Pular para o conteúdo principal

“Nada façais...por vanglória...” Filipenses 2.3



Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2.3

No mundo, na sociedade em que vivemos, a maioria das pessoas têm um forte desejo em comum, eles querem impressionar uns aos outros, sejam vizinhos, sejam amigos, conhecidos, colegas de trabalho, parentes ou mesmo desconhecidos, e até irmãos de congregação. E este desejo carnal é incitado massivamente nas multidões pelas mais diversas mídias, tanto nas digitais quanto nas mais tradicionais; basta ver que a grande maioria das propagandas que vemos na televisão ou na internet trabalham sempre um mesmo conceito e propagam sempre uma mesma mensagem, apenas em formatos e linguagens diferentes, às vezes de modo sutil, outras vezes de maneira mais aberta, em alguns momentos de forma subliminar, mas em outros, de um jeito totalmente apelativo.

E que mensagem é essa?

“Adquira determinados produtos, serviços ou experiências e impressione as pessoas a seu redor.”. Essa é a mensagem.

E qual é o conceito por traz dela?

"Suas posses; tudo o que você compra e adquire, vão tornar você superior aos que não tiverem ou não puderem ter o mesmo. E quanto mais dispendiosas e, ou, exclusivas, forem tais compras, posses e experiências, mais superior você se tornará."

Acho que você deve saber que tanto essa mensagem mundana quanto o conceito embutido nela são completamente falsos, mas o espírito do mundo os vende de formas tão variadas, tão bem estruturadas e tão irresistíveis que as multidões, inclusive dentro de congregações estão abraçando tanto o conceito quanto essa mensagem como se fossem verdade e adotando ambos como filosofia de vida, inclusive, para as questões espirituais. O fato é que este conceito e essa mensagem movem nossa sociedade impulsionando as pessoas a viver em uma prisão, um círculo vicioso, destrutivo e autodestrutivo de sacrifícios sociais, desejos sem fim e uma busca constante por glórias mundanas com o único intuito de se sentirem superiores aos outros por meio de tentar impressioná-los.

Há muitos séculos atrás, o espírito do mundo plantou nos humanos uma profunda ânsia por se sentir superiores aos seus semelhantes, isso é, na verdade, uma das características da corrupção que se instalou na humanidade por causa da queda de Adão e Eva. Note que Caim desejou ardentemente se sentir superior a seu irmão Abel, mas como não conseguiu, pelo contrário, acabou se sentindo inferior, porque Deus aceitou a oferta de Abel, pois tinha sido feita de maneira adequada, de todo coração; essa ânsia no interior de Caim sofreu uma metamorfose obscura e deu à luz a outros pensamentos, sentimentos e emoções mais sombrios que o levaram a tirar a vida do próprio irmão. Você conhece a história que está relatada no livro da Gênesis 4, a partir do versículo 8.

O ponto aqui é que ainda hoje bilhões de pessoas se comportam exatamente do mesmo jeito de Caim, ou seja, anseiam se sentir superiores aos que estão ao redor, quer sejam próximos ou não, e quando não conseguem, ou não têm essa sensação alcançada, aquela ânsia que está no coração deles também começa sua metamorfose profana até contaminar todo o interior das pessoas com os mesmos pensamentos, sentimentos e emoções destrutivas que os levam a atacar seus semelhantes, ou mesmo, a si próprios. É nesse momento que muitos envolvem sua vida com os mais diversos tipos de comportamentos reprováveis, como roubos, furtos e toda sorte de ações para obter, a todo custo, o que eles acham que os fará superiores aos demais; ou, passam a desenvolver hábitos viciosos, como as drogas e outros, que dão início a um processo de autodestruição extremamente agressivo. De qualquer forma essas pessoas serão prisioneiras das sombras que se permitiram cultivar no coração por darem ouvidos tanto ao conceito quanto a mensagem de buscar ser superiores aos outros através de impressioná-los.

Mas vamos dar um passo atrás por um instante. Porque há uma importante pergunta que deve ser feita. E é: De que forma as pessoas procuram se sentir superiores aos outros hoje em dia?

Através de comprar, conquistar e obter para si as mais variadas glórias ou tesouros do mundo, que é o que a Escritura Sagrada chama de vanglórias. As pessoas pensam, equivocadamente, que se tiverem, mais de algo, do que os outros, ou se tiverem o que o "senso comum" e a sociedade consideram melhor, mais caro, mais luxuoso, então automaticamente serão superiores a todos aqueles que não tiverem as mesmas condições; eles acham que se comprarem produtos, serviços e experiências que os outros não possam comprar, então estarão de alguma maneira demonstrando sua superioridade. Também acreditam que se conquistarem determinados postos, cargos e posições sociais, então conseguirão distinção social e estarão acima de todos os outros que não compartilham de sua posição. Por fim, imaginam no coração que se fizerem todas estas coisas, ou pelo menos o máximo delas que puderem, serão capazes de impressionar todos os que estiverem ao seu redor que não possam fazer o mesmo.

De fato, na mentalidade distorcida do mundo, que também está infiltrada dentro das congregações, o nível da glória pessoal de um indivíduo é medida por quanto ele consegue impressionar as pessoas ao redor; mas os verdadeiros cristãos sabem que essa glória é completamente vazia em si mesma, ou seja, vanglória, que não serve para nada além de encher o coração das pessoas de ambições sem sentido, arrogância dissimulada e orgulho disfarçado, que no fim das contas só vai sobrecarregar a vida deles com uma quantidade absurda de ilusões e confusões de todos os tipos que vão sufocá-los até que se destruam completamente; como está escrito: "O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para a confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas." Filipenses 3.19; eles só conseguem pensar nestas glórias naturais que são apenas carnais, humanas, terrenas e completamente vazias em si mesmas. 

Algumas pessoas, movidas por essa ânsia de impressionar seus semelhantes, fazem de tudo para demonstrar uma vida repleta de vanglórias que maravilhem a todos com quem tenha contato; compram as maiores casas que puderem, os carros mais chamativos que conseguem, o máximo de roupas, calçados e assessórios de grife ou da moda que suas finanças permitem, tantos quantos tecnológicos de última geração forem capazes, e fazem as viagens mais dispendiosas e exóticas que encontrarem apenas para demonstrar para os outros sua superioridade, embora nunca admitam, mas seus atos falam por si. E com as mídias sociais esse fenômeno têm se potencializado a níveis inacreditáveis; estas pessoas vivem de forma vazia e baseada apenas na busca por impressionar ao seu próximo, tanto no mundo quanto nas congregações, e estes ainda tentam dar uma aparência de espiritualidade para suas vanglórias dizendo a todos, ou ostentando, frases como: "Tudo posso naquele que me fortalece.", "Deus me abençoou.", "Deus seja louvado por isso.", "Foi Deus quem me deu.", "Tudo que tenho e faço é para glória de Deus.", e etc...

Mas veja o que Deus diz para estas pessoas: "Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?" Salmo 4.2; e mais: " Eu não recebo glória dos homens..." João 5.41

A vida dos cristãos não é construída para impressionar a quem quer que seja, cristãos verdadeiros presam pela modéstia e simplicidade, ainda que sejam milionários ou bilionários, eles não pensam no sentido de fazer suas posses, aquisições, experiências e profissão impressionarem os outros, mas sim em como estas dádivas que Deus lhes deu pode ajudar e servir ao seu próximo; como está escrito: "...Deixarei no meio de ti um povo modesto e humilde, que confia em o nome do SENHOR" Sofonias 3.12 ERA. Durante todos os séculos passados e ainda hoje, este povo são os Cristãos verdadeiros que procuram sempre viver uma vida de moderação, evitando todos os excessos, ostentação e opulência. Jamais buscam ser ou sentir-se superiores aos outros, pelo contrário, como está escrito: "...Cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2.3. E tudo o que fazem ou desejam fazer é norteado pela humildade, que é o hábito de ajudar, servir e ser útil ao seu próximo, pois está escrito: Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade." Filipenses 2.3A.

Viver por humildade, e não para impressionar os outros, é uma das grandes diferenças entre os cristãos e os mundanos; isso não significa que as pessoas ao redor não vão se impressionar com a vida dos cristãos segundo aquela ótica distorcida do mundo a qual estão submetidos, mas isso acontecerá porque elas possuem uma visão deturpada da vida, mas jamais por uma ânsia ou atitude deliberada por parte dos cristãos nesse sentido.

Pessoas que vivem desejando impressionar os outros, desde os que possuem pouco até os que têm muito, embora não tenham total consciência, são completamente prisioneiras dessa mentalidade do espírito do mundo, e como prisioneiros jamais conseguirão sentir que estão vivendo verdadeiramente, não importam o quanto possuam, o quanto comprem, o quanto ostentem, ou o quanto de opulência demonstrem. O exterior deles mostra uma realidade de suposta abundância, suposto sucesso, suposta realização, suposta riqueza e suposta felicidade; e isso, sem dúvida, vai impressionar as pessoas ao redor que tiverem mentalidade semelhante. Mas o interior deles esconde todas as frustrações, toda inveja, todo orgulho, toda a ambição, toda arrogância, toda ganância e tantas outras coisas como estas que os mantêm presos e pouco a pouco vai, de um jeito ou de outro, destruir suas vidas, quer seja atacando os que estiverem ao redor, quer seja sufocando-os debaixo de toneladas de glórias mundanas douradas, mas vazias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista