Pular para o conteúdo principal

"Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia..." Provérbios 26.4



“Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças semelhante a ele.” Provérbios 26.4

Assim como aquele que conversa com sábios se torna um deles; da mesma maneira, quem discute com tolos se faz igual a eles.

Um dos recursos humanos mais inúteis, abundantes e renováveis que possuímos na sociedade moderna são as opiniões; elas são gratuitas e praticamente todas as pessoas estão sempre prontas para oferecer, ou mesmo, tentar impor, suas opiniões sobre absolutamente qualquer tema, mesmo quando não foram solicitadas a fazê-lo, ou, sem ter o conhecimento necessário para fazê-lo de uma forma sensata que agregue verdadeiro valor para a vida dos ouvintes. Nos dias atuais as pessoas opinam sobre economia, política, esportes, direitos civis, fatos do cotidiano, religiões, gostos e preferências alheias, a vida dos outros, as celebridades, cultura geral, comportamentos e tudo o que se possa imaginar, sem a menor cerimônia.

Opinar é, sem dúvidas, o hábito, ou vício, mais praticado pelas pessoas mundanas, assim como também por muitos dentro de congregações. Obviamente, toda essa avalanche de opiniões aleatórias sobre todos os assuntos da sociedade moderna acabam sempre se chocando em vários momentos e criando todo tipo de atrito desnecessário entre os indivíduos, que, motivados pelo orgulho que foi estrategicamente plantado no interior deles pelo espírito do mundo, passam a disparar ainda mais opiniões diversas na tentativa egoísta de sustentar seu ponto de vista, muitas vezes distorcidos, na esperança de provar que estão corretos e os outros estão errados.

Essa forma de pensar e agir que tais pessoas demonstram é a causa atual de a sociedade incitar e nutrir contendas intermináveis, tanto nos meios físicos quanto nos virtuais, por pretextos "ideológicos" cada vez mais banais; e a triste verdade escondida por detrás deste comportamento é o fato de que a maioria destas pessoas se acostumou a debater e brigar por qualquer coisa, embora nunca admitam isso abertamente e estejam sempre levantando bandeiras que dizem ser nobres, mas o fazem apenas para ter pretextos socialmente aceitáveis para praticar o vício de opinar e gerar confusões que não levam a nenhuma solução para os problemas que eles dizem estar querendo resolver, tampouco produzem qualquer avanço significativo em favor das causas que afirmam estar defendendo.

Estes indivíduos acreditam que falar sem parar, disparando opiniões, muitas vezes ácidas, furiosas, maldosas e violentas seja uma maneira de demonstrar aos que estão ao redor o quanto de personalidade forte têm; como se ter personalidade forte fosse o mesmo que ferir pessoas com palavras, algo que definitivamente não é verdade. Além disso, eles pensam que essa seja a maneira mais eficiente de convencer qualquer um que tenha uma opinião diferente ou viva por convicções que não sejam iguais as deles; como foi dito em: "...Os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos." Mateus 6.7. Compreenda que no contexto do que estamos estudando aqui, os gentios citados no versículo são uma figura para todos aqueles que não conhecem a Cristo, ou seja, trazendo para a nossa realidade, os mundanos e os falsos cristãos.

Mas o fato é que falar sem parar nunca foi uma estratégia sábia, nem tampouco eficaz, para qualquer propósito; e as opiniões deles servem apenas para gerar cada vez mais opiniões contrárias em um ciclo sem fim, fomentando e acendendo a raiva, a ira e o ódio de outras pessoas e grupos inteiros. Veja como os indivíduos, homens, mulheres, e até crianças, estão agindo na internet, opinando e discutindo quase ininterruptamente em todas as mídias sociais somente para defender seus pensamentos, mentalidades e posições egoístas e favorecer sempre a si mesmos.

Existe uma frase atribuída ao escritor e filósofo italiano Umberto Eco que diz: "A internet deu voz a uma legião de tolos." Infelizmente isso é verdade, e ele chegou nessa conclusão justamente porque observou que as pessoas parecem, e estão, cada vez mais atraídas a se comportar dessa forma irracional, principalmente porque perceberam que a internet tem a capacidade de amplificar tudo o que é lançado dentro dela, tanto coisas boas como ruins, e eles, os tolos, a usam para aumentar o alcance de suas tolices, por meio de multiplicar a intensidade e o potencial de dano de suas opiniões, na esperança de que por muito falarem sejam ouvidos e vistos como pessoas mais dignas de admiração; porém, o que eles estão fazendo, na verdade, é apenas repetir retalhos, faíscas e estilhaços de coisas que ouviram as diversas vozes do mundo falar; sussurros do senso comum e do status quo trazidos pelo vento. Tais pessoas são como papagaios que não possuem em si mesmos  a real capacidade de perceber, por exemplo, que suas palavras e opiniões podem estar ofendendo, machucando, e até, matando outros mentalmente e espiritualmente mais fracos; tudo o que essas pessoas fazem é falar e opinar sem qualquer consciência ou clareza do que estão dizendo assim como das consequências perturbadoras de todo o seu falatório, tanto para aqueles que eles querem atacar quanto, e principalmente, para eles mesmos, como foi dito em: "...O que muito abre os lábios tem perturbação." Provérbios 13.3B

É nesse ponto que fica extremamente clara a diferença entre essas pessoas e os verdadeiros cristãos, pois enquanto aqueles vivem como papagaios, repetindo opiniões aleatórias sem parar, os cristãos simplesmente têm a capacidade de controlar a própria língua, pois conseguem enxergar claramente que nada de positivo ocorre quando opiniões são lançadas ao ar, seja na sociedade mundana ou nas congregações.

Cristãos genuínos não têm tempo para ficar disparando opiniões aleatórias nem para se envolver em falatórios para convencer a quem quer que seja sobre qualquer assunto; como foi ensinado em: "Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs." Tito 3.9; primeiro, porque usam o seu tempo de forma muito mais consciente e produtiva, procurado em tudo adquirir sabedoria, inteligência e conhecimentos práticos e aplicáveis no cotidiano de suas vidas visando sempre produzir a abundância de bons exemplos e boas obras, mesmo que uma multidão de tolos os esteja atacando com suas palavras e opiniões sem sentido. E, segundo,  porque sabem que ao responder as opiniões dos tolos e confrontá-los, também estarão se comportando de maneira tão insensata quanto eles. A grande verdade é que quando alguém discute ou debate com um tolo, nunca há como vencer, porque para contender com ele você precisa necessariamente se deixar arrastar ao mesmo nível que o dele, e lá, no território da tolice, ele, por ter mais experiência em ser tolo, vencerá você com facilidade.

Então você pensa: Tá bom, mas como é que eu aplico isso na minha vida?

Muito simples. Se você estiver andando pela rua e um ou mais papagaios disserem algo ofensivo, mentiroso ou provocador a seu respeito, se eles opinarem negativamente e até pejorativamente a respeito da sua aparência, a respeito da sua fé, a respeito da sua congregação, a respeito de sua profissão, ou a respeito de qualquer  outro aspecto da sua vida; creio que você não vai parar para responder aos comentários deles, nem tentar refutar e confrontar suas opiniões, não é? Afinal de contas, todos nós sabemos que discutir com papagaios não é algo que uma pessoa mentalmente sã faça. Além do mais, papagaios falam repetidamente apenas o que ouviram ou foram ensinados a dizer, mesmo que seja algo falso, imoral, e, ou, não tenha qualquer sentido verdadeiro.

Pois então, é exatamente assim que você deve agir com os "papagaios da sociedade" tanto os mundanos quanto os de congregações, tanto os do território físico quanto os do virtual; pois eles não têm consciência de que, na verdade, estão sempre sendo manipulados por outros, na maior parte das vezes, pelo próprio espírito do mundo. Discutir com os "papagaios sociais" não é algo que qualquer pessoa espiritualmente e mentalmente sã faça. 

Enquanto eles, os tolos, vivem por suas opiniões e contendas que não chegam a solução alguma e acabam se desgastando física, mental e espiritualmente; você, eu e todos os cristãos verdadeiros nos recusaremos a respondê-los, ou contra-opinar, e assim manteremos intacta a nossa paz, nossa sabedoria, nossa razão e nossa alma, como está escrito em: "O que guarda a sua boca conserva a sua alma..." Provérbios 13.3A. E como consequência nossa vida permanecerá sempre em equilíbrio e em santidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista