Pular para o conteúdo principal

“Examinais as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5.39




“Examinais as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5.39

Durante todos os séculos em que o cristianismo tem sido praticado na terra muitos grandes mestres deram sua contribuição para o ensino da Palavra de Deus, segundo a vontade e direção de Cristo, assim como para fortalecer, libertar e ajudar os cristãos a alcançarem seu pleno potencial em amar a Deus sobre todas as coisas e aos semelhantes como o próprio Cristo nos ama; segundo ele mesmo disse em: “ Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós...” João 13.34

Tais bons mestres preocupavam-se e preocupam-se em estar na posição de servo do Deus Altíssimo e procuravam, com zelo, ajudar sempre suas ovelhas para que estas não fossem enganadas pelo espírito do mundo; eles as ensinavam, e ensinam, a caminhar na vereda da Verdade e da Justiça, mulheres e homens que dedicaram e dedicam suas vidas a Cristo e ao verdadeiro cristianismo, e que fizeram e fazem grande diferença em proclamar e propagar as boas novas de Jesus por toda parte.

A boa notícia aqui é que muitos bons mestres cristãos continuam fazendo o mesmo nos dias atuais, mas a má notícia é que um número cada vez maior de falsos mestres têm aparecido por toda parte quase que cotidianamente para tentar confundir, enganar e dominar aqueles que de coração ingênuo (aberto) procuram pela Verdade. E é exatamente sobre como fazer para diferenciar os bons e verdadeiros dos maus e falsos que este texto está sendo escrito.

Se existe alguém que todo cristão tem certeza de que é um bom e verdadeiro mestre, esse alguém é o próprio Jesus, portanto, para identificar verdadeiros mestres devemos simplesmente olhar para os exemplos de Jesus e ver se estão fazendo o mesmo, porque foi escrito: “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.” 1 João 2.6

Uma das primeiras, senão a primeira, coisa que todo mestre verdadeiro faz em favor de todos os que o ouvem é fornecer uma forma segura para que os ouvintes possam se proteger do próprio mestre caso ele diga ou faça algo para prejudicá-los, mesmo que seja sem intenção; e no mesmo gesto, um mestre verdadeiro ainda oferece um meio eficaz para que seus ouvintes, ou seguidores, possam provar e comprovar tudo o que lhes é ensinado de modo que  consigam, por si mesmos, ter certeza de que estão diante de alguém realmente enviado por Deus, e não diante de apenas mais um enganador. Jesus fez exatamente isso quando disse: “Examinais as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”. Ou seja, naquele momento Ele, também, estava colocando diante de todas as pessoas que o seguiam e ouviam suas palavras, uma forma simples e acessível de que todos pudessem comprovar quem Ele realmente é, pois todos sabiam que as escrituras mostravam o caminho para a vida eterna, além de apontar para a vinda do Messias; e elas estavam se cumprindo na vida de Cristo diariamente, bem na frente de todos, logo, O próprio Jesus ensinou que se alguém quisesse ter certeza de que Ele era O mestre dos mestres, o Filho de Deus e único Caminho para a Vida Eterna, bastava verificar as escrituras, como muitos já estavam fazendo. Este ensinamento simples, mas poderoso, foi uma forma que Cristo ensinou para que todos pudessem se proteger de falsos mestres e comprovar sua própria veracidade.

Atualmente há muitos que chamam a si mesmos de mestres e muitos que são chamados de mestres por outras pessoas, seus seguidores e ouvintes, mas isso nos foi previamente avisado em: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias...” 2 Pedro 2.1A; E o fato é que estes falsos doutores (mestres ou líderes) não fornecem nenhuma possibilidade de que aqueles que os circundam possam examiná-los, segundo as escrituras, como até o próprio Cristo fez, pelo contrário, procuram divulgar a si mesmos como únicos detentores tanto da autoridade, quanto da palavra, da comunhão, dos mistérios e de toda a direção divina para todos de modo a aprisionar, na maioria das vezes, através de elevado carisma, os corações, mentes e vidas daqueles que os ouvem e seguem, tornando-os cegos, não dando qualquer chance para que estes se defendam de suas segundas intenções e heresias dissimuladas. Desse modo, todos os seus ouvintes e seguidores passam a ser apenas uma grande massa de manobra, muitas vezes usada como um exército, direcionados unicamente segundo a vontade individual daquele "mestre" que distorce ligeiramente a Santa Palavra de maneira tendenciosa apenas para sustentar o seu modo particular de ver as coisas, dando mais ênfase ao que é da terra do que ao que é do alto, atribuindo mais importância à opulência, aos combates e confrontos, ao dinheiro, a política e a tantas coisas que governam o mundo e os mundanos há séculos.

Então qual é a primeira coisa que você deve fazer quando quiser seguir e ouvir alguém, mas não souber se tal pessoa é um verdadeiro mestre? Ou quando qualquer um se apresentar a você se dizendo mestre ou for apresentado como tal?

Qualquer um que queira seguir alguém como mestre para aprender mais sobre a fé e o cristianismo verdadeiro deve perder o medo de examinar diligentemente tal pessoa segundo as escrituras, para averiguar se os atos, ideias e palavras, ou seja, os frutos de tais pessoas, estão realmente de acordo com os demonstrados pelo Mestre dos mestre, Jesus, pois foi ensinado: "...Pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7.20.

Verdadeiros mestres cristãos não sentem medo nem possuem qualquer receio de serem examinados, na palavra, por quem quer que seja, pois não têm nada a esconder, pelo contrário, ficam felizes e até ensinam que isso seja feito como uma forma de defesa e proteção dos ouvintes e seguidores contra as muitas vozes do espírito do mundo que estão por toda parte, até dentro de congregações, tentando ludibriar e corromper a todos. Cristo ensinou e fez isso, e todo mestre cristão também ensina o mesmo como podemos ver claramente na passagem que diz: "Amados, não creiais em todo espírito, mas provais se os espíritos são de Deus..." 1 João 4.1A. Dessa forma não haverá dúvidas de que os verdadeiros mestres são servos do SENHOR com desejo genuíno de serem usados por Deus para nos ajudar a ampliar nossa visão espiritual e nossa noção da real liberdade que Cristo nos providenciou, tudo isso através de um ensino simples, saudável e de qualidade inquestionável.

Examinar os mestres segundo as escrituras pode determinar a diferença entre alguém ouvir e aprender de um verdadeiro cristão ou seguir um mero enganador, assim como pode ser a diferença entre viver uma vida de servidão cega ao homem ou de liberdade real diante de Deus, e, em última análise, pode ser a diferença entre a perdição e a vida eterna.


Comentários

  1. Estas palavras e de muito enriquecimento e oportuno nesse momento em que DEUS me fez lembrar do versículo de JOÃO5:39 ao fato que minha família está sendo tragada por uma ceita que PROFANA o SANTO NOME DE DEUS e distorce a BIBÍLIA a adequar aos seus ensinamentos apostatas e ereges que são dando o seus frutos a contento.Sei que a bibília diz que o que plantaram semearao, essa discórdia familiar por.quql passo é a prova real das escrituras e do fruto que esses ANTICRISTAOS (TESTEMUNHAS DE JEOVÁ DA TORRE DELES), produzem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a divina luz de Cristo possa brilhar sobre você e sobre todos da sua família para que eles vejam a verdade sem distorções.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Olhando mais atentamente, pude perceber que a citação do versículo de João 5:39 não está correta, pois no original não é "examinai" e sim "examinais". Essa alteração retira o afirmativo do versículo e denota-se a forma imperativa, ou seja, uma ordenança, distorcendo o sentido pelo qual essas palavras foram escritas. A afirmação "examinais" está dizendo que que a escritura é examinada, porém "não quereis vir a mim para terdes vida". O versículo não é uma ordenação a examinar as escrituras, e sim uma afirmação que a escritura já é lida e examinada e mesmo assim não quereis vir a mim para terdes vida (versículo 40).

    João 5:40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edinaldo.
      Obrigado por sua correção e contribuição.
      Que Deus abençoe você com paz, saúde e sucesso.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista