Pular para o conteúdo principal

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3



“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3

Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.".

Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça.”. Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá.

E porque estou falando algo tão óbvio assim?

Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tantas vezes que atualmente, quando converso com qualquer um que diga estar orando a Deus a respeito de determinado tema ou causa, geralmente pergunto para tal pessoa o que Deus respondeu a ela. Nestes casos é bem comum que digam a clássica frase: Estou esperando no SENHOR, pois Ele ainda não me respondeu. Então pergunto há quanto tempo estão esperando essa resposta; e geralmente o que revelam é que estão nessa espera há muito tempo.

Orar a Deus e não ser respondido é algo que não faz nenhum sentido, pois como vimos, Ele mesmo afirma que nos responderá todas as vezes que clamarmos; de fato, para não haver dúvidas, o próprio Jesus deixou claro para uma multidão, e para nós, que o Pai sempre ouve as nossas orações. Isso está registrado em João 11.41b-42a, que diz: "...Pai, graças te dou, por me haverdes ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves...".

Nesse trecho bíblico a palavra "ouvir" tem um duplo significado, a saber, prestar atenção + responder (atender); ou seja, a essência do que Jesus estava dizendo era algo como: "Pai, agradeço ao SENHOR por ter prestado atenção na minha oração e atendido o meu pedido. Eu bem sei que Senhor sempre me atende.". Após deixar isso bem claro para aquela multidão que estava presente ali, Jesus demonstrou na prática o que tinha acabado de afirmar; esse momento maravilhoso foi registrado para a posteridade no texto de João 11.43-44, que diz: "E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora. E o defunto saiu...".

O milagre da ressurreição de Lázaro foi a prova definitiva, dada por Cristo, de que Deus sempre dá atenção e atende(responde) todas as nossas orações, petições e clamores, mesmo aqueles aparentemente impossíveis. Cumprindo exatamente o que foi afirmado em Jeremias 33.3: “Clama a mim, e responder-te-ei...".

Então por que tantas pessoas acham ou dizem que Deus não as está respondendo?

Há duas possibilidades mais comuns que podem estar acontecendo nestes casos, e isso foi relatado em Isaías 59.2, que diz: "Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos não ouça.".

Iniquidades e pecados, mas não estou falando aqui daquela lista clássica que sempre surge na nossa mente quando falamos a respeito de pecados e iniquidades; pois tenho certeza de que a maioria das pessoas as têm procurado evitar. Estou me referindo àquelas "pequenas" influências sociais que geralmente não consideramos como iniquidades nem como pecado e as aceitamos dentro de nós, e na nossa vida, como se fossem comuns apenas porque a sociedade mundana, manipulada pelo espírito do mundo, prega que se deva viver em função delas; quer um exemplo? O consumismo.

Deixe-me ser um pouco mais claro. Eis algumas iniquidades e pecados que estão impedindo a muitos de perceber, ouvir e reconhecer as respostas de Deus para a vida delas.

Há pessoas que não estão sabendo como pedir resposta de Deus; como foi dito em Tiago 4.2-3: "Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.". Muitos não são respondidos por Deus porque grande parte dos pedidos, clamores e petições que fazem estão sempre ligados diretamente e intimamente apegados a seus deleites pessoais e sociais. 

E o que isso significa? 

Significa que a maioria dos desejos vontades e sonhos pelos quais algumas pessoas estão orando, clamando e buscando realização em Deus, são, na verdade, apenas paixões egoístas, fantasias sociais e um grande acúmulo de vaidades diversas; de modo que não são capazes de produzir nenhum benefício físico, mental e espiritual duradouro e verdadeiro, mas apenas um grande inchaço para o ego; aliás, pessoas com o ego inchado são super-valorizadas pela sociedade mundana atual. A oração, as petições e os clamores destas pessoas não passam de um grande falatório repetitivo e sem sentido; contrariando o que Jesus nos ensinou a fazer em Mateus 6.7, que diz: "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.".

Nunca antes na história da humanidade os indivíduos, homens, mulheres, e até crianças, foram tão escravos das próprias vaidades e paixões ilusórias, quanto nestes dias nos quais estamos vivendo. Jamais as pessoas perseguiram tanto e tão avidamente os tesouros sociais desta terra; nunca os indivíduos foram tão ambiciosos de coisas altas e cobiçosos por vanglórias como são atualmente fora e dentro de congregações. Obviamente, todo esses comportamentos distorcidos se refletem nas orações destas pessoas, gerando, petições, suplicas e clamores deformados, que não podem ser respondidos por Deus, como o texto de Tiago 4.3 deixou claro.

Todo cristão verdadeiro compreende as respostas de Deus porque eles constroem sua vida, assim como, suas orações, petições, súplicas e clamores sobre alguns entendimentos importantes demonstrados e ensinados na bíblia, dos quais cito aqui os seguintes:

* "Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos com as humildes..." Romanos 12.16
* "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam." Mateus 6.19
* Não te canses para enriquecer..." Provérbios 23.4
* Não sejamos cobiçosos de vanglórias..." Gálatas 5.26

Pessoas que ignoram estes mandamentos, assim como os outros registrados nas Escrituras Sagradas, desviam seus ouvidos da lei divina e colocam seu coração na mesma busca alucinada e vertiginosa dos objetivos e tesouros sociais do mundo, da mesma forma como os mundanos o fazem; assim sendo, fazem com que suas próprias orações, clamores e súplicas repletas de vaidades, ambições e paixões se tornem abomináveis a Deus; eis o motivo de não estarem sendo devidamente respondidas; como Provérbios 28.9 deixa claro quando diz: "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.".

Qualquer um que aprenda a cultivar um coração que esteja desapegado das vaidades pessoais, ambições modernas e paixões sociais que nos cercam, será capaz de produzir orações mais puras, objetivas, simples, justas e agradáveis a Deus, pois como o final do versículo 34 de Mateus 12 fala: "...Do que há em abundância no coração, disso fala a boca.". Inclusive nas orações e clamores. E estes clamores justos, ou seja, sem vaidades, paixões e ambições, são os que Deus responderá, como foi escrito em Salmos 34.17, que diz: "Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias.".

Outra coisa extremamente comum que tem feito as pessoas acharem que Deus não as está respondendo é que quando não estamos vigilantes a respeito de nosso coração, quando não cultivamos a clareza, a lucidez e a consciência em nossa mente, geralmente vamos cometer o erro de simplesmente não querer ouvir a resposta do SENHOR. Isso significa que vamos orar, clamar, pedir, e suplicar a Deus a respeito de algo; e como prometido, Ele nos responderá de maneira objetiva, mas nós, por qualquer "motivo" que nos pareça aceitável, vamos considerar que aquela não é a resposta que queremos ouvir, ou não concordamos com ela; então passamos a fingir para nós mesmos, e para os outros, que Deus não nos respondeu e começamos a aguardar outra resposta, que obviamente nunca vem, pois uma vez que o Pai envia uma Palavra de resposta para nós, é ela, e somente ela, que devemos usar para solucionar qualquer questão; e quando isso ocorre, a Palavra retorna para o SENHOR tendo realizado o propósito para o qual foi designada; como Ele mesmo diz em Isaías 55.11: "Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.".

Se ignorarmos a resposta que Deus nos deu por acharmos que ela não está de acordo com nosso pensamento ou por qualquer outro "motivo" que aparentemente faça sentido para nós, (e eu já fiz isso várias vezes, antes de compreender este entendimento que compartilho com você neste texto), vamos perder muito tempo fingindo que ainda não fomos respondidos, quando na verdade, a solução já está dentro de nós, pronta para gerar e liberar a fé necessária para qualquer empreitada ou batalha. Basta apenas que reconheçamos a resposta de Deus como tal e deixemos nossos pensamentos e vontades egoístas de lado, parando de fingir que ainda não fomos respondidos.

Está escrito em João 10.27: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz...". Quando achamos que Deus está calado e não nos respondeu; o problema não é Ele, mas sim as inúmeras vozes familiares dentro de nós; a voz das nossas vaidades, a voz das nossas paixões, a voz dos nossos sonhos sociais, a voz do nosso ego inchado, a voz das outras pessoas, a voz das nossas ambições, a voz das seduções do espírito do mundo e muitas outras; todas, simultaneamente, falando, pedindo, clamando e gritando por nossa atenção 24 horas por dia; de modo a nos deixar confusos e nos convencer a ignorar a única voz que realmente importa ouvir.

Precisamos solidificar em nós o entendimento de que todas as vezes que clamamos a Deus Ele nos responde, nós só temos que disciplinar a nossa carne a parar, ou pelo menos diminuir toda a tagarelice que há dentro da nossa mente, constantemente, com tantas vozes que nos distraem de ouvir, ou de aceitar, a resposta que o SENHOR providencia para nós. Reconhecer e aceitar a resposta de Deus como tal, e ignorar as outras vozes dentro de nós, vai nos economizar muito tempo que perderíamos fingindo não ter ouvido a resposta que Ele nos enviou;  assim como, vai melhorar nosso relacionamento com Ele e nos alimentar com as informações importantes que realmente necessitamos aprender para resolver qualquer questão adversa que se apresente diante de nós; como foi escrito: “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.”.


   

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Sua visita aqui no blog alegra o meu coração. Obrigado por seu comentário.
      Que a sabedoria do Altíssimo produza clareza, consciência e lucidez de pensamento em você.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
    2. Nossa que aprendizado sobre esse versiculo.Edifica nossa vida espiritual.Quantas vezes eu questiono com Deus porque ele fica em Silêncio.Mas a palavra do Senhor é viva e eficaz e nos ensina .

      Excluir
    3. Olá!
      Louvo a Deus por saber que o texto foi útil a você.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que o Pai celestial dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
    4. Obrigada pela mensagem foi um aprendizado muito bom para mim fico feliz graças à deus

      Excluir
    5. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que Deus dê clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, a você.
      Grande abraço.
      Seja sempre feliz.😊💖

      Excluir
    6. Aleluia louvado seja Deus.
      Esse estudo foi uma benção para mim. Que Deus continue abençoando e te usando na palavra dele.

      Excluir
    7. Olá, Nito! 😃
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Agradeço a Deus por esse texto ter sido útil a você de alguma maneira.
      Que Cristo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você e a todos ao seu redor.
      Grande abraço. 💖👍

      Excluir
  2. Meu Deusas, que Deus te abençoe muito, como eu aprendi,obrigada por isso obrigada ❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja bem-vinda aqui no blog
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você de alguma maneira.
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por isso.
      Que a luz de Cristo brilhe poderosamente através de você e abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊💖

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Henrique!
      Seja muito bem-vindo aqui no blog.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que você se fortaleça cada vez mais na maravilhosa Graça que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  4. Muito bom! Que Deus continue usando você , que suas palavras possam alcançar muitas vidas. Muito obrigada por ser uma benção em meu devocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente por saber que você tem achado alguma utilidade aqui no blog.
      Obrigado por compartilhar isso comigo através do seu comentário.
      Que a Luz do Altíssimo brilhe cada vez mais intensamente através de você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖🙏

      Excluir
  5. Gostei muito desse estudo com certeza tirei muito proveito desse estudo que Deus te abençoe sempre vc e sua família sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agradeço a Deus pela sua visita aqui.
      Obrigado por comentar, pois seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Fico contente em saber que você gostou desse texto.
      Que você se fortaleça na maravilhosa Graça e no poderoso Amor que há em Cristo.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  6. Muito bom esse estudo, bem explicado, rico em exemplos e coerente nas análises e observância dos textos em questão tipo uma balança equilibrando ambas vertentes, apontando a direção correta para que o nosso clamor seja ouvido; que no caso é estar no centro da vontade de Deus!
    Que nosso Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ozeias!
      Seja muito bem-vindo aqui ao blog.
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que através de você a Luz e o Amor de Cristo toquem na mente e no coração de todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  7. Bom dia a Graça e paz do nosso Deus seja com todos.
    Venho agradecer, por dividir esse esclarecimento conosco, essa explicação trouxe luz ao meu entendimento no meu devocional gratidão a Deus , por vc ser esse instrumento no nossos dias. Deus vós abençoe 🙌🙏🙌🙏🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que a Graça e a Paz de nosso Deus seja com você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui. Suas palavras gentis já são uma grande bênção de Deus para mim.
      Fico muito contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que a sua mente, e a sua vida, sejam cada vez mais fortalecidas na maravilhosa Graça e no poderoso Amor de Deus em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊🙏

      Excluir
  8. Uau, que palavras sábias, Continue nesse caminho. Obrigada por compartilhar com nós, é uma grande aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Que a Presença de Cristo, em você, produza luz, sabedoria e amor, para abençoar a sua vida e a de todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz😊🙏✨

      Excluir
  9. Obrigada pelo ensinamento! Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Seja bem-vinda aqui no blog.
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui, pois isso já é uma grande bênção para mim.
      Que você seja plenamente aperfeiçoada na Presença do Espírito Santo no seu interior.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  10. Muito bom poder aprender mais ,continue postando mais conteúdo ,toda noite antes de dormir gosto de lê e meditar ,que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!
      Louvo a Deus por poder falar com você.
      Obrigado por comentar aqui, pois isso já é uma bênção para mim.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a Luz de Cristo brilhe intensamente em você e abençoe todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja sempre feliz.😊💖

      Excluir
  11. Muito obrigado por essa abençoada ministração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em falar com você através do seu comentário; aliás, obrigado por deixá-lo aqui.
      É bom saber que você gostou do texto.
      Que a sua vida seja sempre perfeitamente guiada pela voz de Cristo.
      Grande abraço.
      Felicidades pra ti.😃💖

      Excluir
  12. Sempre dizemos que ao ouvirmos a palavra de Deus nos aprendemos,mas entendo que aprendizado leva tempo p ser consolidado dentro d nosso coração,que Deus continue tendo misericórdia d nossa pequenez,Deus abençoe a todos sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi!
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que a divina luz de Cristo sempre guie você em todos os seus passos.
      Grande abraço.💖😊👍

      Excluir
  13. Nossa que maravilhoso, Deus seja louvado 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta!
      Obrigado por deixar o seu comentário.
      Fico contente, e agradeço a Deus, por você ter gostado do texto.
      Que o SENHOR te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço. 😊💖👍

      Excluir
  14. Agradeço a Deus por inspirar vc a escrever esse devocional, Deus falou muito comigo Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      Fico contente de saber que Deus falou com você através desse texto. Louvo ao Senhor por isso.
      Que a maravilhosa luz de Cristo ilumine você de tal modo que a sua vida, e a de todos ao seu redor, seja abençoada.
      Grande abraço. 😊❤️👍

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista