Pular para o conteúdo principal

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20



“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20.

Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6

Quais são os benefícios de uma congregação saudável?

Na verdade a lista de benefícios produzidos por uma congregação saudável é grande o suficiente para que seja escrita uma série de livros a esse respeito, portanto, vou abordar esse tema de uma forma resumida, tentando ser o mais claro possível.

O benefício maior que eu gostaria de destacar aqui é o fato de que quando os cristãos congregam, ou seja, se reúnem em algum lugar, em nome de Jesus, eles têm um contato e uma conexão muito mais próxima, profunda e física com a Presença de Deus, pois como o próprio Jesus disse: “...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20.

Todo cristão verdadeiro está constantemente em contato com a presença espiritual de Deus aonde quer que esteja no seu dia a dia, pois foi dito: "...Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos..." Mateus 28.20, mas quando um cristão(ã) se reúne com outros cristãos em uma congregação, este vínculo entre Deus e seus filhos/servos se intensifica e se eleva ao seu potencial máximo fazendo com que a Presença de Deus, na pessoa de Cristo, gere um ambiente capaz de empoderar todos aqueles que estiverem reunidos em nome Dele, em espírito e verdade; por isso foi escrito que: "Deus está na congregação dos poderosos..." Salmo 82.1.

E como esse empoderamento acontece?

Quando os verdadeiros cristãos se apresentam para uma reunião diante do Criador, em nome de Jesus, essa congregação, que é justamente a reunião destas pessoas, cria um ambiente de inspiração, espiritual, mental e física, que como tal, inspira todas as pessoas que estiverem ali com o coração sincero e comprometido em ter verdadeiro contato com Deus; membros, líderes e até visitantes. Este ambiente acaba gerando a preciosa fé viva, pela exposição das Escrituras Sagradas; assim como os fortalece na alegria, compartilhando dos testemunhos e do partir do pão; edificando laços de amizade e irmandade; semeando pensamentos positivos, mentalidades libertadoras, boas obras, crenças saudáveis, curas, clareza e convicções solidas o suficiente para sustentá-los nos momentos de maior dificuldade.

Mas será que o simples ato de congregar genuinamente pode gerar tudo isso?

Sim, sem dúvidas. Pois é fato mais do que conhecido que o ambiente no qual estamos inseridos exerce grande influência sobre nós, positiva ou negativamente; por esse motivo também foi escrito: "Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Salmo 1.1; ou seja, enquanto os mundanos e falsos cristãos ficam cada vez mais confusos, tristes, fracos e sem esperança, porque vivem constantemente rodeados, reunidos e inseridos nos ambientes do espírito do mundo, repletos de caos, sacrifícios, jugos e mentiras sociais. Os verdadeiros cristãos são constantemente fortalecidos e renovados, pois, mesmo vivendo na mesma sociedade mundana, não pertencem a ela, logo, não são manipulados e debilitados por ela, pelo contrário; cristãos usam o ambiente de uma congregação saudável para nutrir seu espírito, sua mente (razão), e seu coração (pensamentos, sentimentos e emoções) com a essência de tudo aquilo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável e tudo o que é de boa fama; como ensinado em Filipenses 4.8, de modo a anular toda e qualquer influência negativa da sociedade mundana em suas vidas, interior ou exteriormente; enquanto são continuamente inspirados pelo Espírito de Deus, e, portanto, empoderados pelos princípios, conceitos e virtudes de Cristo, compartilhadas dentro do ambiente das congregações saudáveis, e, praticadas no viver cotidiano.

Essa é, de forma resumida, a maneira como congregar beneficia grandemente a nossa vida; por esse motivo foi ensinado que devemos proceder: "...Não deixando a vossa congregação como é costume de alguns." Hebreus 10.25; porque congregar genuinamente, em uma congregação saudável nos firma e solidifica espiritualmente, emocionalmente, sentimentalmente, pessoalmente, profissionalmente, mentalmente e financeiramente, mais do que podemos imaginar,  fazendo com que nos tornemos inabaláveis aos ataques, assédios, seduções, ilusões, mentiras e todas as tentativas do espírito do mundo de nos desvirtuar e derrotar; por isso também o próprio Jesus disse certa vez: "...Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16.18B.

Ninguém pode se considerar verdadeiramente cristão se não fizer parte do corpo de Cristo por meio de uma congregação verdadeiramente saudável.


Comentários

  1. Amigo, tem como me informar onde no mundo esta localizada está congregação verdadeiramente saudável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Existem congregações verdadeiramente saudáveis por toda parte, talvez elas não sejam tantas quanto deviam, mas mesmo assim são suficientes para congregar cristãos genuínos nos mais diversos lugares do planeta. Tudo o que é preciso para achá-las é procurar diligentemente, pois "o que busca, encontra"; e não se deixar levar pelas aparências. Lembre-se também que uma congregação verdadeiramente saudável, não significa uma congregação perfeita.
      Espero ter ajudado.
      Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
    2. Uma resposta dada com delicadeza e sabedoria.
      Deus lhe abençoe, meu jovem!!

      Excluir
    3. Olá!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a poderosa luz de Cristo brilhe tão intensamente em você que ilumine a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊

      Excluir
    4. Esse versículo de Mateus 18:20 não se refere a congregar, não,irmãos ...tá havendo um equívoco . Seria bom o observar todo o contexto. Quando Jesus disse : onde estiverem dois ou três reunidos meu nome,lá eu estarei,ele não se referia a congregar para cultuar. Se fosse assim , então a presença dele em nosso meio estaria condicionada a quantidade de pessoas presentes no local. Ele estava falando sobre . Irmão que possivelmente está em pecado e no final precisam decidir sobre a sua disciplina. Vejam todo contexto, principalmente antes de chegar ao verso 20. Que Deus nos abençoe.

      Excluir
    5. Olá!
      Obrigado por deixar a sua contribuição aqui.
      Que Deus te abençoe abundantemente.
      Grande abraço.😊💖👍

      Excluir
  2. Uma congregação saudável depende de seus lideres e de nós que vamos lá com um objetivo de busca a presença de Deus. E adorar em espirito e em verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim. Você tem razão.
      Obrigado por deixar seu comentario aqui.
      Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
  3. Congregação saudável não significa que a mesma seja perfeita..... Até num estudo maravilhoso desses o cara vem colocar defeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Obrigado pela palavra expressa, gostei muito, foi eficaz para minha pessoa.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você de alguma maneira.
      Que Deus te dê a sabedoria necessária para cultivar sua vida com excelência.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  5. Muito edificante para glória de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a sublime paz de Cristo habite plenamente no seu coração e sirva como nutriente para o desenvolvimento de todas as outras virtudes celestiais na sua vida.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus de paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  7. ESTA PREGAÇÃO ESTÁ BASEADA NO QUE SE ENSINA NO MEIO OCIDENTAL.

    TEM QUE CONHECER AS TRADIÇÕES HEBRAICAS E COSTUMES NA FÉ.

    Quando Cristo Fala: Onde Estiver 2 ou 3 Reunidos em Meu Nome, Eu Estarei no Meio...

    Ele Se Refere a... QUANDO FOR LEVADO ALGUÉM A JULGAMENTO.
    ONDE ESTIVER 2 OU 3...
    O ACUSADO, O ACUSADOR E TEM QUE HAVER A TESTEMUNHA...
    REUNIDAS EM NOME DA LEI...

    A LEI QUE É YESHUA....

    NÃO É UM CULTO QUE SE REFERE ESTÁ PASSAGEM, MAS A UM JULGAMENTO.
    CRIATO É HEBRAICO, AS TRADIÇÕES HEBRAICAS SÃO ASSIM.
    A NOIVA DE CRISTO É ISRAEL... NÓS SOMOS AS VIRGENS.

    Não falo me achando por saber... Falo pra transmitir Conhecimento Direto de Judeu Sobre a Palavra Pregada ao Povo Hebreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kadmiel!
      Obrigado por compartilhar o seu entendimento aqui.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Abraço.😊

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá novamente!
      Obrigado por comentar aqui também.
      Que Deus te abençoe.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  8. Tanto a congregação quanto o julgamento exercem forças inexplicáveis no coração humano, cada um a seu modo e no seu tempo extrairá daquela ou deste o que lhe convém. É certo que um grupos de pessoas reunidas dentro um propósito único terá maior impacto para atingir o objetivo, no entanto uma reunião para julgamento de um irmão deveria estar sob o manto do amor, da misericórdia e acima de tudo do perdão. Penso dessa forma, somos todos e todas carentes e necessitados de Deus em nossas vidas, Ele sempre esteve estará nos esperando. Através de Jesus Cristo, nosso exemplo e guia, podemos unirmos em irmandade e chegarmos mais facilmente à felicidade. Que sejamos todos abençoado por Deus, em nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar o seu entendimento aqui, pois pode ser útil ao outros leitores.
      Que a luz de Cristo ilumine seus pensamentos, sentimentos e emoções.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  9. Estar lendo tudo isso,estudo q pr sinal,maravilhoso,esclarecedor e edificante,e também os comentários q nos trás clareza.por as vezes estar passando situações tão parecidas,dúvidas...e nestes mesmos encontrar a certeza da importância de congregar. Foi esse por muito tempo o motivo de estar distante...me perguntar se existe igreja verdadeira...me alegro em Cristo por hoje ter essa certeza,q consegui graças à verdadeiros adoradores e fiéis servos do Altíssimo q ensinam a palavra da verdade sem achismo,mas guiados pelo Espírito Santo de Deus, para buscar as ovelhas perdidas .mais amor à.cada um q rasteja para voltar para O PAI. Fase dolorosa ,onde a certeza e necessidade por Deus brigam contra a falta de vontade, por não acreditar mais nas pessoas... HOJE,MESMO IMPERFEITA ,FELIZ E CORAÇÃO ARDENTE POR SERVIR AO NOSSO DEUS COM SUA IGREJA. MINHA FAMÍLIA ,UM PUQUINHO DELA EM CADA LUGAR NO MUNDO.GRAÇA E PAZ À TODOS. SEJAM FORTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a sabedoria do Altíssimo guie você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações, de tal forma que abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.💖😊

      Excluir
  10. Acho muito certo todos no mesmo sentimento o problema está no enfraquecimento que acontece logo após o congregar vi isso há uns anos quando estava na igreja católica estou hoje em dia na Sahaja Yoga e de verdade acredito nisso o problema ainda está na força da crença de cada um .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Realmente é muito comum que várias pessoas que congregam nas mais diversas congregações, inconscientemente, permitam que a mente delas, o Ego, atue esfriando o amor que deveria haver pelo ato de congregar, assim como pelas pessoas que congregam com elas; desse modo há o enfraquecimento tando do próprio indivíduo que congrega quando da congregação em si, uma vez que a congregação é a soma daqueles que estão nela.
      Cabe a cada um de nós, então, permanecermos consciêntes, pois dessa maneira o Ego que há em nós não será capaz de nos ludibriar e enfraquecer, e se ele não nos enfraquecer, nossa congregação também não se enfraquecerá. Uma congregação forte também é aquela usa a luz da consciência para "crucificar" o Ego (carne/mente) com todas as paixões, vaidades e apegos que ele possui.
      Agradeço a Deus por poder falar com você através desse comentário.
      Que o Altíssimo ilumine o seu caminho de modo que a luz que há em Cristo conceda cada vez mais consciência, clareza e lucidez de pensamento a você.
      Grande abraço.✨😊

      Excluir
  11. Ola! tenho apreciado seus posts. e tenho uma duvida! e correto afirmar "que Deus abencoe... Que a luz de Cristo ilumine seus pensamentos; Que Deus dê paz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelton!
      Seja sempre muito bem-vindo aqui no blog.
      Obrigado por deixar sua dúvida.

      Sim. É correto. Desde que nossas palavras não sejam apenas palavras vazias, mas estejam realmente expressando uma vondade de que Deus conceda alguma dádiva a alguém.
      Tiago 1.17 diz que: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do pai das luzes...", ou seja, todas as bênçãos vem de Deus; portanto, podemos pedir que ele abençoe, ilumine, dê paz, sabedoria, saúde ou qualquer outra coisa que alguém esteja pecisando, mesmo que tal pessoa nem saiba que precisa. E mesmo que o façamos como uma espécie de saudação ou afirmação; Deus terá prazer em abençoar desde que nossas palavras estejam verdadeiramente baseadas no amor ao próximo, pois o próprio Deus nos ensinou dizendo: "...Amarás o teu proximo como a ti mesmo." Mateus 22.39.
      Espero ter respondido satisfatoriamente.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista