Pular para o conteúdo principal

“...Os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.” Jó 1.6




“E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.” Jó 1.6

As escrituras Sagradas, através de muitos ensinamentos, nos mostra constantemente a importância vital de permanecermos vigilantes em nossa vida, tanto no que diz respeito às questões espirituais, quanto nas mentais e materiais; por isso foi dito, por exemplo: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como um leão buscando a quem possa tragar.” 1Pedro 5.8. Neste texto vamos ver o quão próximo nosso inimigo está e como podemos desenvolver nossa fé e entendimento para não sermos afetados pela ação perniciosa dele ao nosso derredor.

Primeiramente, se nós realmente queremos desenvolver nossa capacidade de vigilância para estarmos constantemente atentos de modo que não sejamos ludibriados e atingidos pelas artimanhas do espírito do mundo; precisamos colocar nossa atenção sobre um detalhe de suma importância, que, se for negligenciado dificultará grandemente a nossa caminhada na vida, assim como, tumultuará e criará uma quantidade absurda de ruídos em nossa relação pessoal com o Criador.

E que detalhe é esse em que devemos prestar a atenção?

No fato de que ainda nos dias atuais, tal como ocorreu no passado, um dos lugares no qual o espírito do mundo mais gosta de estar, por mais estranho que isso pareça à primeira vista, é justamente onde os filhos de Deus vão para se apresentar perante o SENHOR, ou seja, dentro das congregações; como foi dito em: "...os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.” Jó 1.6.

E o que isso significa?

Significa que todo cristão verdadeiro compreende muito bem os benefícios que uma congregação sadia produz não apenas sobre a sua própria vida, mas também sobre toda a coletividade ao seu redor; por isso nos foi ensinado, em Hebreus 10.25, que jamais devemos abandonar a nossa congregação. E este é um dos motivos pelos quais os cristãos congregam, pois ao congregarem, adequadamente, passam a fazer parte de um ambiente revigorante, empoderador e protetor, espiritualmente, mentalmente e fisicamente; um ambiente que gera e estimula a fé, a clareza, e a consciência profunda sobre os mais diversos aspectos de nossa vida interior e exterior de modo a produzir em nós a sabedoria, a liberdade e uma infinidade de outras virtudes, frutos e bênçãos.

O fato, porém, para o qual o versículo de abertura deste texto chama nossa atenção é o de que o espírito do mundo também sabe do verdadeiro poder que uma congregação sadia possui e como esse poder pode se multiplicar impactando positivamente, não só a vida de seus integrantes, mas também a vida de todos ao redor, inclusive de muitos daqueles que ainda não reconhecem a soberania do único Deus Todo-Poderoso; espalhando a bondade, a benignidade, a felicidade, o amor, a liberdade e levando os perdidos à salvação; pois foi escrito: "...Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela." Mateus 16.18. E é por esse motivo que o inimigo de nossa alma faz questão absoluta de sempre estar presente entre os filhos de Deus quando estes se reúnem para se apresentar perante o Criador, dentro das congregações. E ele faz isso para tentar destilar seu veneno no coração das congregações e com isso gerar todo e qualquer tipo de desequilíbrios, divisões, confusões e até escândalos, seja entre os membros e líderes de uma mesma congregação, como também entre os membros e líderes de congregações diferentes; que deveriam viver em harmonia; e tanto no primeiro caso quanto no segundo, o espírito do mundo consegue quebrar a harmonia que sempre deve existir entre aqueles que congregam, sejam eles de uma mesma congregação ou de congregações diferentes.

No conhecido Salmo 133.1 está escrito: "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.". Pois bem, é justamente essa união que se perde quando a harmonia entre os membros de congregações é quebrada; e sem essa união não há força nem virtude verdadeira em tal congregação; logo, o que resta é apenas um conjunto de demagogias e hipocrisias muito bem refinadas e disfarçadas.

Mas como nós podemos nos defender da influência do espírito do mundo dentro das congregações?

Em primeiro lugar devemos ter a consciência de que ela é real, na verdade, ela é uma estratégia recorrente que o espírito do mundo sempre usou, como demonstrado, por exemplo em: "Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente." Filipenses 1.15; em outras palavras, em uma mesma congregação há aqueles que de fato são cristãos verdadeiros, mas também há aqueles que foram envenenados pelos sutis argumentos e sugestões do inimigo para gerar suas confusões, divisões e desvirtuar todos aqueles que não estejam plenamente conscientes da ação congregacional do espírito do mundo. O ponto aqui é: Se qualquer um escolher ignorar que o espírito do mundo também costuma se reunir entre os filhos de Deus, inclusive mostrando-se como anjo de luz, terminará sendo, se já não estiver, enganado impiedosamente por ele.

Lembre-se que quando Adão e Eva estavam no jardim do Éden, o espírito do mundo se colocou entre eles como a serpente; da mesma forma que se colocou entre os discípulos de Cristo exercendo influência sobre Judas Iscariotes. Ainda nos dias atuais ele age exatamente da mesma maneira; ou seja, o espírito do mundo se faz presente, todos os dias, em todos os cultos e em todas as reuniões de todas as congregações que existem, mesmo daquelas que são realmente saudáveis.

Isso significa que o espírito do mundo também é onipresente?

Absolutamente não. Apenas Deus é onipresente, pois onipresença significa presença absoluta, ou seja, Deus É presente em todo "espaço-tempo" simultaneamente; isso significa que nesse exato momento Ele é presente tanto no local onde você está lendo esse texto, como no local e momento no qual eu o escrevi, assim como no meio das cidades, dos desertos, no fundo dos oceanos, no topo de todas as montanhas, no interior de todas as cavernas, na base de todos os vales e abismos, no coração de todas as florestas e bosques, no centro da terra, no Sol, em todos os planetas, nas outras galáxias e muito mais; não há nenhum lugar, ou tempo, em que a Presença de Deus não esteja; tal como o Salmo 139.7-8 deixa claro ao dizer: "Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se eu subir ao céu, tu aí estás; se fizer no seol a minha cama, eis que tú ali estás também...". Deus é presente dentro e fora da Criação, pois ele é o Criador, diferentemente do espírito do mundo que está preso ao tempo, como nós mortais, e é presente apenas dentro da criação, pois está confinado ao interior dos corações e mentes dos homens, de modo que o espírito do mundo só pode estar onde existem pessoas, e é assim que ele vai a todas as reuniões e cultos das mais diversas congregações para ludibriar e seduzir a todos que não estejam realmente vigilantes.

Outra coisa extremamente importante que devemos fazer para melhorar nossa capacidade de vigilância espiritual, mental e física para todos os propósitos de nossa vida é o que está ensinado em 1João 4.1, que diz: "Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.". Portanto, não tenha medo de pensar por si mesmo(a) e verificar, à luz das Escrituras Sagradas, tudo o que tentam lhe mostrar como verdade absoluta; como foi ensinado em: "Examinai as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." João 5.39. Não se permita ser mentalmente guiado, aleatoriamente, por qualquer pessoa por mais "próxima" ou bem intencionada que pareça, como está escrito em: "Não creiais no amigo, nem confies no vosso guia" Miqueias 7.5A; investigue tudo minunciosamente, pois está escrito que: "A glória dos reis é tudo investigar." Provérbios 25.2B.

Praticando e desenvolvendo estas ações você automaticamente se colocará em um estado constante de vigilância de modo que conseguirá ver claramente, e não se desviará do Caminho, mesmo com toda a fumaça, ruído e escuridão que o espírito do mundo tenta produzir dentro das congregações para confundir, manipular e roubar a visão de seus membros e líderes, afim de devorá-los, sobrecarregando-os e soterrando-os com todo tipo de distrações e ilusões que nada mais são do que um sinistro jogo de sombras.

Sua vigilância constante como filho de Deus é o que vai preservar a luz divina que há em você. Esteja sempre alerta.


Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que a Paz de Cristo repouse constantemente sobre você.

      Excluir
    2. Olá Alex!
      Obrigado por comentar.
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Que a sabedoria de Cristo produza clareza, consciência e lucidez de fé e de pensamento em você.
      Grande abraço.💖😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista