como é o padrão na nossa sociedade atual. Pensamentos de qualidade baixa nos impedem de ter clareza mental, obscurecem nossa lucidez, estreitam nossas capacidades intelectuais, anestesiam nossa consciência, nos afastam da sabedoria, e o pior de tudo, pervertem (ou até prostituem) a nossa fé. Por isso o texto de Filipenses 4.8 é tão importante para nós atualmente, nesse mundo cheio de distrações físicas e virtuais que induzem as pessoas a pensar de maneira equivocada, distorcida, e a se apaixonar por pensamentos que não possuem qualquer virtude real.

Mas como podemos nos desvencilhar dos pensamentos viciosos para cultivar pensamentos superiores, virtuosos?

Usando o que foi ensinado em Romanos 12.21, que diz: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.".

O escritor norte americano Ryan Holiday, autor de vários livros, dentre eles, "O ego é seu inimigo" e "O obstáculo é o caminho", escreveu algo que pode servir de ponto de partida para qualquer um que deseje aprender a tirar seu foco dos pensamentos decaídos naturais da mente humana para começar a cultivar pensamentos superiores, virtuosos. Eis aqui a citação: "Tire seus pensamentos negativos de dentro da sua cabeça, escreva-os em uma folha de papel e abandone-os lá.". Simples não é? Mas muito útil; porém fazer isso demanda prática, e, me atrevo a dizer, fé.

O primeiro passo para nos livrarmos dos pensamentos negativos, debilitantes, e de baixa qualidade que estiverem dentro de nós é tirá-los da dimensão mental, pois lá eles estão constantemente se escondendo de nós atrás de diversas máscaras; devemos lançar luz sobre eles, precisamos vê-los claramente, nomeá-los, fazer com que se tornem concretos de alguma maneira, pois isso fará mais fácil a tarefa de deixar todos eles de lado de uma vez por todas; mas note, nem sempre será tão fácil assim visto que geralmente estamos acostumados a pensar de forma negativa, viciosa e decaída, porém ao construirmos o hábito de sempre esquadrinhar nosso próprio coração em busca de pensamentos ruins para tirá-los de lá como um bom jardineiro faz, diariamente, ao identificar ervas daninhas em um jardim para arrancá-las; com o tempo, esse exercício se tornará mais natural e agradável para nós e os pensamentos de natureza decaída já não terão mais tanta influência sobre nós.

De fato, na mesma medida em que formos capazes de, gradativamente, identificarmos e quebrarmos a influência dos pensamentos frenéticos, vertiginosos, alucinados e apaixonados que regem a sociedade, automaticamente estaremos limpando o terreno mental para que os pensamentos baseados nas virtudes citadas por Paulo em Filipenses 4.8 (Verdade, Honestidade, Justiça, Amor e etc...) comecem a florescer com mais vigor ornamentando a nossa mente e a nossa vida. 

Lembre-se que é nossa responsabilidade, como cristãos, cuidar bem da manutenção do jardim da nossa própria mente, onde cada pensamento negativo e vicioso é uma erva daninha que brotando certamente vai contribuir, e muito, para que nossa vida seja tóxica; por outro lado, cada pensamento luminoso e virtuoso é como uma flor bem cuidada que contribui para a harmonia de todo o nosso ser.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant