Pular para o conteúdo principal

"Esperei com paciência no SENHOR..." Salmo 40.1




"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." Salmos 40.1

Como desenvolver a Paciência?

Esse texto é para falar um pouco sobre uma das coisas em que tive mais dificuldade em começar a me desenvolver e ainda hoje preciso manter constante vigilância para continuar a me aprimorar. Estou falando da poderosa virtude conhecida como paciência; e tenho certeza de que muitas pessoas também precisam plantar, desenvolver e aprimorar tal virtude se desejam melhorar sua qualidade de vida espiritual, mental e física, assim como alcançar excelência.

Se existe uma virtude que está quase entrando em extinção na sociedade atual, esta é a paciência. O nosso novo modo de vida moderna está fazendo com que passemos a querer que tudo aconteça instantaneamente, imediatamente, e, no meu modo de ver grande parte desse novo costume que as pessoas estão desenvolvendo é causado e alimentado pelas novas tecnologias, que, sem dúvidas, são ferramentas extremamente úteis para abençoar e facilitar nossas vidas, desde que saibamos como usá-las, e mais importante, como controlá-las adequadamente de modo que se tornem parte integrada em perfeita harmonia com quem somos e com nosso estilo de vida; mas o que tem acontecido com muitos é que, como praticamente todas as coisas que estão no mundo, a tecnologia também tem se tornado numa prisão para bilhões, criando padrões de comportamento nocivos, viciantes e escravizadores, se o usuário não tiver a clareza e sabedoria para compreender a forma mais produtiva de se relacionar com ela diariamente. Portanto, é exatamente nisso que este texto vai tentar ajudar; ou seja, a iniciar este processo de transmitir clareza para que você leitor(a) possa começar a edificar a paciência como uma das principais colunas de sua vida.

Quando a palavra do Salmos 40.1, que destaquei no título deste texto, me despertou para o fato de que eu deveria trabalhar internamente para construir e solidificar minha paciência, a primeira percepção que tive foi que eu não conhecia o que realmente significava ser paciente. Eu sempre achei que ser paciente era esperar que as coisas acontecessem por si mesmas, mas logo aprendi que a paciência é a capacidade de compreender o tempo das coisas e usar essa compreensão para nortear nossos pensamentos, palavras e ações, combatendo assim, toda precipitação, ansiedade e pressa que, diariamente, tentam fazer morada em nossa mente para governar ou, pelo menos influenciar, nossas decisões, fazendo-nos trilhar caminhos equivocados que nos levarão a uma vida sem prudência, repleta de pensamentos descontrolados, tal como com falhas, fracassos e com escassez tanto das dádivas espirituais essenciais, quanto do controle emocional imprescindível para vivermos pacificamente nesta nova sociedade moderna; como também, dos dons materiais necessários para gerar uma verdadeira vida de diligência e abundância; como está escrito: "Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão-somente à pobreza." Provérbios 21.5.

Pessoas apressadas, são o mesmo que pessoas impacientes, e elas tendem a desperdiçar os seus dons e talentos desordenadamente, sem compreender os períodos das coisas e da própria vida, elas estão sempre tentando plantar em momentos errados e desejando colher sem esperar que se cumpra o devido tempo e processos para que sua plantação floresça e gere os frutos que tanto buscam. Essas pessoas impacientes, que estão tanto no mundo quanto dentro de congregações, costumam atravessar a vida de forma atrapalhada, correndo de um lado para outro, tentando tudo o que podem, começando vários projetos e não terminando nenhum e tento muitas outras atitudes como estas, muito embora não reconheçam isso; eles estão sempre tentando vencer o tempo sem ter a clareza necessária para perceber que o tempo não foi criado para ser vencido, mas sim para ser bem aproveitado. Pessoas impacientes não possuem a sabedoria para entender que o tempo é relativo para cada ser humano, ou seja, cada indivíduo se desenvolve, cresce, aprende e vive em seu próprio tempo, e não há nada de errado com isso, embora o espírito do mundo se esforce para dizer o contrário. Portanto, pessoas impacientes sempre acham que tudo está lento ou atrasado, seja na vida deles mesmos ou na daqueles sobre os quais possuem influência direta, filhos, funcionários, membros e etc...

O fato é que quem é impaciente acha que todo dia e dia de colher de tudo, e por isso costumam fazer plantações espirituais, pessoais, sociais, sentimentais, profissionais e financeiras, muito inferiores do que deveriam; isso quando fazem alguma plantação! Porque muitas vezes a pressa que sentem os impede de plantar ou só lhes permite fazer plantações medíocres. Todo o foco destas pessoas está sempre na colheita. Eles têm pressa para que seus sonhos se realizem, pressa para vencer na vida, pressa para derrotar seus inimigos, pressa para serem honrados, pressa para receber tudo aquilo que acreditam que merecem, pressa para que as promessas de Deus se cumpram, e muito mais. Porém, toda essa pressa, invariavelmente os leva a proceder de maneira que, em todas essas coisas, passam a se envolver e acumular todo tipo de loucura que os leva a caminhar em direção ao pecado, como foi dito: "...O que se apressa com os pés peca." Provérbios 19.2.

Portanto, se você, assim como eu, deseja viver diferentemente destas pessoas que são a maioria da humanidade, devemos orientar nossos pensamentos compreendendo que "...há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3.1B, e com a clareza gerada por este entendimento identificarmos quais são os períodos que devemos respeitar e aguardar para que algo se concretize, ocorra ou deixe de ocorrer em nossa vida de forma correta, sem pressa, sem atropelos, sem afobações e sem qualquer ansiedade pelo caminho, além disso, compreendendo como lidar com o tempo das coisas em nossa vida, que pode ser completamente diferente para nós do que é para outras pessoas em alguns assuntos, ou, semelhantes em outros, cada qual examine profundamente a si mesmo para descobrir; pois assim seremos capazes de agir corretamente guiando nossos passos segundo a direção de Deus enquanto esperamos que nossas mais diversas plantações cresçam, floresçam, frutifiquem e amadureçam adequadamente. Este é o verdadeiro significado de paciência, e, foi exatamente isso é o que o salmista quis dizer quando deixou registrado: "Esperei com paciência no SENHOR..." Salmo 40.1A.

Por fim, preciso compartilhar com você leitor(a) mais uma valiosa lição que aprendi para me fortalecer na paciência.

E que lição é essa?

Que a paciência verdadeira é uma virtude que precisa ser constantemente praticada tanto nas coisas que consideramos menores e sem importância, quanto nas coisas que são cruciais; seja na nossa dimensão espiritual, com relação a nossa fé, os nossos entendimentos, a nossa visão, a nossa missão, e às promessas que recebemos de Deus; seja na nossa dimensão mental, nossos pensamentos, sentimentos, emoções, sonhos e vontades; seja na nossa dimensão pessoal, no nosso autodesenvolvimento diário como pessoas melhores; seja em nossa dimensão interpessoal, no trato e interação com todos ao nosso redor, assim como, com as circunstâncias boas e ruins que também nos rodeiam. Pois é essa prática cotidiana consciente, constante e intencional que nos solidificará na paciência e nos levará até a excelência que nos permitirá agir cada vez mais discernindo o tempo oportuno para produzir os melhores frutos e resultados em nossa vida, sempre para a glória de nosso SENHOR, e como exemplo de inspiração e ajudarmos a todos em nosso redor.

Ser paciente no SENHOR não é esperar que uma figueira nasça onde ninguém jamais a plantou; ser paciente NELE é plantar a figueira e cuidar dela, diligentemente, enquanto aguardar que Deus dê o devido crescimento e desenvolvimento até que venha o tempo certo de colher os frutos, pois está escrito que: "O que guarda a figueira comerá do seu fruto..." Provérbios 27.18A. E essa figueira pode ser qualquer propósito em nossa vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista