Pular para o conteúdo principal

“Não se turbe o vosso coração...” João 14.1



“Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim.” João 14.1

Nunca antes em todo o tempo em que a raça humana está sobre a face da terra as pessoas viveram com o coração tão turbado quanto nos dias atuais; mulheres e homens; adultos e crianças; incrédulos e crentes, todos compartilhando da mesma tempestade interior, como se houvesse um tornado dentro do coração deles, que os mantém desequilibrados no modo de pensar, falar e agir.

Antes de continuar com o texto, deixe-me explicar de forma simples o que significa essa turbação que as pessoas mantêm no coração. Turbação significa: Desordem, tumulto, perturbação que é causada por emoções descontroladas e agitações sentimentais produzidas por qualquer abalo cotidiano afetivo, moral, profissional, financeiro, político, econômico, congregacional, etc...

 E o que isso significa?

Significa que todo e qualquer sentimento e, ou, emoção, que esteja dentro de nós, em nosso coração, mas que não estejam adequadamente controlados por nossa sobriedade produzirão uma agitação crescente que tumultuará nossos pensamentos impedindo-nos de julgar as coisas da maneira correta e nos levando a tomar decisões, precipitadas, equivocadas e repreensíveis, assim como, a agir de maneira confusa, aleatória, e até, reprovável.

É justamente isso o que tem acontecido com as multidões na sociedade e nas congregações, elas têm sido arrebatadas pelos próprios sentimentos e emoções, e não têm sido capazes de oferecer qualquer resistência; ficam agitados o tempo todo, vivem preocupados, enxergam apenas o que há de errado ao redor, discutem por qualquer coisa, choram com facilidade, riem aleatoriamente, desejam todo tipo de coisas repetidas vezes e de maneira compulsiva, alegram-se com futilidades, ficam tristes com inutilidades, exaltam vícios como o consumismo e o materialismo enquanto reprovam e repreendem virtudes como a simplicidade e a moderação; entre outras coisas semelhantes.

Imagine um indivíduo com uma espécie de tornado girando violentamente em seu interior, é mais ou menos assim que as pessoas com o coração turbado se sentem; o problema é que a maioria delas, para não dizer todas, não têm consciência de que viver dessa maneira as está prejudicando física, mental e espiritualmente, impedindo que consigam ver algo além da própria tempestade que possuem dentro de si. Estas são as pessoas emocionalmente instáveis e espiritualmente frágeis, facilmente carregadas pelos sentimentos e emoções, e que acreditam facilmente em qualquer um que saiba manipular tais sentimentos e emoções apertando determinados gatilhos mentais.

Foi para impedir que essa mecânica acontecesse no interior e na vida dos verdadeiros cristãos que o próprio Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim.” João 14.1; em outras palavras Jesus estava dizendo o seguinte: "Independentemente das circunstâncias, não sejam sentimentais e emocionais, não se permitam arrastar voluntariamente para dentro das preocupações, turbulências confusões e desordens que seus sentimentos e emoções podem causar quando estão fora de controle. Organizem sua mente, ordenem bem o seu coração e não acreditem nem se deixem cativar por qualquer um que use elaboradas táticas sentimentais e emocionais para tentar preocupar, confundir ou controlar vocês; acreditem em Deus e nas Escrituras."

Neste momento deixe-me fazer um importante esclarecimento. Não há nada de errado em demonstrar seus sentimentos e cultivar emoções positivas e fortalecedoras; não há nada de errado em chorar nos momentos apropriados e sorrir quando for adequado; como Romanos 12.15 nos ensina quando diz: "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.". Nossos sentimentos e emoções são parte importantíssima de nossa humanidade, e como tal, precisamos adquirir o discernimento para separar os bons dos ruins, assim como a clareza para saber que o correto é que nós sempre consigamos controlá-los, e não o contrário.

Se não tivermos o devido controle emocional e sentimental que nos cabe como pessoas racionais, e principalmente como cristãos realmente espirituais, ficamos sendo lançados de um lado para outro por qualquer preocupação, receio ou medo, mesmo os sem qualquer fundamento; seremos enfraquecidos por qualquer situação ou circunstâncias do nosso cotidiano, por menores e mais banais que sejam; seremos afetados por qualquer tipo de ataque que a sociedade lance sobre nós, até os mais fracos e inexpressivos; seremos capturados, doutrinados e controlados por qualquer um que saiba como criar uma atmosfera propícia para manipular nossos sentimentos e emoções; nós nos tornaremos escravos do medo, da dúvida, da raiva, da ira, do ódio, da mágoa, da vingança, da frustração, da insatisfação, da tristeza, e de muitas outras. Como resultado disso, nosso estilo de vida vai parecer com um labirinto sem fim; em um momento estaremos pensando, sentindo e agindo em uma determinada direção, mas no momento seguinte estaremos fazendo tudo isso de maneira oposta; em uma hora estaremos andando em círculos e na outra estaremos parados sem fazer a menor ideia do que devemos fazer ou que direção tomar.

Um coração guiado por turbação é um território onde a fé, a sabedoria, a satisfação, a felicidade e o amor não prosperam, além disso, ele gera um terrível desarmonia que afeta também a nossa mente, assim como o nosso espírito, e se essa desarmonia interior não for resolvida adequadamente, terminará criando uma ruptura interna devastadora que nos afetará de tal forma que nossa fé se tornará débil e estéril nas coisas mais importantes da vida ao passo que nós nos tornaremos "produtivos e férteis" em todas as coisas que não possuem qualquer valor ou significado verdadeiro.

Se queremos realmente edificar uma vida cotidiana de fé prática e uma existência que, em todos os sentidos, seja proveitosa, e esteja alinhada de acordo com os propósitos para os quais fomos chamados a cumprir, como Deus deseja que façamos; precisamos manter nosso coração livre de turbações, ou seja, livre das confusões, das desordens, dos tumultos, das agitações e das perturbações sentimentais e emocionais que são uma marca registrada da sociedade moderna na qual vivemos. Devemos aprender a manter nossa mente em harmonia inabalável com Deus, através da confiança nele; como o texto do Salmo 125.1, diz que devemos fazer ao afirmar que: "Os que confiam no SENHOR serão como o monte Sião, que não se abala...". De igual modo precisamos aprender a prática de protegermos o nosso coração adequadamente, como somos instruídos a fazer em Provérbios 4.23, que diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração...".

Quando há turbação no coração a vida fica confusa, nos sentimos constantemente perdidos, nossa mente se perde em distrações sem fim, a nossa fé fica fraca e nossas obras se tornam apenas atos de vaidades. Por outro lado, quando nos livramos destas turbações, nossa vida ganha sentido, nossa mente recebe clareza, nossa fé se solidifica e nossas obras se tornam atos de amor e justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista