Pular para o conteúdo principal

"...Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5.14



“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5.14

Por que as pessoas têm tanta dificuldade de amar o próximo como a si mesmos?

Este poderoso ensinamento de Cristo, repetido e reiterado por Paulo, apóstolo, em Gálatas 5.15 é a chave e o caminho para que a humanidade consiga existir em um nível de desenvolvimento pacífico e produtivo infinitamente melhor do que o que temos hoje, muito além do que conseguimos pensar. Imagine por um instante: E se a grande maioria dos seres humanos que vivem na sociedade dos mais diversos países simplesmente começassem a amar as outras pessoas exatamente da mesma maneira como amam a si próprios? Como o mundo seria? Haveria mais compreensão? Menos julgamentos? Mais compaixão e menos egoísmo? Mais igualdade e menos distorções? Mais unidade, menos polarização? Mais tolerância e menos radicalismos? Mais justiça e menos maldades? A lista de benefícios como estes é praticamente infinita.

Mas se a quantidade de benefícios de amar o próximo é tão vasta e transformadora assim, por que as pessoas não começam a fazer isso?

A resposta para esta questão é tão óbvia que simplesmente a ignoramos; e é a seguinte: As pessoas, em sua grande maioria, não sabem como amar o próximo.

Então alguém pode pensar: Como assim? É só tratar o próximo como tratam a si mesmos; que dificuldade há nisso?

Pois é; este é exatamente o ponto crítico de toda essa questão. Porque o fato é que as pessoas já tratam o seu próximo como tratam a si mesmos. 

Lendo isso você pode pensar: Mas isso não faz sentido! Se as pessoas tratassem os outros como tratam a si mesmos, eles se importariam mais com as outras pessoas.

Mas na prática não é bem assim. A verdade é que a grande maioria da humanidade simplesmente não amam a si mesmos, logo, como poderão amar ao próximo se não são capazes de, primeiramente, amar a si próprios? Creio que você, leitor(a), deve saber que ninguém é capaz de dar verdadeiramente a outro, algo que inicialmente não possua; sendo assim, uma pessoa que não possua amor por si mesmo também não será capaz de amar o próximo adequadamente. E como se isso já não fosse ruim o bastante; uma pessoa que não é capaz de amar verdadeiramente a seu próximo também não é capaz de amar realmente a Deus; como está escrito: "...Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" 1 João 4.20. 

Se pensarmos um pouco a respeito deste versículo e prestarmos atenção, perceberemos que nós somos cercados por "irmãos" de vários tipos; ou seja, nós possuímos nossos irmãos e irmãs de sangue, que são aqueles que compartilham o mesmo DNA e a herança genética de nossa família conosco; da mesma forma, possuímos irmãos e irmãs adotivos, que são aqueles que compartilham o afeto e o carinho de mesma família conosco; também possuímos nossos irmãos e irmãs em Cristo, que são aqueles que compartilham a mesma fé e compreensão espiritual conosco; porém, também possuímos irmãos e irmãs de nação, que são aqueles que compartilham a mesma rua, a mesma cidade, o mesmo estado e o mesmo país conosco; e por fim, essa definição deve se estender para um outro tipo, que são nossos irmãos e irmãs de existência, ou seja, todas as pessoas que fazem parte da espécie humana e que compartilham o planeta conosco.

O elo que liga um irmão a outro é estreito e isso faz com que sejam próximos um do outro, de diversas formas e em vários níveis; eis um dos motivos pelos quais a Escritura Sagrada afirma que nossos semelhantes são nossos próximos, pois eles, em alguma instância, são nossos irmãos e irmãs. E o nosso dever como cristãos é amar todos estes irmãos, dos mais diversos povos e nações, exatamente da maneira como Deus ensinou; a saber: "Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo..." Levítico 19.18. Se pensarmos desta forma, nos sentiremos muito mais inclinados, inspirados e dispostos a cumprir o que Cristo nos determinou quando disse: "Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura..." Marcos 16.15.

Mas deixe-me explicar porque estou afirmando que as pessoas não amam a si mesmas e por isso não conseguem amar o próximo adequadamente. Porque uma pessoa que ama não engana, não maltrata,  não ofende, não julga, não critica, não ataca, não envenena, não desmotiva, não desrespeita, não compara e não desmerece, só para citar alguns comportamentos; no entanto, bilhões de pessoas em todo o planeta, todos os dias, das mais variadas maneiras, estão enganando a si mesmos, ofendendo a si mesmos, maltratando a si mesmos, julgando a si mesmos, criticando a si mesmos, atacando a si mesmos, envenenando a si mesmos, desmotivando a si mesmos, desrespeitando a si mesmos, desvalorizando a si mesmos, comparando a si mesmos com outros e muito mais. Tenho certeza de que você sabe exatamente do que estou falando aqui.

Pessoas que amam a si mesmos cuidam preciosamente do próprio corpo, mente e espírito; eles velam de maneira adequada pela própria saúde física e mental, alimentam o corpo, a alma e o espírito de forma equilibrada e produtiva; não se dão aos excessos sociais nem aos exageros espirituais alardeados e vangloriados por mundanos e por pseudo-cristãos nos dias atuais. Pessoas que amam a si mesmos não tratam a eles próprios com violência, são tolerantes e compreensivos quando tentam algo que não se concretiza, eles não se fustigam, não transpassam a si mesmos com sofrimentos, principalmente por coisas e circunstâncias que acontecem em suas vidas, mas que estejam fora de seu controle, e não ficam se punindo repetidamente por qualquer "motivo"; porém, é assim que a maioria da população têm agido cada vez com mais frequência, violentando a si mesmos constantemente, em maior ou menor grau.

Para amarmos o nosso próximo precisamos necessariamente aprender a amar a nós mesmos; e só para ficar claro, deixe-me dizer que amar a si mesmo não tem nada a ver com ser narcisista. Narcisismo é uma anomalia criada pelo espírito do mundo que visa distorcer a percepção que uma pessoa tem de si mesma, inflando o coração e a mente da mesma com falsas impressões exageradas acerca dela própria. Amar a si mesmo tem a ver com ser compassivo, gentil, respeitoso, carinhoso, sincero, cuidadoso, verdadeiro e satisfeito consigo mesmo, só para citar alguns exemplos de comportamentos.

1: Se ficamos nos desgastando com ansiedades e estresses, não estamos amando a nós mesmos; pois deliberadamente estamos impondo cansaço e sofrimento sobre nossa própria mente.

2: Se estamos, todo o tempo, perseguindo sonhos de consumo, vaidades e todo tipo de ambições, não estamos amando a nós mesmos; porque os olhos da nossa vaidade nunca se fartarão, logo, sobrecarregaremos nosso corpo e mente com toneladas de aflições desnecessárias.

3: Se vivemos sempre "à procura da felicidade", não estamos amando a nós mesmos; porque submeteremos nossa vida a uma quantidade absurda de descaminhos e sacrifícios. Quem vive assim é como o cachorro que corre atrás da própria cauda sem ter a consciência de que a cauda que ele tanto persegue já faz parte do corpo dele. Da mesma forma, toda pessoa que ama a si mesma sabe que a felicidade já faz parte dela, independentemente de fatores externos, logo, não precisam persegui-lá, mas sim apenas reconhecê-la.

4: Quando não pensamos e falamos gentilmente a nosso próprio respeito, em nossa mente, não estamos amando a nós mesmos; pois pensar de maneira depreciativa sobre si mesmo é a forma mais comum e mais rápida de se enfraquecer.

5: Quando somos excessivamente duros conosco por causa de erros, falhas e fracassos, que, na verdade, são pequenos ou até irrelevantes, ou, que ocorreram em decorrência de variáveis da vida que estão fora do nosso controle; não estamos amando a nós mesmos; pois quem ama a si mesmo sabe que a perfeição pertence a Deus, e, que a excelência deve sim ser buscada em todos os caminhos da vida, mas que nessa jornada muitas pequenas falhas, erros e fracassos acontecerão, quer gostemos disso ou não, quer estejamos preparados para aprender as lições ou não. Não devemos nos martirizar ou fustigar nossa alma por conta destes pequenos deslizes.

6: Se estamos permitindo que nossa atenção seja capturada e estilhaçada pelas distrações físicas e virtuais que existem atualmente na sociedade; não estamos amando a nós mesmos; pois ninguém conseguirá estruturar adequadamente de uma vida harmoniosa se estiver permitindo que sua mente seja arrastada de um lado para outro repetidas vezes e atraída para todo tipo de distrações aleatórias. Uma mente dividida nunca terá forças para vencer as batalhas da vida que realmente importam.

7: Se baseamos as nossas ações, palavras e pensamentos em um desejo de impressionar os outros; vizinhos, parentes, amigos, irmãos de congregação, ou mesmo desconhecidos; não estamos amando a nós mesmos; pois para que nossa vida possa ser experimentada em seu máximo potencial precisamos desenvolver a capacidade de nos desvencilhar da multidão para, com consciência, clareza e lucidez termos força para fazermos as escolhas mais alinhadas com quem Deus deseja que sejamos, ainda que isso não nos traga qualquer aplauso ou admiração de nossos pares sociais.

8: Se vivemos sempre em busca da aprovação ou validação social, seja física ou virtual, não estamos amando a nós mesmos, pois nos tornaremos escravos da atenção alheia.

9: Se deixarmos que o medo governe nossas palavras e ações, não estamos amando a nós mesmos; porque o medo nos impede de realizar tudo aquilo que sabemos que deve ser feito para alcançar os objetivos que Deus propôs para melhorar nossa vida em todos os aspectos e inspirar outras pessoas.

10: Se constantemente comparamos nossa vida com a de outras pessoas, não estamos amando a nós mesmos; porque estamos sendo terrivelmente desleais e injustos contra nossa própria alma, pois geralmente comparamos as melhores percepções e impressões que temos das outras pessoas contra as piores que temos de nós mesmos; e esta é uma batalha que não podemos vencer. Eis o motivo pelo qual, pessoas que amam a si mesmas abandonam definitivamente esse vício social de se comparar com os outros.

Somente identificando estes, e outros padrões comportamentais que nos impedem de amarmos a nós mesmos adequadamente, e corrigindo-os, substituindo todos eles por padrões baseados no amor correto é que seremos verdadeiramente capazes de passarmos a amar profundamente ao nosso próximo da forma como Deus deseja que façamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista