Pular para o conteúdo principal

“...Exercita-te a ti mesmo em piedade...” 1 Timóteo 4.7B




“...Exercita-te a ti mesmo em piedade...” 1 Timóteo 4.7B

Você sabe o que é a piedade? Quer saber como aplicá-la e desenvolvê-la em sua vida de forma simples?

A piedade é uma virtude que precisa ser praticada diariamente, mas para que alguém possa exercitá-la em si mesmo, como ensina o versículo destacado acima, primeiro deve compreender o que ela realmente é.

No mundo é comum as pessoas acharem que ser piedoso é o mesmo que ter pena dos que estão em dificuldade, mas não é isso que ser piedoso significa, na verdade, ter pena é o mesmo que se compadecer, e tal sentimento só tem valor verdadeiro se for acompanhando de alguma ação ou obrar que ajude a pessoa de quem nos compadecemos, do contrário, não passará de um sentimento vazio e enganoso. Portanto, todo aquele que se compadece de outrem deve necessariamente ajuda-lo, tal como o magnifico exemplo de Cristo relatado em: E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e, possuído de íntima compaixão para com elas, curou os seus enfermos.” Mateus 14.14. Nunca se esqueça de que toda compaixão gera ajuda real. Entenda que quando você sentir compaixão por alguém em qualquer situação, essa compaixão vai motivá-lo a fazer algo por tal pessoa ou pessoas.

Mas e quanto à piedade?

Bem, agora que já esclarecemos que piedade não é o mesmo que compaixão, então vamos entender o que ela é realmente. A piedade é um "pequeno" e poderoso conjunto de comportamentos capaz de gerar um impacto gigantesco tanto na nossa própria vida, desde que nos exercitemos nele, quanto nas vidas das pessoas que estão ao nosso redor; podendo e devendo ser usada, no que diz respeito ao nosso próximo, em absolutamente todas as áreas da nossa existência; como está escrito: "...Mas a piedade para tudo é proveitosa..." 1 Timóteo 4.8B

E que comportamentos são esses?

No mesmo capítulo 4 em que Paulo está escrevendo a Timóteo sobre a piedade, o apóstolo revela quais são os comportamentos que o jovem discípulo deveria desenvolver e exercitar para ser um homem verdadeiramente piedoso; está escrito assim: "...Mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." 1 Timóteo 4.12; e são exatamente estes os comportamentos que, em conjunto, constroem uma vida piedosa, ou seja, a piedade não é um sentimento, como o mundo ensina, portanto, aquele que deseja ser piedoso e viver uma vida de piedade verdadeira, deve invariavelmente ser um exemplo dos fiéis, na palavra; sabendo quando, como, e o que deve falar, assim como, quando deve se calar; evitando contendas de palavras, conhecendo e manuseando bem a palavra da Verdade, como nos foi ensinado em: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Mas evita falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade." 2 Timóteo 2.15-16, e também usando sua própria língua como a caneta de um escritor habilidoso para gerar as palavras de sabedoria que criarão uma vida reta, digna e honrada, diante de Deus e dos homens, tanto para nós mesmos quanto para os que estão ao nosso redor precisando de ajuda, consolo e suporte, como está escrito em: "O Senhor JEOVÁ me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado." Isaías 50.4A. E não devemos nos esquecer, jamais, de que todo nosso falar deve ser reto, simples e verdadeiro, tanto para o sim quanto para o não; como foi ensinado: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passar disso é de procedência maligna." Mateus 5.37

As palavras dos piedosos estão sempre alinhadas com a Palavra de Deus e por este motivo são fontes de vida para todos os ouvintes, exatamente como vemos no exemplo de Cristo, que é nosso máximo modelo de piedade.

Da mesma forma todo aquele que deseja viver uma vida de piedade deve se exercitar em ser exemplo no trato com todos que estão ao redor, quer sejam bons ou maus para nós, quer nos ajudem ou nos atrapalhem. Saber lidar com as pessoas, tanto as que estão em Cristo quanto com aquelas que estão no mundo e não O conhecem ainda é extremamente importante, é crucial, para manifestar bom exemplo diante de todos. Evitar e fugir das batalhas que estão por toda parte, tanto no mundo quanto dentro das congregações; tratar os irmãos como irmãos, ou seja, com o devido amor fraternal, assim como também tratar os incrédulos e mundanos com o máximo respeito e consideração, são comportamentos que definem uma pessoa piedosa, de fato, o piedoso jamais desrespeita seu próximo ainda que este o esteja atacando, acusando, traindo, ferindo ou julgando, e novamente apelo para o exemplo demonstrado por Cristo, Jesus, diante de Pilatos, relatado em Mateus 27 a partir do versículo 11.

Outro comportamento no qual as pessoas realmente piedosas se exercitam em ser exemplos é a caridade; ou seja, são pessoas que amam ao seu próximo de tal maneira que voluntariamente compartilham o que possuem, quer tenham muito ou pouco, com aqueles que não têm ou têm menos; cumprindo uma recomendação de Paulo a todos os cristãos quando disse: "Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros..." 2 Coríntios 8.14A. Praticar constantemente a caridade, seja com pouco ou com muito, cada um segundo a sua capacidade, é algo que está no centro da alma dos piedosos.

Mais um ponto em que toda pessoa piedosa se exercita diariamente em ser exemplo é no próprio espírito, pois se há algo em que os impiedosos são mestres é em ser dominados por seu próprio espírito, eles se deixam controlar pela ira com facilidade, são levados para toda parte por suas paixões, agem sem pensar, cobiçam, invejam, difamam, buscam vingança, abominam a justiça, pensam apenas em si mesmo, são interesseiros, escondem segundas intenções no coração, e fazem tudo isso para alcançar os sonhos mundanos e os tesouros sociais venerados pelas multidões; mas não se dão conta de que tudo o que conseguem obter não pode fazê-los se desenvolver verdadeiramente, pelo contrário, os torna duplamente escravos tanto do sistema mundano quanto de suas próprias concupiscências. Como está escrito: "Os tesouros da impiedade de nada aproveitam..." Provérbios 10.2A.

Por outro lado, os piedosos colocam seu espírito sob constante vigilância, mantendo-o cativo e submisso debaixo da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável; dessa forma, todo piedoso controla seus impulsos, pensa antes de falar e agir, se preocupa com os demais, não cobiça, não inveja, não difama, não busca vingança, ama a justiça, não são interesseiros, não escondem segundas intenções no coração e etc... Em resumo, os piedosos vivem de modo exatamente oposto ao dos ímpios.

Mais um atributo de toda pessoa piedosa é a , pois como bem sabemos, sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6), mas todo piedoso é agradável ao SENHOR por meio das obras da fé que manifesta em sua vida, porque como também foi dito: "...A fé sem obras é morta..." Tiago 2.20. O que estou dizendo é que todo piedoso constrói uma experiência de vida baseada na fé, e na prática isso significa: Pela fé ser um pacificador; pela fé se afastar de toda aparência do mal; pela fé zelar por manter uma boa reputação diante dos homens; pela fé congregar sem vaidades, cobiças ou arrogância; pela fé respeitar e obedecer as Escrituras Sagradas; e, pela fé não tomar a forma deste mundo, nem tampouco, fazer da fé um negócio ou um empreendimento.

Por fim, mas não menos importante, há a pureza na qual todo piedoso também deve se exercitar diariamente. E sempre que se fala de pureza nossa mente natural automaticamente tende a associar apenas com se abster das coisas da sensualidade e prostituição física, (o que é extremamente necessário), mas estas são apenas duas partes da impureza que existe no mundo, porém não são as únicas, há muitas outras tão perigosas quanto, e, por vezes, completamente subestimadas e ignoradas. Todo cristão sabe que para se manter puro também precisa abominar a prostituição espiritual, assim como detestar toda forma e espécie de mentira, se esquivar de todo tipo de corrupções sociais, econômicas, religiosas, financeiras, profissionais, espirituais, políticas e pessoais; ou seja, ser puro é construir uma filosofia de vida apoiada na retidão, na verdade e na justiça.

Todo cristão que é piedoso, assim como Paulo e Timóteo, vive exercitando-se nestes comportamentos e qualquer um que deseje manifestar verdadeira piedade em sua vida deve considerar estas recomendações e praticá-las, meditando e ocupando-se nelas constantemente segundo a direção da Bíblia Sagrada para que o seu aproveitamento seja manifesto a todos, como foi dito: "Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos." 1 Timóteo 4.15.

Este é o caminho trilhado pelos verdadeiros piedosos e essa piedade fará brilhar a magnifica luz de Cristo tanto sobre suas vidas quanto sobre todos os que se aproximarem deles.

Comentários

  1. Benção!estava lendo esse versículo e queria saber o verdadeiros significado de piedade,com certeza ajudou mt!q Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário aqui; obrigado por compartilhá-lo. Fico muito contente que o texto tenha sido útil.
      Que Cristo abençoe você abundantemente e ilumine seu entendimento e a sua vida.
      Paz.

      Excluir
  2. Que explicação muito abençoada! Tocou a minha vida e eu quero me exercitar a piedade!
    Não pare de publicar, que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus te dê sempre muita paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Abraço.

      Excluir
  3. Muitíssimo bem explicado.
    Parabéns.
    Compartilharei os ensinamentos.
    Bom dia.
    Pr Ozeas Brito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastor Ozeas!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a divina luz de Cristo brilhe cada vez mais através de você e abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Ola. Gostei muito da explanação desse tema,vou buscar a graça do senhor Jesus para viver a vida segundo a piedade,para viver a vida abundantemente de Cristo na terra,servir ao meu próximo honrar e glorificar ao Deus todo poderoso aqui na terra e ter a vi de a eterna no lar celestial, parabéns por trazer um assunto importantíssimo nesses dias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto. Louvo a Deus por isso.
      Que a presença do Espírito Santo, em você, gere cada vez mais clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, para que você possa se desenvolver na piedade e em todas as virtudes de Cristo.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista