Pular para o conteúdo principal

“...Se eu sou pai, onde está a minha honra?...” Malaquias 1.6




“...Se eu sou pai, onde está a minha honra?...” Malaquias 1.6

Todos nós sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que a verdadeira forma de honrarmos nosso Pais celestial é através de nossas obras e atos, pois ao contrário do que é ensinado no mundo, nossas palavras não são suficientes para essa finalidade, ou seja, não basta viver dizendo que toda honra deve ser dada a Deus, mas é necessário que façamos as obras e ações que honrem ao SENHOR em verdade, exatamente como Cristo demonstra em todas as ocasiões relatadas nos evangelhos e também como os apóstolos fizeram nos eventos narrados e compilados no sagrado livro dos Atos dos Apóstolos. De fato, acredito que é justamente pela importância de manifestar a verdadeira honra a Deus através dos atos, que tal livro foi nomeado especificamente assim; portanto, todo cristão verdadeiro se preocupa muito mais em agir de acordo com o que diz a Escritura do que em apenas viver recitando os versículos de forma religiosa e automática.

Nossa obrigação, como Cristãos, é aprender como honrar nosso Deus em verdade e fazê-lo de maneira prática, pois existe uma multidão que aumenta a cada dia, vivendo e propagando falsas maneiras de honrar ao pai, principalmente concentrando-se em fazê-lo apenas por palavras que não estão alinhadas nem refletem suas ações, como foi dito em: “Este povo honra-me com seus lábios, mas o seu coração está longe de mim." Mateus 15.8. Tais pessoas, dentre as quais, há muitos líderes de congregações com discursos, orações e pregações empolgantes, motivadoras, psicológicas, muito bem estruturadas e carismáticas, segundo a inteligência e sabedoria humana, mas que em nada horam ao Pai; basta ouvir atentamente o que eles dizem, e ver o que fazem, e logo ficará claro para qualquer um que esteja atento, que a verdadeira intenção no coração deles é honrar apenas a si mesmos, embora eles neguem, como foi dito: "...Ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?" Malaquias 1.6 (Parte final do versículo).

E como podemos detectar estas pessoas? 

O fato é que eles deixam sinais característicos, muito claros, para quem estiver vigilante, pois embora falem muito sobre honrar ao Pai, suas ações apontam para outra direção; e vou lhes dar um exemplo bem simples que pode ser facilmente observado atualmente. Com relação aos líderes de congregações e denominações, não é difícil vê-los citando todo tipo de versículos como Filipenses 4.20 que diz: "Ora, a nosso Deus e pai seja dada glória para todo o sempre. Amém!", ou falando constantemente coisas como: "Toda honra e toda glória pertencem a Deus." Entretanto, qualquer um que passe em frente às congregações que tal líder comanda verá um ou mais banners, outdoors e várias formas de propaganda cada vez maiores e mais bem elaboradas com a foto do próprio líder da congregação, numa clara autopromoção do homem e não do Pai; e esta é apenas uma pequena parte do que tais líderes e sacerdotes têm feito no intuito de promover a eles mesmos, suas congregações e denominações, e, é neste contexto que a pergunta feita pelo próprio Deus se encaixa como uma luva quando diz: “...Se eu sou pai, onde está a minha honra?...” Malaquias 1.6. A figura do pai também é usada na bíblia como a figura daquele que é o dono da casa, como por exemplo, na passagem que Deus diz: "... Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai..." Gênesis 12.1; e as congregações são a Casa do SENHOR, como podemos ver na declaração do rei Davi quando disse: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!" Salmos 122.1. Ou seja, se Deus é o Pai, e o Pai é o dono da casa, que são as congregações; então, nos dias atuais, o Criador está dizendo para nós: "Se Eu sou o Dono da igreja, porque é a face de um homem que está na fachada?".

Alguém pode até argumentar que tal homem é um servo de Deus; mas nesse caso, é exatamente por esse motivo que ele não deveria promover a própria face nas fachadas das congregações, pois como foi dito: "...Não é o servo maior do que o seu senhor..." João 15.20A; ou seja, há limites que um servo não pode cruzar, por mais chegado que seja ao seu senhor, há certas atitudes que um servo não pode tomar e há certos postos que um servo não pode ocupar, pois se o fizer, estará tentando usurpar o lugar do seu senhor; exatamente como o próprio espírito do mundo já tentou fazer no passado, quando disse: "Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14.14

Se o homem que lidera a congregação ou a denominação serve a alguém superior a ele, que é Cristo, então o que deveria estar na fachada da congregação deveria ser o Nome do verdadeiro dono do lugar, que é o Nome de Jesus, pois foi dito que: "...Ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra." Filipenses 2.10, ou seja, toda a divulgação e promoção da congregação deveria ser feita única e exclusivamente em torno do nome Sagrado e Todo-Poderoso de Jesus Cristo, único, real, absoluto e soberano dono da igreja cristã, como Ele mesmo declarou certa vez: "...Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16.18B. Note que Jesus disse: "...A minha igreja..."; jamais podemos nos esquecer de que a igreja pertence a Ele, e apenas a Ele, não a nós, não importa o quão usados por Deus nós sejamos; Ele sempre foi, é, e sempre será o único Dono e Senhor da igreja cristã. Portanto, quando qualquer servo se deixa envaidecer a ponto de colocar a própria face à frente da congregação, essa ação não está honrando ao Pai, não importa o quanto tal líder argumente para se justificar, pois nenhum homem é, ou jamais será, digno de ter seu rosto exposto à frente da casa de Deus, esta é uma honra que pertence somente ao Nome de Jesus que detém todo poder e majestade nos céus, na terra e debaixo da terra. E novamente cito: "Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus pai." Filipenses 2.10-11

A mensagem que desejo compartilhar neste texto é que você fique atento, pois nos dias em que vivemos a vaidade humana tem se multiplicado assombrosamente até mesmo dentro das congregações de modo a fazer até com que meros mortais coloquem seus rostos e nomes na frente das congregações como se eles fossem os salvadores; e embora neguem, seus atos falam mais alto do que suas palavras.

Por favor, tome cuidado! Aumente sua vigilância, seja prudente e fique atento aos sinais que tais pessoas deixam escapar em seus atos. Evite seguir totalmente qualquer um que queira ser o rosto do cristianismo ou queira usar o cristianismo para autopromoção e obtenção de honras e glórias mundanas, "Examinai tudo. Retende o bem." 1 Tessalonicenses 5.21, e se eles não falarem de acordo com a revelação das Escrituras baseados na conduta demonstrada pelos exemplos de fé genuína registrados na Palavra de Deus, afaste-se deles, porque "O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas." Filipenses 3.19. A única propagação que nós, como cristãos verdadeiros, devemos fazer, é a do nome de Jesus através da pregação do evangelho de Cristo por meio de boas obras e exemplos de fé. Cristãos vivem para exaltar ao SENHOR Deus e Pai, e não a si mesmos.

No exemplo que citei acima mostrei uma forma simples de detectar apenas um tipo de pessoa que não está honrando o Pai, e escolhi este exemplo porque não é muito divulgado, mas há outros sinais claros capazes de identificar aqueles que estão honrando mais a si mesmos do que a Deus. Mantenha Malaquias 1.6 em seu coração e essa palavra fiel vai lhe mostrar com clareza todos aqueles que estão tentando usurpar a honra do Pai, tanto nas pequenas coisas quanto nas maiores, até mesmo se esta pessoa for você, e use o que aprender sempre para honrá-lo verdadeiramente através dos atos e obras condizentes com a carreira que nos está proposta; ou seja, quanto a nós, cristãos, ocupamos o lugar de servos com alegria, gratidão, simplicidade, satisfação, humildade, zelo e amor. Isso nos é suficiente. Façamos de tudo, em todas as coisas, para que toda honra seja realmente dada ao Pai através do nome de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1 Imagine por um instante que você está parado junto à margem de um grande e caudaloso rio, no qual, as águas passam por você ininterruptamente em grande volume. Agora imagine que em sua mão há uma cesta de pães de onde você retira alguns deles e gradativamente lança sobre as águas, um após outro. O que acontecerá com todos os pães que você jogar no rio? Exatamente isso que você imaginou. Todos são rapidamente levados para longe de você pela correnteza. E qual é a chance de você encontra-los novamente? Praticamente nenhuma. Mas porque criei toda essa visualização mental afinal de contas?  Para que você compreenda com mais facilidade a analogia utilizada por Salomão em Eclesiastes 11.1. O fato é que toda aquela visão mental que acabei de descrever é a forma como os cristãos compreendem a "mecânica" das boas obras. Como assim? A vida é como um grande rio e a corre