Pular para o conteúdo principal

“...Guia-me mansamente a águas tranquilas.” Salmo 23.2B




“...Guia-me mansamente a águas tranquilas.” Salmo 23.2B

Atualmente, todos nós estamos vivendo em uma sociedade turbulenta onde as pessoas têm se mostrado extremamente agitadas, ansiosas e estressadas. Essa sociedade cultiva a histeria e o frenesi, individual e coletivo, como se fossem virtudes douradas, da mesma forma como estimula os indivíduos a mergulhar em um estilo de vida “caudaloso” que os arrasta impiedosamente em um fluxo violento, feroz e ruidoso repleto de inquietações e tumultos dos mais variados tipos.

Além disso esse estilo de vida gera uma gigantesca e interminável correnteza de falsas necessidades sociais com todo tipo de demandas pessoais, profissionais, sentimentais, emocionais e até espirituais, pois, há congregações que estão muito mais interessadas em sobrecarregar ainda mais a vida de seus membros do que em ajudá-los a navegar pela vida com graça, serenidade e paz. Tais congregações exercem exatamente o mesmo papel que as várias instituições mundanas de diferentes segmentos sociais exercem sobre os mundanos, ou seja, tentam a todo custo, cativar, aprisionar e controlar o corpo, a mente e o espírito de cada pessoa para, exercendo uma pressão absurda, impedir que consigam se livrar da turbulência social que é chamada atualmente de vida moderna.

E quais são os efeitos de viver em meio a essas "águas sociais revoltas"?

Aqueles que estão "nadando" em meio a sociedade, ou seja, todos aqueles que ainda não abraçaram o seu verdadeiro propósito na vida, lutam o quanto podem para seguir o fluxo das marés sociais, mas mesmo assim são vencidos pelo cansaço físico e mental; terminam submergindo e sendo levados pela correnteza mundana para aonde quer que ela vá, são constantemente distraídos, passam a não ter certeza de nada na vida e são engolidos pelas tsunamis de dúvidas que os lançam de um lado para outro como náufragos; por isso também foi escrito que: "Porque o que duvida é semelhante a onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte." Tiago 1.6; o coração deles está sempre indeciso (em dúvida) saltando de uma coisa para outra, de um propósito para outro, de uma ideia para outra, de uma religião para outra, de uma congregação para outra, de um empreendimento para outro, de uma moda para outra, de um local para outro, de um pensamento para outro, de um sonho para outro; e, todas estas coisas vão arrastando-os cada vez mais para águas ainda mais turbulentas, onde serão açoitados por ventos de angustias, internas e externas, cada vez mais agressivos que farão com que muitos acabem se afogando nesse processo.

Já os que estão em "barcos", ou seja, aqueles que já encontraram algum norte na vida, como o casamento, uma carreira, a família, um negócio próprio, uma congregação ou qualquer outra coisa como estas, serão tão violentamente açoitados pela força das ondas turbulentas da sociedade mundana (mesmo dentro de algumas congregações) que seu leme perderá a direção, seus remos se partirão e suas velas serão rasgadas brutalmente; este é o momento em que se verão no meio de toda a agitação histérica e do tumulto caudaloso, interno e externamente, que temos visto a sociedade mundana demonstrar todos os dias, onde, inconscientemente, o desespero se instala, o caos toma conta e o naufrágio ocorre. Em outras palavras, o casamento naufraga, a família naufraga, a empresa naufraga, a congregação naufraga, o ministério naufraga, o sonho naufraga e a fé naufraga. Por este motivo também os cristãos foram antecipadamente alertados por Paulo quando disse: "Conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé." 1 Timóteo 1.19. 

Quando as águas turbulentas da sociedade conseguem fazer com que a fé de uma pessoa naufrague, toda a vida dela naufraga; as pessoas continuam lutando desesperadamente para não serem submergidos pela sociedade, mas eles lutam em vão porque continuam, inconscientemente, repetindo os mesmos padrões mundanos que os levaram aquela situação, ou seja, continuam querendo cada vez mais dinheiro, continuam correndo atrás de status, continuam desejando fama, continuam acumulando tesouros sociais, continuam ambicionando determinadas posições sociais, e assim por diante, até que finalmente, vencidos pelo cansaço, pelas angustias e pelas dores, sucumbem. Infelizmente é exatamente assim que milhões de pessoas estão vivendo tanto no mundo quanto em algumas congregações, inconscientemente, a vida delas é uma constante tentativa de navegar, sem sucesso, contra as mais revoltas e turbulentas águas sociais como se isso fosse a forma correta de viver.

Embora as multidões não percebam, há outra forma de navegar pela vida; uma forma que os verdadeiros cristãos compreenderam e que a Escritura Sagrada chama de navegar por águas tranquilas.

Mas como fazer para navegar tranquilamente pela vida?

Está escrito: “...Guia-me mansamente a águas tranquilas.” Salmo 23.2B. 

A primeira lição que devemos aprender para sermos guiados na vida de forma tranquila é a mansidão, pois tal virtude tem a maravilhosa capacidade de eliminar todo o ruído, agitação e histeria que as vozes da sociedade produzem em nosso interior; e uma vez que tais vozes são silenciadas dentro de nós, nos tornamos verdadeiramente capazes de ouvir, com clareza, a voz de Cristo que é o verdadeiro guia da nossa existência; ou seja, quando usamos a mansidão para silenciar as vozes, os gritos, os ecos e os sussurros sociais do espírito do mundo dentro de nós automaticamente passamos a ouvir a voz de Deus que é a única voz que realmente aponta para uma vida de tranquilidade interna e externa, mesmo em momentos de adversidade, e faz com que tenhamos condições de aproveitar as coisas que realmente serão benéficas para nossa vida; como está escrito: "Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra." Isaías 1.19

Quanto mais nos desenvolvemos na mansidão mais conseguimos ser guiados através da vida de forma tranquila. A mansidão nos faz dissolver o frenesi interior que tem sido o padrão comportamental da maioria absoluta das pessoas na sociedade e em algumas congregações, ela é a principal característica de uma mente sã e um dos poucos caminhos que permitem nos desvencilharmos da gigantesca turba humana que navega pela vida com fúria, vaidades, ganância, sacrifícios e desespero; exatamente como o espírito do mundo, perniciosamente, os doutrinou a fazer.

A mansidão nos permite compreender que as adversidades sociais que o espírito do mundo lança sobre nós não são nada além de ilusões e tentativas de nos distrair e desvirtuar de nossa verdadeira jornada, mas uma vez que nossa mente, nosso espírito e nosso coração estão serenos e em paz nos tornarmos capazes de navegar abrindo caminho em meio a toda turbulência mundana como se fossem apenas pequenas ondulações. Através da mansidão nós tranquilizamos nossa alma e uma vez fazendo isso, todas as águas sociais por onde navegarmos serão águas tranquilas, mesmo que o mundo a nossa volta esteja sendo atingido pela maior tempestades do século e no mais absoluto caos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista