Pular para o conteúdo principal

“...Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido...?” João 14.9



“...Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido...?” João 14.9

Você já olhou para o céu hoje? Já viu o sol?
Tenho certeza de que você já está mais do que familiarizado com o sol, afinal de contas quase todos os dias você o "vê" desde a sua infância e não tem mais nenhuma necessidade ou preocupação de olhar para o céu tentando compreender mais profundamente aquela estrela radiante.

E o que é que isso tem a ver com o texto de João 14.9?

Conhecer a Deus deveria ser prioridade na vida de todos nós que cremos Nele; deveria haver uma profunda curiosidade em nosso interior movendo-nos a buscar sempre por saber mais sobre quem o Único e Verdadeiro Deus, amoroso, glorioso, gracioso e majestoso, realmente é; como foi escrito em Oséias 6.3a; que diz: "Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR.". Nossa vontade de conhecer mais profundamente o Criador do universo deveria ser algo muito além de, apenas, repetir frases prontas como: “Senhor, eu quero te conhecer”.

Entretanto, incrivelmente, para uma parte considerável das pessoas que dizem andar com Jesus, conhecer e reconhecer o Pai, em Cristo, não é tão prioritário quanto aumentar seu próprio potencial de ganhos financeiros ou conseguir oportunidades que lhe permitam atender e superar as expectativas que a sociedade deposita sobre eles, assim como, realizar suas vaidades, sonhos, fantasias e ambições pessoais, profissionais, ministeriais e outras.

O que tem acontecido atualmente com determinadas pessoas dentro das congregações é que elas estão se conformando com o fato de não saber quem Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) realmente é; estão conformados em permanecer apenas na superfície do conhecimento de Deus, fingindo conhecê-lo ao se envolver em excesso de teologias, filosofias, psicologias, políticas, doutrinas, religiosidade, tradições e uma série de outras confusões humanas cujo único propósito real é elevar a si mesmos diante da percepção dos que estão ao redor, mas que em contra-partida, cria uma barreira mental e espiritual que os impede de conhecer a Deus claramente como Ele deseja ser conhecido. Tais pessoas, ainda que não admitam nem para si mesmos, querem conhecer o Criador apenas da maneira que é mais conveniente para os próprios interesses que possuem; como Filipenses 2.21 nos alerta, quando diz: "Porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus.".

Por este motivo muitos dentro das congregações ainda acham que o SENHOR é vingativo, rancoroso, punidor, e justiceiro (que é algo completamente diferente de ser justo); eles só conseguem ver Deus como alguém furioso e astuto, que fica à espreita, transbordando em ira contra a humanidade que insiste em tentar desafiá-lo. Também há os que acham que o Jesus precisa sempre estar provando que é Deus por intermédio de fazer milagres, sinais e maravilhas, aleatoriamente, apenas para se exibir diante dos seus servos que fingem possuir "tanta fé", pois acreditam que se não for assim, algo deve estar muito errado.

Existem pessoas que estão a tempos no caminho do cristianismo e ainda não sabem distinguir a voz de Cristo das vozes da sociedade; e por mais incrível que pareça, há muitos que não sabem diferenciar o Espírito de Deus do espírito do mundo; também ainda não conhecem o caráter do nosso Salvador, a ponto de pensar que ele seria capaz de pedir a nós que cometêssemos alguma loucura. Nos dias atuais não é difícil ver diversas pessoas que dizem ser servos e discípulos de Jesus, com percepções assustadoramente distorcidas e com um conhecimento sobre Cristo muito superficial, inclusive liderando grupos dos mais variados tamanhos, pequenos, medianos e grandes; por toda parte estão ensinando a muitos a compartilhar e se vangloriar de seu conhecimento limitado de Deus, como se fosse grande coisa, enquanto louvam-se mutuamente por causa do seu vasto conhecimento das questões humanas, fingindo estar louvando o Criador. São excelentes teólogos, filósofos, psicólogos, políticos, empresários, cantores, escritores, palestrantes, e muito mais; porém, são péssimos servos de Cristo, simplesmente porque estão há tempos no caminho mas ainda não conseguem reconhecer Jesus e as coisas Dele adequadamente.

E por que isso acontece?

Porque tais pessoas se convencem de que só porque já estão trilhando o caminho de Cristo, automaticamente já o conhecem profundamente, logo, param de buscar conhecê-Lo mais a fundo, se acomodam, e começam a fingir que possuem mais conhecimento do que realmente têm.

Imagine por um momento uma criança que chega em determinado lugar e pergunta para alguém:
_O que é o sol?
Logo surge um indivíduo, familiar, parente, amiguinho ou outro, e dá para esta criança um desenho do sol, e diz:
_ O sol é isto aqui.
Depois de algum tempo aquela criança cresce, e com uma melhor compreensão das coisas ela percebe que para conhecer o sol um pouco mais ela precisa apenas olhar para o céu, pois se dá conta de que o sol é muito mais do que aquilo que um mero desenho pode demonstrar; logo, é isso o que ela passa a fazer todos os dias. Ela se maravilha em se tornar consciente de que o sol sempre esteve ali ao alcance dos olhos, e ao vê-lo, percebe que nenhum desenho, ou foto, no mundo poderia chegar sequer perto de transmitir a magnitude dessa esplendida estrela. Novamente o tempo passa, aquela pessoa já não é mais uma criança, nem tampouco uma adolescente, já é uma adulta que se conformou em acreditar que já conhece o sol o suficiente, apenas porque o "vê" todos os dias desde a infância, e perde o interesse de saber mais sobre ele, embora consiga falar muito bem, opinar, debater, discutir, a esse respeito e até ensinar qualquer coisa que esteja dentro de seu conjunto de conhecimentos superficiais que ela julga serem profundos.

