Pular para o conteúdo principal

“Não presumas do dia de amanhã...” Provérbios 27.1



“Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia.” Provérbios 27.1

Você teria coragem de caminhar sobre uma fina e quebradiça camada de gelo na superfície de um lago congelado? Muitos estão fazendo algo semelhante em suas vidas. Se não entendeu, não se preocupe, pois até o fim deste texto você vai compreender melhor. Antes, porém; me diga:

Quais são seus planos para o futuro?

Atualmente as pessoas estão profundamente envolvidas com a velocidade alucinante que a vida em sociedade exige dos indivíduos, que não têm tido tempo nem condições mentais para perceber uma simples verdade fundamental.

E que verdade é essa?

A verdade que nos ensina que nenhum de nós têm qualquer controle real sobre o dia de amanhã; ou seja, o nosso futuro não nos pertence, por mais que nos esforcemos e tentemos moldá-lo segundo a nossa vontade. O quanto antes compreendermos essa verdade, melhor, pois assim nos libertaremos dessa constante e infrutífera busca por tentar domesticar o futuro e não precisaremos enfrentar tantas angústias e ansiedades relacionadas aos dias vindouros, como as pessoas que ainda não compreenderam essa verdade.

Muitas vezes o futuro está ao alcance da nossa visão, as coisas estão aparentemente sob controle e tudo parece caminhar de acordo com que esperamos; assim sendo, tomamos a liberdade de presumir que tudo continuará sempre se comportando como imaginamos, e a partir dessa presunção construímos todos os nossos planos e projetos para os dias que estão à nossa frente, para que o "dia de amanhã" seja exatamente como queremos, ou pelo menos o mais perto disso que conseguirmos; mas muitos se esquecem de considerar em seus planos que, embora, muitas vezes o futuro esteja à vista e quase ao "alcance de nossas mãos", ele ainda está completamente fora do nosso controle; logo, se queremos ser sábios(as), não devemos contar que o dia de amanhã vai se comportar como almejamos; por isso também foi escrito em Provérbios 27.1: “Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia.”.

No final de 2019 e no início de 2020 quase todas as pessoas do planeta já tinham em mente como a vida supostamente ia se comportar; cada qual tinham seus "planos", metas e objetivos, alguns modestos e outros extremamente ousados, sobre praticamente tudo. Muitos pretendiam viajar, outros pretendiam casar, outros pretendiam comprar uma casa ou carro, uns estavam montando seu próprio negócio, outros pretendiam ficar milionários, e etc...; como Tiago 4.16a demonstra quando diz: "...Agora, vos gloriais em vossas presunções...". Todos presumiram que as coisas continuariam acontecendo exatamente como estavam, e tudo sairia como o "planejado", afinal, não havia qualquer indício que demonstrasse o contrário, MAS...

Os sábios compreendem que a vida não dá nenhuma garantia de que o dia de amanhã será como hoje só porque o hoje é semelhante ao ontem; de fato, a vida, assim como a natureza, muda sem nos consultar ou pedir permissão. Não sei se alguém precisa de uma prova disso, mas mesmo assim vamos a ela.

Eis que o ano de 2020 surpreendeu a maioria absoluta da humanidade com uma pandemia que surgiu no oriente do planeta e colocou as nações de joelhos em pouquíssimo tempo; mesmo as maiores potências da terra, seus governantes e seus cidadãos, tiveram de mudar completamente o planejamento que haviam feito para este ano; e o mesmo aconteceu com as mais diversas congregações espalhadas por tais lugares. Todos tiveram de alterar a maneira como estavam vivendo, e a quase totalidade destas pessoas, incluindo eu, que escrevo este texto, e você, que o está lendo, presumimos que 2020 seria só mais um ano que transcorreria como todos os anteriores, e, atenderia todas, ou o máximo possível, das nossas expectativas.

“Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia.”.

O ensinamento contido em Provérbios 27.1 ecoa através dos séculos servindo como um excelente conselho para o coração dos sábios, pois é uma sabedoria fundamental valiosa que nossa natureza decaída e a sociedade à nossa volta tentam, de todas as maneiras, nos fazer esquecer. Mas essa sabedoria deve ser absorvida por nós, devemos relembrá-la a cada novo amanhecer e praticá-la em nossa vida, pois dessa maneira seremos capazes de reduzir consideravelmente e até nos libertarmos completamente de nossas ansiedades com relação ao "dia de amanhã". Eis o que Tiago 4.13-16 declara:

"Eia, agora, vós dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? é um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isso e aquilo. Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda gloria tal como esta é maligna."

Então isso significa que não devemos planejar para o futuro?

Pelo contrário; isso apenas significa que devemos aprender a fazer planos mais adequados, considerando verdadeiramente o fato de que não possuímos controle verdadeiro sobre os dias, semanas, meses e anos que estão à nossa frente. Todo sábio(a) planeja adequadamente com modéstia, equilíbrio e inteligência os próprios passos que o levarão ao futuro; porém eles jamais se apegam cem por cento aos próprios planos que fazem, eles não presumem que as coisas ocorrerão exatamente como o planejado, pois sabem que previsibilidade é apenas uma palavra que a humanidade inventou para fingir que são capazes de ver o futuro. Mas não são.

Uma das várias lições que podemos extrair dessa pandemia de 2020 e que se comunica muito bem com a essência de Provérbios 27.1 é: Se apoiarmos nossos projetos e planos em circunstâncias sociais aparentemente tranquilas, se não considerarmos atentamente o fato de que o futuro não pode ser domado ou domesticado, estaremos sempre caminhando como que sobre um lago com uma fina e escorregadia camada de gelo no espelho d'água, ou seja, a qualquer momento poderemos ser surpreendidos tanto nas questões menores quanto naquelas que são realmente decisivas para a nossa vida. Uma epidemia ou pandemia, uma crise financeira, uma guerra, uma perda de emprego, uma greve, um empreendimento que não dá certo, uma promoção profissional que não acontece, um noivado que acaba, ou qualquer plano que não se concretiza.

Para que isso não aconteça, ou seja, para que não sejamos pessoas facilmente surpreendidas com as mudanças abruptas da vida, precisamos cultivar a consciência de que independentemente de nossos planos, projetos e metas, no fim das contas não serão eles que vão moldar o nosso futuro, por isso também Jesus disse em Mateus 6.34: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo...". Não podemos deixar que as luzes, os sons e os perfumes da sociedade inebriem nossa mente e nos privem da capacidade de pensarmos com a clareza que vem da fé.

A única segurança que possuímos é acreditar nas direções que Deus nos dá, e segui-las, pois dessa maneira Ele, que é o único que pode controlar o dia de amanhã, fará com que o nosso futuro seja exatamente da maneira que deve ser para que possamos viver a vida que nascemos para viver, desempenhando o que de nós é esperado com excelência e abundância de boas obras e boas palavras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista