“Ninguém que milita se embaraça
com negócio desta vida a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra.” 2
Timóteo 2.4
Se queremos realmente agradar a Cristo, que nos chamou para Seu maravilhoso Reino, precisamos parar de nos embaraçarmos com os vários negócios desta vida, por mais que nos digam que são importantes ou vitais, porque tais negócios nos são propostos pelas inúmeras vozes mundanas apenas para nos manter presos, enredados, como em uma enorme teia de aranha tecida meticulosamente, fio por fio, pelo próprio espírito do mundo; e neste texto vou tratar de um tema controverso, um dos negócios desta vida, que têm enredado milhões de pessoas tanto na sociedade mundana quanto nas congregações, com quase a mesma intensidade. A Política.
Não é de hoje que o espírito do mundo tem tentado, e muitas vezes conseguido seduzir a muitos, convencendo pessoas que estão dentro de congregações, líderes e membros, a colocar sua confiança e esperança nas promessas dos homens e não em Deus. E quando isso ocorre multidões tornam-se completamente cegas, não apenas para as questões espirituais, mas também para todas as coisas que dizem respeito à vida material em suas mais diversas áreas.
Não é de hoje que o espírito do mundo tem tentado, e muitas vezes conseguido seduzir a muitos, convencendo pessoas que estão dentro de congregações, líderes e membros, a colocar sua confiança e esperança nas promessas dos homens e não em Deus. E quando isso ocorre multidões tornam-se completamente cegas, não apenas para as questões espirituais, mas também para todas as coisas que dizem respeito à vida material em suas mais diversas áreas.
Temos visto que de uns
anos para cá um movimento perigoso está sendo semeado, cultivado e incitado em muitas
congregações de todo Brasil; um movimento que visa fazer com que tais
congregações escolham, nomeiem e elejam representantes políticos sob a alegação
de que elas precisam ocupar as cadeiras do poder constituído da República, em todas as
suas esferas, para supostamente se
proteger; defender os próprio interesses, assim como se defender dos ataques
dos grupos que se dizem inimigos de tais congregações ou da fé cristã; e com isso, passam a
ocupar lugares nas câmaras parlamentares, tanto de municípios quanto dos estados e mesmo
na capital da nação, onde, segundo eles, estão travando importantes batalhas
para a defesa do cristianismo.
E há algo de errado
nisso?
Depende.
Se os líderes e membros de congregações estão elegendo representantes que os defendam porque estão com medo dos ataques que os mundanos podem vir a lançar sobre eles, ou se estão elegendo representantes porque acreditam que é possível melhorar ou transformar o mundo usando as próprias ferramentas, mecânicas, mentalidades e armas do próprio mundo, então, na melhor das hipóteses estão sendo ingênuos e enganados, pois foi escrito: "O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra." Salmos 121.2; ou seja, todo o socorro, toda a ajuda, toda a defesa e toda a proteção dos verdadeiros cristãos vem unicamente de Deus. Os cristãos e o cristianismo real sobreviveram e floresceram através dos séculos independentemente da ação dos maiores tiranos, ditadores e toda espécie de governos malignos tentando eliminá-los, assim como, das mais brutais e desumanas perseguições jamais lançadas sobre qualquer outro grupo de pessoas na terra; e eles (cristãos) conseguiram permanecer, até os dias de hoje, usando unicamente a fé, a oração, o amor e as boas obras. Jamais temeram os ataques, as angústias, os castigos, as mentiras, as prisões, as condenações, o sofrimento e nenhuma das abomináveis desumanidades lançadas repetidamente sobre eles nos mais variados lugares da terra; o medo de tais atrocidades nunca foi e ainda não é uma característica que cristãos verdadeiros possuam; como o apóstolo Paulo relata em: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada?" Romanos 8.35
Em outras palavras, o que Paulo está dizendo é: "Nós cristão não temos medo de nenhuma destas coisas. Não temos medo de nenhum mal que o homem possa nos causar". E ele disse isso inspirado pelas palavras do próprio Cristo, que declarou certa vez: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma..." Mateus 10.28. Portanto, se algumas congregações atuais estão com medo dos ataques políticos do mundo, como proibições, impostos, leis desfavoráveis, julgamentos, prisões ou mesmo outras coisas ainda mais ofensivas e agressivas aos cristãos; então tal pensamento e comportamento não condizem com o cristianismo demonstrado na bíblia.
De igual modo, se estão se emaranhando nos negócios da política porque, de alguma maneira, acreditam que podem usar as ferramentas, mentalidades, mecânicas e armas do mundo para melhorar o próprio mundo; também estão equivocados, primeiro: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais..." 2 Coríntios 10.4, segundo, porque "...Não temos que lutar contra carne e sangue..." Efésios 6.12; e terceiro, porque ninguém vence o espírito do mundo se estiver jogando no jogo dele; por isso também foi escrito: “Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida fim de agradar aquele que o alistou para a guerra.” 2 Timóteo 2.4. A única forma de vencer o espírito do mundo é abandonando o "jogo" dele e passando a "jogar" um "jogo" completamente diferente, baseado unicamente na fé, como também foi dito: "...Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." 1 João 5.4B.
E por que tantos têm procurado se envolver nos negócios da política?
Porque, infelizmente, há um falso evangelho sendo difundido em muitos lugares, o evangelho da política, ou evangelho político; forjado para misturar congregações com legendas partidárias e grupos políticos, assim como para transformar membros em militantes. Na visão dos adeptos e seguidores do evangelho político, a vida política é a melhor forma que Deus tem para socorrer, ajudar e proteger as suas congregações, assim como também, um meio de obter poder político que os permita modelar a sociedade segundo sua vontade, enquanto os torna imunes aos ataques de seus adversários, sejam eles outros grupos políticos, outras congregações ou outros grupos sociais. E mesmo que não percebam, estão mais inclinados a confrontar ferozmente a sociedade do que interessados em ajudar a salvá-la e por este motivo estão dispostos a usar a força eleitoral, política e jurídica para obrigar, se preciso for, os mundanos a proceder como se fossem cristãos, contra a vontade deles; ignorando a palavra que diz: "...Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." Zacarias 4.6B. E todos esses combates políticos só servem para gerar e alimentar resistência, raiva, ira, ódio e confrontos, completamente desnecessários, porque os mundanos também querem fazer exatamente a mesma coisa com os cristãos.
O detalhe que os adeptos do evangelho político não conseguem ver é que este evangelho e tudo o que ele gera foi desenvolvido pelo próprio espírito do mundo com o único propósito de fazer as pessoas se enredarem com os diversos negócios do próprio mundo, desvirtuando todos que se envolvem em suas contendas e batalhas; algo que os verdadeiros cristãos vigiam constantemente e evitam a todo custo porque, novamente, como está escrito: “Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida fim de agradar aquele que o alistou para a guerra.” 2 Timóteo 2.4. Entenda que militar, no contexto deste versículo, significa seguir no caminho do verdadeiro cristianismo; logo, o entendimento contido no versículo é: Ninguém que segue no caminho do verdadeiro cristianismo se envolve com os negócios da vida, ou seja, com os "jogos" do espírito do mundo, porque se assim o fizerem, em algum momento vão perder a visão do que o verdadeiro cristianismo significa, se tornarão cegos e passarão a dar mais importância para as coisas do mundo, e para as próprias vontades, do que para as de Cristo; ainda que não admitam, se tornarão como aqueles de quem Paulo falou quando disse: "Porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus." Filipenses 2.21
A verdade é que não existe um "cristianismo" de direita ou de esquerda, como o espírito do mundo e os adeptos do evangelho da política tanto querem fazer as pessoas acreditarem; o que existe é, como diria o famoso escritor C.S.Lewis, apenas o cristianismo puro e simples; de modo que se alguém define a si mesmo como cristão de direita, de esquerda, ou qualquer outra coisa semelhante a essa, ainda não compreendeu a essência do cristianismo.
E é exatamente isso o que tem acontecido com os adeptos, simpatizantes e seguidores do evangelho da política, pois ao não compreenderem totalmente a essência da Escritura Sagrada estão perdendo a visão do verdadeiro cristianismo e se envolvendo cada vez mais em confrontos de ideologias, demagogias e filosofias políticas, eleitorais, de legislação, judiciais e etc...E como se não bastasse, continuam querendo arrebanhar o máximo de pessoas possível para seguir esse falso evangelho, que promete poder e autoridade mundana sobre os demais, contanto que permaneçam lutando nas suas causas distorcidas que muitas vezes até parecem cristãs, mas só parecem.
Antes de terminar este texto deixe-me fazer um esclarecimento importante. A política, por si só, não é má nem boa, ela é apenas uma ferramenta neutra como qualquer outra; entretanto, a forma como as coisas são feitas nela há séculos sempre seguiu a orientação e a visão do espírito do mundo, de uma forma ou de outra; por isso ninguém vai conseguir mudá-la de dentro para fora como pregam os adeptos e simpatizantes do evangelho político, que dizem coisas como: "Devemos participar da política para mudá-la.", ou, "Se nós não estivermos na política seremos governados". A única maneira da política ser transformada em algo melhor e verdadeiramente útil, que ajude e facilite a vida de todos, e não somente de alguns poucos grupos, é de fora para dentro, ou seja, a mudança deve acontecer primeiro nos corações de quem não faz parte da política e depois ser irradiada para dentro dela através de uma grande inspiração social que começa na população e chegará em todas as esferas do poder constituído, assim como em todos os órgãos e instituições da República. Todo governo honesto, nada mais é do que o fruto de um povo honesto, assim como todo governo corrupto é fruto de um povo corrupto; simples assim. Da mesma forma, a sociedade em que as pessoas vivem é apenas um reflexo das pessoas que vivem nela, logo; pessoas honestas, sociedade honesta; pessoas honradas, sociedade honrada; pessoas éticas, sociedade ética; pessoas justas, sociedade justa; pessoas integras, sociedade integra; pessoas educadas, sociedade educada. Por outro lado, pessoas corruptas, sociedade corrupta, pessoas egoístas, sociedade egoísta; pessoas violentas, sociedade violenta, e assim por diante.
Todo cristão de verdade sabe que não precisa fazer política para alcançar os perdidos ou mudar a realidade que o cerca, eles sabem que a única forma dessa mudança acontecer e perdurar é através da conversão dos corações dos mundanos por meio da inspiração divina do Espírito Santo que é o único que pode convencê-los do pecado, e da justiça e do juízo. Se entendermos isso, verdadeiramente perceberemos que não precisamos nos envolver com política, mas sim nos esforçar de verdade para transmitir inspiração divina a todos ao redor e permitir que Cristo alcance e transforme, por nosso intermédio, por nossas boas obras, por nosso exemplo, por nosso bom testemunho, cada vez mais pessoas; e isso sim, fará, no longo prazo, com que toda a nação passe por uma verdadeira metamorfose e se torne melhor para todos; como foi dito: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR..." Salmos 33.12. Mas Cristo é a única forma disso ocorrer, portanto devemos forcar nossas forças e atenção em sermos e pregarmos o verdadeiro evangelho, "militar o bom combate da fé" e não nos embaraçarmos com as politicagens, burocracias, lentidões, ineficiências e tantas outras coisas desta vida, do "jogo" do mundo.
Antes de terminar este texto deixe-me fazer um esclarecimento importante. A política, por si só, não é má nem boa, ela é apenas uma ferramenta neutra como qualquer outra; entretanto, a forma como as coisas são feitas nela há séculos sempre seguiu a orientação e a visão do espírito do mundo, de uma forma ou de outra; por isso ninguém vai conseguir mudá-la de dentro para fora como pregam os adeptos e simpatizantes do evangelho político, que dizem coisas como: "Devemos participar da política para mudá-la.", ou, "Se nós não estivermos na política seremos governados". A única maneira da política ser transformada em algo melhor e verdadeiramente útil, que ajude e facilite a vida de todos, e não somente de alguns poucos grupos, é de fora para dentro, ou seja, a mudança deve acontecer primeiro nos corações de quem não faz parte da política e depois ser irradiada para dentro dela através de uma grande inspiração social que começa na população e chegará em todas as esferas do poder constituído, assim como em todos os órgãos e instituições da República. Todo governo honesto, nada mais é do que o fruto de um povo honesto, assim como todo governo corrupto é fruto de um povo corrupto; simples assim. Da mesma forma, a sociedade em que as pessoas vivem é apenas um reflexo das pessoas que vivem nela, logo; pessoas honestas, sociedade honesta; pessoas honradas, sociedade honrada; pessoas éticas, sociedade ética; pessoas justas, sociedade justa; pessoas integras, sociedade integra; pessoas educadas, sociedade educada. Por outro lado, pessoas corruptas, sociedade corrupta, pessoas egoístas, sociedade egoísta; pessoas violentas, sociedade violenta, e assim por diante.
Todo cristão de verdade sabe que não precisa fazer política para alcançar os perdidos ou mudar a realidade que o cerca, eles sabem que a única forma dessa mudança acontecer e perdurar é através da conversão dos corações dos mundanos por meio da inspiração divina do Espírito Santo que é o único que pode convencê-los do pecado, e da justiça e do juízo. Se entendermos isso, verdadeiramente perceberemos que não precisamos nos envolver com política, mas sim nos esforçar de verdade para transmitir inspiração divina a todos ao redor e permitir que Cristo alcance e transforme, por nosso intermédio, por nossas boas obras, por nosso exemplo, por nosso bom testemunho, cada vez mais pessoas; e isso sim, fará, no longo prazo, com que toda a nação passe por uma verdadeira metamorfose e se torne melhor para todos; como foi dito: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR..." Salmos 33.12. Mas Cristo é a única forma disso ocorrer, portanto devemos forcar nossas forças e atenção em sermos e pregarmos o verdadeiro evangelho, "militar o bom combate da fé" e não nos embaraçarmos com as politicagens, burocracias, lentidões, ineficiências e tantas outras coisas desta vida, do "jogo" do mundo.
Muito obrigado ótima esplicacao deus abençoe sempre com muitas saúde paz
ResponderExcluirOlá!
ExcluirFico contente em saber que você gostou desse texto.
Obrigado por deixar seu comentário aqui.
Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
Grande abraço.
Bom dia que lindo ter informações esclarecedoras embasada na palavra de Deus.
ExcluirParabéns me foi útil.
Olá!
ExcluirÉ sempre gratificante saber que o texto foi útil de alguma maneira. Agradeço a Deus por isso.
Obrigado por deixar seu comentário aqui.
Que a luz da sabedoria de Cristo brilhe através de você cada vez mais intensamente.
Grande abraço.
pelo amor de Deus tanta ignorancia em pleno seculo 21, meu queridso é isso que os comunistas os de esquerda a china quer gente que pense como voce que cristao nao deve se envolver em politica.... o que dizer de danieil e tantos outros como neemias se nao nos envolvermos com a politica seremos manipulados por esses politicos corruptos muito mais ainda... a religiosidade pensa politica nao... temos que ter maturidade para lidar com a politica pois ela faz parte da vida de todos...
ResponderExcluirOlá!
ExcluirPeço perdão pela minha ignorância.
Agradeço por você ter deixado seu comentário aqui.
Que Deus de paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
Grande Abraço.😊
Amei o texto!! Nos trás clareza entendimento,muito lindo!! Deus abençoe!! A mudança acontece quando a pessoa deixa Jesus entrar em sua vida aí acontece o sobrenatural de dentro pra fora!! E tudo vai mudando ao seu redor!!! Minha oração tem sido: Jesus incomoda quem está na corrupção abra os olhos e traga libertação para os políticos enfim para todos que precisam de salvação e alegria!! Jesus disse: eis que estou a porta e bato se alguém abrir entrarei e cearei contigo e nunca mais terá sede!! Aleluia!! Eu amo Jesus!!! Deus te abençoe caro leitor!!!
ResponderExcluirOlá!
ExcluirÉ com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
Fico contente em saber que você gostou do texto.
Parabéns pela sua oração; certamente Deus já a tem escutado.
Que cada vez mais você se fortaleça através da poderosa Graça de Deus.
Grande abraço.😊
Texto bastante esclarecedor .Deus abençoe e continue dando sabedoria
ResponderExcluirOlá!
ExcluirSeu comentário já é uma grande Bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
Meu coração se alegra em saber que você gostou do texto.
Que a luz do Altíssimo brilhe cada vez mais intensamente através de você.
Grande abraço.✨😊
Olá...
ResponderExcluirPaz do senhor Jesus Cristo..
Gostei muito dessa explicação..
Me ajudou bastante..
Que Deus te capacite cada vez mais.
Um grande abraço.....
Olá!
ExcluirQue a Paz do Senhor Jesus Cristo seja com você.
Fico contente em saber que você gostou do texto.
Obrigado por comentar aqui.
Que a sua mente e a sua vida sejam fortalecidas pela maravilhosa Graça e pelo poderoso Amor de Deus.
Grande abraço.
Seja Feliz.😃💖
Meus parabéns pela mensagem,
ResponderExcluirBastante clara e atual, infelizmente, hoje a maioria dos líderes estão embaraçados com as coisas deste mundo e se esqueceram do foco (Cristo - Reino dos Céus - vida eterna), estamos empregando toda nossa força e energia em conquistar o riquesas, status, posições e influencia políticas, etc. e esquecendo do principal, de anunciar o evangelho as almas perdidas, ser sal e luz.
Acredito que Deus não precisa do "crente" para cumprir seus propósitos na política. Ele usou o ímpio Nabucodonossor para trazer o castigo ao povo (Jeremias 27.6) e depois usou o ímpio Ciro para trazer liberdade ao povo (Isaias 45).
Deus não precisa de representantes políticos, ele busca os verdadeiros adoradores, os semeadores, os intercessores, etc. pessoas dispostas a militar legitimamente, anunciando a verdadeira Palavra.
Olá Antonio!
ExcluirObrigado por deixar seu comentário aqui.
Você tem toda razão; Deus deseja adoradores, semeadores, intercessores etc...
Que você seja cada vez mais fortalecido pela maravilhosa Graça e pelo poderoso Amor do SENHOR.
Grande abraço.
Seja feliz.😊💖
Texto totalmente embasado na Palavra de Deus! Que Ele continue te abençoando com sabedoria.
ResponderExcluirOi, Liz!
ExcluirAgradeço a Deus por poder falar com você através do seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
Que a luz do Altíssimo ilumine você poderosamente, assim como todos que estão ao seu redor.
Grande abraço. 😊👍💖
Perfeito. Eu penso igual: Meu Socorro vem do Senhor não de homens pecadores. A mudança tem que começar ganhando pessoas pro Reino não se envolvendo da maneira que estão fazendo hoje em dia quase como fanáticos achando que alguém vai resolver os problemas da nação. A solução é Cristo, mudança, arrependimento começando pela gente. Parabéns!
ResponderExcluirOlá, Ivanilson!
ExcluirFico contente em saber que você gostou do texto. Agradeço a Deus por isso.
Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
Que a sabedoria de Cristo transborde em você, abençoando a sua vida e a de todos ao seu redor.
Grande abraço. 😊👍💖