Entretanto, a grande verdade é que tal pessoa ainda não está nem perto de conhecer essa magnífica estrela luminosa que ela acha que vê todos os dias irradiando luz sobre tudo a nossa volta. O que ela vê no céu diariamente não é nem 10% daquilo que este astro celeste realmente é. O sol é muito mais do que podemos ver em um desenho ou foto, assim como, também é muito mais do que podemos perceber apenas olhando para o céu diurno. Essa estrela que achamos conhecemos ou que vemos plenamente ao olhar para cima, é, na verdade, aproximadamente um milhão e trezentas mil vez maior do que o nosso planeta; você tem noção do que isso significa? O sol é tão natural para nós, pois sempre esta conosco diariamente, e ainda assim permanece quase totalmente além de nossa percepção humana.

A terra precisaria ser um milhão e trezentas mil vezes maior para se igualar ao que o sol é, porém, quando elevamos nossos olhos, se é que ainda o fazemos, tudo o que conseguimos ver é uma pequena esfera luminosa do tamanho do nosso punho, simplesmente assumimos que aquela bola de luz miniatura é o sol em toda sua plenitude, mas o pior é que ainda nos vangloriamos perante os outros por já termos "tanto" conhecimento a ponto de saber que o sol é mais do que um desenho ou foto. 

O mesmo ocorre com multidões que quando estavam vivendo soltas na sociedade mundana, foram ensinadas de forma extremamente rustica, como em um mero desenho, quem Deus é; depois de algum tempo perceberam que poderiam conhecê-Lo melhor em uma congregação que passaram a frequentar. Após mais algum período dentro de uma ou mais congregações, se acostumaram, e passaram a acreditar que já conhecem o Criador, simplesmente porque começaram a "elevar os olhos para o céu" sem perceber que o que, de fato, fizeram foi tão somente se conformar com um conhecimento superficial e rudimentar do qual nunca se cansam de alardear, debater, ensinar e se vangloriar; exatamente igual àqueles que olham o sol pequeno no céu e assumem que seja tudo o que ele é; tais membros e líderes de congregações olham para Deus, enxergam apenas uma ínfima fração da Altíssima e inefável Pessoa Dele e, convenientemente, acreditam que já conhecem por inteiro.

Estas são as pessoas para quem o próprio Cristo disse, e ainda hoje diz: “...Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido...?” João 14.9

A verdade é que essa indagação do Mestre, de certa forma, serve para todos nós, na medida que nos alerta de maneira a nos manter atentos para o fato de que Ele é muito mais do que nós achamos que é, Deus tem muito mais poder do que achamos que Ele têm, Deus é muito mais amor, graça, justiça, misericórdia e luz, do que sequer temos condições de supor. E Ele deseja que nós não nos conformemos com que já achamos que sabemos a Seu respeito, fingindo, religiosamente, que O conhecemos por completo enquanto jogamos palavras ao vento com pseudo-espiritualidade dizendo coisas como: "Quero te conhecer"; "Revela-te a mim", ou, "Mostra-nos o Pai.". 

Jesus quer que possamos encontrar real conhecimento de toda a grandeza, grandiosidade e majestade que emanam da Divina Triunidade, Pai, Filho e Espírito Santo, aprendendo mais profundamente sobre os pensamentos Dele, o caráter Dele, a vontade Dele, a ação Dele, as virtudes Dele, e assim por diante; para que não sejamos mais enganados por ninguém, nem por nós mesmos; e, consigamos nos aperfeiçoar e nos portar apropriadamente de acordo com o que convém aos verdadeiros servos santos de Deus; como está escrito em Efésios 4.13-14, que diz: "Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.".  

Todos nós, de uma forma ou de outra, estamos acostumados a banalizar o termo Deus sem nos darmos conta de que Ele é infinitamente superior, em todos os aspectos, do que aquilo que conseguimos contemplar do "alto" de nosso comodismo espiritual infantil; por isso também foi escrito em Hebreus 2.12: "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento.". Em outras palavras, sob a luz do que estamos estudando neste texto, o que está sendo dito neste versículo de Hebreus é: Pelo tempo que vocês dizem caminhar com Cristo, já deviam conhecê-lo mais profundamente, mas se contentam em apenas fingir que O conhecem, vangloriando-se do conhecimento superficial que possuem, por isso mesmo não conseguem ter acesso aos entendimentos mais profundos, mais edificadores e mais transformadores da comunhão íntima com Ele.

Multidões se acomodaram em pensar que já conhecem a Deus apenas porque frequentam ou lideram uma congregação por determinado tempo, e essa acomodação estreitou bastante a compreensão que possuem do Criador e não deixando que se relacionem profundamente com ele, impedindo que O conheçam além das doutrinas e tradições nas quais estão inseridos, como dito em Marcos 7.9, que diz: "...Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição."

Nosso dever, como legítimos cristãos, é, portanto, interromper este ciclo que certamente está acontecendo em nós, em menor ou maior grau; devemos parar de fingir que conhecemos a Cristo e de nos vangloriarmos com o pouco conhecimento que temos, mas precisamos começar a realmente conhecê-lo através das Escrituras; conhecer o Comportamento Dele, o temperamento Dele, a índole Dele e todas as demais características que o SENHOR demonstra na Escritura Sagrada. Esta é a única maneira de nos assemelharmos a Jesus, não só em palavras, mas em pensamentos e atos, para termos reais condições de sermos chamados de cristãos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista