Pular para o conteúdo principal

“Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5.21



“Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5.21

A essência deste maravilhoso versículo é tão abrangente que pode ser aplicada de forma muito ampla em qualquer aspecto, propósito ou parte de nossa vida com grande potencial de transformação; mas para algumas pessoas, justamente o fato de este versículo possuir tamanha versatilidade e magnitude acaba fazendo com que eles não o apliquem satisfatoriamente em nenhuma área de sua existência. Eu sei disso porque também já agi assim no passado.

Então, em certa altura da minha vida eu pensei: 

Como é que posso aplicar a essência deste versículo de uma forma simples que me permita desenvolver minha fé, minha mente e meu coração de uma maneira a aumentar minha compreensão das coisas físicas, mentais e espirituais, gerando a possibilidade de gradativamente aplicar o conhecimento adquirido em graus cada vez mais amplos e profundos do meu próprio ser e de tudo o que está relacionado com a minha vida?

Sim, eu sei, você deve estar pensando que a pergunta acima é muito longa e muito específica; não é? Deixe-me explicar o motivo disso antes de prosseguirmos.

Se você já leu algum dos outros textos deste blog, provavelmente já percebeu que eu gosto muito de usar perguntas para me aprofundar nos estudos e reflexões bíblicas que faço, assim como para compartilhar o que já aprendi e ainda tenho aprendido. Faço isso porque percebi que se qualquer um conseguir fazer perguntas de qualidade, ou seja, menos óbvias, mais profundas, e específicas; a Deus, a si mesmo, e até às outras pessoas, logo, as respostas que receberemos ou encontraremos serão sempre de qualidade igual ou superior a das nossas perguntas; em outras palavras, quando fazemos perguntas rasas, sem qualidade nem profundidade, tolas, recebemos respostas com pouco valor. Por outro lado, isso significa que as respostas geradas por perguntas de qualidade agregaram uma enorme quantidade de valor, conhecimento e sabedoria práticas em nosso entendimento. Por isso passei a me dedicar a confeccionar perguntas mais inteligentes, profundas e específicas a respeito de qualquer tema, seja espiritual, mental ou físico, pois desta maneira, as respostas que recebo e encontro sempre possuem grande potencial de transformação.

A maioria das pessoas faz sempre as mesmas perguntas, apenas com leves variações, a respeito de todas as coisas, seja a si mesmos, aos outros ou a Deus; e como tais perguntas são sempre superficiais, genéricas e vagas, as respostas que recebem também são sempre no mesmo nível e isso as impede ou atrasa de construir crescimento significativo interna e externamente na vida. Portanto, se você me permite sugerir algo que pode expandir, potencializar e maximizar o seu aprendizado e desenvolvimento espiritual e mental, é: Passe a fazer perguntas mais inteligentes, sábias, profundas e específicas, seja a Deus, a si mesmo e aos outros ao redor, pois tais perguntas vão gerar uma tremenda quantidade de sabedoria, autoconhecimento e aprendizado de modo que você vai se surpreender com todo o entendimento, clareza e autoconsciência que receberá e encontrará. Este tipo de pergunta vai lhe fornecer muito mais conteúdo e recursos para você examinar de forma a reter muito mais entendimentos e conhecimentos positivos e benéficos sobre tudo o que diz respeito a vida espiritualmente, mentalmente e fisicamente.

Dito isso, deixe-me retornar ao contexto de como você pode usar o entendimento de 1 Tessalonicenses 5.21 para começar a se desenvolver de forma simples.

E o que foi que aprendi a esse respeito?

Aprendi que se você aplicar a essência de "Examinai tudo. Retende o bem", na forma como você busca por adquirir inteligência, o potencial benéfico dela será multiplicado muito mais do que você pode imaginar. E foi exatamente isso que eu fiz.

Mas qual é a forma como eu costumo buscar inteligência e julgo ser a mais proveitosa?

Se você já leu o texto que escrevi aqui sobre Provérbios 4.5, que diz: "...Adquire a inteligência...", então já sabe que a forma que acredito ser a mais simples, acessível e efetiva de todas para qualquer pessoa é o hábito sólido da leitura. Logo, aplicando a essência de 1 Tessalonicenses 5.21 no meu hábito de leitura, eu passei a ler vários livros sobre temas diversos potencialmente benéficos à minha existência, não apenas aqueles com foco em aprendizados puramente espirituais, como oração, fé e outros, mas também passei a ler livros relacionados a temas importantes e relevantes para o meu desenvolvimento pleno, seja nas questões profissionais, financeiras, comportamentais, pessoais, de controle e inteligência emocional, liderança e muitos outros. Em outras palavras, eu passei a examinar tudo o que aprendo nestes livros de acordo com os princípios e estatutos da Palavra de Deus; isso me permite dividir claramente tudo o que leio de modo que posso absorver todos os conceitos, pensamentos, mentalidades e entendimentos benéficos contido nestes livros, e descartar tudo o que, segundo os limites das Escrituras Sagradas, tais livros não tenham de bom.

O que estou compartilhando com vocês pode parecer algo muito simples e até óbvio demais, mas o fato é que fazendo isso meu aprendizado se acelerou consideravelmente de modo a fortalecer meu desenvolvimento nas mais diversas áreas da minha vida. Portanto tenho certeza absoluta de que qualquer um que fizer o mesmo, ampliando suas áreas de leitura, para consumir livros de diversos temas potencialmente relevantes para a construção de uma vida equilibrada, não apenas de temas unicamente espirituais, mas diversos outros como finanças, vida simples, sustentabilidade, inteligência emocional, liderança, empreendedorismo, organização pessoal e muitas outras; absorvendo tudo o que eles têm de bom e deixando de lado tudo o que tiverem de ruim; vai ser capaz expandir sua visão, sua mentalidade e vai experimentar grandes mudanças positivas internas e externas na vida.

Apenas para contar meu exemplo real aqui, de como usei o entendimento que estou compartilhando neste texto e como ele me permitiu melhorar minha vida; deixe-me dizer que: Durante praticamente toda a tinha vida eu sempre tive muita dificuldade com rejeições dos mais diversos tipos; ser rejeitado, na escola, entre os "amigos",  em entrevistas de emprego, no trabalho como vendedor, na congregação que frequento, e em diversas outras ocasiões e lugares era algo que me causava muita dor interna, assim como certa inadequação social, era algo com o qual eu não sabia como lidar. Após muita reflexão e algumas orações sobre o assunto, tomei conhecimento de um livro chamado "Sem Medo da Rejeição"; e ao ler este livro, examinando-o à luz do que já aprendi nas Escrituras Sagradas, para reter todo o conteúdo que ele tem de bom e descartar o resto; fui completamente transformado de modo que hoje em dia chego até a considerar que a rejeição seja uma espécie de bênção disfarçada, desde que a encaremos com a visão e a mentalidade corretas. A verdade é que não sei se sou capaz de transcrever em palavras a amplitude da transformação pela qual passei neste caso específico; mas ele não foi o único; pois tenho usado este mesmo entendimento e procedimento diversas vezes de maneira a aprimorar quem sou. 

Se você ainda não tem desenvolvido o hábito sólido da leitura, procure desenvolver o quanto antes, e se você já é um leitor disciplinado, evolua e fortaleça esse hábito incluindo livros de conhecimento diversos que  possuam valor real, pois por meio destes livros você terá acesso e poderá examinar praticamente tudo o que desejar para aprender com a experiência de outras pessoas e extrair delas poderosas lições que poderão ser imediatamente colocadas em prática na sua vida e farão você crescer mentalmente, espiritualmente, profissionalmente, pessoalmente, financeiramente e etc...

Se você tem dificuldade para controlar seus pensamentos, emoções e sentimentos; leia livros sobre inteligência emocional; (examine-os profundamente, retenha o que for bom).
Se você deseja aprender como organizar melhor a sua vida, leia livros sobre organização pessoal; (examine-os profundamente, retenha o que for bom).
Se você acha que pode se tornar uma pessoa mais produtiva, leia livros sobre produtividade; (examine-os profundamente, retenha o que for bom).
Se você tem problemas financeiros ou deseja melhorar suas habilidades nessa área, leia livros sobre inteligência financeira; (examine-os profundamente, retenha o que for bom).
Se deseja aprender a multiplicar seu patrimônio, leia livros sobre investimentos, comece com os mais simples; (examine-os profundamente, retenha o que for bom).
Se acredita que Deus o chamou para colocar seu próprio negócio, leia alguns livros sobre empreendedorismo. (examine-os profundamente, retenha o que for bom).

E assim por diante. O ponto principal aqui é: Qualquer que sejam os livros que você vai ler, faça isso sempre examinando-os atentamente segundo a luz das Escrituras, retendo tudo o que eles tiverem de bom, conceitos, pensamentos, mentalidades, exercícios, reflexões, frases e etc... E, deixe de lado tudo o que eles tiverem de ruim ou o que não for útil para a sua vida.

Há, inclusive, grandes autores cristãos como John Maxwell, Joshua Becker, Nick Vujicic e muitos outros que escrevem livros muito mais voltados para o desenvolvimento de nossas áreas e habilidades mentais, sociais, profissionais e etc... Mas lembre-se que nós, como cristãos, devemos adquirir esse conhecimento examinando livros diversos, mas jamais devemos nos afastar da leitura de livros de conhecimento espiritual e, principalmente, da Bíblia Sagrada, porque também está escrito: “Adquire sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te aparte das palavras da minha boca Provérbios 4.5. Se queremos alcançar nosso máximo potencial como pessoas, e servos de Cristo, devemos sempre desenvolver igualmente tanto nosso lado espiritual quanto nosso lado mental/físico, para que exista equilíbrio em nós. E a forma mais simples e efetiva de fazer isso é examinando todas as coisas e retendo o bem, ou seja, mantendo toda informação, conhecimento e aprendizado que for útil para nossa edificação completa e rejeitando tudo o que não for.

Comece com os livros porque eles não exigem muito esforço e são capazes de se comunicar diretamente com nossa mente e coração, e em pouco tempo você terá uma visão clara de como aplicar este mesmo entendimento em todas as coisas, em si mesmo e ao seu redor, com muito mais sabedoria.
      

Comentários

  1. Muito bom o seu texto!! Gratidão por compartilhar aqui sua experiência, para quem está em busca de sabedoria!!👏👏👏👏🙏 Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Saber que você gostou desse texto é algo muito significativo para mim.
      Que a divina sabedoria de Cristo seja abundante em você de modo que aumente a sua compreensão de todas as coisas.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  2. Sua experiência é transformadora, obrigado por compartilhar. Deus é contigo 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a sabedoria de Cristo gere em você cada vez mais clareza, consciência e lucidez de pensamento.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Que Deus abençoe você.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
  4. Texto maravilhoso! que Deus continue abençoando sua vida, para compartilhar com outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Seu comentário aqui já é uma grande bênção para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a sabedoria do nosso Pai celestial encontre repouso em você de modo a produzir clareza, consciência e lucidez de pensamento na sua mente e vida.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  5. Esbarrei nesse versículo por acaso. Fui buscar sobre ele no navegador e encontrei seu texto. Parabéns pela lucidez. Gostei muito das orientações e vou transformar em prática diária.
    Júlio Nogueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio!
      Agradeço a Deus por trazer você aqui ao blog.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Fico contente em saber que o texto foi, de alguma maneira, útil a você.
      Que Cristo te dê clareza, consciência e lucidez de pensamento e de fé.
      Grande abraço.😊👍

      Excluir
  6. Muito bom, muito bom mesmo. Parabéns e obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Louvo a Deus por seu comentário aqui. Obrigado.
      Que o SENHOR dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  7. Olá amigo!
    Acabei d ler seu comentário sobre o texto inspirado,escrito pelo apóstolo Paulo.
    Era exatamente o q estava procurando p/ compartilhar c/ minha amiga Marisa d Uberaba.
    Há alguns meses ela iniciou o estudo da Bíblia e está maravilhada c/ tanta LUZ q emana da PALAVRA DE DEUS.
    Obrigada!
    Que DEUS SEJA LOUVADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que o texto acima foi de alguma utilidade para você. Espero que ele também seja útil para sua amiga Marisa de Uberaba.
      Que nosso Deus Altíssimo abençoe vocês duas com paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  8. Excelente o texto. Eu Creio ter Jesus no coração e ter o conhecimento e sabedoria em tudo em nossas vidas, mas sempre pela luz da palavra de Deus. Examinai tudo e retende o bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Accioly!
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui. Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Que Cristo dê cada vez mais paz, saúde, sabedoria e sucesso a você e a todos ao seu redor.
      Grande abraço.👍💖😃

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista