Pular para o conteúdo principal

“...Estai atentos para conhecerdes a prudência.” Provérbios 4.1



“Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos para conhecerdes a prudência.” Provérbios 4.1

Na atual sociedade na qual vivemos, poderosas virtudes capazes de estruturar e solidificar a vida de qualquer pessoa, fortalecendo a mente e o espírito para que consigam triunfar sobre os ataques sedutores do espírito do mundo, estão sendo cada vez mais desvalorizadas e desconsideradas tanto por mundanos quanto por muitos dentro de congregações; e assim como tem acontecido com a virtude da simplicidade, a prudência também não ocupa mais uma posição de destaque na mente nem no coração das pessoas. 

Se pelo menos os indivíduos tivessem noção da grande dádiva que estão deliberadamente ignorando, se eles pudessem compreender do que estão abrindo mão; eis o que está escrito em Provérbios 16.16: "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata.". A prudência lança as bases da excelência e do triunfo. Por isso também foi escrito em Isaías: "Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime.".

Através dos estilos de vida da sociedade moderna, com todos os seus apelos, ilusões, distrações e fantasias; o espírito do mundo tem desorientado a mente dos indivíduos de tal maneira que elas estão dando muito mais valor às vaidades, que são viciosas por natureza, do que às virtudes, que por natureza, são poderosas. Não é difícil percebermos, em quase todos os lugares, que as pessoas têm amado a imprudência em boa parte dos seus pensamentos, palavras e atos do cotidiano; muito embora não reconheçam isso abertamente; pois boa parte das pessoas nem mesmo têm a consciência de que estão se comportando dessa maneira.

Sob a influência distorcida do espírito do mundo a prudência passou a ser considerada uma característica dos fracos, uma espécie de falha de caráter ou uma fraqueza mental dos tímidos e dos fracassados, mas os verdadeiros cristãos sabem que nenhuma destas definições é verdadeira; muito embora diversos líderes e gurus da sociedade e de congregações estejam disseminando o entendimento pernicioso que louva e estimula multidões a viver de maneira imprudente, porém, como a palavra imprudência pode gerar alguma resistência por possuir uma conotação no mínimo duvidosa; tais líderes e gurus, convenientemente, criaram uma confusão de significados, e passaram a ensinar e pregar a imprudência de maneira disfarçada, como se ela fosse a mesma coisa que ousadia.

É claro que a imprudência e a ousadia não são, nem de longe, a mesma coisa, de fato, elas não têm nada que as aproxime minimamente, são completamente opostas, e todo cristão genuíno sabe disso; mas faça um teste rápido e observe, com atenção, as pessoas que estão ao seu redor, nos mais diversos ambientes que você frequenta, pois certamente vai ver várias delas falando e agindo de maneira completamente imprudente, e, alegando que estão sendo apenas ousadas; ou pior, algumas destas pessoas vão dizer que suas imprudências são fruto de fé. O que estas pessoas não sabem é que a fé não é um fruto, mas sim a semente que gera vários outros frutos, e a imprudência nunca fez parte dos frutos gerados pela fé.

E qual é a diferença entre ousadia e imprudência? Na verdade há muitas, mas eu vou tentar resumir de uma forma bem simples.

*Ousadia é uma atitude, palavra ou pensamento confiante, baseado na fé, direcionado para possibilidade e oportunidade, estrategicamente calculada com inteligência, e sabedoria, para atingir um objetivo determinado.
* Imprudência é uma atitude, palavra ou pensamento excessivamente confiante, precipitado, sem moderação, baseado em vícios (loucuras) como ambição, raiva, ira, ódio, arrogância, orgulho e muitos outros semelhantes.

A ousadia é sempre positiva, produtiva, serve a um propósito bem definido e surge de uma percepção clara de algum objetivo, mas a imprudência e sempre destrutiva, improdutiva, serve apenas para confundir e rouba toda a clareza de qualquer objetivo que alguém possua.

Quando o texto de Provérbios 4.1b nos alerta para a necessidade de estarmos atentos para conhecermos a prudência, é justamente porque Deus deseja nos aperfeiçoar para que não sejamos enganados por essa confusão perniciosa, entre ousadia e imprudência, que o espírito do mundo faz na mente das pessoas; pois uma vez que conheçamos a prudência tão intimamente quanto o marido conhece a sua esposa, e vise versa, praticando-á diariamente em todas os pensamentos, palavras e ações do nosso cotidiano, física, mental e espiritualmente; ela, automaticamente, nos conduzirá por veredas mais planas, luminosas e verdejantes, ou seja, nos afastará das inúmeras armadilhas que foram colocadas na sociedade e também dentro de congregações, para fazer com que muitos tenham suas vidas distorcidas, sua fé deformada e devorada; trilhando caminhos que não deviam trilhar, tomando decisões que não compensam serem tomadas e lutando em batalhas que não precisam lutar.

Novamente cito o que está escrito em Isaías 52.13: "Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime.".


A prudência é o caminho que leva à sabedoria, que por sua vez, é a chave para a solução de todas as demandas da nossa vida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista