Pular para o conteúdo principal

“...Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.” Gálatas 5.2



“...Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.” Gálatas 5.2

No passado a circuncisão era uma marca que identificava os homens judeus legítimos de modo que era padrão entre eles, sempre que um menino nascia, deveria ser circuncidado em pouco tempo. Todo aquele ritual, assim como a própria marca da circuncisão eram, na verdade, figuras de algo maior que viria através da obra redentora do messias, que nós bem sabemos que é Jesus, O Cristo, e se trata da circuncisão do coração.

Todo cristão legítimo, ao aceitar Jesus e passar pelo batismo nas águas, recebeu em seu coração a verdadeira e espiritual circuncisão que não é feita por mãos humanas, mas pelo próprio Deus; como está escrito em: "...E circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." Romanos 2.29B. E tal marca é o que espiritualmente diferencia quem realmente é cristão de quem não é; entretanto, o espírito do mundo tem, através dos séculos, utilizado formas de confundir os que são chamados, para que não sejam escolhidos, e tem feito isso também criando novos modos de "circuncidar" o coração dos fiéis, fazendo com que deixem de seguir as pegadas e os ensinamentos de Jesus para que se tornem meros religiosos.

Não é difícil ver congregações tentando, a todo custo, padronizar seus membros, colocando-os em modelos aparentemente cristãos, mas que são mais baseados em mundanismos e carnalidade do que em fé e espírito. Tais congregações possuem vários discursos, louvores e pregações prontas com as quais, de maneira velada, doutrinam a mente e aprisionam o coração dos membros, assim como, ameaçam e chantageiam aqueles que estejam entre eles, mas "ousem" pensar por si mesmo e buscar liberdade segundo a luz da Sagrada Escritura. Nestes ambientes a liberdade não é uma opção e isso é o sinal mais claro de que estão afastados do Espírito de Deus, porque, como está escrito: "...O SENHOR é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." 2 Coríntios 3.17; ou seja, onde o Espírito Santo está existe liberdade de pensamento, de palavras, de ações e etc... Obviamente, sempre com ordem, responsabilidade, honra, hierarquia, respeito, paz, humildade, mansidão e amor.

Mas não é assim que esse grupo de congregações entende que deva ser, na visão deles, criar uma multidão de membros mentalmente padronizada e mantida debaixo de vários níveis de religiosidades é a forma mais segura de exercer e manter o controle sobra as massas.

E por que estou dizendo tudo isso?

Porque todo cristão verdadeiro sabe que não deve se deixar cativar nem capturar pelas artimanhas de alguns enganadores, como Jesus advertiu: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane..." Mateus 24.4.

Tanto você leitor, quanto eu, e qualquer um que deseje ter uma vida de verdadeira comunhão com Cristo, deve permanecer vigilante e não permitir, nem admitir, que sua mente e coração sejam doutrinados com religiosidade, que é fruto de sutis distorções do evangelho, geradas apenas pelas vontades humanas e por desejos mundanos, como está escrito: "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo." Colossenses 2.8. Se nos permitirmos ser religiosos como eles, perderemos o real contato com Jesus, como foi destacado no versículo título deste texto que diz claramente: "Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará." Gálatas 5.2.

E o que isso significa exatamente?

Significa que se nos tornarmos religiosos passaremos a viver segundo os rudimentos do mundo, mesmo estando dentro de congregações; na verdade, se permitirmos que certas congregações nos marquem com sua religiosidade, seremos como gado, pertenceremos a elas e não a Cristo; passaremos a vida carregando peso desnecessário colocado sobre nossos ombros em quantidades cada vez maiores, por meio de políticas, campanhas, objetos, rituais, visões, profecias e outras coisas, por mais absurdas, abomináveis e estranhas que sejam. Em resumo, se nos deixarmos "circuncidar" pela religiosidade que está ao nosso redor, estaremos voluntariamente abdicando de manter proximidade com Jesus e nos achegando cada vez mais ao mundo; é por este motivo que Gálatas 5.2 diz: "...Cristo de nada vos aproveitará.", porque nós estaremos virando as costas para Ele de modo que daremos menos valor à fé genuína sem âncoras ou amarras e passaremos a valorizar mais os rituais, as campanhas e os símbolos da congregação; da mesma forma, deixaremos de dar importância apenas à Palavra Divina, como deveríamos, tal como fez o centurião que maravilhou Jesus, e passaremos a dar importância a todo tipo de outras coisas que causem algum espetáculo pirotécnico religioso, seja mentalmente, emocionalmente ou mesmo socialmente.

Essa recomendação bíblica de não nos deixarmos circuncidar carrega um importante aviso principalmente para os dias atuais nos quais vários falsos evangelhos estão sendo disseminados indiscriminadamente no coração das pessoas. E quanto mais os anos avançarem, mais valioso esse sábio conselho se tornará.

Se você deseja se manter em autêntica comunhão com Cristo, não se permita "circuncidar"; não dê ouvidos aos que desejam torná-lo(a) apenas mais um religiosos no gado deles, rejeite seus discursos e argumentos, não dê atenção aos sinais e prodígios que produzem, não deseje o sucesso que eles oferecem. Mantenha-se simples, mantenha-se livre, mantenha-se puro, mantenha-se na fé genuína e na Palavra da Verdade; mantenha-se no Espírito e no Amor, ou seja, Mantenha-se somente em Jesus.


Comentários

  1. Quem deu a ordem para a circuncisão? Deus! certo?
    Quem anunciava o contrário à circuncisão? Paulo.

    A quem devo obedecer, Deus ou Paulo?
    A DEUS, sem dúvida!
    Se obedeço a Paulo, dou honra a ele e não a Deus.

    Lembrando que DEUS não muda. O ''não'' Dele ontem permanece hoje,
    e o ''Sim'' de ontem também permanece para hoje.

    As ordens do Criador do manual da Vida não são más. Ele é bom!
    Depois que o homem foi contaminado, estando ainda no éden, passou a ver tudo errado.
    Teve medo de Deus, se escondeu Dele. Agora, passou a enxergar as Leis e mandamento Dele como sendo malignas ordenanças.

    Além disso, o homem não é feito somente do ''coração'', também é feito de matéria, estrutura física. Assim, o físico e o coração devem estar alinhados, nivelados.
    O Senhor Jesus foi circuncidado! Ele disse: Sejam meus imitadores.

    Sinceramente, o que é ensinado em gálatas é uma informação contra Cristo.
    Ensino enganoso, anticristo.
    Eu, escolho imitar a Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guido.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui. Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Olá Luiz,
      parabéns pela iniciativa de ter um blog que expõe a Bíblia.

      Olhar para o trabalho de Jesus, que vai muito além do que suportou na cruz, me parece tão gigante e único que não compreendo como não buscar honrá-Lo. É como se o que ELE nos pede, de tudo que está descrito na Palavra, fosse muito simples e pequeno se comparássemos com todo o Seu penoso trabalho.
      Eu não fui exposto a tapas e cuspes; não morri em uma cruz; não sei criar o ar que hoje respiro nem mesmo fazer medidas de sabedoria, inteligencia... Como posso ter coragem de negar ao Senhor o que, antes, pediu como consagração ? Entende?
      Sem dúvida, esse é um tema que desperta diferentes pontos de vista. Sei que a maneira como enxergo o assunto pode parecer um tanto radical, mas o desejo é o de apenas honrar ao meu Criador.
      ELE não nos pede o que não temos para dar, apenas o que Ele já nos deu e nos prova para saber se damos mais valor ao que recebemos do que a ELE mesmo.

      Muito obrigado pela interação.
      Paz.

      Excluir
    3. Olá novamente Guido! Deus o abençoe.
      É com alegria no coração que agradeço a você por compartilhar sua visão aqui, pois certamente ela pode ajudar. Saiba que seus comentários são bênçãos de Deus tanto para mim quanto para este blog.
      Grande abraço.
      Paz.

      Excluir
  2. Eu fui um detento do rio de janeiro e fui visitado pelo próprio DEUS vivo JESUS CRISTO vcs tem que conhecer a verdadeira circuncidaçao do coração e sobre natural eu sinto o senhor andando no meu corpo 24 horas meu lado direito do peito de meche direto e eu passei por um processo que parecia uma cirurgia no coração fiquei de cama tipo um pois cirúrgico só conversando melhor hoje o senhor me fez um mensageiro eu sei todos os dias oque vai acontecer no outro dia e sobre natural eu sei oque e a verdadeira circunciçao do coração pelo próprio JESUS a cadeia que eu tava começo o sobre natural e o senhor JESUS mostro pra outros também e sentiram também mas só eu aguentei até o final do processo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigado por compartilhar sua experiência aqui.
      Que nosso Deus te dê muita paz, saúde, sabedoria, sucesso, e, continue usando você para abençoar outras pessoas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista