Pular para o conteúdo principal

“E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a..." Mateus 10.12



“E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; e, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.” Mateus 10.12-13

Boa parte de nossa missão, como cristãos, de pregar o verdadeiro evangelho de Cristo para toda criatura, está na forma como refletimos as características de Jesus no nosso cotidiano de modo a iluminarmos as pessoas que nos rodeiam em todos os lugares em que formos ou estivermos. E uma das características cristãs mais sentidas e notadas por não-cristãos através dos séculos sempre foi a paz que Jesus deu a nós, como ele mesmo disse: “Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou." João 14.27, e que nós devemos emanar e oferecer para todos aqueles que se aproximarem de nossa vida.

E como fazemos isso?

A forma mais simples de emanarmos e oferecermos a paz de Cristo em nosso cotidiano é saudando genuinamente as pessoas nos lugares onde chegarmos; como foi falado no verso destacado no título deste texto; que diz: "E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a...". Mas alguém pode pensar: Ora, eu já faço isso! Sempre que vou à minha congregação ou na casa de algum irmão em Cristo, lhes dou a saudação cristã "A paz do SENHOR"; ou outras semelhante, como, "Graça e Paz".

Certo; que bom que você já tem esse hábito de saudar os irmãos na fé, mas vamos estender um pouco mais nosso entendimento nesse tema trazendo-o para o nosso cotidiano, mais especificamente, para nossas interações com todas as pessoas com quem temos contato em todos os lugares onde formos.

E o que isso significa?

Todo cristão verdadeiro tem por hábito saudar não apenas os irmãos em Cristo, transmitindo a Paz do SENHOR, mas também, até mesmo os não-cristãos que estejam em seu redor. Note que em Mateus 10.13 está escrito: "E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.". Tenha em mente que a casa citada neste versículo pode ser tanto o lugar onde as pessoas moram, quanto o coração das próprias pessoas que estejam em determinado local; pois lembre-se que está escrito: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo." Apocalipse 3.20. Logo, se o coração também é considerado espiritualmente como uma casa, podemos concluir que em qualquer lugar onde formos, em que haja pessoas para interagir conosco, ainda que sejam interações muito simples e rápidas, devemos saudá-las procurando sempre oferecer e transmitir a Paz de Cristo para o coração delas, e não da forma impessoal, automática e fria como é costume dos mundanos saudarem uns aos outros. Seja em um banco, hotel, supermercado, posto de combustível, loja, escola, museu ou qualquer lugar onde exista um coração humano, devemos oferecer a ele a paz que carregamos conosco, pois pode ser que seja digno e a Paz de Cristo desça sobre ele.

Nós, como cristãos que somos, devemos sempre saudar a todas as pessoas oferecendo e transmitindo com sinceridade a Paz de Cristo que está em nós, tal como o sol que oferece o seu brilho todas as manhãs ou a chuva que cai tanto sobre cristãos quanto sobre mundanos, segundo está escrito: "...Faz com que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos." Mateus 5.45, porque a partir do momento em que fizermos isso, dois cenários podem acontecer com o coração (casa) deles; no primeiro cenário: A pessoa ou pessoas que saudamos aceitarão nossa saudação e, sem que percebam, receberão também a paz de Cristo que repousa em nossa vida e descerá sobre eles, como prometido em: "E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz..."; isso fará com que o dia deles seja melhor, mais leve e sejam menos afetados pelas turbulências que o espírito do mundo lança sobre os ombros e todo os mundanos para sobrecarregá-los.

O outro cenário que pode acontecer é: A pessoa, ou pessoas, que saudamos não aceitarão nossa saudação e dessa forma também não receberão a paz de Cristo que está em nós, retornando a paz que lançamos sobre eles para nossa própria vida, como foi declarado em: "...se não for digna, torne para vós a vossa paz.". Nesse cenário a pessoa continuará seguindo sua rotina diária normalmente, atarefada e sobrecarregada como de costume, e nós seguiremos a nossa em paz, sem qualquer mágoa, raiva ou ressentimento, sabendo que fizemos nossa parte.

Perceba que estes dois tipos de pessoas, os que aceitarem (agradecendo ou retribuindo nossa saudação) e os que não aceitarem (não respondendo, ou retrucando de alguma forma mal-educada e até mesmo ofensiva) são o que, sob a abordagem que estamos estudando aqui, o versículo caracteriza como os que são dignos ou não. O raciocínio é muito simples, as pessoas que são dignas são as que receberem a nossa saudação e as que não são dignas são as que não receberem.

E por que devemos saudar e emanar a paz de Cristo, que está em nós, também para os não cristãos que vivem no mundo?

Porque todo cristão verdadeiro, nossos irmãos na fé, já possuem consigo a paz divina repousando em seu coração e sob sua vida, mas os não-cristãos precisam dela desesperadamente, ainda que não tenham consciência disso. E mesmo que a recebam apenas como um vislumbre proporcionado quando aceitam uma saudação cristã genuína de nossa parte; a vida dos mundanos é vivida sempre no "olho do furacão", cheia de complicações, confusões, distrações, embaraços, e uma gama absurda de pesos sociais para confundi-los, pressioná-los e soterrá-los. Já quanto a nós, não devemos jamais subestimar a ação de uma palavra simples de saudação, porque pode ser algo que consideramos irrelevante, mas para o nosso próximo, aquele que cruza o nosso caminho, pode fazer toda a diferença entre um dia tranquilo e pacífico ou atribulado e confuso; em alguns casos, acredite, pode até fazer a diferença entre a vida e a morte. Todos os dias, nós devemos ser como o sol que não pede permissão para oferecer sua luminosidade e calor, mas sim a presenteia tanto para os que gostam quanto para os que não gostam de tais dádivas.

Muitas vezes as pessoas do mundo estão tão sufocadas pelas dores e sofrimentos impostos pelo estilo de vida que vivem e pelo seu cotidiano que elas começam a ser consumidas por tudo isso, mas uma única saudação pacífica e genuína que brote de um coração cristãos pode literalmente iluminar completamente o dia de alguém. 

Mas como fazer uma saudação cristã para não-cristãos?

Simplesmente utilizando duas outras características cristãs muito conhecidas que são a educação e a cordialidade; ou seja, sempre que você chegar em algum lugar; entrar em um ônibus, num táxi, num banco, em uma loja de shopping ou de rua, ou em qualquer lugar, certamente ocorrerá uma interação, breve ou longa, com alguém; seja com um motorista, um segurança, um vendedor, um frentista, um feirante, uma atendente de caixa, recepcionista ou qualquer outra pessoa. É nesse momento que você vai começar a abençoá-lo desejando, primeiramente um bom dia, tarde ou noite, de forma genuinamente cordial; olhe nos olhos dessa pessoa para que ela perceba que você não está apenas jogando palavras no vento, mas sim que realmente deseja que ela tenha um bom dia; em seguida, quando a interação entre vocês tiver terminado, deseje, da mesma forma sincera e genuína, que ela esteja em paz. Simples assim.

Se a pessoa enxergar que sua saudação foi genuína ela provavelmente a aceitará no coração, e mesmo sem saber, receberá também a paz, da parte de Deus, que será emanada de você sobre ela, melhorando consideravelmente o dia que tiver pela frente. E acredite, eles precisam muito disso. Como cristãos, nós não podemos nos negar a, pelo menos tentar, emanar a Paz de Cristo para todas as pessoas que tiverem qualquer tipo de contato conosco, e devemos mostrar aos mundanos, ainda que de forma singela, que virtudes como educação e cordialidade não estão extintas, pelo contrário, estão vivas e atuantes em nossa vida de modo a pavimentar o caminho para que possamos emanar a maravilhosa Paz de Jesus para o coração e o dia de tantos quantos a aceitarem.


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que a Luz do Altíssimo brilhe intensamente na sua vida.
      Grande abraço.
      Seja Feliz.😊

      Excluir
  2. Obrigada!
    Muito bem explicado!
    Que Deus lhe retribua e lhe dê abundante colheita de toda boa semente, como essa deste artigo, que você semear!
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui. Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Saiba que poder falar com você aqui já faz parte da colheita de Deus para mim.
      Que a paz de Cristo sempre repouse sobre a sua vida e abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço. 😊👍💖

      Excluir
    2. Ex: De manhã quando chego na casa da minha sogra eu dou a Paz do Senhor Jesus. E ao retornar e ao vê-la no mesmo dia eu dou mais de uma vez esta saudação. Tá certo este meu procedimento ou está em excesso?

      Excluir
    3. Olá Marcio Silva!
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Vamos à questão que você levantou.
      Quando você chegar à casa da sua sogra, ou em qualquer outro local, basta dar a Paz do Senhor uma única vez e ela repousará sobre todos aqueles, ali, que a aceitarem genuinamente; porém, se você já tem o costume de saudar a sua sogra mais de uma vez durante o dia, não há problema algum nisso, não é exagero.
      Espero ter ajudado.
      Que a luz de Cristo guie todos os seus pensamentos, sentimentos emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.😊💖👍

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista