Pular para o conteúdo principal

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11A



“E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 3.11

Quem é o devorador? Como ele age na vida das pessoas? Neste texto vamos conversar um pouco sobre essa criatura citada na bíblia; será um panorama para esclarecer algumas formas como as pessoas atualmente têm sido afetadas e têm tido a vida devorada pela influência perniciosa dele.

Sendo bastante objetivo: O devorador nada mais é do que mais uma das muitas faces ou formas que o espírito do mundo pode assumir para influenciar a maneira como as pessoas pensam, se comportam e vivem. Está escrito que: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir..." João 10.10. Note que roubos, mortes e destruições, são três formas de o espírito do mundo devorar todas as áreas da vida das pessoas, quer seja através de uma influência direta ou indireta.

De fato, a influência do devorador faz com que as pessoas desperdicem sistematicamente grande parte, senão todas, as suas dádivas; talentos, dons e recursos de vida, que se fossem bem utilizados e aproveitados do jeito correto produziriam frutos de abastança e tranquilidade para o cotidiano, tanto no tempo presente quanto para os dias futuros.

O espírito do mundo, todos os dias, sussurra pensamentos, mentalidades, conceitos e comportamentos que são plenamente aceitos, admirados e praticados pela maioria absoluta da sociedade, mas que visam apenas consumir as forças, o tempo, o dinheiro e a saúde de todos, e, embora estas não sejam as únicas partes da vida que ele ataca e devora; para efeito de estudo neste texto vou concentrar o entendimento sobre elas, mas tenha em mente que o devorador consome absolutamente tudo o que encontra pela frente na vida daqueles que estão sob sua influência. Ele devora a alegria, a motivação, o contentamento, a satisfação, a fé, a esperança, os bens e posses materiais, a inteligência, os sonhos genuínos e muito mais. Lembre-se que a palavra "devorar" significa "consumir algo de maneira voraz e insana; engolir violentamente com avidez"; e note que é exatamente isso o que tem ocorrido na vida de bilhões de pessoas em todas as partes do planeta.

Esta escrito em 1 Pedro 5.8; "Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.". A palavra tragar, neste versículo, tem exatamente o mesmo sentido de, ser engolido violentamente, que também é o sentido da palavra devorar. É justamente por este motivo que o mesmo versículo na bíblia de tradução NTLH está posto da seguinte forma: "Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.".

E o que isso representa para a vida da humanidade?

Vamos começar falando sobre um dos recursos que o devorador mais gosta de consumir atualmente. O tempo.

O tempo cotidiano das pessoas está sendo consumido rapidamente de tal maneira que as 24hs do dia já quase não são suficientes para que possam fazer tudo o que devem e querem fazer de forma organizada e satisfatória, ou seja, trabalhar, estudar, descansar, se divertir e equacionar sua vida de um jeito onde tudo isso se encaixe, com o devido equilíbrio, está se tornando cada vez mais difícil para a maior parte da população; as pessoas estão sempre sem tempo para nada, sempre correndo, sempre atrasadas, seja em casa, no trabalho, na escola ou faculdade, no trânsito, nas ruas, na congregação e onde quer que estejam; elas tiveram a capacidade de organizar a própria vida roubada pela maneira distorcida que o espírito do mundo as ensinou e as incentiva a viver, com isso se tornaram escravas da falta de tempo que, para elas, parece ficar cada dia mais curto. Estas pessoas, às vezes, sentem como se estivessem correndo diariamente em círculos, contra o relógio, e não importa o quão mais rápido se movam, menos tempo têm, menos satisfeitas são e mais cansadas ficam, seja fisicamente ou mentalmente. E como encaram todo esse cenário como algo natural e comum, próprio ao estilo de vida moderno que levam, acabam perdendo também a capacidade de serem produtivas. Ou seja, do ponto de vista de sua produtividade pessoal e profissional, elas estão se tornando cada vez mais estéreis.

Isso nos leva ao outro dos pontos importantíssimo que vamos abordar aqui e que o espírito do mundo tem devorado na vida das pessoas. A saúde, ou seja, ao viver dessa forma frenética dia após dia, mês após mês e ano após ano; mais cedo ou mais tarde a saúde dessas pessoas será tirada delas, será destruída, consumida nessa corrida alucinada que eles acham que é a vida. O fato é que uma pessoa escrava da falta de tempo, ou seja, que vive sempre sem tempo, é uma pessoa que não dá a devida atenção para sua própria saúde, não se alimenta bem, não dorme o quanto deveria e não se exercita, só para citar alguns dos comportamentos básicos e benéficos que ela deixa de lado. E o espírito do mundo sabe disso, ele sabe que o desejo de Deus para todas as pessoas é que tenham sempre saúde plena, como está escrito em: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde..." 3 João 1.2; logo, ao devorar o tempo das pessoas preenchendo o cotidiano delas com toda espécie de tarefas, emergências e urgências que nada mais são do que distrações, confusões, embaraços, ilusões e delírios; o devorador também estará consumindo a saúde de tal pessoa, seja a saúde física, como mental e até mesmo espiritual, na medida em que tais pessoas passam a negligenciar a importância de um estilo de vida saudável em todos os aspectos, na boa alimentação, no repouso necessário e nos hábitos saudáveis por meio dos exercícios para o corpo e para a mente; além disso, também, não têm tempo para cultivar e edificar um relacionamento saudável, produtivo e mais próximo de Deus.

A verdade é que, em faltando estes componentes, no médio e longo prazo, a saúde deles não será capaz de sustentar todo o sobrepeso social, mental e físico que será colocado sobre sua vida e acabarão desenvolvendo as diversas doenças, sociais, físicas e mentais, que têm assolado a sociedade atual; doenças essas que, por sua vez, já estão devorando o tempo e o dinheiro das pessoas por toda parte, tanto no mundo quanto dentro das congregações.

Mas se as pessoas, de alguma forma, sabem que viver dessa maneira é algo extremamente prejudicial, por que não mudam seu estilo de vida?

Porque não podem. Elas não têm consciência de que exista uma criatura que, das sombras, manipula a maneira como as coisas acontecem ao redor da terra afim de consumir ferozmente o máximo de vidas que puder. O devorador, espírito do mundo, os trancou em uma enorme jaula social, onde os grilhões são tesouros terrenos e repleta de algemas douradas insanamente desejadas pelas multidões, que embora sejam douradas, ainda assim são algemas, e os mantêm presos por suas vaidades, cobiça, ambições e ganância, de modo que mudar o estilo de vida que têm vivido exigiria deles um esforço que seus corações, mentes e principalmente espírito não são capazes de fazer por si mesmos; seria preciso que alguém mais forte do que o espírito do mundo, que os influencia, impedisse o devorador de lançar suas influências sobre eles; e é nesse momento que compreendemos o que Deus diz quando declara: "...Repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11. Ou seja, a única forma das pessoas saírem desse ciclo onde tudo o que possuem está sendo consumido vorazmente, dia após dia, pelo espírito do mundo é através da intervenção do próprio Criador, por intermédio de Jesus Cristo, A Palavra, pois a influência da Palavra é a única capaz de repreender e impedir que o devorador continue em ação no interior e na vida das pessoas; a influência de Cristo é mais forte do que a mundana e capaz de abrir os olhos das pessoas, assim como dar clareza para a mente e entendimento verdadeiro ao coração de modo que as pessoas finalmente parem de ser atingidas pelas estratégias e artimanhas do devorador, que se afastará, pra que não tenham mais suas dádivas consumidas e consigam construir e alcançar uma existência de grande abastança.

O problema é que as pessoas vivendo daquela maneira vertiginosa todos os dias, quer estejam no mundo ou dentro de congregações, não têm tempo, nem saúde, nem força, física, mental ou espiritual suficiente para cumprir com o que a Palavra ensina que deve ser feito para impedir a influência do devorador que é justamente quem os está drenando através das várias distrações, confusões, embaraços, ilusões, e delírios colocados estrategicamente diante e dentro deles; logo, ter de lidar diariamente, com toda essa enorme nuvem de "tarefas", "desejos", "objetivos", "metas", "sonhos de consumo" e muitas outras vaidades que mais se parecem com uma gigantesca nuvem de gafanhotos, faz com que as pessoas tenham suas forças dispersas de uma forma tão caótica que nem se dão conta de que estão sendo devorados em todo esse processo e em todas as áreas da vida. Sem perceber que estão sendo devorados, mas apenas ligeiramente sabendo que há algo errado, pois dessa forma o espírito do mundo pode afligi-los com várias "dores da alma", eles passam a sentir aquelas sensações de vazio, insatisfação e frustração com a vida, que vão aumentando na mesma medida em que suas dádivas e recursos são consumidos, não lhes restando nada além de tentar continuar vivendo desesperadamente e torcendo para que tudo dê certo no final; algo que não acontece, basta ver a quantidade crescente de pessoas cada vez mais estressadas, ansiosas, frustradas e depressivas em nossa sociedade, assim como aquelas que estão desenvolvendo outras síndromes e doenças diversas a cada ano; muitos chegando até, de fato, à morte.

Por fim, mas não menos importante; a influência do devorador também lança suas sombras e atinge as finanças das pessoas; na verdade, essa é uma das primeiras áreas onde ele interfere despejando toneladas de vontades, desejos e sonhos sociais mundanos, implantando-os tão profundamente no coração dos humanos que eles não conseguem perceber que tais sonhos, desejos e vontades não são genuinamente seus, mas foram plantados lá por uma força externa; dessa forma passam a perseguir tais sonhos e desejos de forma frenética, em geral, aumentando cada vez mais o ritmo de sua vida, trabalhando automaticamente, consumindo inconscientemente, se divertindo alucinadamente, estudando desesperadamente, se relacionando loucamente, congregando cegamente e fazendo praticamente de tudo para conseguir mais dinheiro para obter e alcançar aqueles desejos, sonhos e objetivos que são como o horizonte, permanecem sempre à vista, mas nunca são realmente alcançados.  Estas pessoas não são capazes sequer de vislumbrar que todas estas coisas que eles tanto buscam e desejam ardentemente servem apenas para devorar o tempo, a saúde e dinheiro que eles possuem; eles vivem tão preocupados em impressionar os outros por meio do seu status social que se tornam completamente cegos para o fato de que, por exemplo, um rolex não é capaz de lhes acrescentar nem um segundo a mais de tempo no dia, mas mesmo assim gastam tudo ou quase tudo o que ganham, muitas vezes sem poder e fazendo sacrifícios, em coisas que não são capazes de lhes prover o que realmente necessitam, como foi escrito em: "Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer..." Isaías 55.2.

É por isso que sempre sentem que não estão recebendo o suficiente para viver como desejam; e a verdade é que não importa o quanto mais consigam ganhar, sempre terão essa sensação, sempre desejarão mais, mais e mais; como foi dito: "Os olhos do homem nunca se satisfazem." Provérbios 27.20B. Eles procurarão a Deus apenas para pedir, pedir, e pedir, assim como para receber, receber e receber, serão soterrados e sufocados pela multidão de seus próprios desejos sem fim, porque a capacidade de sentir satisfação na vida deles, morreu, foi devorada, assim como seus recursos financeiros são e serão constantemente, sejam pouco ou muito, por todos os desperdícios e gastos irracionais e irresponsáveis que praticam rotineiramente e automaticamente de diversas formas. 

Este é um panorama básico de quem é o devorador citado em Malaquias 3.11 e como ele está consumido vorazmente a vida das pessoas atualmente, usando toda a sua perniciosidade, nas sombras, para influenciar os humanos, mesmo aqueles que estão dentro de congregações. Só os verdadeiros cristãos aprendem a dar a condição para que o próprio Deus intervenha para quebrar a influência do devorador e o afaste de suas vidas, como Ele prometeu em: “E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”.

A partir dessa intervenção divina, e finalmente livres da enorme nuvem de distrações, ilusões, embaraços, confusões e delírios que dispersam e consomem avidamente seus recursos e dádivas, os cristãos podem empregar sua fé, sua força, seu tempo, seu dinheiro, sua saúde, sua inteligência, sua alegria e muitas outras bênçãos de maneira realmente produtiva, gerando assim os frutos de abastança e tranquilidade que toda vida plena e abundante desenvolve para verdadeira glória de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista