Pular para o conteúdo principal

“...Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29.13




“...Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29.13

Você já ouviu alguém dizer que Deus ainda não respondeu a sua oração? Você mesmo já ficou sem alguma resposta de Deus sobre alguma oração que fez? Por que isso acontece?

Muitas pessoas, quando estão orando a respeito de algo, dizem que não receberam resposta de Deus, porém este não é o tipo de relacionamento que O SENHOR deseja ter com qualquer um que seja realmente cristão. Portanto, a grande verdade inicial que desejo compartilhar aqui é que Deus jamais se cala, ou seja, Ele sempre responde a todas as orações que são feitas; todas as vezes que um cristão vai até Ele, em oração, o Criador responde imediatamente. Como Ele mesmo promete: “Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.” Jeremias 29.12.

Note que na declaração feita pelo próprio Deus, Ele diz que ouvirá, e no contexto do versículo, ouvir significa tanto dar atenção ao que for orado quanto responder a tal oração; além disso, Ele promete que ouvira quando O invocarmos e formos a Ele em oração, isso significa que todas as vezes que fizermos uma oração verdadeira, Ele ouvira e responderá.

Então por que muitas pessoas afirmam que não recebem resposta?

A forma curta de responder esta pergunta é que a maioria das pessoas quase nunca ora de verdade, elas apenas lançam palavras ao vento; mas deixe-me explicar isso melhor. Creio que exista uma certa falta de conhecimento por parte de algumas pessoas, pois talvez não compreendam plenamente, na prática, que Jesus abriu um caminho livre para que qualquer um possa ir ao PAI, desde que o faça através do próprio Cristo, como está escrito: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14.6. Essa famosa declaração de Jesus também significa que podemos ter contato com o Pai-Todo-poderoso em qualquer lugar e a qualquer momento para falarmos livremente sobre qualquer assunto ou propósito de nossa vida, e, da mesma forma conseguiremos ouvir claramente as respostas, ensinamentos e direções que o SENHOR nos der de acordo com a Vontade Soberana do Criador a respeito das demandas que levamos até Ele em nossas orações. Como foi prometido: “Ele me invocará, e eu lhe responderei...” Salmos 91.15A. Sabe o que mais eu aprendo com esse versículo? A verdadeira oração é uma via espiritual de mão dupla, na qual podemos falar livremente com Deus, assim como, ouvi-lo claramente. E se isso não estiver acontecendo, significa que estamos orando da forma errada, ou nem estamos orando.

Há um ponto extremamente importante que devemos observar aqui. Qualquer um de nós só ouvirá as respostas de Deus para nossa perguntas, incertezas, dilemas e etc... Se, todas as vezes, ao busca-Lo, fizermos isso de todo o nosso coração como nos é ensinado em: “...Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29.13. O que nos leva a deduzir que toda vez que alguém diz que não ouviu nenhuma resposta de Deus, ou que Ele se calou, ou não respondeu diante de uma oração; significa que tal pessoa não orou realmente de todo coração, e acredite, nos dias em que vivemos isso é muito mais comum do que parece.

Várias e várias vezes eu ouvi conhecidos falando que estavam orando insistentemente a Deus sobre diversos assuntos, nessas ocasiões eu costumo perguntar: O que Deus disse? Mas eles afirmavam que Deus não havia dito nada. Quando eles me relatavam isso, tais palavras me pareciam muito estranhas por causa das várias promessas feitas pelo próprio SENHOR dizendo que sempre nos responderia, muitas das quais vimos logo acima nesse texto. E também pelo fato de que eu mesmo jamais fiquei sem resposta de nenhuma oração que fiz desde que fui encontrado e salvo por Cristo, não digo isso para me vangloriar, porque, na verdade, muitas das respostas que Deus me deu, não eram as que eu desejava ouvir e muitas delas eu simplesmente ignorei, passei por cima, fechei meus olhos, ouvidos e cheguei a fingir que não havia escutado, porque de alguma forma elas não estavam de acordo com meus pensamentos, vontades, ambições e outras coisas que haviam em meu coração. Felizmente, já não é mais assim que acontece, eu aprendi a ouvi, aceitar e abraçar as respostas que Deus me dá em oração e é isso o que desejo compartilhar nesse texto com você, pois desde que compreendi esse entendimento, nunca mais minhas orações ficaram sem respostas, passei a ouvir as respostas de Deus claramente para cada oração que faço; embora, para ser sincero, ainda há algumas respostas que Deus me deu com as quais reluto.

De fato, se estudarmos o modelo de cristianismo deixado por Jesus e pelos apóstolos veremos que o Pai sempre respondia as orações deles, ou seja, em nenhum momento veremos Jesus dizer que o Pai não lhe ouviu, pelo contrário, pois Jesus mesmo disse certa vez: "Eu bem sei que sempre me ouves..." João 11.42A. Certamente o mesmo também acontecia com Pedro, Paulo, João, Tiago e todos os outros. Todos eles oravam e Deus sempre respondia.

E por que Cristo e os apóstolos nunca ficavam sem resposta?

Porque todos eles buscavam a Deus de todo o coração. Simples assim.

Deus nunca muda; como está escrito: "Porque eu, o Senhor, não mudo..." Malaquias 3.6A, e se Ele sempre respondia a todas as orações de Jesus e dos apóstolos, isso significa que Ele faz o mesmo ainda hoje com todo cristão que buscá-lo em oração, desde que nossa oração seja feita de todo coração; e é aqui que está o problema porque nos dias atuais o espírito do mundo tem enchido o coração das pessoas, mesmo de algumas que estão dentro das congregações, com uma quantidade absurda de todo tipo de futilidades, banalidades, vaidades, cobiças e inutilidades, de modo que tudo isso tem se refletido na oração que estas pessoas produzem, ou seja, a grande maioria das pessoas acha que está orando, mas estão apenas falando sobre coisas superficiais que não fazem nenhum sentido espiritual nem para eles mesmos e muito menos para Deus. Elas têm orado constantemente coisas como: "Deus eu quero isso...; Senhor me dê aquilo...; Pai desejo mais...; Jesus esse é meu sonho...; Cristo me honre... etc." E é obvio que tais pedidos não são feitos necessariamente com estas palavras, mas o sentido do que oram é esse.

O coração dessas pessoas tem estado repleto de pensamentos aleatórios, doutrinas, propósitos e todo tipo de conceitos quase que mundanos, disfarçados como se fossem espirituais, logo, quando vão orar, falam apenas sobre estas coisas, "...pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." Mateus 12.34B.  Isso significa que na maior parte do tempo as orações de muitos têm sido feitas de qualquer jeito, mesmo parecendo algo espiritual, mas estão vazias de fé e repleta de delírios do ego, vaidades e petições vãs. Também por isso foi dito: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3. Apenas os verdadeiros cristãos concentram-se em orar em espírito e verdade, colocando diante de Deus coisas como: "Deus, que se faça a sua vontade...; Senhor, guia-me segundo a sua visão...; Pai, os teus desejos são ordens para mim...; Mestre, alinha os meus pensamentos com os teus; Jesus, terei o que do alto me for dado...; Cristo, honrar a ti é meu único objetivo.".

Muitos têm frequentado suas congregações e falado com Deus durante as madrugadas, feito campanhas, jejuns e todo tipo de coisas para receber respostas do Senhor, mas, na verdade, o que eles estão fazendo é apenas jogar palavras no ar e enganar a si mesmos, fechando os olhos e ouvidos para o que o Pai tem falado porque de alguma maneira a resposta de Deus vai na direção oposta ao que estão pedindo, desejando, ou não é exatamente a resposta que querem escutar naquele momento. E isso acontece porque suas orações têm sido um mero reflexo dos pensamentos, doutrinas, conceitos e filosofias materialistas, consumistas, vaidosas, religiosas e confusas, que existem em abundância no coração deles. Portanto, é obvio que este tipo de oração não receberá uma resposta satisfatória, porque todo o coração da pessoa está inclinado para suas próprias vontades e para vanglórias, quando deveria estar inclinado para se aproximar por completo do Criador; conhecer e praticar a vontade Dele em toda a nossa vida. 

Cada vez mais as pessoas têm se dedicado a orar por futilidades, desejos egoístas, vontade de ser honrado segundo os olhos do mundo para alcançar algum grau de superioridade sobre os demais; muitos não têm orado para ouvir a vontade de Deus e cumpri-la, mas sim, apenas para validar seus próprios desejos, sonhos e fantasias, eles querem honra, querem status, querem dinheiro, querem fama, querem acumular símbolos de sucesso, e tantas outras coisas segundo o modelo mundano e não segundo o modelo de Cristo, mas como Deus não valida tais vontades, antes, mostra amorosamente o verdadeiro caminho que cada um deve trilhar para viver de modo cristão, muitas vezes tendo de abrir mão daquelas vontades equivocadas; as pessoas preferem ignorar as respostas do Criador, dizer a todos que Ele ainda não respondeu ou se calou e continuar orando da mesma forma teimosa e intransigente como se pela insistência pudessem dobrar a Vontade do Todo-Poderoso; algo que certamente não podem.

Absolutamente todas as vezes que oramos; Deus nos diz algo que estamos fazendo de errado, ou como podemos fazer algo melhor, ou o que podemos fazer ou deixar de fazer para vivermos uma vida de acordo com o que Ele têm para nós. O fato é que sempre haverá uma resposta para nossas orações quando as fizermos do modo correto, de todo o coração. Toda vez que vamos orar sobre qualquer assunto, precisamos nos certificar de que seremos nós mesmos que vamos orar, e não o nosso ego mundano, ou seja, as nossas vaidades, futilidades, ressentimentos, religiosidade, desejos, ambições e outras coisas como estas, pois do contrário tais pensamentos tomarão o controle de nossas orações e nos farão despejar palavras aleatoriamente no ar sem qualquer sentido prático para nossa vida física e espiritual.

Se queremos obter maior aproveitamento nas nossas orações precisamos ser extremamente sinceros e nos despirmos de nossas vaidades, pensamentos, emoções, sentimentos, conceitos, desejos, doutrinas religiosas, ressentimentos e qualquer tipo de empecilho. Devemos ir ao Pai com fé, pureza, honestidade, sinceridade e simplicidade, precisamos dar mais foco no que pertence ao Reino de Deus e na sua Justiça do que nas coisas terrenas que desejamos obter, pois está escrito: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6.33; não devemos fazer orações materialistas, consumistas, megalomaníacas e egoístas, devemos evitar querer que Deus cumpra nossas vontades sociais, profissionais, pessoais e religiosas, algo que secretamente muitos têm desejado; mas pelo contrário, devemos sempre orar de maneira realmente espiritual, para que o SENHOR cumpra a vontade Dele, que é boa, perfeita e agradável, como Jesus ensinou na maravilhosa passagem que diz: "...Todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua." Lucas 22.42B.

Em resumo, devemos usar as orações para buscar de Deus os dons e os frutos divinos que realmente farão diferença tanto na nossa própria vida quanto na das pessoas que nos rodeiam; dessa maneira seremos capazes de ouvir, compreender, aceitar e abraçar todas as respostas que Deus dá todas as vezes que abrimos nosso coração e boca para entramos em oração, jamais seremos confundidos, jamais seremos manipulados por vontades humanas de terceiros, jamais enganaremos a nós mesmos outra vez, e um novo momento de comunhão espiritual se iniciará para vivermos a vida que o Pai tem para nós.


Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Railson!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois; e te abençoe como te tem falado.

      Excluir
    2. Nossa depois que conheci este blog está mensagem e ensinamentos tem me ajudado D+ tem aberto meu intendimento
      e o resultados da pratica e são muito claros obrigado falo isto pará a glória de Deus e a fé a edificação da fé do homem de Deus que tem feito este trabalho lindo Luiz César

      Excluir
    3. Olá!
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Obrigado também por suas palavras tão gentis.
      Fico contente em saber que o blog tenha, de alguma maneira, sido útil a você. Louvo a Deus por isso.
      Que a magnífica Graça do Altíssimo fortaleça você, no corpo, na mente e no espírito, cada vez mais.
      Grande Abraço.😊

      Excluir
  2. Como é bom, ver palavras sábias e dissertativas a respeito da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Alegra-me saber que você gostou deste texto.
      Que a paz, a saúde, a sabedoria e o sucesso de Deus estejam sempre sobre você e sobre os seus.

      Excluir
  3. Recebi com muita alegria Palavras de Sabedoria e Ensino. Sei que são respostas de Deus. Verdadeiramente, Deus responde quando o buscamos de todo o nosso coração! A testificação está nessa mensagem que acabei de ler e meditar! Agradeço a Deus pela sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone!
      Obrigado por seu comentário. Suas palavras gentis alegram meu coração.
      Que você sempre encontre em Deus todas as respostas que busca para que a sua vida seja plena, leve e brilhante.

      Excluir
  4. Gloria a Deus por esta palavra ...fico feliz em ver A verdade sendo pregada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      É sempre uma grande satisfação saber que o texto foi útil a alguém.
      Que a poderosa Luz de Cristo brilhe sobre você tão intensamente que alcance a todos ao seu redor.

      Excluir
  5. QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE , E SEMPRE OUÇA SUAS ORAÇÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a Divina Luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você.
      Paz.

      Excluir
  6. Ótimo estudo verdadeiro e sincero obrigado por deixar Deus te usar para nós disperta nós dias que vivemos amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário alegra o meu coração. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que Deus multiplique em você a sabedoria, e que por meio dela todos ao seu redor sejam abençoados.

      Excluir
  7. Belas e sábias palavras meu irmão, que Deus continue te abençoando e te iluminando cada dia mais.
    A Paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário, pois já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que a divina Paz de Cristo seja sempre com você.
      Grande abraço.

      Excluir
  8. Palavras profundas da vontade do PAI CELESTIAL PARA NÓS MUITO OBRIGADA POR ESTAS PÉROLAS ESPIRITUAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com satisfação que leio o seu comentário aqui. Obrigado por escrevê-lo.
      Que nosso poderoso Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.

      Excluir
  9. O obrigado pela reflexão irmão, que Deus te abençoe e te dê mais conhecimento. No entanto, gostaria que o amado falasse com com mais clareza sobre o que significa A expressão "de todo coração coração" em Jr 29:13.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você achou o texto útil de alguma forma.
      Com relação a expressão "de todo o coração" pretendo fazer um texto a respeito, mas deixe-me dizer que, de modo geral, o coração humano é a unidade entre os nossos pensamentos, sentimentos e emoções, portanto, quando o versículo diz que devemos buscar ao SENHOR de doto o nosso coração, a essência desse ensinamente é a de que devemos buscar a Deus com todos os nossos pensamentos, sentimentos e emoções.
      Espero ter ajudado um pouco.

      Que Cristo te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  10. Aprendi o que é buscar a Deus de coração , Glória Deus que o Senhor continue te usando 🥺🙏😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziela!
      Fico contente, e agradeço a Deus, por esse texto ter sido útil a você.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Que a luz do Altíssimo gere cada vez mais consciência, clareza e lucidez de pensamento, e de fé, em você.
      Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista