Pular para o conteúdo principal

"...Nem tomarei o seu nome nos meus lábios.” Salmo 16.4



“As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei o seu nome nos meus lábios. Salmo 16.4

De alguns anos para cá vários pregadores e líderes de congregações, assim como seus obreiros e muitos membros, passaram a adotar uma prática estranha. Por algum motivo desconhecido, certamente inspirado e soprado em seus ouvidos pelo espírito do mundo, estas pessoas criaram o costume de "entrevistar", usar e declarar os nomes de vários seres do império das trevas, criaturas das sombras consideradas ainda hoje por alguns grupos mundanos como deuses; seja em cultos específicos conhecidos como libertação, seja para pregações e estudos, tidos como aprofundados, voltados para conhecer intimamente tais criaturas, assim como a ação delas na vida dos indivíduos e na sociedade.

Curiosamente a maioria destes pregadores, líderes e membros de congregações acreditam que conhecer os nomes dos anjos é algo proibido aos humanos, exceto por aqueles nomes angelicais que o próprio Deus revelou em Sua Palavra, a saber, Miguel e Gabriel. Então cabe fazermos a seguinte pergunta: Se conhecer os nomes dos anjos não nos é lícito, porque então, estas pessoas insistem em conhecer, falar e usar constantemente em suas pregações, estudos e cultos, os nomes das criaturas do império das sombras? 

Devo dizer que, de fato, os cristãos verdadeiros não possuem qualquer desejo ou curiosidade em conhecer os nomes dos anjos que não foram revelados explicitamente na Escritura, sendo esta uma informação que pertence apenas ao Criador, como foi dito: “As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus...” Deuteronômio 29.29A. Na verdade, Cristãos verdadeiros não possuem qualquer interesse em absolutamente nada que algum anjo do céu tenha a lhes dizer nem em qualquer "nova informação" que tal anjo deseje entregar sob qualquer pretexto, pois todo o conhecimento necessário para a revelação plena de todas as coisas referentes a vida, espiritual e física, tanto no passado, quanto no presente e no futuro, assim como, das coisas tanto da terra quanto do céu, já nos foram entregues e estão perfeitamente colocadas para nosso ensino, desenvolvimento e transformação, na Santa Palavra de Deus, os 66 livros da Bíblia Sagrada. Por este motivo, também, Paulo o apóstolo disse certa vez: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gálatas 1.8 

Porém, muitos que se dizem cristãos, mas apenas frequentam uma congregação, não aplicam essa sabedoria no que diz respeito a querer saber os nomes dos seres da escuridão e mantê-los em seus lábios; pelo contrário, demonstram uma curiosidade mórbida em conhecer e falar os nomes destas criaturas sempre que possível, pois na visão deles ter esse conhecimento "espiritual" os coloca em um nível acima dos demais. Algo que obviamente não é verdade.

O fato é que Cristãos de verdade jamais sujam seus lábios pronunciando os nomes de nenhum destes falsos deuses cultuados por muitos ainda nos dias de hoje. Como o rei Davi, homem segundo o coração de Deus, disse em um dos seus belos Salmos: "Nem tomarei o seu nome nos meus lábios.” Salmo 16.4; pois o próprio Deus disse o seguinte a respeito do seu povo em todas as épocas, nações, línguas e partes do planeta: "...Darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR, e o sirvam com um mesmo espírito." Sofonias 3.9; ou seja, todos estes povos são, na verdade, os cristãos verdadeiros das mais diferentes épocas da história, assim como, de diferentes lugares ao redor de todos os países onde o evangelho de Cristo foi e for pregado; todos estes povos cristãos, em unidade e união, mantendo seus lábios puros de modo que possam invocar unicamente o Santo Nome do SENHOR Jesus,  para servi-lo.

De nada adianta alguém, não mentir, não ofender os que lhe ofendem, não jurar falsamente, e não usar de linguagem reprovável, mas sempre que possível fazer menção dos nomes das criaturas que fazem parte do império das trevas, pois procedendo dessa maneira também não terá a pureza de lábios necessária para invocar o Nome do SENHOR. Por este motivo os verdadeiros cristãos mantém constante vigilância sobre os próprio lábios, tanto para não se permitirem mentir, ofender, jurar ou usar palavras moralmente reprováveis, quanto para jamais pronunciar os supostos nomes dos espíritos das sombras. Veja o que o mesmo rei Davi pediu sabiamente a Deus em um de seus Salmos: "Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios." Salmo 141.3.

Davi tinha total consciência de que a pureza dos lábios é algo de suma importância na vida de todos os que desejam servir a Deus verdadeiramente, não só no que diz respeito a como nos expressamos com todos ao redor, mas também em relação a nunca tomarmos em nossos lábios, por quaisquer "motivos" que seja, qualquer nome supostamente espiritual que possua ligação com o império das sombras; nem em oração, nem em pregações, nem em estudos, nem em cultos e etc...

É bem verdade que todas as pessoas de congregação que costumam usar os nomes dos espíritos das sombras vão defender esta prática como sendo algo extremamente espiritual e de sabedoria elevada, algo que, para eles, consideram como sinal de conhecimento, mas repito que os verdadeiros cristãos não sujam seus lábios dessa maneira. Qualquer um que deseje real pureza na vida deve manter os lábios da mesma forma, diante de Deus; deve perseguir a excelência da santidade em todas as coisas, pois está escrito: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vos também santos em toda a vossa maneira de viver." 1 Pedro 1.15; inclusive na forma de falar, porque: "...O que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem." Mateus 15.18, então podemos concluir que o aparentemente "simples" ato de usar os nomes dos espíritos do império das sombras, os servos do espírito do mundo, é o suficiente para contaminar o homem a partir do coração.

A sociedade mundana é uma grande concentração de pessoas com lábios impuros das formas mais variadas que possamos imaginar, e o mesmo tem, em algum nível, se infiltrado perniciosamente dentro de congregações por intermédio também de pessoas que, no desejo de parecerem mais espirituais, usam e ensinam a usar o nome dos espíritos das sombras como se isso fosse agradável a Deus, mas não é. Fique atento, mantenha-se vigilante também nesse assunto, pois foi escrito que: "Como o pássaro no seu vaguear, e como a andorinha no seu vôo, assim a maldição sem causa não virá." Provérbios 26.2. Portanto, abraçar os ensinamentos estranhos que "estudam" e usam os nomes das criaturas das sombras é como permitir que os pássaros da escuridão se aninhem em seu entendimento e tragam com eles a multiplicação das dores, como está declarado no salmo 16.4 que diz: As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei o seu nome nos meus lábios.. Tenha em mente que apenas tomar o nome deles já é o suficiente para que lhes tragam algum nível de contaminação na vida.

Investigue os ensinamentos que lhe derem, não acredite em tudo o que dizem ser verdade; como está escrito: "Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus..." 1 João 4.1. No tocante a pureza de seus lábios, muitos pássaros da escuridão vão tentar fazer ninho em seu entendimento, ou seja, muitos espíritos das sombras vão tentar enganar você para que, de uma forma ou de outra, tenha curiosidade para conhecer e usar os nomes deles; mas em todas as ocasiões, os verdadeiros cristãos reafirmam sua fé, como o rei Davi, que disse: "...Nem tomarei o seu nome nos meus lábios." Salmo 16.4, e agindo de modo a que esta afirmação não seja apenas um conjunto de palavras, mas sim uma realidade prática. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista