Pular para o conteúdo principal

“Porque Deus não é Deus de confusão...” 1 Coríntios 14.33



“Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz...” 1 Coríntios 14.33

No início do ano de 2017, eu, inspirado por este versículo destacado acima, tomei uma decisão que considero drástica, mas que transformou completamente quem eu sou e o modo como vivo. Eu decidi simplificar minha vida; e eis o motivo: Pense comigo um instante, as pessoas no mundo dizem que querem ter paz na vida, seja paz de espírito, paz com outras pessoas e paz com elas mesmas, mas não conseguem porque estão vivendo de acordo com os padrões e mentalidades confusas do mundo, muitas das quais já foram tema de textos aqui no blog, e que como resultado desse estilo de vida, têm gerado inúmeras complicações nas mais diversas áreas e aspectos de sua existência. Foi analisando esse panorama que eu cheguei na conclusão de que se quero ter uma vida de acordo com a natureza de Deus, ou seja, com paz verdadeira, seja comigo mesmo, com a vida que levo, com as escolhas que faço, com as coisas que possuo e com as pessoas que me rodeiam, para cumprir a palavra que ensina: "Se possível for, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens." Romanos 12.18. Eu precisava eliminar toda a confusão que existia dentro e fora de mim, eliminá-la do modo como eu faço todas as coisas, do modo como eu penso, do modo como eu interajo com os outros, eliminá-la das minhas coisas, bens e posses e de absolutamente tudo o que compõe o meu cotidiano.

Portanto, para eliminar toda confusão da minha vida eu precisava entender primeiro o que exatamente tal confusão é, e, confesso que levei algum tempo para receber esse entendimento, mas passado alguns meses percebi que a confusão na vida de todas as pessoas é formada por um acúmulo generalizado de complicações diversas, de modo que os indivíduos perdem a capacidade de governar a própria vida, ou seja, as pessoas geralmente vão se permitindo ou permitindo, de forma inconsciente, por influência do mundo, que tudo o que pensam e fazem na vida, desde as coisas menores até as maiores, vá se tornando cada vez mais complicado; o espírito do mundo vende complicação como se fosse um sinal de evolução, progresso ou modernidade, e na medida que esses focos de complicação vão aumentando, se tornando mais intensos, rotineiros e habituais, passam a contaminar novas áreas da vida, tornando-as cada vez mais difíceis de administrar, até que chega ao ponto em que essa grande quantidade de complicações simultaneamente, dentro e fora das pessoas, torna a vida delas confusa a ponto de não poderem mais pensar com clareza, nem tomar as decisões mais acertadas. Isso faz com que elas sejam enganadas e controladas pelas estratégias, ilusões, armadilhas, jogos e mentalidades do espírito do mundo com muito mais facilidade, e, uma vez ludibriadas, passam a pensar, falar, agir, e em última análise, viver, de forma tão equivocada, segundo os termos da sociedade mundana, que toda a paz que deveriam ter em suas vidas é impiedosamente roubada e substituída por falsas promessas que dizem que se cumprirem com tudo o que o mundo lhes diz para fazer, se buscarem tudo o que o mundo lhes oferece, alcançarão essa paz que tanto sentem falta. Mas nunca alcançam, e tudo o que sentem é uma crescente sensação de vazio.

E foi seguindo esse primeiro entendimento que resolvi passar toda a minha vida a limpo, de modo a simplificá-la o máximo possível, porque está escrito: "...Sede...simples como as pombas." Mateus 10.16B. Simplicidade é uma bênção que significa a ausência de complicações, e sem as complicações não haverá confusões de nenhum tipo em nossa vida. Por isso, vou compartilhar neste texto quais foram minhas primeiras descobertas e o que aconteceu desde que comecei esse processo e passei a caminhar de acordo com a simplicidade de Cristo, para afastar de mim essa antiga estratégia mundana que é usada há muito tempo, tanto na vida dos próprios mundanos quanto na daqueles que estão dentro de congregações, como foi dito por Paulo: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo." 2 Coríntios 11.3.

Primeiramente deixe-me dizer qual foi minha dúvida número 1. Foi a seguinte: "Como é que eu posso realmente simplificar minha vida?".

E a resposta que encontrei foi: "Simplificando a mim mesmo". Ou seja, quando alguém quiser simplificar a própria vida, precisa necessariamente simplificar quem ele ou ela é, seus pensamentos, sentimentos, emoções, sua fé, suas ações, suas palavras, seus objetivos, sonhos, planos e metas, assim como todas as suas relações e interações, tanto com outras pessoas em casa, no trabalho, na escola, na igreja, na rua ou onde quer que vá ou esteja; como também sua relação e interação com as coisas e objetos que fazem parte do seu cotidiano e da sua casa, sua relação com suas posses, consumo de bens, serviços e suas finanças.

A primeira descoberta que fiz ao iniciar esse processo de simplificação de vida foi que não seria tão fácil quanto eu pensei que pudesse ser, ao menos no começo, pois minha mente e meu coração estiveram expostos por muitos anos a todo esse emaranhado de pensamentos, sugestões, mentalidades, influências e convenções mundanas que visam apenas criar o máximo possível de complicações tanto internamente quanto externamente em nós. Porém, ao dar os primeiros passos na vereda da simplificação pude notar claramente que ela é libertadora, ou seja, simplificar nos deixa mais livres e "leves", e, quanto mais aplicamos a simplicidade em nossa vida, mais liberdade vamos alcançando nas mais diversas áreas.

Jesus disse certa vez: "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28. Quando nos aproximamos de Cristo, estudando e praticando os ensinamentos e procedimentos demonstrados tanto por Ele quanto os demonstrados através dos discípulos, dos apóstolos, dos profetas, dos reis, dos pais da fé e de todos os personagens bíblicos que agiram segundo a vontade do SENHOR; acabamos aprendendo como simplificar nossa vida de forma efetiva, e isso por si só já é o suficiente para retirar grande parte do peso e da opressão que os padrões e a filosofia do mundo colocam sobre nossos ombros; é quando sentimos o maravilhoso alívio mencionado por Jesus no versículo e finalmente nos damos conta de que a simplicidade de Cristo é uma poderosa virtude capaz de nos tornar completamente livres e totalmente imunes ao peso social que está esmagando grande parte da população atualmente.  

A simplicidade é a melhor forma de vivermos se queremos que nossa vida seja realmente leve, boa, significativa e produtiva; assim como uma ferramenta muito eficaz para nos ajudar a descobrir e alcançar nossa missão pessoal e nossos verdadeiros objetivos em qualquer área. Viver de maneira simples exige um certo esforço no começo, pois esse tipo de estilo de vida vai totalmente contra o estilo de vida proposto pelo mundo, no qual as pessoas, sem perceber, se esforçam cada vez mais para complicar tudo o que fazem, gerando um número absurdo de embaraços (confusões) de todos os tipos que acabam governando e dominando-os por inteiro.

Mas deixe-me explicar qual o conceito de simplicidade que estou abordando aqui, pois muitos podem pensar que se trata de viver uma vida medíocre, simplória ou de privações, porém, absolutamente nada está mais longe da verdade do que isso. Quando falo que decidi simplificar minha vida, o que estou dizendo é que resolvi retirar todos os excessos dela; lendo a Bíblia Sagrada e meditando nas passagens das Escrituras, fiquei convencido de que, ao contrário do que o mundo prega, uma vida realmente livre, leve, produtiva e plenamente sob controle pode ser alcançada eliminando as inúmeras distrações que o mundo nos apresenta, pois elas são os embaraços que devemos evitar a todo custo; como foi ensinado: "Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço..." Hebreus 12.1A

E como fazer isso?

Colocando nosso foco no que tem real valor, significado verdadeiro e sentido singular para a nossa existência, em todas as coisas do nosso dia a dia; ou seja, aplicando um pensamento muito simples, que é: Menos é mais, e em muitas ocasiões, menos é melhor.

Foi assim que aprendi que se eu tiver menos estresse, menos ansiedade, menos desejos materialistas, menos medos, menos vaidade, menos confrontos, menos supérfluos, menos bens e objetos desnecessários; será muito melhor para minha vida, porque, na mesma medida em que eu eliminar estes embaraços, poderei viver com mais tempo, mais saúde, mais  disposição, mais alegria, mais atenção, mais dinheiro, mais experiências enriquecedoras, mais relacionamentos significativos tanto com amigos, como com colegas, família, parentes, ou quem quer que seja, incluindo com o próprio Deus. Menos distrações ou embaraços significam menos complicações, e menos complicações, por sua vez, nos livram do turbilhão de confusões que tão de perto nos rodeiam; e sem as confusões características da vida moderna dos mundanos, estaremos sempre em paz e teremos caminho livre para nos tornarmos pessoas melhores sob todos os aspectos, assim como, também teremos a capacidade de literalmente emanarmos essa paz em todo lugar onde estivermos ou chegarmos.

Foi então que cheguei na segunda grande dúvida que tive; era ela: "Quais são e onde estão estes embaraços que nos distraem e têm impedido as pessoas de viver plenamente?"

Eu aprendi que, basicamente, existe dois tipos de embaraços que nos induzem à complicações diversas, são eles; internos: Pensamentos, crenças, sentimentos e emoções diversos que estão em nós, em nosso interior, mas não são nossos, foram plantados e muitas vezes inseminados em nós por outros, pela sociedade e pelo próprio espírito do mundo. Já o segundo tipo de embaraços são os externos, que são em sua maioria as coisas, bens materiais e posses desnecessárias e supérfluas que possuímos ou que desejamos possuir, assim como as pessoas "tóxicas" que insistimos em manter em nosso redor; logo; a partir do momento em que identificamos estes dois tipos de geradores de distrações que nos embaraçam, nos tornamos automaticamente conscientes de como começar a eliminá-los do nosso estilo de vida e do nosso convívio. E foi isso o que eu fiz.

Tenha em mente que todo embaraço cria uma distração, que por sua vez, gera uma distorção e toda distorção leva, no longo prazo, a uma complicação que vai se acumular até o ponto de soterrar e sufocar a vida das pessoas com confusão; é isso que está acontecendo com bilhões ao redor do planeta, ou seja, em todas as questões as pessoas estão tomando caminhos e ações mais e mais complexas na esperança de que possam viver um ideal de vida repleto de "alegria" de redes sociais, "sucesso" para impressionar os outros, "riqueza" para ostentar, "status" por pura vaidade e tantas outras coisas como estas, mas a verdade é que todo esse pacote de supostos "benefícios" vem acompanhado com uma quantidade massiva e letal de complicações e confusões que os está escravizando e esmagando sem nenhuma piedade, de modo que em muitos casos estão recorrendo aos médicos, psicólogos e outros profissionais para tentar eliminar os efeitos colaterais causados pelo seu estilo de vida baseado na confusão mundana; muitos, e cada vez mais, estão recorrendo a remédios e tratamentos diversos para tentar controlar ou combater o estresse, a ansiedade, a insônia, a depressão, e tantas outras síndromes e patologias que existem em suas vidas, mas sem eliminar a causa desses males que é a confusão e as diversas complicações, distrações e embaraços que têm cultivado diariamente há anos, continuarão correndo em círculo, na melhor das hipóteses.

Foi analisando esse panorama que concluí que para evitar tudo isso na minha existência preciso cultivar um estilo de vida simples, estilo esse que o espírito do mundo odeia e tenta esconder das pessoas, mas que os cristãos verdadeiros sempre cultivaram e utilizaram para edificar suas vidas livres das pressões e das prisões douradas embutidas nas mentalidades mundanas da sociedade.

Neste período em que estive praticando a simplicidade como um estilo ou filosofia de vida, aplicando-a em todas os aspectos do meu cotidiano, foi como se uma nova realidade surgisse diante dos meus olhos, na qual minhas preocupações, medos, anseios, estresse, incertezas e uma série de outras distrações mundanas como essas já não me afetam mais, porque foram reduzidas drasticamente e creio que em pouco tempo serão completamente eliminadas do meu ser. Meus pensamentos mudaram, meus sentimentos e emoções estão plenamente sob controle como nunca antes, meus valores se fortaleceram, minha visão de propósito pessoal se tornou mais clara, minha confiança em Deus aumentou, meu entendimento da fé se alargou, estou mais satisfeito, agradecido, sinto-me livre, sinto-me leve e sinto que minha vida está verdadeiramente em paz.

Creio firmemente que qualquer um que adotar a simplicidade de Cristo de forma prática em sua vida cotidiana, retirando os excessos, para se afastar dos embaraços, distrações, complicações e confusões, também experimentará estes mesmos benefícios e verá essa grande transformação que nos deixa cada vez mais inabaláveis contra as ciladas astutas e toda a manipulação do mundo. 


Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário aqui já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a Divina Luz de Cristo brilhe sempre intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço. Paz.

      Excluir
  2. Nossa preciso adotar isso na minha vida. Você foi usado por DEUS 🙏🏽✋🏼. Muito obrigada por este post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou desse texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a maravilhosa paz de Cristo repouse sempre no seu coração e a luz Dele brilhe através da simplicidade na sua vida para iluminar todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista