Pular para o conteúdo principal

“Vigiai...” 1 Coríntios 16.13



“Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos.” 1 Coríntios 16.13

Toda a estrutura da sociedade na qual estamos inseridos foi construída e é orientada com o propósito primário de nos distrair completamente, das mais diversas formas; oferecendo uma miríade de distrações para o nosso corpo, para o nosso coração e para o nosso espírito; seja nos distraindo das coisas realmente valiosas e relevantes da vida; seja distraindo nossa mente com quantidades cada vez maiores de opções em qualquer decisão que tenhamos de tomar no dia a dia, por menor e mais insignificante que sejam; assim como, também, naquelas que são cruciais para nossa existência.

E por que é assim?

Para que o espírito do mundo possa ludibriar a humanidade facilmente. Se você já foi alguma vez a um show de ilusionismo ou pelo menos já viu algum na televisão ou internet, então você sabe que ilusionistas e mágicos, em geral, usam exatamente esta mesma estratégia; ou seja, eles simplesmente distraem a sua atenção deliberadamente, levando sua mente daqui para lá e vice versa, mostrando opções variadas, objetos e uma grande quantidade de coisas, movimentos e pessoas, simplesmente para estilhaçar sua atenção em direções variadas, impedindo que você veja o que realmente está acontecendo bem diante dos seus olhos. Quando os ilusionistas distraem a atenção de uma pessoa ou de uma platéia inteira, eles abrem caminho para manipular livremente os sentidos e até as percepções de quem está diante deles de acordo com o truque de desejam executar. O espírito do mundo faz algo muito semelhante, porém, diferentemente do que ocorre com as distrações dos simples truques de ilusionismo, as artimanhas e enganos executados pelo inimigo de nossas almas não são nem um pouco inofensivos.   

As pessoas não estão vivendo em plenitude porque estão completamente distraídas a maior parte do tempo que possuem no seu dia a dia; elas estão distraídas em casa, no trânsito, no trabalho, nos estudos, nas congregações, nos momentos de lazer, nos momentos de dificuldade e também nos momentos de vitória. Estão distraídas ao dirigir, ao conversar, ao comer, ao orar, ao ler, ao navegar na internet, ao assistir TV, ao ir ao mercado, ao viajar, ao ouvir uma pregação e em absolutamente tudo o que fazem, pois vivem de forma automática. E esta maneira de viver termina enfraquecendo-os violentamente.

Mas o que exatamente significa estar distraído?

Significa ter nossa atenção dividida drasticamente, fragmentada em várias direções diferentes, e por este motivo, minimizada e enfraquecida.

Atualmente quase todas as pessoas estão vivendo dessa maneira, com a atenção estilhaçada, e este é um dos principais motivos pelos quais tais pessoas estão sempre sendo enganadas, surpreendidas e atingidas por qualquer circunstância minimamente adversa que se apresente, ou, por qualquer adversário que deseje derrubá-los; é por este motivo que muitos são surpreendidos pelo desemprego, por enfermidades, por fracassos, pelas crises, por tragédias anunciadas, por desentendimentos, pela infelicidade e pela depressão.

Tais circunstâncias são, para as pessoas distraídas, grandes geradores e potencializadores da enorme quantidade de fadiga que eles sentem constantemente; seja a fadiga decisória causada por ter de lidar, todo tempo, com múltiplas tarefas, múltiplas escolhas, múltiplas prioridades, múltiplas opções, múltiplas possibilidades, múltiplos sonhos, múltiplos desejos, e múltiplas "oportunidades" em tudo o que diz respeito a vida deles; ou, seja a fadiga física gerada por sempre ter de se desdobrar para atender todas as demandas modernas que os mais diversos pontos devoradores de atenção exigem deles. Porque a verdade é que ninguém consegue sustentar um estilo de vida no qual sua atenção é constantemente dividida por tantas fontes e alvos teoricamente cruciais, importantes e urgentes, mas que na verdade são completamente sem sentido verdadeiro. Nós, como humanos, necessitamos concentrar nossa atenção em poucas coisas por vez, e quanto mais complexa for a tarefa, a circunstância e a decisão que esteja à nossa frente, mais atenção e prudência devemos colocar sobre ela. Isso é ser vigilante. Uma sentinela responsável nunca divide sua atenção; pelo contrário, a concentra diligentemente na tarefa que está diante de si.

E qual é o principal perigo de vivermos com nossa atenção dividida constantemente?

O grande perigo de viver assim é que dessa maneira as pessoas são facilmente seduzidas (tentadas), enganadas, corrompidas, iludidas e abatidas sem nem perceber o motivo do que está ocorrendo com eles. Jesus disse certa vez: "...Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá." Mateus 12.25

Então eu pergunto a você: Se todo reino, cidade ou casa dividida é devastada. Então o que acontece com uma pessoa cuja atenção e mente está dividida?

Há mulheres vivendo completamente distraídas, com a atenção dividida entre ser uma profissional de sucesso, mãe, dona de casa, esposa, mulher (vaidosa), e líder ou membro de alguma congregação. Da mesma forma, há homens totalmente distraídos com a atenção dividida entre trabalho, família, congregação, entretenimento e obrigações sociais. E como se não bastasse tais pessoas terem sua atenção dividida entre estes e muitos outros pontos distintos de forma completamente aleatória, eles ainda se permitem, em cada um destes pontos, que sua atenção seja subdividida em estilhaços cada vez menores e mais fracos dispersando-os em várias direções, tentando fazer, ter e obter tudo ao mesmo tempo, buscando satisfazer todas as demandas sociais paralelamente, sem perceber que essa dinâmica mundana vai drená-los até esgotar suas energias (motivações e alegrias) e este será o momento em que eles serão impiedosamente abatidos pelo estresse, tristeza, frustrações e melancolias.

Dividir para conquistar é uma das estratégias que o espírito do mundo usa a mais tempo quando se trata de ferir a raça humana, e nos dias atuais ele tem investido pesadamente para dividir nossa atenção distraindo-nos massivamente, todo o tempo, para que não sejamos capazes de perceber a aproximação e a ação dele ao nosso redor e em nós.

E como isso acontece?

Quando alguém permite que sua atenção seja dividida de forma tão acentuada nas mais diversas coisas da vida e do cotidiano, o resultado disso é que a razão destas pessoas simplesmente adormece, logo, tornam-se completamente indefesas aos ataques lançados sobre elas, não são capazes de agir adequadamente para evitar as tentações (adversidades e adversários) que o espírito do mundo posiciona estrategicamente no caminho deles. Porque a única forma de evitá-los é estando plenamente despertos e atentos, ou seja, vigilantes, para termos a clareza de nos anteciparmos a qualquer tentação a fim de nos esquivarmos delas; como Jesus disse em Lucas 22.46: "...Porque estais dormindo? Levantai-vos e orai para que não entreis em tentação.". Neste versículo, a expressão "Levantai-vos" significa exatamente: Despertem e estejam atentos; ou seja. Vigiem.  

As pessoas que se permitem viver dessa forma distraída acabam se tornando alvos fáceis para todo tipo de artimanhas, enganos, armadilhas, vozes e mecânicas que o espírito do mundo plantou no interior dos indivíduos, espalhou na sociedade e até mesmo em algumas congregações. Estas coisas são o que a bíblia também chama de tentações. E devemos estar despertos e atentos tanto às tentações externas quanto as internas; por isso está escrito: "...Acautelai-vos, que ninguém vos engane." Mateus 24.4

A falta de atenção diária com relação a nossa própria vida, nossa fé, nossos próprios pensamentos, sentimentos, emoções, intenções, desejos, sonhos, palavras e atos, vão nos adormecendo mais e mais até nos colocar em um estado de torpor, uma inconsciência profunda, um sono social, mental e espiritual que nos fará ficar socialmente embriagados, mentalmente fragilizados e espiritualmente vulneráveis. Perderemos a capacidade de perceber quando as sutis seduções do espírito do mundo estiverem tentando se insinuar em nós e em nossa vida. Por isso Jesus enfatizou: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." Mateus 26.41 

Somente as pessoas vigilantes são realmente capazes de perceber quando as coisas ao redor estão se movimentando e organizando para tentar seduzi-los ou atacá-los de alguma maneira, por mais sorrateiras e dissimuladas que sejam as tentações do inimigo; e somente estas pessoas têm condições de agir adequadamente e antecipadamente para que tais tentações não os alcancem; seja orando como está dito em: "...orai, para que não entreis em tentação.", seja evitando de forma consciente a formação de pensamentos aleatórios a respeito de todas as coisas, assim como, as emoções e sentimentos que geram vários descontroles e produzem impulsos capazes de nos abalar ainda mais ou nos arrastar para caminhos de erro e abismos emocionais virtualmente sem fundo.

Vigiar é estar plenamente desperto e atento em todo tempo, é diminuir e eliminar as distrações internas e externas, evitando as divagações mentais, sociais e espirituais que dominam a humanidade. Agindo assim, teremos condições de nos firmar na fé, proteger nosso coração e nossa energia (motivação e alegria), agir sempre de forma equilibrada e prudente; fortalecendo-nos em todos os aspectos de nossa existência; como foi dito em: "Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos." 1 Coríntios 16.13  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista