Pular para o conteúdo principal

“...E tudo quanto fizer prosperará.” Salmo 1.3D



“...E tudo quanto fizer prosperará.” Salmo 1.3D

Você quer ter sucesso em sua vida?

É claro que sim; todos nós queremos. E é exatamente por isso que o espírito do mundo vai usar todo o arsenal que possui para nos atacar e seduzir neste ponto, de modo a tentar nos enganar e desvirtuar a nossa existência.

Não é errado querer ter sucesso na vida; o erro está no conceito de sucesso que as pessoas têm e tal erro acontece quando esse sucesso que as pessoas procuram, e até se sacrificam para alcançar, é o sucesso padronizado pelo espírito do mundo usando os moldes da sociedade.

Deixe-me explicar o que desejo dizer com isso?

Todas as mais diferentes vozes sociais proclamam em uníssono, aos quatro ventos, que ter sucesso significa alcançar um determinado patamar social caracterizado pelo acúmulo de posses materiais, dinheiro, alguma fama, prestígio e status, ainda que seja apenas nos lugares em que você frequenta; ou seja, no seu local de trabalho, nas festas e reuniões familiares, na sua congregação, na escola ou universidade onde você estuda, entre seus amigos e vizinhos, no seu bairro, na sua cidade e etc... Mas o que não é revelado é que esse sucesso é falso, terrivelmente escravizador e opressor; eis um dos motivos pelos quais tantas, e cada vez mais, pessoas que alcançam esse patamar mundano começam a sofrer de todo tipo de ansiedades e desordens depressivas.

Isso ocorre porque as pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado do sucesso; eles não sabem qual é a real aparência do sucesso, logo, como podem alcançá-lo verdadeiramente se não têm ideia de como ele é? Procuram por algo que apenas ouviram as vozes da sociedade falar a respeito. Não é de se admirar que essas pessoas se agarrem de maneira tão fervorosa à única definição de sucesso que conhecem desde a infância, que é justamente aquela que foi forjada propositalmente distorcida e inserida no coração dos indivíduos.

Mas se o sucesso não significa acúmulo de realizações, posses, dinheiro, prestígio e status, então o que ele é?

O verdadeiro sucesso significa progresso. Simples assim. Ele não é um ponto de chegada, mas sim o próprio avanço na jornada. Essa definição é completamente diferente daquela do mundo na qual a maioria das pessoas acredita e tenta perseguir, mas essa é muito mais leve, libertadora e empoderadora para nossa vida, embora muitos se recusem a viver dessa maneira porque para a maioria dos que buscam o sucesso verdadeiro não haverá holofotes nem aplausos, porque a verdade é que o sucesso real não precisa destas coisas, e ainda que elas possam eventualmente acontecer, não são elas que o caracterizam.

As pessoas da sociedade olham ao redor, na televisão, na internet, na vizinhança, entre os amigos, conhecidos, colegas de trabalho ou mesmo dentro da congregação que frequentam; eles olham para alguém demonstrando um alto padrão de vida, publicando as fotos e vídeos de suas viagens a lugares incríveis em países estrangeiros, acompanhado(a) por pessoas interessantes que, por vezes, se parecem com modelos; provando comidas sofisticadas em restaurantes chiques; fazendo compras de objetos caros em lojas famosas. Ou os veem dirigindo carros esportivos, SUVs ou sedans das marcas mais desejadas; ou usando roupas de grifes famosas mundialmente, morando em bairros considerados especiais, em condomínios de luxo, e pensam: "Estes são os que possuem sucesso!" Mas essa conclusão não poderia estar mais equivocada, simplesmente porque está baseada em percepções e impressões retiradas de retalhos da vida dos outros, que são os retalhos que eles propositadamente nos permitem ver para fazer propaganda de si mesmos.

Também há aqueles que acreditam que apenas alguns grupos específicos possuem sucesso, como artistas, celebridades, jogadores de futebol; ou que o sucesso está nas mãos de alguns profissionais tais como empresários, médicos, engenheiros e algumas outras, desta forma, os que acreditam nisso tentam sempre caminhar na direção de alinhar a vida que possuem com o que acreditam que é a causa do sucesso que acham que estão vendo nos outros; obviamente esta é uma distorção provocada pelo conceito mundano de sucesso que carregam no próprio intimo, e como tal, vai distorcer toda a vida dos que tentarem viver caminhando nessa direção.

Sucesso não tem nada a ver com glamour social, mas sim com evolução pessoal, mental, e, espiritual, no nosso caso enquanto cristãos. Tomemos como exemplo um homem que, sob o ponto de vista do mundo, na sociedade da época dele, não estava enquadrado em nenhuma das categorias do sucesso, um homem cuja vida não tinha glamour, não possuía luxos a ponto de, certa vez, declarar a seguinte afirmação: "...Não tenho prata nem ouro...", mas mesmo assim ele foi um dos homens de maior sucesso na história da humanidade; estou falando do apóstolo Pedro. Ele não era milionário, não era dono de uma empresa pesqueira, não possuía uma frota de barcos; tampouco foi um general condecorado, um político proeminente, um orador renomado ou um filósofo admirado, ele não foi uma celebridade, não foi um empresário à frente de seu tempo nem um atleta de alto rendimento, não foi um erudito reverenciado, seus contemporâneos não o aplaudiam, não havia holofotes sobre a vida daquele homem. Ele começou a sua jornada como pescador, e passou por um processo de franca evolução pessoal, mental e espiritual, com erros e acertos, até terminar sua carreira como uma das colunas do cristianismo, um homem simples e modesto capaz de dar suporte a outros em momentos extremamente difíceis e sombrios. Essa evolução, esse progresso pessoal pelo qual Pedro passou é o que o torna extremamente bem sucedido; e o mesmo pode ser dito de Paulo, Mateus, João, Zaqueu, Maria Madalena e tantos outros dos grandes nomes bíblicos.

Vamos simplificar mais um pouco. Imagine uma pessoa que não sabia falar outro idioma além do seu próprio há quatro anos atrás, mas que de lá para cá tenha estudado e agora já consegue se comunicar bem com indivíduos de outros países no idioma deles. Esta pessoa obteve sucesso verdadeiro neste ponto específico, porque progrediu desde não possuir uma determinada habilidade (falar outra língua) até o estado de dominá-la. Claramente houve um desenvolvimento, um progresso. Isso é o sucesso, e ele independe de se tal pessoa vai ganhar dinheiro, fama ou status com a nova habilidade que desenvolveu.

Quando nos propomos a realizar algo, seja aprender uma nova língua ou outra habilidade qualquer, seja trabalhar por conta própria, colocar um negócio, escrever um livro, educar os filhos, ajudar os necessitados, liderar uma equipe, escrever em um diário, frequentar a academia, emagrecer, manter um blog, correr uma maratona, encontrar uma namorada(o) ou qualquer outra coisa; se o entendimento do verdadeiro sucesso estiver claro, firme e profundamente enraizado em nosso coração, acontecerá exatamente o que está escrito em Salmo 1.3D, a saber: "...Tudo o que fizer prosperará." E será assim pelo simples motivo de que compreendemos a verdadeira natureza do sucesso, que é o progresso na jornada; e sabendo isso teremos condições de realmente medir o nosso próprio sucesso (progresso) sem comparações nem distorções.

Isso nos leva a algo importante que sempre devemos manter em nossa mente, a saber: O seu progresso em qualquer área ou empreendimento da vida não se mede pelo quanto falta para atingir uma meta, objetivo ou sonho. Progresso se mede pelo caminho que você já percorreu desde a início de uma caminhada até o ponto em que você está agora.

O sucesso verdadeiro não é um conceito social, embora o espírito do mundo se esforce ao máximo para nos fazer pensar dessa forma. O sucesso, no sentido de progresso, evolução, é um conceito de desenvolvimento da própria criação; de modo que podemos vê-lo claramente na natureza, por exemplo: As aves são bem sucedidas quando aprendem a voar; as árvores são bem sucedidas quando dão seus frutos; os leões são bem sucedidos quando caçam suas presas; e até mesmo as flores são bem sucedidas quando desabrocham; na verdade, todas estas criaturas são muito mais bem sucedidas em sua simplicidade do que qualquer ser humano que acredite e viva pelo significado social mundano de sucesso.

Eis o que o próprio Cristo disse certa vez: "...Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles." Mateus 6.28-29. Em outras palavras, sob a ótica do que estamos estudando aqui, a essência do que Jesus disse foi: "Olhem como essas flores desabrocham, não têm vaidades e não acumulam excessos. Nem mesmo Salomão com todo o seu prestígio, status e autoridade foi tão bem sucedido quanto nenhuma delas.

Espero que neste ponto já esteja claro para você, leitor(a), que sucesso não é dinheiro, não é prestígio, não é status, não é fama, não é glamour, não é autoridade, e não são conquistas. Não é um número elevado na sua conta bancária que diz que você tem sucesso; não é a quantidade de seguidores em suas redes sociais que mostram o seu sucesso; não é a marca do seu carro ou o seu apartamento na frente da praia que lhe definem como bem sucedido; suas viagens ao exterior ou uma multidão de pessoas lhe aplaudindo não são prova de que você é bem sucedido, não é o tamanho da sua casa, o cargo que você ocupa, o cidade ou bairro onde mora, os lugares que visita, os títulos que ostenta, o valor da sua empresa, ou os recordes que você superou que demonstram o seu sucesso. Nada disso serve como parâmetro para medirmos o verdadeiro sucesso de forma adequada. Se você compreender isso se tornará imune a várias das seduções, distorções e distrações do espírito do mundo que estão enganando, escravizando e arruinando a vida de multidões, impedindo que vivam o sucesso em essência..

Está escrito em provérbios 16.32: "Melhor é... o que governa seu o próprio espírito do que o que toma uma cidade.". Em outras palavras: Mais bem sucedido é o que desenvolve a si mesmo; ou seja, maior sucesso tem aquele que está em constante progresso para conhecer, proteger e controlar sua própria mente e coração, do que o que apenas busca e conquista as mais diversas vitórias, troféus e tesouros da sociedade.

Agora, para terminar esse texto eu desejo convidar você a fazer uma profunda reflexão pessoal: Você é capaz de perceber em si mesmo(a) quais glórias sociais tem perseguido sob o pretexto de que está em busca do sucesso mundano? Atrás de quais ambições você está correndo apenas para provar aos outros ou a si mesmo(a) que "chegou lá"? Você é capaz de se afastar dessa busca e concentrar sua atenção em seu progresso, como pessoa, como servo(a) de Deus, como pai ou mãe, filho, líder, liderado(a)? Se você for capaz de, com sinceridade e verdade, fazer esse autodiagnóstico de maneira clara e objetiva, alterando o foco de sua busca por coisas para uma busca por evolução pessoal, mental e espiritual, terá como resultado disso alcançado um caminho seguro de progresso que lhe transformará em um gerador de valor para si mesmo e para as pessoas ao seu redor. Esse é o caminho para ser realmente bem sucedido na vida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista