Pular para o conteúdo principal

“Melhor é uma mão cheia com descanso ...” Eclesiastes 4.6



“Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.” Eclesiastes 4.6

Você sabia que para sua vida ser verdadeiramente melhor e mais equilibrada, em todos os aspectos, você precisa de muito menos do que acha que precisa?

Sei que esta pergunta parece simples demais, e até, de certa forma, óbvia e ingênua, mas a maioria das pessoas, mundanas ou muitas que estão em congregações acreditam que o único estilo de vida que pode levá-los à satisfação é o estilo de vida padrão do mundo, o estilo de vida moderno repleto de excessos e acúmulo, que a sociedade tem imposto às pessoas, e está, visivelmente, fazendo com que os indivíduos trilhem caminhos tortuosos de dores, destruição e autodestruição, muitas vezes ao mesmo tempo. Não é preciso esforço para notar que para sustentar um determinado estilo e padrão de vida muitos têm sacrificado seus bens mais preciosos, como o tempo, a saúde, a família, a honra, a honestidade, a fé e várias outras riquezas como estas, inclusive, estão também sacrificando a si mesmos, quem realmente deveriam ser; sua essência. Alguns até estão sacrificando o seu contato e relação com o próprio Criador, ou seja, estão sacrificando a própria salvação.

Tudo isso em nome de, supostamente, perseguir a abundância, o sucesso e a felicidade, tal como a sociedade as apresenta e determina que sejam perseguidas.

O problema é que a multidão de pessoas que têm agido assim não percebem que correr atrás da visão mundana de abundância, felicidade e sucesso é como correr atrás da própria sombra, e isso vai gerar uma infinidade de desequilíbrios como frustrações, dores, peso, inúmeros trabalhos árduos e diversas aflições de espírito das quais temos ouvido falar todos os dias; são elas: As ansiedades, as fobias, o pânico, o estresse, as angústias, as tristezas, os vícios e toda a vasta gama de impulsos que o espírito do mundo usa a sociedade para semear no interior dos indivíduos atualmente.

Um dos grandes pensamentos mundanos que tem dirigido as ambições das pessoas, dentro e fora de congregações, é o pensamento de que "pessoas bem sucedidas nunca se cansam de buscar por mais de tudo"; ou seja, teoricamente, na visão que a sociedade tem disseminado livremente nos corações e mentes alheios; toda pessoa deve constantemente e incansavelmente, desejar sempre por mais e mais de todas as coisas que puder adquirir e acumular; neste contexto, as pessoas devem desejar por mais dinheiro, por mais posses, por mais glórias sociais, por mais alegrias, por mais prazeres, por mais vitórias, por mais distrações, por mais amizades, por mais frivolidades, por mais seguidores, por mais reconhecimento e etc...

Mas eles não se dão conta de que ao devotarem a vida para trilhar estes caminhos de busca sem fim por mais de tudo, acabam também sendo diariamente sobrecarregados de forma desumana por toda sorte de pesos sociais que, no médio e longo prazo, vão funcionar como devoradores de todo o contentamento e satisfação que deveriam sentir com seus novos tesouros e vitórias.

Na verdade, viver sempre em busca de mais e mais de tudo é justamente o que devora, ou seja, rouba, mata e destrói a sensação de contentamento e suficiência que deveriam sentir por tudo o que já possuem, quer considerem pouco ou muito, e sendo assim, esse estilo e padrão de vida acaba criando um enorme vazio existencial que as pessoas tentam preencher com cada vez mais coisas, mais dinheiro, mais posses, mais prazeres, mais status, mais distrações ou com quaisquer outros tesouro mundano e símbolos de status social. Obviamente, esse comportamento nunca funcionou e jamais funcionará, pois é como tentar apagar uma fogueira lançando gasolina sobre ela.

Cristãos verdadeiros, por outro lado, compreendem rapidamente que a partir de determinado patamar em seu padrão de vida, tudo o mais acima dele é apenas vaidade, ilusão e distração do mundo para sobrecarregar e aprisionar a vida das pessoas. Por este motivo os cristãos constroem a vida de modo que possam viver com plena suficiência em todas as áreas, mas sem os excessos característicos do pensamento social mundano. Cristãos constroem um estilo e padrão de vida sem desejar impressionar os outros através do acúmulo do que possuem ou de, desesperadamente, tentar mostrar quem são, assim como, sem sacrificar o que realmente é importante para obter e acumular constantemente as mesmas coisas, ano após ano, tal como fazem, tanto os mundanos quanto aqueles que estão nas congregações, mas não foram realmente convertidos.

Todo cristão verdadeiro entende, independentemente do patrimônio ou da capacidade aquisitiva que possua, que é melhor ter um padrão e um estilo de vida mais equilibrado, sustentável, moderado e simples, com menos coisas e menos distrações, ou seja, com menos exageros, mas com paz e tranquilidade interna e externamente, do que ter um estilo e padrão de vida opulento, desejado pelas multidões sociais, pesado, repleto de todo tipo de excessos e ambições, mas também com inúmeros trabalhos desnecessários, perturbações, sacrifícios e toda sorte de aflições de espírito; como foi sabiamente dito: "Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito." Eclesiastes 4.6

A verdade é que parte das dificuldades sociais enfrentadas pelas pessoas, sejam mundanos, sejam de congregações, nas mais diversas áreas de suas vidas, ocorre por causa do estilo e do padrão de vida que eles adotaram para si e estão tentando viver e sustentar; todos aqueles que tem orientado sua existência para viver em função do que a sociedade determina como correto e desejável, através do "senso comum", acabarão acumulando, angustias, problemas, dores, batalhas, vazio, peso, sacrifícios, desperdícios, desequilíbrio e destruição, tanto nas questões pessoais, quanto nas profissionais, financeiras, familiares, mentais e até espirituais. Por outro lado, todo aquele que aplica o ensinamento cristão compartilhado pelo sábio rei Salomão em Eclesiastes 4.6 para construir um padrão de vida orientado pelo equilíbrio, será também capaz de experimentar suficiência com descanso e, em última análise, conseguirá usufruir muito melhor e com muito mais satisfação de todos os seus bens, posses, dons e dádivas que possua, ainda que aos olhos do mundo sejam poucas, pois cada uma delas será suficiente para desempenhar seu papel adequadamente, sem gerar dores.

O fato é que os cristãos não precisam de tanto quanto os mundanos para levarem uma vida plena e suficiente, abundante e melhor, do ponto de vista da realização pessoal, profissional; com tranquilidade e liberdade, pois eles compreendem e aplicam o que está escrito em: "Vale mais o pouco que tem o justo do que as riquezas de muitos ímpios." Salmo 37.16. Mas, por favor, não me entenda mal, pois o "pouco" que tem o justo, não significa ter falta de nada, nem viver na necessidade ou cultuar a pobreza como atributo espiritual, não é isso. Na verdade, o "pouco que tem o justo" é uma expressão comparativa, dentro do próprio versículo, relacionada com a multidão de coisas, "pseudo-riquezas", exageradas, que os ímpios se esforçam para acumular constantemente durante toda a vida. Basicamente, o entendimento simplificado deste versículo quer dizer que é melhor construir uma vida equilibrada e sem exageros, de nenhum tipo, do que ter uma vida com muito de tudo e completamente desequilibrada.

Portanto, qualquer um que aplicar esta sabedoria na sua maneira de viver experimentará uma nova perspectiva que lhe permitirá construir um estilo de vida equilibrado onde não faltará suficiência, tranquilidade, paz, liberdade, segurança e independência em todos os aspectos. 


Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Que Deus abençoe você com paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  2. Em todas as épocas a busca da humanidade tem sido por mais e mais, sem a devida noção. Realizações baseadas no entendimento da orientação Divina nos leva a saber qual o nosso papel no plano divino, Descobrimos o quanto mais precisamos realizar, e até conseguimos saber algo sublime, qual seja, o Senhor se agrada de nós! Nada é mais reconfortante!💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por compartilhar seu comentário aqui.
      Que a divina luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você e alcance a todos aos seu redor.

      Excluir
  3. Gostei muito! Vida equilibrada : nem se matar para ostentar a vida fácil e prazerosa de um HOTEL, nem culto a dureza e austeridade de um QUARTEL. Trabalhar e ter um patrimônio que gere alguma renda que complemente a aposentadoria sim!! Mas também dedicar tempo a família, aos filhos, a igreja e sobretudo a própria saúde física e mental! Recomendo o livro: Bem Aventurados os Pobres da editora quadrante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por poder falar com você através do seu comentário; aliás, obrigado por deixá-lo aqui.
      É bom saber que você gostou do texto.
      Obrigado também por sua valiosa dica de leitura, vou comprar esse livro para ler.
      Que a sua vida seja sempre perfeitamente guiada pela voz de Cristo.
      Grande abraço.
      Felicidades pra ti.😃💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista